SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 28
Apito Dourado Foi Há Quatro Anos Que Tudo Começou…
O caso Apito Dourado é um escândalo de corrupção no meio do futebol português que emergiu em 2004. Desde de então as investigações levaram a incriminar vários dirigentes dos mais importantes do futebol português como: Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto e Valentim Loureiro  antigo presidente do Boavista Futebol Clube e da Liga de Futebol. Em Dezembro de 2006, novas acusações foram lançadas, desta vez por Carolina Salgado, antiga companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, através do livro: Eu, Carolina. O presidente do FC Porto negou sempre as acusações. As acusações incluíam entre outros dados o tráfico de influências, a coação sobre equipas de arbitragem, assim como o pagamento de orgias com prostitutas para possível beneficiação das equipas. Sobre o escândalo «Apito Dourado» foi rodado o filme «Corrupção», realizado por João Botelho e que contava nos papéis principais com os actores Nicolau Breyner e Margarida Vila-Nova. O filme baseou-se no best-seller escrito por Carolina Salgado: «Eu, Carolina». Introdução
È desta forma que a Sra. Carolina Salgado se apresenta ao público com este derradeiro livro, mais que uma autobiografia, um testemunho pessoal .E tal como diz a seguinte frase todos os portugueses percebem  no mundo em que vivemos. “Não tinha intenção de difamar fosse quem fosse” Agora pergunto eu … Então a Sra. Carolina queria elogiar ?? E preciso ter lata …. Sra. Carolina Salgado e o famoso Livro…
Cronologia
20 De Abril De 2004 É desencadeada uma operação dezasseis pessoas foram detidas, entre dirigentes e árbitros, incluindo o presidente da liga de clubes e da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, o líder da arbitragem da FPF, Pinto de Sousa, e o presidente do Gondomar SC e vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira.
2 De Dezembro de 2004 A PJ desloca-se a casa de Pinto da Costa, com mandados de busca e detenção, mas não encontra o dirigente, o árbitro Jacinto Paixão é detido no âmbito da investigação de um alegado esquema com prostitutas após o jogo FC Porto-Amadora, bem como Augusto Duarte, José Chilrito e Manuel Quadrado e o empresário António Araújo.
3 De Dezembro de 2004 Pinto da Costa comparece no Tribunal de Gondomar. O interrogatório é adiado por quatro dias e finalmente no dia 7 de Dezembro o presidente portista é interrogado, saindo em liberdade mediante uma caução de 200 mil euros.
5 De Abril de 2004 A PJ do Porto conclui a investigação da operação < <Apito Dourado>> e remete para o procurador Carlos Teixeira, da Comarca de Gondomar, um processo com 17 mil páginas.
31 De Janeiro de 2006 O Ministério Público acusa 27 arguidos no processo de Gondomar, incluindo Valentim Loureiro, José Oliveira e Pinto de Sousa, extraindo 81 certidões que são remetidas a diversas comarcas.
19 De Setembro de 2006 Um parecer de Gomes Canotilho, feito a pedido da defesa dos arguidos, considera inconstitucional a legislação sobre corrupção no desporto.
20 De Novembro de 2006 O Tribunal de Gondomar delibera a abertura da instrução do processo de Gondomar, solicitada pela maioria dos arguidos
1 De Dezembro de 2006 A publicação do livro "Eu, Carolina", da autoria da ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, volta a dar notoriedade ao caso «Apito Dourado», ao revelar várias acusações
14 De Dezembro de 2006 O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, nomeia Maria José Morgado como coordenadora do caso «Apito Dourado», com poderes para reabrir processos.
16 De Janeiro de 2007 Maria José Morgado assina despacho onde reabre oficialmente os processos conexos ao de Gondomar, justificando a decisão com as declarações de Carolina Salgado
9 De Fevereiro de 2007 Sabe-se que entre os dez processos avocados por Maria José Morgado no caso <<Apito Dourado>> figuram as agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga e a fuga de informação que terá levado Pinto da Costa a evitar a PJ.
6 De Março de 2007 O juiz Pedro Miguel Vieira decide levar a julgamento 24 dos 27 acusados do processo de Gondomar, incluindo Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. O magistrado valida as escutas telefónicas feitas na investigação. Os dois principais arguidos apresentam recursos, alegando ilegalidade das escutas.
8 De Março de 2007 O líder da claque dos Super Dragões é constituído arguido no âmbito do processo, por suspeita de envolvimento nas agressões a Ricardo Bexiga.
21 De Março de 2007 A Equipa de Coordenação do Apito Dourado anuncia, num memorando, estarem em curso 55 inquéritos por crimes de corrupção desportiva.
14 De Maio de 2007 O árbitro Pedro Sanhudo é citado em três de cinco processos disciplinares instaurados pelo Conselho de Disciplina da FPF, relacionados com o <<Apito Dourado>>.
22 De Junho de 2007 O presidente do FC Porto é acusado de corrupção desportiva activa, no Nacional-Benfica da época 2003/04, depois de ter sido constituído arguido nos casos dos jogos Porto x Amadora e Beira Mar x Porto.
27 De Junho de 2007 Ministério Público valida acusações contra Carolina Salgado por alegados crimes de difamação agravados, depois de queixas do vice-presidente portista, Reinaldo Teles, e Lourenço Pinto, advogado do presidente do FC Porto.
25 De Julho de 2007 A equipa de Maria José Morgado divulga as conclusões dos principais inquéritos de corrupção desportiva, revelando que houve 20 acusações em 56 inquéritos.
28 De Fevereiro de 2008 Valentim Loureiro é pronunciado, juntamente com o filho João Loureiro, por corrupção desportiva activa. Em causa está a arbitragem do jogo Boavista x Porto. O árbitro Jacinto Paixão e o observador da Liga Pinto Correia também irão a julgamento.
25 De Março de 2008 Jorge Nuno Pinto da Costa é pronunciado, juntamente com António Araújo, por corrupção desportiva activa. Em causa está a arbitragem do jogo Beira Mar-FC Porto. O árbitro Augusto Duarte foi também pronunciado mas pelo crime de corrupção passiva.
Maio De 2009 Jorge Nuno Pinto da Costa é ilibado de todas as acusações.
14 De Setembro de 2009 O Tribunal Administrativo de Lisboa determinou que as certidões das escutas telefónicas ao presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, no âmbito do processo “Apito Final”, lhe fossem devolvidas. Mas mais, foi considerado nulo o acórdão do Conselho de Justiça sobre a mesma matéria. Trata-se uma derrota da Comissão Disciplinar da Liga, mas também do Conselho de Justiça da FPF, com o Tribunal Administrativo de Lisboa a considerar definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado, no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final. Com esta decisão, de que já não há recurso, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos. Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar. Após esta decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, João Bartolomeu vai avançar com processos de indemnização contra a Liga e a FPF.
27 De Janeiro de 2010 Novamente apanhando com boca na botija: O presidente foi suspenso por três meses por incumprimento da pena suspensa aplicada no âmbito dos processos disciplinares relativos ao caso “Apito Final”, a que acresce o pagamento de uma multa. A Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Pinto da Costa por três meses, que não poderá exercer as funções de dirigente em competições desportivas neste período. Em causa estão as declarações do presidente dos “dragões”, na qualidade de presidente da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto, “sobre a competição desportiva Liga Sagres organizada pela Liga Portuguesa de Futebol no dia 1 de Outubro de 2009, por ocasião do Simpósio Internacional de Futebol da Maia, e no dia 5 do mesmo mês, nacomemoração do 75.º aniversário do Futebol Clube de Infesta, e divulgadas pelos órgãos de comunicação social”. A deliberação da Comissão Disciplinar da Liga prevê ainda o pagamento de uma multa no valor de 1 500 euros.
Opinião Pessoal.... Porque será que os adeptos do FCP ficam tão irritados quando se fala do apito dourado? Quem não deve não teme e quem não se sente não è filho de boa gente, a não ser que o pai se chame Pinto da C. e depois os mouros é que são os culpados por jogarem limpo?  Entendem onde quero chegar?????

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

D.Fernando Infante de Portugal
D.Fernando Infante de PortugalD.Fernando Infante de Portugal
D.Fernando Infante de PortugalIolanda Pinheiro
 
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e Jornal A Trade
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e  Jornal A TradeOs Maias - Episódio da Corneta do Diabo e  Jornal A Trade
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e Jornal A TradeOxana Marian
 
Os Maias - Capítulo XVI
Os Maias - Capítulo XVIOs Maias - Capítulo XVI
Os Maias - Capítulo XVISara Leonardo
 
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição - Camilo Castelo BrancoAmor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição - Camilo Castelo BrancoClaudia Ribeiro
 
Repreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesRepreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesDina Baptista
 
Os Maias - a ação & titulo e subtítulo
Os Maias - a ação & titulo e subtítuloOs Maias - a ação & titulo e subtítulo
Os Maias - a ação & titulo e subtítuloDaniela Filipa Sousa
 
Intertextualidade entre Os Lusíadas e Mensagem
Intertextualidade entre Os Lusíadas e MensagemIntertextualidade entre Os Lusíadas e Mensagem
Intertextualidade entre Os Lusíadas e MensagemPaulo Vitorino
 
Enc11 amor perdicao_sintese_unidade
Enc11 amor perdicao_sintese_unidadeEnc11 amor perdicao_sintese_unidade
Enc11 amor perdicao_sintese_unidadeFernanda Pereira
 
Sermão aos peixes cap. i
Sermão aos peixes   cap. iSermão aos peixes   cap. i
Sermão aos peixes cap. iameliapadrao
 
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos Peixes
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos PeixesLouvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos Peixes
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos PeixesCarolina Sousa
 
Cesario Verde Ave Marias Ana Catarina E Ana Sofia
Cesario Verde   Ave Marias   Ana Catarina E Ana SofiaCesario Verde   Ave Marias   Ana Catarina E Ana Sofia
Cesario Verde Ave Marias Ana Catarina E Ana SofiaJoana Azevedo
 
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106nanasimao
 
O sentimento dum ocidental
O sentimento dum ocidentalO sentimento dum ocidental
O sentimento dum ocidental1103sancho
 
O Mostrengo mensagem Fernando Pessoa
O Mostrengo mensagem Fernando PessoaO Mostrengo mensagem Fernando Pessoa
O Mostrengo mensagem Fernando PessoaBruno Freitas
 
sintese_farsa_ines.ppt
sintese_farsa_ines.pptsintese_farsa_ines.ppt
sintese_farsa_ines.pptcnlx
 
Análise Capitulo XV - Os Maias
Análise Capitulo XV -  Os MaiasAnálise Capitulo XV -  Os Maias
Análise Capitulo XV - Os Maiasmonicasantosilva
 
Maias Episódio Corrida no Hipódromo
Maias Episódio Corrida no HipódromoMaias Episódio Corrida no Hipódromo
Maias Episódio Corrida no HipódromoPedro Oliveira
 

Mais procurados (20)

D.Fernando Infante de Portugal
D.Fernando Infante de PortugalD.Fernando Infante de Portugal
D.Fernando Infante de Portugal
 
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e Jornal A Trade
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e  Jornal A TradeOs Maias - Episódio da Corneta do Diabo e  Jornal A Trade
Os Maias - Episódio da Corneta do Diabo e Jornal A Trade
 
Desportos
DesportosDesportos
Desportos
 
Os Maias - Capítulo XVI
Os Maias - Capítulo XVIOs Maias - Capítulo XVI
Os Maias - Capítulo XVI
 
Farsa de Inês Pereira
Farsa de Inês PereiraFarsa de Inês Pereira
Farsa de Inês Pereira
 
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição - Camilo Castelo BrancoAmor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
 
Repreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesRepreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particulares
 
Os Maias - a ação & titulo e subtítulo
Os Maias - a ação & titulo e subtítuloOs Maias - a ação & titulo e subtítulo
Os Maias - a ação & titulo e subtítulo
 
Intertextualidade entre Os Lusíadas e Mensagem
Intertextualidade entre Os Lusíadas e MensagemIntertextualidade entre Os Lusíadas e Mensagem
Intertextualidade entre Os Lusíadas e Mensagem
 
Os Maias - Capítulo III
Os Maias - Capítulo IIIOs Maias - Capítulo III
Os Maias - Capítulo III
 
Enc11 amor perdicao_sintese_unidade
Enc11 amor perdicao_sintese_unidadeEnc11 amor perdicao_sintese_unidade
Enc11 amor perdicao_sintese_unidade
 
Sermão aos peixes cap. i
Sermão aos peixes   cap. iSermão aos peixes   cap. i
Sermão aos peixes cap. i
 
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos Peixes
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos PeixesLouvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos Peixes
Louvor dos Peixes do Sermão de Santo António aos Peixes
 
Cesario Verde Ave Marias Ana Catarina E Ana Sofia
Cesario Verde   Ave Marias   Ana Catarina E Ana SofiaCesario Verde   Ave Marias   Ana Catarina E Ana Sofia
Cesario Verde Ave Marias Ana Catarina E Ana Sofia
 
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106
Os lusíadas - Canto I Estâncias 105 e 106
 
O sentimento dum ocidental
O sentimento dum ocidentalO sentimento dum ocidental
O sentimento dum ocidental
 
O Mostrengo mensagem Fernando Pessoa
O Mostrengo mensagem Fernando PessoaO Mostrengo mensagem Fernando Pessoa
O Mostrengo mensagem Fernando Pessoa
 
sintese_farsa_ines.ppt
sintese_farsa_ines.pptsintese_farsa_ines.ppt
sintese_farsa_ines.ppt
 
Análise Capitulo XV - Os Maias
Análise Capitulo XV -  Os MaiasAnálise Capitulo XV -  Os Maias
Análise Capitulo XV - Os Maias
 
Maias Episódio Corrida no Hipódromo
Maias Episódio Corrida no HipódromoMaias Episódio Corrida no Hipódromo
Maias Episódio Corrida no Hipódromo
 

Semelhante a Apito Dourado escândalo corrupção futebol

Estatuto do torcedor
Estatuto do torcedorEstatuto do torcedor
Estatuto do torcedorddrj
 
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...Daniel Reis Duarte Pousa
 
Futebol PortuguêS
Futebol PortuguêSFutebol PortuguêS
Futebol PortuguêSfuteboltuga
 
Informe 189
Informe 189Informe 189
Informe 189grazi87
 
Condenação Eduardo Cunha
Condenação Eduardo CunhaCondenação Eduardo Cunha
Condenação Eduardo Cunhapoliticaleiaja
 
Sentença de condenação de Eduardo Cunha
Sentença de condenação de Eduardo CunhaSentença de condenação de Eduardo Cunha
Sentença de condenação de Eduardo CunhaMiguel Rosario
 
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo Cunha
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo CunhaLeia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo Cunha
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo CunhaAquiles Lins
 
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e Sanchez
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e SanchezJustiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e Sanchez
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e SanchezEditora 247
 
Direito do Turismo Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos (INP 20...
Direito do Turismo   Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos  (INP 20...Direito do Turismo   Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos  (INP 20...
Direito do Turismo Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos (INP 20...A. Rui Teixeira Santos
 
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...Rondoniadinamica Jornal Eletrônico
 
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...Francisco Brito
 

Semelhante a Apito Dourado escândalo corrupção futebol (12)

Estatuto do torcedor
Estatuto do torcedorEstatuto do torcedor
Estatuto do torcedor
 
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...
Plano de trabalho apreciado em comissão-2015-plano de trabalho aprovado em 11...
 
Futebol PortuguêS
Futebol PortuguêSFutebol PortuguêS
Futebol PortuguêS
 
Informe 189
Informe 189Informe 189
Informe 189
 
Decisão proguaru
Decisão proguaruDecisão proguaru
Decisão proguaru
 
Condenação Eduardo Cunha
Condenação Eduardo CunhaCondenação Eduardo Cunha
Condenação Eduardo Cunha
 
Sentença de condenação de Eduardo Cunha
Sentença de condenação de Eduardo CunhaSentença de condenação de Eduardo Cunha
Sentença de condenação de Eduardo Cunha
 
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo Cunha
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo CunhaLeia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo Cunha
Leia íntegra da decisão de Sérgio Moro que condenou Eduardo Cunha
 
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e Sanchez
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e SanchezJustiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e Sanchez
Justiça decreta prisão preventiva de médicos Ibsen e Sanchez
 
Direito do Turismo Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos (INP 20...
Direito do Turismo   Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos  (INP 20...Direito do Turismo   Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos  (INP 20...
Direito do Turismo Primeira Parte, Prof Doutor Rui Teixeira Santos (INP 20...
 
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...
TCE imputa débito avaliado em mais de R$ 680 mil a ex-prefeito; multa é de R$...
 
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...
Irregulares as contas da câmara municipal de guarulhos, com multa de 500 ufes...
 

Último

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 

Último (20)

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 

Apito Dourado escândalo corrupção futebol

  • 1. Apito Dourado Foi Há Quatro Anos Que Tudo Começou…
  • 2. O caso Apito Dourado é um escândalo de corrupção no meio do futebol português que emergiu em 2004. Desde de então as investigações levaram a incriminar vários dirigentes dos mais importantes do futebol português como: Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto e Valentim Loureiro antigo presidente do Boavista Futebol Clube e da Liga de Futebol. Em Dezembro de 2006, novas acusações foram lançadas, desta vez por Carolina Salgado, antiga companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, através do livro: Eu, Carolina. O presidente do FC Porto negou sempre as acusações. As acusações incluíam entre outros dados o tráfico de influências, a coação sobre equipas de arbitragem, assim como o pagamento de orgias com prostitutas para possível beneficiação das equipas. Sobre o escândalo «Apito Dourado» foi rodado o filme «Corrupção», realizado por João Botelho e que contava nos papéis principais com os actores Nicolau Breyner e Margarida Vila-Nova. O filme baseou-se no best-seller escrito por Carolina Salgado: «Eu, Carolina». Introdução
  • 3. È desta forma que a Sra. Carolina Salgado se apresenta ao público com este derradeiro livro, mais que uma autobiografia, um testemunho pessoal .E tal como diz a seguinte frase todos os portugueses percebem no mundo em que vivemos. “Não tinha intenção de difamar fosse quem fosse” Agora pergunto eu … Então a Sra. Carolina queria elogiar ?? E preciso ter lata …. Sra. Carolina Salgado e o famoso Livro…
  • 5. 20 De Abril De 2004 É desencadeada uma operação dezasseis pessoas foram detidas, entre dirigentes e árbitros, incluindo o presidente da liga de clubes e da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, o líder da arbitragem da FPF, Pinto de Sousa, e o presidente do Gondomar SC e vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira.
  • 6. 2 De Dezembro de 2004 A PJ desloca-se a casa de Pinto da Costa, com mandados de busca e detenção, mas não encontra o dirigente, o árbitro Jacinto Paixão é detido no âmbito da investigação de um alegado esquema com prostitutas após o jogo FC Porto-Amadora, bem como Augusto Duarte, José Chilrito e Manuel Quadrado e o empresário António Araújo.
  • 7. 3 De Dezembro de 2004 Pinto da Costa comparece no Tribunal de Gondomar. O interrogatório é adiado por quatro dias e finalmente no dia 7 de Dezembro o presidente portista é interrogado, saindo em liberdade mediante uma caução de 200 mil euros.
  • 8. 5 De Abril de 2004 A PJ do Porto conclui a investigação da operação < <Apito Dourado>> e remete para o procurador Carlos Teixeira, da Comarca de Gondomar, um processo com 17 mil páginas.
  • 9. 31 De Janeiro de 2006 O Ministério Público acusa 27 arguidos no processo de Gondomar, incluindo Valentim Loureiro, José Oliveira e Pinto de Sousa, extraindo 81 certidões que são remetidas a diversas comarcas.
  • 10. 19 De Setembro de 2006 Um parecer de Gomes Canotilho, feito a pedido da defesa dos arguidos, considera inconstitucional a legislação sobre corrupção no desporto.
  • 11. 20 De Novembro de 2006 O Tribunal de Gondomar delibera a abertura da instrução do processo de Gondomar, solicitada pela maioria dos arguidos
  • 12. 1 De Dezembro de 2006 A publicação do livro "Eu, Carolina", da autoria da ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, volta a dar notoriedade ao caso «Apito Dourado», ao revelar várias acusações
  • 13. 14 De Dezembro de 2006 O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, nomeia Maria José Morgado como coordenadora do caso «Apito Dourado», com poderes para reabrir processos.
  • 14. 16 De Janeiro de 2007 Maria José Morgado assina despacho onde reabre oficialmente os processos conexos ao de Gondomar, justificando a decisão com as declarações de Carolina Salgado
  • 15. 9 De Fevereiro de 2007 Sabe-se que entre os dez processos avocados por Maria José Morgado no caso <<Apito Dourado>> figuram as agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga e a fuga de informação que terá levado Pinto da Costa a evitar a PJ.
  • 16. 6 De Março de 2007 O juiz Pedro Miguel Vieira decide levar a julgamento 24 dos 27 acusados do processo de Gondomar, incluindo Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. O magistrado valida as escutas telefónicas feitas na investigação. Os dois principais arguidos apresentam recursos, alegando ilegalidade das escutas.
  • 17. 8 De Março de 2007 O líder da claque dos Super Dragões é constituído arguido no âmbito do processo, por suspeita de envolvimento nas agressões a Ricardo Bexiga.
  • 18. 21 De Março de 2007 A Equipa de Coordenação do Apito Dourado anuncia, num memorando, estarem em curso 55 inquéritos por crimes de corrupção desportiva.
  • 19. 14 De Maio de 2007 O árbitro Pedro Sanhudo é citado em três de cinco processos disciplinares instaurados pelo Conselho de Disciplina da FPF, relacionados com o <<Apito Dourado>>.
  • 20. 22 De Junho de 2007 O presidente do FC Porto é acusado de corrupção desportiva activa, no Nacional-Benfica da época 2003/04, depois de ter sido constituído arguido nos casos dos jogos Porto x Amadora e Beira Mar x Porto.
  • 21. 27 De Junho de 2007 Ministério Público valida acusações contra Carolina Salgado por alegados crimes de difamação agravados, depois de queixas do vice-presidente portista, Reinaldo Teles, e Lourenço Pinto, advogado do presidente do FC Porto.
  • 22. 25 De Julho de 2007 A equipa de Maria José Morgado divulga as conclusões dos principais inquéritos de corrupção desportiva, revelando que houve 20 acusações em 56 inquéritos.
  • 23. 28 De Fevereiro de 2008 Valentim Loureiro é pronunciado, juntamente com o filho João Loureiro, por corrupção desportiva activa. Em causa está a arbitragem do jogo Boavista x Porto. O árbitro Jacinto Paixão e o observador da Liga Pinto Correia também irão a julgamento.
  • 24. 25 De Março de 2008 Jorge Nuno Pinto da Costa é pronunciado, juntamente com António Araújo, por corrupção desportiva activa. Em causa está a arbitragem do jogo Beira Mar-FC Porto. O árbitro Augusto Duarte foi também pronunciado mas pelo crime de corrupção passiva.
  • 25. Maio De 2009 Jorge Nuno Pinto da Costa é ilibado de todas as acusações.
  • 26. 14 De Setembro de 2009 O Tribunal Administrativo de Lisboa determinou que as certidões das escutas telefónicas ao presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, no âmbito do processo “Apito Final”, lhe fossem devolvidas. Mas mais, foi considerado nulo o acórdão do Conselho de Justiça sobre a mesma matéria. Trata-se uma derrota da Comissão Disciplinar da Liga, mas também do Conselho de Justiça da FPF, com o Tribunal Administrativo de Lisboa a considerar definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado, no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final. Com esta decisão, de que já não há recurso, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos. Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar. Após esta decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, João Bartolomeu vai avançar com processos de indemnização contra a Liga e a FPF.
  • 27. 27 De Janeiro de 2010 Novamente apanhando com boca na botija: O presidente foi suspenso por três meses por incumprimento da pena suspensa aplicada no âmbito dos processos disciplinares relativos ao caso “Apito Final”, a que acresce o pagamento de uma multa. A Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Pinto da Costa por três meses, que não poderá exercer as funções de dirigente em competições desportivas neste período. Em causa estão as declarações do presidente dos “dragões”, na qualidade de presidente da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto, “sobre a competição desportiva Liga Sagres organizada pela Liga Portuguesa de Futebol no dia 1 de Outubro de 2009, por ocasião do Simpósio Internacional de Futebol da Maia, e no dia 5 do mesmo mês, nacomemoração do 75.º aniversário do Futebol Clube de Infesta, e divulgadas pelos órgãos de comunicação social”. A deliberação da Comissão Disciplinar da Liga prevê ainda o pagamento de uma multa no valor de 1 500 euros.
  • 28. Opinião Pessoal.... Porque será que os adeptos do FCP ficam tão irritados quando se fala do apito dourado? Quem não deve não teme e quem não se sente não è filho de boa gente, a não ser que o pai se chame Pinto da C. e depois os mouros é que são os culpados por jogarem limpo? Entendem onde quero chegar?????