Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

ICI 012 – Geração de Bases de Dados Apresentação

762 visualizaciones

Publicado el

Apresentação da disciplina ministrada pela professora Barbara Coelho no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

ICI 012 – Geração de Bases de Dados Apresentação

  1. 1. GERAÇÃO DE BASES DE DADOS Profa. Barbara Coelho ICI UFBA
  2. 2. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖ EMENTA Bases de dados : conceituação e finalidade. Planejamento, geração, implantação e manutenção de bases de dados de documentos. Aspectos relevantes para a construção e o uso de bases de dados. Suportes lógicos e estruturação de uma aplicação. Práticas em diversos sistemas.
  3. 3. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖ OBJETIVOS ✓Compreender o processo de geração e implantação de bases de dados bibliográficos e das variáveis intervenientes; ✓Desenvolver a capacidade de análise crítica no que diz respeito aos fatores relacionados com a criação e uso de bases de dados bibliográficos; ✓Construção de bases de dados bibliográficos.
  4. 4. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖METODOLOGIA ✓Exposição participada, com utilização de recursos audiovisuais; ✓Conhecer sistemas gerenciadores de bases de dados; ✓Utilizar sistemas gerenciadores de bases de dados; ✓Criar e implantar uma base de dados bibliográficos piloto.
  5. 5. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO ÀS BASES DE DADOS • Bases de dados : conceituação e finalidade • Natureza, características e tipos • Acesso à bases de dados nacionais e estrangeiras • Perspectivas futuras e apresentação das principais bases de dados.
  6. 6. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖UNIDADE 2 - GERAÇÃO DE BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS 1.Conceitos básicos de dados, registros e arquivos 2.Visão geral dos sistemas de informação no Brasil : suportes lógicos, meios físicos de transmissão e recursos de informação
  7. 7. UNIDADE 2 - GERAÇÃO DE BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3.Planejamento, geração, implantação e manutenção de bases de dados bibliográficos ◆Implantação da base : estruturação e funcionamento • Processos manuais • Processos automatizados • Estrutura hierárquica • Arquivos relacionados • Formatação e implantação de bases de dados • Sistema gerenciadores de bancos de dados – SGBD
  8. 8. UNIDADE 2 - GERAÇÃO DE BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS 4.Sistemas para computadores de pequeno porte ◆ Gerenciador de Documentação e Informação – GDI ◆ BIBLEX ◆ Sistema de recuperação de Infomação – SRI ◆ Outros 5. Sistemas para computadores de grande porte : DOBIS-LIBIS, BIBLIODATA- CALCO, outros (MAIS AVANÇADOS) 6. Estruturação de uma aplicação 7. Avaliação e testes de funcionamento da base.
  9. 9. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖UNIDADE 3 - OPERAÇÃO DAS BASES DE DADOS ◆ Entrada e atualização de dados ◆ Recuperação da informação ◆ Outras fontes dos aplicativos.
  10. 10. ICI 012 – GERAÇÃO DE BASES DE DADOS ❖ AVALIAÇÃO ◆ TEÓRICA (Escrita) ◆ PRÁTICA (Laboratório)

×