Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

mesopotâmia

895 visualizaciones

Publicado el

Obrigado

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

mesopotâmia

  1. 1. AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
  2. 2. O CULTIVO DA TERRA PERMITIU QUE AS SOCIEDADES PRODUZISSEM MAIS ALIMENTOS. COM ISSO, A POPULAÇÃO HUMANA CRESCEU MAIS RAPIDAMENTE
  3. 3. A CONSEQUÊNCIA DO AUMENTO DA POPULAÇÃO FOI A NECESSIDADE DE AMPLIAR AS ÁREAS CULTIVADAS E DESENVOLVER NOVAS TÉCNICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SOLO.
  4. 4. AS PEQUENAS COMUNIDADES E ALDEIAS COMEÇARAM A SE UNIR PARA CONSTRUIR SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO E APROVEITAR MELHOR AS MARGENS FÉRTEIS DOS RIOS. A UNIÃO DAS ALDEIAS PROVOCOU A FORMAÇÃO DE CIDADES.
  5. 5. AS PRIMEIRAS CIDADES FORMARAM-SE NAS PROXIMIDADES DE GRANDES RIOS, POIS A ÁGUA ERA ESSENCIAL Á AGRICULTURA.
  6. 6. O SURGIMENTO DAS CIDADES INDICAVA O NASCIMENTO DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES FLUVIAIS.
  7. 7. NO VALE DO RIO NILO, AS CIDADES EGIPCIAS
  8. 8. ENTRE OS RIOS TIGRES E EUFRATES, AS CIDADES DOS DIFERENTES POVOS MESOPOTÂMICOS
  9. 9. DIFERENTEMENTE DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS ANTERIORES (AS ALDEIAS NEOLÍTICAS) AS CIDADES TINHAM DUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA.
  10. 10. CIDADE-ESTADO • Cidade-Estado é um país com sua extensão restrita apenas àquela cidade. Lugar onde a vida e o controle políticos estão centralizados numa única cidade, COM GOVERNANTE DEFINIDO, DEUS PROTETOR E DIVISÃO SOCIAL.
  11. 11. LEMBRANDO: No mundo antigo, a religião e a política entrelaçavam-se. O PODER ERA CENTRALIZADO E LEGITMADO COM O APOIO RELIGIOSO
  12. 12. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO SURGIMENTO DAS CIDADES FOI O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR VOLTA DE 4000 a.C
  13. 13. COM A ESCRITA, O SER HUMANO CRIOU TAMBÉM UMA FORMA DE REGISTRAR SUAS IDEIAS E DE SE COMUNICAR Á DISTÂNCIA, TANTO NO TEMPO QUANTO NO ESPAÇO.
  14. 14. O CRESCENTE FÉRTIL: •Berço das primeiras civilizações; •Atual Iraque até Egito; •Grandes rios; •Terras férteis.
  15. 15. MESOPOTÂMIA: • Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele; - Aproveitamento de cheias dos rios - Civilizações fluviais; • MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: - Estado = dono das terras; - População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva; - Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; • Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.
  16. 16. A MESOPOTÂMIA: • “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; • Atual Iraque; • Sucessão de vários povos; • Cidades-Estado;
  17. 17. A MESOPOTÂMIA NO TEMPO E NO ESPAÇO Localização As civilizações mesopotâmicas eram ribeirinhas, ou seja, viviam às margens dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras surgiram por volta de 4000 a.C. Observe o Tigre e o Eufrates. Eram eles que garantiam a fertilidade da região. A expressão Mesopotâmia quer dizer “entre rios” porque se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.
  18. 18. Economia: agrícola (principal), com comércio e artesanato desenvolvidos; Servidão coletiva; Propriedade da terra = deuses  Sacerdotes + políticos + imperador = intermediários entre homens e deuses; Religião: politeísta, deuses = fenômenos naturais, cerimoniais visando recompensas terrenas;
  19. 19. • Cultura: identificação de movimentos de planetas, previsão de eclipses, diferenciação entre planetas e estrelas, domínio da multiplicação, divisão, raiz quadrada, raiz cúbica, divisão da circunferência em 360 graus, divisão do ano em 12 meses, semana em 7 dias e dias com 12 horas; • Maiores contribuições: - ESCRITA CUNEIFORME - CÓDIGO DE LEIS.
  20. 20. Traços Culturais da antiga Mesopotâmia 4.1 As técnicas de canalizar água e construir cidades de tijolos 4.2 Construção de Zigurarte (espécie de pirâmide cortada e encaixada em outras pirâmides fatiadas: a mais famosa chamava-se Torre de Babel) Ficha Técnica: Nome: Zigurarte de Ur Função:Templo Localização: Iraque Época da construção: 2113 - 2096 a.C. Projeto: Autor desconhecido Execução: Autor desconhecido Dimensões/Altura: 21 m Base: 62,5 x 43 m Material: Alvenaria de tijolos secados ao sol e tijolos cozidos Ao longo da história os seres humanos construíram grandes monumentos. Conservar esse patrimônio é preocupar-se em manter viva a memória de um povo. Zigurarte significa: “Para alcançar o céu”.
  21. 21. 4.3 A escrita cuneiforme (em forma de cunha); Com um palitinho, a pessoa cunhava os símbolos na argila ainda macia (leis e atos do governo, poesias, textos literários) 4.4 Os conhecimentos científicos: a aritmética, a geometria, e a astrologia; 4.5 A invenção do calendário com doze meses; 4.6 Construção dos magníficos Jardins suspensos da Babilônia; 4.7 A música estava ligada à religião; (cantavam hinos em louvor dos deuses, com acompanhamento de música.) • Haviam cantos a favor ou contra um nascimento feliz, cantos de amor, de ódio, de guerra, cantos de caça, de evocação dos mortos, cantos para favorecer, entre os viajantes, o estado de transe. A escrita cuneiforme consistia em sinais que representavam um som ou uma imagem, pelos quais o leitor chegava ao objeto representado. A foto mostra um texto cuneiforme de teor jurídico- administrativo cerca de 2300 a.C.
  22. 22. NA ANTIGA MESOPOTÂMIA, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE: O CÓDIGO DE HAMURÁBI Nesta pedra negra (basalto) está escrito o famoso Código de Hamurábi. Ela mostra uma deusa entregando as tábuas da Lei para o rei babilônio. Havia muitos povos na Mesopotâmia.Um dos povos mais antigos que viveram lá foram os Babilônios. Na Babilônia, uma grande cidade-estado localizada perto do encontro entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates, um Rei importante, Hamurábi, criou um conjunto de leis que estabeleciam o domínio da nobreza na sociedade babilônica. O “Código de Hamurábi”. O código era uma lista de leis que determinavam como deveriam viver os habitantes do reino. A principal idéia do código era a do “olho por olho, dente por dente”. Para você entender melhor o que isso significava: se um nobre brigasse com outro e furasse o olho do adversário, cegando-o, a lei dizia que ele deveria ter seu olho furado também. Se um arquiteto construísse uma casa e ela caísse, matando o filho do morador, o castigo seria a pena de morte para o filho do arquiteto. Mas essas leis só valiam para as pessoas do mesmo grupo social. Leis rigorosas, não é mesmo? A aplicação da lei de Hamurábi no mundo atual traria justiça?
  23. 23. A Mesopotâmia foi uma das primeiras e mais importantes civilizações devido as suas conquistas, descobertas e desenvolvimento cultural. Todo seu legado contribuiu e influenciou em vários sentidos o desenvolvimento da Humanidade. Foi a civilização precursora das mais diversas áreas do conhecimento. Extraordinário centro cultural e intelectual do mundo. Berço da história!

×