SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 27
Como elaborar contatos nas redes sociais Profª. Msc. Claudia Almeida Rodrigues Murta
Noções básicas  O que é uma rede social? Segundo o site Wikipedia, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.  WEB 2.0
Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de redes sociais é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.  Comunidade de Prática
Comunidade de Prática  EtieneWenger (2000) define como: grupos de pessoas que dividem um interesse comum e por meio da interação regular desenvolvem maneiras de se fazer e aprender mais sobre esse interesse que as une. As comunidades de prática são formadas por pessoas que querem engajar-se em um processo de aprendizagem coletiva numa área do conhecimento humano.
As comunidades de prática podem ter diferentes configurações quanto à denominação, tamanho e veiculação, ou seja, podem ter outros nomes dentro das organizações, serem grandes ou pequenas, ser de interação face a face ou via web, ter reconhecimento formal ou ser completamente informais.  Todas visam à interação e aprendizagem
A união de ação e conhecimento nas Comunidades de Prática se dá por meio do aprendizado informal e espontâneo, por meio da prática, reduzindo assimetrias, preocupando-se com a existência de liberdade, comunicação aberta e condições que permitam sua ocorrência. Sua proposta é a emancipação do ser humano da dominação social e intelectual e a emergência da maturidade intelectual.
Ayres (2001) afirma que: “Participar de uma rede organizacional envolve algo mais que, apenas, trocar informações a respeito dos trabalhos que um grupo realiza isoladamente. Estar em rede significa realizar conjuntamente ações concretas que modificam as organizações para melhor e as ajudam a chegar mais rapidamente a seus objetivos”.
Para que servem?  permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem suas atividades, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medem o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Networking Rede de relacionamentos; Contatos profissionais; Marketing pessoal; Futuro da comunicação pessoal.
Tipos de redes sociais existentes  As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis:  Redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter, Tymr);  redes profissionais (LinkedIn); redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades);  redes políticas, dentre outras.
• Rede social gratuita filiada ao Google. • Criada em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkokten. • Rede social mais popular no Brasil. • Objetivo: ajudar os usuários a encontrar novos amigos e a manter as amizades já existentes. • A rede possibilita aos seus usuários diversão, comunicação, compartilhamento de dados, condução de pesquisas, participação em cursos online, etc...
“O Facebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. As pessoas participam do Facebook para manter contatos.”  • A partir de 2006, usuários com 13 anos ou mais podem ingressar. • Segundo o mecanismo de busca do Google, o facebook é o site mais acessado no mundo. • Pode gerar negócios e oportunidades.
É uma comunidade formada em volta de uma pergunta: “O que fazes neste instante?”. Espécie de pequeno blog onde os usuários têm até 140 caracteres para escrever sobre qualquer assunto.  O Twitter hoje é um fenômeno com mais de 8 milhões de adeptos (e crescendo a cada dia). Ferramenta para compartilhar conhecimento, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, atender clientes e vender produtos.  Maneira rápida de estabelecer contatos.
LinkedIn é uma rede social utilizada por mais de 80 milhões de profissionais para trocar informações, ideias e oportunidades. Você pode se manter informado sobre seus contatos e sobre seu setor, além de localizar pessoas e  conhecimento de que você precisa para alcançar seus objetivos. Fonte: http://www.linkedin.com/home?trk=hb_home  http://www.linkedin.com/profile/edit?trk=hb_tab_pro_top
Nos Estados Unidos, conforme Furlan (2011), 70% das contratações de funcionários são feitas através do site LinkedIn, que possui mais de 90 milhões de usuários em 200 países. “Os contratantes usam a rede social para encontrar profissionais porque é possível ter recomendações online do candidato.”
Funcionalidades e ferramentas: Home: página que agrega atualizações, mensagens e convites recentes, além de possíveis contatos.  Profile: opções de ver, editar ou encaminhar perfil, importar currículo. Contacts: apresenta contatos e possibilidade de organiza-los, e ainda mecanismo para buscar contatos a serem acrescentados à sua lista.  Groups: lista de grupos aos quais você pertence ou segue, ferramentas para buscar ou criar grupos.  Jobs: ferramentas para buscar ou oferecer empregos.  Inbox: recebimento e envio de mensagens e de convites.  Companies: lista de empresas do seu interesse.
Como se inscrever
Vantagens de se estar no LinkedIn: Divulgação do currículo.  Pedido de referências pessoais.  Oportunidades de emprego.  Encontro de amigos e colegas.  Receber propostas de negócios.  Participar em comunidades profissionais do seu interesse.
Dicas para tirar proveito da vitrine virtual  1.  Crie perfil no LinkedIn, rede social voltada para contatos profissionais. 2. Conte uma boa história. O perfil no LinkedIn é como um currículo. Deve conter dados como a formação acadêmica, outros cursos, línguas estrangeiras, vivências no exterior e trajetória profissional. As pessoas costumam escrever um perfil profissional muito descritivo. Nas redes sociais, o que funciona é focar nos resultados, em ações que você fez e deram certo.  3. Invista em recomendações. Providencie testemunhos positivos de quem já trabalhou com você. E monte uma rede de contatos que impressione. Comece com ex-colegas de faculdade e de trabalho, ex-clientes.
4. Inclua informações que possam diferenciá-la da massa. Vale o trabalho voluntário que você faz ou um hobby bacana que mantém.  5. Use palavras-chave sintonizadas com o que deseja. Por exemplo, ainda que você tenha outras experiências e formações, se quer atuar em marketing, privilegie esse termo e os que tiver a ver com ele. 6. Não peque no básico. Se em um currículo mentiras e erros de português não são bem-vindos, também não devem aparecer nos perfis digitais. E fuja das abreviações típicas da internet.
7. Seja coerente na sua campanha online. Se você faz parte de várias redes sociais, melhor, pois tem mais chances de ser "descoberto". Mas, nas suas aparições em todas as mídias, mantenha o foco na carreira e o equilíbrio.  8. Plante curiosidades sobre você. Contar no Twitter, uma viagem cultural pode capturar a atenção e encher os olhos de um recrutador. Ou divida a lição aprendida no livro que acabou de ler. 9. Não basta estar lá. Tem de participar. Precisa acessar sempre, atualizar dados, interagir. Comente notícias e publique o link, envie artigos bacanas para sua lista de contatos. "Nesses ambientes, a moeda de troca é conteúdo de qualidade. É isso que gera interesse por você e abre portas", diz  expert em redes Marcelo Coutinho.
10. Debata. Participe de grupos de discussão ligados à sua profissão nas redes sociais. Você aprende, divulga suas opiniões e ainda conhece mais gente para ampliar suas listas de contatos.
Outras Redes Sociais Profissionais (RSP) http://www.viadeo.com/pt/connexion/ http://www.xing.com/ http://visible.me/ http://www.plaxo.com/?lang=PT http://www.ziki.com/en http://www.indica.com.br/ http://www.glassdoor.com/index.htm http://www.alludere.com/ http://www.empreendemia.com.br/
Você pode criar sua rede social  Uso de diversas ferramentas da Web;  Contribuição para o letramento digital;  Desenvolvimento de projetos; Discussões assíncronas; Conteúdo automaticamente armazenado; Colaboração; Oportunidade de desenvolvimento da autonomia do grupo;  Possibilidade de adaptação para fins coorporativos.
http://socialgo.com  http://www.socialgo.com/blog/ http://www.grouply.com Exemplo:  www.literaturanaweb.ning.com
Obrigada!  Contato:  www.iespnarede.blogspot.com claudia.murta@bol.com.br

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!
Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!
Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!ProspectaInc
 
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentosNetworking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentosGuilherme Marcondes
 
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhos
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhosComo usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhos
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhosCarla Cabrita
 
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo Digital
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo DigitalVanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo Digital
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo DigitalPortal Social
 
Redes sociais uma visão geral sobre o linked in
Redes sociais   uma visão geral sobre o linked inRedes sociais   uma visão geral sobre o linked in
Redes sociais uma visão geral sobre o linked inGabriel Mariano
 
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidade
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidadeAs Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidade
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidadeClaudia Nascimento
 
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Mila Gonçalves
 
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação Profissional
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação ProfissionalFoco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação Profissional
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação ProfissionalFernando Souza
 
Redes sociais na educação luís sérgio
Redes sociais na educação   luís sérgioRedes sociais na educação   luís sérgio
Redes sociais na educação luís sérgioMaria Isaltina Santana
 
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...Fernando Souza
 
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Angelo Peres
 
O seu comportamento reflete na sua contratação.
O seu comportamento reflete na sua contratação.O seu comportamento reflete na sua contratação.
O seu comportamento reflete na sua contratação.Mauricio Valadão
 
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...Valter Alcoforado Barreira
 

La actualidad más candente (19)

Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!
Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!
Networking, fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir!
 
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentosNetworking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos
Networking - Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos
 
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhos
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhosComo usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhos
Como usar o linked in para encontrar mais clientes e trabalhos
 
Networking
NetworkingNetworking
Networking
 
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo Digital
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo DigitalVanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo Digital
Vanessa Aguiar Oportunidades para o 3º Setor Mundo Digital
 
Redes sociais uma visão geral sobre o linked in
Redes sociais   uma visão geral sobre o linked inRedes sociais   uma visão geral sobre o linked in
Redes sociais uma visão geral sobre o linked in
 
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidade
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidadeAs Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidade
As Redes digitais e as mídias sociais na contemporaneidade
 
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem Comunidades Virtuais: Aprendizagem
Comunidades Virtuais: Aprendizagem
 
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação Profissional
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação ProfissionalFoco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação Profissional
Foco 2011 USCS - Redes Sociais na Formação Profissional
 
Networking Criativo
Networking CriativoNetworking Criativo
Networking Criativo
 
Redes Sociais
Redes SociaisRedes Sociais
Redes Sociais
 
Redes sociais na educação luís sérgio
Redes sociais na educação   luís sérgioRedes sociais na educação   luís sérgio
Redes sociais na educação luís sérgio
 
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...
Palestra - Redes sociais na formação profissional - Wall Street Institute Sch...
 
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
 
Sucesso nas redes sociais
Sucesso nas redes sociaisSucesso nas redes sociais
Sucesso nas redes sociais
 
Moniramento em Mídias Sociais
Moniramento em Mídias Sociais Moniramento em Mídias Sociais
Moniramento em Mídias Sociais
 
O seu comportamento reflete na sua contratação.
O seu comportamento reflete na sua contratação.O seu comportamento reflete na sua contratação.
O seu comportamento reflete na sua contratação.
 
Atados institucional
Atados   institucionalAtados   institucional
Atados institucional
 
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...
Melhores práticas de Networking para as organizações e profissionais do Secto...
 

Destacado

Revista espirito livre_006_setembro09
Revista espirito livre_006_setembro09Revista espirito livre_006_setembro09
Revista espirito livre_006_setembro09Filipe Bezerra Sousa
 
Carta de España Enero 2011
Carta de España Enero 2011Carta de España Enero 2011
Carta de España Enero 2011Cext
 
Carta de España Nº 682 Mayo 2012
Carta de España Nº 682 Mayo 2012Carta de España Nº 682 Mayo 2012
Carta de España Nº 682 Mayo 2012Cext
 
Entrevista Aurelio Miras Portugal
Entrevista Aurelio Miras PortugalEntrevista Aurelio Miras Portugal
Entrevista Aurelio Miras PortugalCext
 
Manual para entidades CEXT
Manual para entidades CEXTManual para entidades CEXT
Manual para entidades CEXTCext
 
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugal
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugalResultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugal
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugalCext
 
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino Unido
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino UnidoResultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino Unido
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino UnidoCext
 

Destacado (8)

Revista espirito livre_006_setembro09
Revista espirito livre_006_setembro09Revista espirito livre_006_setembro09
Revista espirito livre_006_setembro09
 
Carta de España Enero 2011
Carta de España Enero 2011Carta de España Enero 2011
Carta de España Enero 2011
 
Revista espirito livre_003
Revista espirito livre_003Revista espirito livre_003
Revista espirito livre_003
 
Carta de España Nº 682 Mayo 2012
Carta de España Nº 682 Mayo 2012Carta de España Nº 682 Mayo 2012
Carta de España Nº 682 Mayo 2012
 
Entrevista Aurelio Miras Portugal
Entrevista Aurelio Miras PortugalEntrevista Aurelio Miras Portugal
Entrevista Aurelio Miras Portugal
 
Manual para entidades CEXT
Manual para entidades CEXTManual para entidades CEXT
Manual para entidades CEXT
 
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugal
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugalResultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugal
Resultados del encuentro_digital_con_aurelio_miras_portugal
 
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino Unido
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino UnidoResultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino Unido
Resultados del II Encuentro Digital con la Consejería de Empleo en Reino Unido
 

Similar a Como elaborar contatos nas redes sociais

Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo Digital
Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo DigitalOportunidades para o Terceiro Setor no Mundo Digital
Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo DigitalRede Brasil Voluntario
 
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativos
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativosMídias Sociais para organizações sem fins lucrativos
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativosClear Educação e Inovação
 
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docx
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docxSociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docx
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docxssuser1198af
 
6 depoimentos sobre mídias sociais
6 depoimentos sobre mídias sociais6 depoimentos sobre mídias sociais
6 depoimentos sobre mídias sociaisKelly Nagaoka
 
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...Pedro Cordier
 
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...Fernando Souza
 
3 marketing nas redes sociais
3   marketing nas redes sociais3   marketing nas redes sociais
3 marketing nas redes sociaiscefaprodematupa
 
Com quem conversar nas redes sociais?
Com quem conversar nas redes sociais?Com quem conversar nas redes sociais?
Com quem conversar nas redes sociais?Campus Sanofi
 
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Angelo Peres
 
Social Media Mar2010
Social Media Mar2010Social Media Mar2010
Social Media Mar2010Natalia Erre
 
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"Graziela Dias
 
Fortalecento os Caminhos das ONGS
 Fortalecento os Caminhos das ONGS Fortalecento os Caminhos das ONGS
Fortalecento os Caminhos das ONGSFernando Souza
 
Mídias sociais - estratégias para microempreendedores
Mídias sociais - estratégias para microempreendedoresMídias sociais - estratégias para microempreendedores
Mídias sociais - estratégias para microempreendedores42 Marketing Digital
 
O A Apresentacao O A Anglo Americano
O A  Apresentacao  O A  Anglo  AmericanoO A  Apresentacao  O A  Anglo  Americano
O A Apresentacao O A Anglo AmericanoOrganic Agency
 

Similar a Como elaborar contatos nas redes sociais (20)

Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo Digital
Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo DigitalOportunidades para o Terceiro Setor no Mundo Digital
Oportunidades para o Terceiro Setor no Mundo Digital
 
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativos
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativosMídias Sociais para organizações sem fins lucrativos
Mídias Sociais para organizações sem fins lucrativos
 
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docx
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docxSociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docx
Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento.docx
 
6 depoimentos sobre mídias sociais
6 depoimentos sobre mídias sociais6 depoimentos sobre mídias sociais
6 depoimentos sobre mídias sociais
 
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...
Oficina II: Redes Sociais, gestão da imagem e reputação online - Ciclo Comuni...
 
Rádio Cidade 100.1 - Treinamento Comercial
Rádio Cidade 100.1 -  Treinamento ComercialRádio Cidade 100.1 -  Treinamento Comercial
Rádio Cidade 100.1 - Treinamento Comercial
 
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...
Encontro de comunicação - Anhembi Morumbi - Redes Socias na formação de Ident...
 
3 marketing nas redes sociais
3   marketing nas redes sociais3   marketing nas redes sociais
3 marketing nas redes sociais
 
Com quem conversar nas redes sociais?
Com quem conversar nas redes sociais?Com quem conversar nas redes sociais?
Com quem conversar nas redes sociais?
 
Social Soft
Social SoftSocial Soft
Social Soft
 
Redessociais
RedessociaisRedessociais
Redessociais
 
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
 
Social Media Mar2010
Social Media Mar2010Social Media Mar2010
Social Media Mar2010
 
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"
Trabalho sobre o Artigo "Dez Razões para ter uma Rede Social em sua Empresa"
 
Redes Sociais - Vigo
Redes Sociais - VigoRedes Sociais - Vigo
Redes Sociais - Vigo
 
Fortalecento os Caminhos das ONGS
 Fortalecento os Caminhos das ONGS Fortalecento os Caminhos das ONGS
Fortalecento os Caminhos das ONGS
 
Social Soft
Social SoftSocial Soft
Social Soft
 
Mídias sociais - estratégias para microempreendedores
Mídias sociais - estratégias para microempreendedoresMídias sociais - estratégias para microempreendedores
Mídias sociais - estratégias para microempreendedores
 
O A Apresentacao O A Anglo Americano
O A  Apresentacao  O A  Anglo  AmericanoO A  Apresentacao  O A  Anglo  Americano
O A Apresentacao O A Anglo Americano
 
Vanessa Aguiar de Jesus
Vanessa Aguiar de JesusVanessa Aguiar de Jesus
Vanessa Aguiar de Jesus
 

Más de claudia murta

Competências e habilidades
Competências e habilidadesCompetências e habilidades
Competências e habilidadesclaudia murta
 
Linguagem de especialidade
Linguagem de especialidadeLinguagem de especialidade
Linguagem de especialidadeclaudia murta
 
A importância da leitura
A importância da leitura A importância da leitura
A importância da leitura claudia murta
 
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticos
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticosInstrumento e grade de avaliação estudos sintáticos
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticosclaudia murta
 
Apresentação disciplina avaliação 03-10 (1)
Apresentação disciplina avaliação   03-10 (1)Apresentação disciplina avaliação   03-10 (1)
Apresentação disciplina avaliação 03-10 (1)claudia murta
 
O que é mesmo o ato de avaliar
O que é mesmo o ato de avaliarO que é mesmo o ato de avaliar
O que é mesmo o ato de avaliarclaudia murta
 
Escrita semplagio final
Escrita semplagio finalEscrita semplagio final
Escrita semplagio finalclaudia murta
 
Colecao de mapas_conceituais
Colecao de mapas_conceituaisColecao de mapas_conceituais
Colecao de mapas_conceituaisclaudia murta
 
Modernismo iii fase(7)
Modernismo iii fase(7)Modernismo iii fase(7)
Modernismo iii fase(7)claudia murta
 
Metodologia pesquisa
Metodologia pesquisaMetodologia pesquisa
Metodologia pesquisaclaudia murta
 
Romantismo contexto histórico
Romantismo contexto histórico Romantismo contexto histórico
Romantismo contexto histórico claudia murta
 

Más de claudia murta (20)

Competências e habilidades
Competências e habilidadesCompetências e habilidades
Competências e habilidades
 
Texto argumentativo
Texto argumentativoTexto argumentativo
Texto argumentativo
 
Linguagem de especialidade
Linguagem de especialidadeLinguagem de especialidade
Linguagem de especialidade
 
A importância da leitura
A importância da leitura A importância da leitura
A importância da leitura
 
Ideias de Maturana
Ideias de MaturanaIdeias de Maturana
Ideias de Maturana
 
Diários todos
Diários todosDiários todos
Diários todos
 
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticos
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticosInstrumento e grade de avaliação estudos sintáticos
Instrumento e grade de avaliação estudos sintáticos
 
Texto alvarez
Texto alvarezTexto alvarez
Texto alvarez
 
Apresentação disciplina avaliação 03-10 (1)
Apresentação disciplina avaliação   03-10 (1)Apresentação disciplina avaliação   03-10 (1)
Apresentação disciplina avaliação 03-10 (1)
 
Autoavaliação
AutoavaliaçãoAutoavaliação
Autoavaliação
 
Autoavaliação
AutoavaliaçãoAutoavaliação
Autoavaliação
 
O que é mesmo o ato de avaliar
O que é mesmo o ato de avaliarO que é mesmo o ato de avaliar
O que é mesmo o ato de avaliar
 
Quinhentismo(1)
Quinhentismo(1)Quinhentismo(1)
Quinhentismo(1)
 
Escrita semplagio final
Escrita semplagio finalEscrita semplagio final
Escrita semplagio final
 
Colecao de mapas_conceituais
Colecao de mapas_conceituaisColecao de mapas_conceituais
Colecao de mapas_conceituais
 
Modernismo iii fase(7)
Modernismo iii fase(7)Modernismo iii fase(7)
Modernismo iii fase(7)
 
Figuras linguagem2
Figuras linguagem2Figuras linguagem2
Figuras linguagem2
 
Figuras linguagem
Figuras linguagemFiguras linguagem
Figuras linguagem
 
Metodologia pesquisa
Metodologia pesquisaMetodologia pesquisa
Metodologia pesquisa
 
Romantismo contexto histórico
Romantismo contexto histórico Romantismo contexto histórico
Romantismo contexto histórico
 

Como elaborar contatos nas redes sociais

  • 1. Como elaborar contatos nas redes sociais Profª. Msc. Claudia Almeida Rodrigues Murta
  • 2. Noções básicas O que é uma rede social? Segundo o site Wikipedia, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. WEB 2.0
  • 3. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
  • 4. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de redes sociais é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. Comunidade de Prática
  • 5. Comunidade de Prática EtieneWenger (2000) define como: grupos de pessoas que dividem um interesse comum e por meio da interação regular desenvolvem maneiras de se fazer e aprender mais sobre esse interesse que as une. As comunidades de prática são formadas por pessoas que querem engajar-se em um processo de aprendizagem coletiva numa área do conhecimento humano.
  • 6. As comunidades de prática podem ter diferentes configurações quanto à denominação, tamanho e veiculação, ou seja, podem ter outros nomes dentro das organizações, serem grandes ou pequenas, ser de interação face a face ou via web, ter reconhecimento formal ou ser completamente informais. Todas visam à interação e aprendizagem
  • 7. A união de ação e conhecimento nas Comunidades de Prática se dá por meio do aprendizado informal e espontâneo, por meio da prática, reduzindo assimetrias, preocupando-se com a existência de liberdade, comunicação aberta e condições que permitam sua ocorrência. Sua proposta é a emancipação do ser humano da dominação social e intelectual e a emergência da maturidade intelectual.
  • 8. Ayres (2001) afirma que: “Participar de uma rede organizacional envolve algo mais que, apenas, trocar informações a respeito dos trabalhos que um grupo realiza isoladamente. Estar em rede significa realizar conjuntamente ações concretas que modificam as organizações para melhor e as ajudam a chegar mais rapidamente a seus objetivos”.
  • 9. Para que servem? permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem suas atividades, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medem o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
  • 10. Networking Rede de relacionamentos; Contatos profissionais; Marketing pessoal; Futuro da comunicação pessoal.
  • 11. Tipos de redes sociais existentes As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis: Redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter, Tymr); redes profissionais (LinkedIn); redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades); redes políticas, dentre outras.
  • 12. • Rede social gratuita filiada ao Google. • Criada em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkokten. • Rede social mais popular no Brasil. • Objetivo: ajudar os usuários a encontrar novos amigos e a manter as amizades já existentes. • A rede possibilita aos seus usuários diversão, comunicação, compartilhamento de dados, condução de pesquisas, participação em cursos online, etc...
  • 13. “O Facebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. As pessoas participam do Facebook para manter contatos.” • A partir de 2006, usuários com 13 anos ou mais podem ingressar. • Segundo o mecanismo de busca do Google, o facebook é o site mais acessado no mundo. • Pode gerar negócios e oportunidades.
  • 14. É uma comunidade formada em volta de uma pergunta: “O que fazes neste instante?”. Espécie de pequeno blog onde os usuários têm até 140 caracteres para escrever sobre qualquer assunto. O Twitter hoje é um fenômeno com mais de 8 milhões de adeptos (e crescendo a cada dia). Ferramenta para compartilhar conhecimento, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, atender clientes e vender produtos. Maneira rápida de estabelecer contatos.
  • 15. LinkedIn é uma rede social utilizada por mais de 80 milhões de profissionais para trocar informações, ideias e oportunidades. Você pode se manter informado sobre seus contatos e sobre seu setor, além de localizar pessoas e conhecimento de que você precisa para alcançar seus objetivos. Fonte: http://www.linkedin.com/home?trk=hb_home http://www.linkedin.com/profile/edit?trk=hb_tab_pro_top
  • 16. Nos Estados Unidos, conforme Furlan (2011), 70% das contratações de funcionários são feitas através do site LinkedIn, que possui mais de 90 milhões de usuários em 200 países. “Os contratantes usam a rede social para encontrar profissionais porque é possível ter recomendações online do candidato.”
  • 17. Funcionalidades e ferramentas: Home: página que agrega atualizações, mensagens e convites recentes, além de possíveis contatos. Profile: opções de ver, editar ou encaminhar perfil, importar currículo. Contacts: apresenta contatos e possibilidade de organiza-los, e ainda mecanismo para buscar contatos a serem acrescentados à sua lista. Groups: lista de grupos aos quais você pertence ou segue, ferramentas para buscar ou criar grupos. Jobs: ferramentas para buscar ou oferecer empregos. Inbox: recebimento e envio de mensagens e de convites. Companies: lista de empresas do seu interesse.
  • 19. Vantagens de se estar no LinkedIn: Divulgação do currículo. Pedido de referências pessoais. Oportunidades de emprego. Encontro de amigos e colegas. Receber propostas de negócios. Participar em comunidades profissionais do seu interesse.
  • 20. Dicas para tirar proveito da vitrine virtual 1. Crie perfil no LinkedIn, rede social voltada para contatos profissionais. 2. Conte uma boa história. O perfil no LinkedIn é como um currículo. Deve conter dados como a formação acadêmica, outros cursos, línguas estrangeiras, vivências no exterior e trajetória profissional. As pessoas costumam escrever um perfil profissional muito descritivo. Nas redes sociais, o que funciona é focar nos resultados, em ações que você fez e deram certo. 3. Invista em recomendações. Providencie testemunhos positivos de quem já trabalhou com você. E monte uma rede de contatos que impressione. Comece com ex-colegas de faculdade e de trabalho, ex-clientes.
  • 21. 4. Inclua informações que possam diferenciá-la da massa. Vale o trabalho voluntário que você faz ou um hobby bacana que mantém. 5. Use palavras-chave sintonizadas com o que deseja. Por exemplo, ainda que você tenha outras experiências e formações, se quer atuar em marketing, privilegie esse termo e os que tiver a ver com ele. 6. Não peque no básico. Se em um currículo mentiras e erros de português não são bem-vindos, também não devem aparecer nos perfis digitais. E fuja das abreviações típicas da internet.
  • 22. 7. Seja coerente na sua campanha online. Se você faz parte de várias redes sociais, melhor, pois tem mais chances de ser "descoberto". Mas, nas suas aparições em todas as mídias, mantenha o foco na carreira e o equilíbrio. 8. Plante curiosidades sobre você. Contar no Twitter, uma viagem cultural pode capturar a atenção e encher os olhos de um recrutador. Ou divida a lição aprendida no livro que acabou de ler. 9. Não basta estar lá. Tem de participar. Precisa acessar sempre, atualizar dados, interagir. Comente notícias e publique o link, envie artigos bacanas para sua lista de contatos. "Nesses ambientes, a moeda de troca é conteúdo de qualidade. É isso que gera interesse por você e abre portas", diz expert em redes Marcelo Coutinho.
  • 23. 10. Debata. Participe de grupos de discussão ligados à sua profissão nas redes sociais. Você aprende, divulga suas opiniões e ainda conhece mais gente para ampliar suas listas de contatos.
  • 24. Outras Redes Sociais Profissionais (RSP) http://www.viadeo.com/pt/connexion/ http://www.xing.com/ http://visible.me/ http://www.plaxo.com/?lang=PT http://www.ziki.com/en http://www.indica.com.br/ http://www.glassdoor.com/index.htm http://www.alludere.com/ http://www.empreendemia.com.br/
  • 25. Você pode criar sua rede social Uso de diversas ferramentas da Web; Contribuição para o letramento digital; Desenvolvimento de projetos; Discussões assíncronas; Conteúdo automaticamente armazenado; Colaboração; Oportunidade de desenvolvimento da autonomia do grupo; Possibilidade de adaptação para fins coorporativos.
  • 26. http://socialgo.com http://www.socialgo.com/blog/ http://www.grouply.com Exemplo: www.literaturanaweb.ning.com
  • 27. Obrigada! Contato: www.iespnarede.blogspot.com claudia.murta@bol.com.br