Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Treinamento de gerentes

Planejamento
Estratégia
SWOT
Financeiro
Marketing
Produção

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Treinamento de gerentes

  1. 1. Treinamento de gerentes Preparativos • Participantes saem às 16h30 • Água • Cafezinho • Datashow • Flipshart? • Mesas e cadeiras • Pizza de que horas?
  2. 2. Treinamento de gerentes Orientações Iniciais Desliguem os celulares para evitar interferências Perguntem apenas no final de cada apresentação Mantenham o foco no assunto abordado Ausentem-se apenas em último caso
  3. 3. Treinamento de gerentes Orientações Iniciais E o mais importante: Anotem tudo aquilo que puder ser adotado e implementado no seu dia-a-dia como gestor!
  4. 4. Treinamento de gerentes Roteiro 1. O que é Planejamento? 2. Objetivos do Planejamento 3. Como fazer um planejamento? 4. Exemplos de planejamento: 1. Financeiro 2. Produção 3. Vendas 4. RH
  5. 5. O que é planejamento?
  6. 6. O que é Planejamento?  Sistematização para ação futura;  Reflexão que precede e COMANDA a ação;  Instrumento que viabiliza um melhor controle da ação futura;  Avaliação de caminhos;  Construir um referencial futuro; etc.
  7. 7. Mas tudo parte da premissa principal do PLANEJAMENTO “A crença de que é possível preparar o futuro”.
  8. 8. Precisamos responder às seguintes questões: Onde estamos? Como estamos indo? Onde queremos ir? Como vamos chegar até lá?
  9. 9. É possível gerenciar sem planejar? Sim, porém, obtemos produtos e não resultados... ...Alguns gestores têm como objetivo “apagar incêndios” e “fazer a máquina funcionar”
  10. 10. É possível gerenciar sem planejar? O produto é importante, mas... ...o mais importante é o resultado. O número de consultas é importante num hospital... ...mas o mais importante é a melhoria dos indicadores de saúde.
  11. 11. Objetivos de um Planejamento
  12. 12. Objetivos de um Planejamento 1. Melhorar o desempenho; 2. Otimizar a produção referente a cada setor seja ele finanças, manufatura, vendas, etc; 3. Elevar a eficiência e eficácia; 4. Estabelecer ações que permitam alcançar os objetivos fixados para a organização; 5. Prover os meios para compor os planos, identificando ações a executar; 6. Obter maior participação e comprometimento de todos os segmentos e níveis hierárquicos da organização; 7. Promover a integração planejamento / orçamento.
  13. 13. Como fazer um Planejamento
  14. 14. Como fazer um Planejamento O primeiro passo é: Ter clareza sobre o que você quer alcançar O que espera que a empresa, um setor ou um funcionário alcance; Definir claramente a situação ideal. Visão e Missão
  15. 15. Como fazer um Planejamento O segundo passo é: Ter clareza sobre como e onde você está Fazer um criterioso diagnóstico da empresa, do setor ou do desempenho do funcionário Conhecimento do sistema como um todo Definir claramente a situação atual. Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades
  16. 16. Como fazer um Planejamento O terceiro passo é: Estabelecer objetivos 1. Os objetivos precisam ser organizados hierarquicamente: do mais importante para o menos importante 2. Os objetivos precisam ser quantitativos 3. As metas devem ser realistas 4. Os objetivos devem ser consistentes: levar em consideração os trade-offs (ex: não é possível maximizar lucros e vendas simultaneamente)
  17. 17. Como fazer um Planejamento O quarto passo é: Formular estratégias É o COMO chegar aos objetivos. São os planos de ação para alcançar os alvos. 1. O passo-a-passo para alcançar os objetivos; 2. Definir responsáveis por cada etapa; 3. Definir os prazos para cada etapa; 4. Definir os custos de cada etapa.
  18. 18. Como fazer um Planejamento O quinto passo é: Implementar e monitorar É colocar o planejamento em prática; Algumas estratégias vão pro lixo por conta de uma implementação ineficiente ou ineficaz; À medida em que põe em prática, é preciso acompanhar: 1. Os resultados alcançados; e 2. O atingimento de cada etapa.
  19. 19. Exemplos de Planejamento Marketing Finanças Produção
  20. 20. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Marketing 1. Análise do ambiente – Estudar seu mercado de atuação (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc) – Buscar identificar uma oportunidade de negócios 2. Marketing estratégico – Definir como a empresa quer ser percebida pelo público em geral (consumidores, concorrentes, fornecedores) – Definirá os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar concorrentes 3. Marketing tático – 4Ps: Produto, Preço, Propaganda, Praça (distribuição) 4. Controle e avaliação – Criar mecanismos de monitoramento e avaliação do plano de marketing. – Definição de métrica de controle e indicadores de desempenho
  21. 21. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Finanças 1. Avaliação da situação financeira – Estimativa de recebimentos – Custos fixos e variáveis – Ponto de Equilíbrio financeiro – Situação tributária – Necessidade de Capital de Giro 2. Estruturação da Controladoria – Contas a receber e Contas a pagar – Plano de contas (Gestão de contas) – Fluxo de caixa 3. Definir e monitorar objetivos de curto e de longo prazo – Gestão de custos – Lucratividade prevista – Criação de cenários – Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados, Retorno sobre investimentos, etc.
  22. 22. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Produção 1. Estimativa de vendas 2. Controle de produto acabado e de estoque entre processos 3. Plano de compras e consumo 4. Gestão da capacidade e MRP 5. Programação diária de produção 6. Controle de produção e qualidade
  23. 23. Dúvidas?
  24. 24. Obrigado

×