Publicidad

1. Desbravadores - Escola de educação completa _ED.pptx

21 de Mar de 2023
Publicidad

Más contenido relacionado

Último(20)

Publicidad

1. Desbravadores - Escola de educação completa _ED.pptx

  1. Valdecy Araújo Costa Líder Máster Avançado Desbravadores
  2. CLUBE DE DESBRAVADORES É uma associação voluntária, formadora da juventude, com adultos adestrados, em desfruto mútuo de atividades.
  3. O QUE É SER DESBRAVADOR?  É colocar a honra acima de tudo;  é ser leal, verdadeiro, disciplinado, alegre e jovial;  é praticar cada dia uma boa ação;  é saber o encanto de uma marcha matinal, o imponente silêncio das noites enluaradas;  é saber dar valor a amizade leal que une os queridos companheiros;  é saber amar carinhosamente seus pais;  é ser estudioso e trabalhador;  é ter iniciativa, saber dirigir e saber obedecer.
  4. CONDIÇÕES PARA ADMISSÃO Ter de 10 a 15 anos de idade para desbravadores. Membros com 16 anos ou mais serão membros da direção.  Ter boa saúde.  Ter boa conduta.  Ser autorizado pelos pais ou responsáveis.
  5. HIERARQUIA Nenhuma coisa vai para frente com bagunça! Pastores – Dão apoio aos Clubes. Diretores - Responsáveis pelos seus Clubes. Diretores Associados - Responsáveis por áreas específicas do clube: Capelania, ala masculina, ala feminina, equipamentos, relações públicas, especialidades, classes, tesouraria, secretaria.
  6. CLASSES E ESPECIALIDADES As Classes dos Desbravadoras e as Especialidades são atividades pelas quais são alcançados o crescimento físico, mental, social e espiritual dos juvenis.
  7. CLASSES REGULARES COR IDADE AMIGO AZUL 10 ANOS COMPANHEIRO VERMELHO 11 ANOS PESQUISADOR VERDE 12 ANOS PIONEIRO CINZA 13 ANOS EXCURSIONISTA VINHO 14 ANOS GUIA AMARELO 15 ANOS
  8. CLASSES AVANÇADAS Amigo da Natureza Companheiro de Excursão Pesquisador de Campos e Bosques Pioneiro de Novas Fronteiras Excursionista na Mata Guia de Exploração
  9. Ao completar os requisitos da classe, o desbravador recebe uma distinção consistindo de um botão, uma fita usada na faixa e uma divisa na manga esquerda. Tudo isso só pode ser colocado quando houver uma investidura. O coordenador da Região deve estar informado de todas as investiduras.
  10. CLASSES DE LIDERANÇA Líder - Acima de 16 anos Líder Máster - Acima de 18 anos Líder Master Avançado - Acima de 20 anos
  11. ESPECIALIDADES E MESTRADOS No Brasil temos mais de 475 especialidades e 15 mestrados. As especialidades são divididas nas seguintes áreas:  ADRA  Artes e Habilidades Manuais  Atividades Agrícolas e afins  Atividades Missionárias e Comunitárias  Atividades Profissionais  Atividades Recreativas  Ciência e Saúde  Estudos da Natureza  Habilidades Domésticas
  12. FILOSOFIA DO CLUBE DE DESBRAVADORES Uma das grandes metas da Igreja Adventista do Sétimo Dia é treinar os jovens para a liderança e serviço em prol da humanidade. O Clube de Desbravadores é um programa de atividades da Igreja de cunho espiritual e recreativo, destinado a jovens de 10 a 15 anos, buscando atender às necessidades e interesses.
  13. Enquanto o Clube de Desbravadores existe primariamente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também ajuntar aos pais e os membros da Igreja através de um envolvimento com o Clube e seus membros
  14. Relacionamentos significativos são forjados quando líderes e conselheiros se ajuntam com os Desbravadores a fim de compartilhar, edificar confiança e trabalhar juntos.
  15. A total filosofia dos Desbravadores é constituída sobre a promessa de que “crianças aprendem melhor pelo exemplo do que por preceitos”.
  16. OBJETIVOS DO CLUBE DE DESBRAVADORES  Ajudar os juvenis a compreender que são amados, cuidados e apreciados por Deus e sua Igreja.  Encorajar os desbravadores a descobrirem o seu potencial dado por Deus.  Inspirar os juvenis a dar uma expressão pessoal do seu amor a Deus unindo-os em várias atividades de pesquisa.
  17.  Fazer a prioridade número 1 de seu programa de clube: a salvação pessoal de cada desbravador.  Edificar na vida do desbravador uma apreciação sadia e amor à criação de Deus pela satisfação de uma atividade ao ar livre.  Ensinar habilidades específicas e passatempos prediletos aos desbravadores.  Encorajar o desbravador a conservar um ajustamento físico.
  18.  Dar oportunidade para o desenvolvimento de liderança, encorajando os membros do Clube a trabalharem juntos e compartilharem em responsabilidade de liderança.  Procurar criar um desenvolvimento harmonioso da vida física, social e intelectual do desbravador.
  19. O QUE FAZ UM CLUBE DE DESBRAVADORES? CLASSES REGULARES O ideal é que cada Classe tenha seu instrutor, de tal maneira que no horário destinado às Classes cada desbravador tenha alguém coordenando o cumprimento dos requisitos correspondentes à sua Classe. Para cada classe regular existe a sua correspondente. O CLUBE QUE NÃO FAZ CLASSES, NÃOTEM CLASSE!
  20. ESPECIALIDADES Ao planejar o ano dos desbravadores, faça referência às especialidades.
  21. CERIMÔNIA RECEPÇÃO DE NOVOS MEMBROS Esta é uma cerimônia na qual participam os novos membros dos clubes de desbravadores. Através dela o novo desbravador é oficialmente integrado ao Clube, pela colocação do lenço com seu respectivo prendedor.
  22. ARRECADAÇÃO DE FUNDOS Os novos clubes necessitam de uma boa quantidade de equipamentos e materiais de apoio. Para arrecadar fundos a fim de obter o equipamento necessário, deve-se ter um ou mais projetos. É aconselhável apresentar estes projetos ao pastor e à comissão da igreja.
  23. DIA MUNDIAL DOS DESBRAVADORES Tudo deve ser planejado cuidadosamente para causar a melhor impressão nos membros da igreja. Naturalmente todos devem estar com seu uniforme de gala.
  24. CERIMÔNIA DE INVESTIDURA Os desbravadores que preencheram os requisitos das classes ou especialidades serão investidos, recebendo seus distintivos e insígnias.
  25. ATIVIDADES MISSIONÁRIAS As atividades incluem assuntos tais como, recolher alimentos e objetos para dorcas ou natal dos pobres, visitas a hospitais, asilos, creches, distribuição de folhetos e muitas coisas mais. Sugere-se pelo menos uma atividade bimestral para compartilhar a fé. FOLHETO DE INFORMAÇÕES Seria muito útil que cada clube elaborasse essa espécie de Manual no qual apresentaria toda informação que fosse relevante para os pais dos desbravadores.
  26. UNIFORMES Há três tipos de uniforme para o clube de desbravadores: (A) O uniforme oficial ou de gala. (C) O uniforme do campo. (B) Uniforme do Clube local. *Pg. 34 e 35 (RUD)
  27. REUNIÕES DO CLUBE Deve-se considerar o lugar em que se realizarão as diferentes reuniões e o que você planeja fazer em cada uma delas.
  28. DIVISÃO EM UNIDADES O Clube deve dividir-se em unidades de garotos ou meninas, por faixa etária o mais próximo possível e com 6 a 8 componentes, com um conselheiro para cada uma.
  29. FORMAÇÃO MORAL Em nosso trabalho com os Desbravadores, encontramos cinco reações instintivas que são: imitação, amor, emulação, ambição, espírito combativo.
  30. Imitação - A admiração de heróis pode tornar-se uma das maiores forças para o bem. Levar os Desbravadores a conhecerem a história dos grandes homens que lega exemplos de desprendimento, coragem, etc.. Mas seu próprio líder é geralmente o modelo seguido pelos Desbravadores. Compreende- se assim a enorme responsabilidade que lhe cabe. O que ele for, os seus Desbravadores provavelmente serão. No Clube ninguém deverá cumprir mais rigorosamente as leis, do que ele, física e moralmente.
  31. Amor - Para que os conselhos e sugestões sejam aceitos por alguém, é necessário que haja grau de afeto. Assim, a primeira condição de um educador é prender pela estima, o espírito dos educandos. Nem a autoridade, nem a violência, nem o temor terão influência. Brandura, carinho, amor é o que contam.
  32. Emulação - Muito se obtém pela emulação e pelo incentivo. Mas é necessário que não haja exagero, pois a rivalidade poderá apagar todo o sentimento da verdadeira cooperação. A confiança em si deve ser inspirada nos Desbravadores, por todos os meios lícitos: uma apreciação sincera, um “muito obrigado” cordial, uma leve palmada no ombro, têm efeito surpreendente. Por outro lado, a censura, a crítica, a repreensão a todo o momento, deprimem e irritam.
  33. Espírito Combativo - No juvenil, é em geral forte, e essa qualidade pode ser utilmente explorada na educação. O educador deve não só aproveitar, mas também orientar o espírito combativo do juvenil e condicioná-lo a amar as lutas pela justiça, pela verdade, e nessas condições esteja sempre pronto ao combate nesse nível. Ambição - Pode ser usada corretamente para fins elevados e idealísticos.
  34. A ESCOLHA DA DIRETORIA De preferência devem-se escolher pessoas que já estão ligada com os Desbravadores, na direção ou como membros. Não escolham pessoas que estejam quase fora da Igreja, mas homens e mulheres que amam a Deus; acima de tudo, bons cristãos.
  35. De preferência que sejam líderes ou que farão em seguida a classe de Líder. Escolha pessoas que amem sinceramente as crianças e que fazem o trabalho por amor e não forçadas; entusiastas em servir e que apreciam o ar livre porque muitas das atividades do Clube de Desbravadores são nesse ambiente.
  36. A DIRETORIA DO CLUBE Diretor - O Diretor do Clube é a pessoa responsável pela organização do programa de tal forma que alcance com êxito os seus objetivos. Secretário - O secretário será responsável por todos os registros e relatórios do Clube. Tesoureiro - O tesoureiro recebe todas as entradas do Clube e entrega para o Tesoureiro da Igreja, o qual passa às mãos do tesoureiro do Clube um recibo que é guardado como comprovante legal.
  37. Diretores Associados - Devem ser selecionados dois ou mais, de acordo com a necessidade do Clube, sendo que necessariamente um deve ser mulher. Instrutor - O Instrutor é um membro da diretoria do Clube que atua diretamente com os Conselheiros e Diretores Associados, sendo os últimos responsáveis pela fiscalização do seu trabalho.
  38. CONSELHOS GERAIS AOS DIRETORES Quando o Clube estaciona, não culpe os Desbravadores, os pais ou os dirigentes da Igreja. A culpa do insucesso cabe ao Diretor que não soube armar um bom esquema de direção.
  39. No começo de cada ano devem ficar traçadas as atividades do Clube para o ano:  excursões e acampamentos importantes a realizar.  Mensalmente será organizado o programa para o mês.  E, finalmente o Diretor não vai para a reunião, para uma excursão ou acampamento, sem o seu programa bem elaborado, já organizado e devidamente distribuído. Só assim evitará esses vazios tão prejudiciais, em que Desbravadores e Instrutores se entreolham a perguntar: “O que há de fazer?”
Publicidad