SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 19
Descubra seu temperamento GRUPO SAÚDE................09.07.11 CINARA, DULCIMAR, IRLENE E ROZELE
DESCUBRA SEU TEMPERAMENTO  Marque com um "X" a questão que se adapta a você. 01- (  ) Gosta da natureza? 02- (  )Tende para a melancolia, sentimentalismo? 03- (  ) É tímido, suscetível, indeciso, escrupuloso, desanima facilmente?  04- (  ) Possui senso prático desenvolvido?  05- (  )  Tem pouco interesse pelo mundo inteiro (sentimento, emoção, etc.)?  06- (  ) É difícil reconciliar-se?  07- (  ) Gosta da eloqüência, possui talento oratório?  08- (  ) Gosta de ruminar  acontecimentos passados?
09- (  ) É violento?  10- (  ) Gosta de novidades?  11- (  ) É impulsivo?  12- (  ) É otimista, geralmente bem humorado?  13- (  ) É cordial, exuberante, arrasta  os outros com palavras e o exemplo?  14- (  ) Os outros o consideram autoritário?  15- (  ) Gosta da solidão?
16- (  ) Possui grande capacidade de trabalho?  17- (  ) Sente necessidade intensa de ação em múltiplas direções?  18- (  ) É pessoa de hábitos?  19- (  ) Gosta de uma vida simples, que reduz o mais possível as necessidades?  20- (  ) É calmo, objetivo, com humor igual?  21- (  ) Confia mais na prática do que na teoria?  22- (  ) É tenaz e perseverante?  23- (  ) Possui senso teórico?  24- (  ) Gosta de vida mundana?
25- (  ) Gosta de zomba-ria, da ironia com  fundo de ceticismo?  26- (  ) É “enciumentado” e fechado?  27- (  ) Tem reputação de pessoa corajosa?  28- (  ) Gosta das teorias dos sistemas abstratos?  29- (  ) Possui senso de humor?  30- (  ) É conhecido como leal e franco?  31- (  ) Goza de reputação de pessoa delicada e  cortês?  32- (  ) Respeita os princípios e gosta de  relembrá-los?
Marque abaixo todos os números que você assinalou no questionário. A linha que tiver maior número de respostas assinaladas revelará seu  temperamento dominante. A coluna que obtiver o segundo lugar representará seu temperamento subdominante.   COLÉRICO  04  05  07  09  10  11  12  14  16  17.   SANGÜÍNEO  04  05  10  13  20  21  24  27  29  31.   MELANCÓLICO  01  02  03  06  08  15  18  19  26  32.   FLEUMÁTICO  18  19  20  22  23  25  27  28  30  32.
TEMPERAMENTOS  É muito importante que cada um saiba qual é seu temperamento dominante para  entender o porque de suas relações e reações, diante das diferentes circunstâncias da  vida. A seguir citamos os quatro principais tipos:
COLÉRICO:   O colérico excita-se imediatamente e com veemência diante de qualquer acontecimento.  Reage violentamente e a impressão gravada em seu psíquico, permanece por logo  tempo. Ë uma personalidade combativa. Manifesta-se nele a aspiração à grandeza, ao  heroísmo, à perfeição. Busca ser eminente, despreza o comum e é resoluto e constante  em seus empreendimentos. Encontra prazer em superar os obstáculos, pois as  dificuldades só fazem aumentar nele a vontade de vencer. Faz tudo com rapidez,  aplicação e ordem.  Fala rápido e conciso e não agüenta ficar sem fazer nada.
Tem inteligência penetrante, raciocínio seguro e sua vontade é forte. É o homem das grandes paixões e não tolera a covardia ou qualquer espécie de inferioridade. É talhado para ser chefe, pois possui o instinto sobre os outros. Seu desejo é mandar organizar e dirigir grandes movimentos populares. No reverso da medalha encontramos um certo orgulho acompanhando sua personalidade. O colérico tem grande estima de si mesmo e de suas qualidades pessoais.  Justifica e até julga dignas de aprovação as próprias faltas. Acha que sempre está com a razão, não gosta que o contradigam e quer ter sempre a última palavra. É ambicioso e autoritário e rejeita o auxílio dos outros.
Empenha-se em diminuir e perseguir os que se  atravessam em seu caminho, não raro, com meios pouco nobres. Sente-se ferido profundamente quando é envergonhado ou humilhado. Prefere a morte à humilhação.  Outro ponto fraco da personalidade do colérico é a ira. Por vezes é conduzido ao furor e daí ao ódio. Pode fazer recriminação injusta ou exagerada e interpretar mal as intenções do próximo. Jamais esquece as ofensas. É capaz, levado a ira, de pôr em risco a saúde, bens, emprego, e até as melhores amizades. É sensível e duro, intelectual, tem por assim dizer, duas inteligências mas um só coração.  Permanece por isso indiferente diante dos que  sofrem e, se for útil para si, não vacila em espezinhar a felicidade alheia.
Sangüíneo:   Uma pessoa de temperamento sangüíneo impressiona-se rapidamente e sua reação é instantânea. A superficialidade é uma de suas características mais marcantes, por isso,  suas impressões não duram muito tempo. Para o sangüíneo, água passada não toca moinho. Não tem facilidade para estudos profundos, nem muito poder de concentração.  Está em mobilidade permanente. O sangüíneo é, antes de qualquer coisa, um inconstante: das lágrimas para o riso com a maior facilidade. O mesmo sucede com sua opinião. Por qualquer motivo abandona seus propósitos. Sua afetividade é forte, por isso é  muito inclinado à dedicação ao próximo.
Os interesses do sangüíneo fixam-se de preferência nos objetivos exteriores. Dá muita atenção à elegância no vestir, à ordem na casa e à polidez no trato. Fala com vivacidade e facilidade, gosta de ver e ouvir tudo e meter a trela em todos os assuntos. É otimista, não liga muito para as dificuldades e confia sempre no sucesso. Mas também se as coisas vão mal, consola-se facilmente dos  fracassos. Gosta de pregar peças, e julga que todos têm que suportar suas brincadeiras.  Procura afastar naturalmente tudo o que poderia entristecê-lo ou amargurar-lhe a vida.  Não é dado a grandes paixões, e quando se apaixona, é fogo de palha. No sangüíneo, a vaidade é um defeito capital.
Gosta muito de exibir-se bem vestido. Adora aparecer. É narcisista, não dá descanso aos espelhos e até aos vidros de portas e janelas. Nada o faz mais feliz do que receber elogios, mesmo que não sinceros. É muito inclinado à inveja  e ao ciúme. Procura sempre as companhias que mais o promovam. Aborrece, tudo o que  lhe exige esforço, e "gozar a vida" é seu lema. A inconstância do sangüíneo é um perigo: as estatísticas mostram que a maioria das falências é devido ao temperamento sangüíneo dos gerentes.
MELÂNCOLICO:   Os acontecimentos exteriores não impressionam muito uma pessoa de temperamento melancólico. Suas reações também são muito débeis. Entretanto, embora a impressão seja fraca, perdura por logo tempo em sua personalidade. As impressões na alma do melancólico assemelham-se a uma estaca, a qual à força de pancadas, penetra fundamente e se torna inabalável. Pontos fortes do  melancólico são: afetividade e reflexão. Sempre volta a considerar o passado e busca a explicação dos acontecimentos até as últimas causas. Seu coração está sempre cheio de afetos e desejos indefiníveis, mas não deixa transparecer nada exteriormente. O melancólico ama a solidão.
Gosta de trancar-se dentro de si mesmo e fugir do barulho do mundo. Não é inclinado a observar as pessoas, nem saúda os amigos na rua. Considera o mundo e seus acontecimentos  pelo mais triste. A saudade, especialmente, é uma disposição constante de seu espírito.  É reservado e tem pouco poder de comunicação, mas considera-se feliz quando encontra alguém, que o saiba ouvir e interpretar, pois é desajeitado e impreciso ao falar.  Gosta de adiar as decisões porque teme o fracasso.
É homem das oportunidades perdidas. Se tiver que atravessar um rio, enquanto seus companheiros, os coléricos e os sangüíneos, já estão no outro lado, ele ainda está pensando como é que ele vai se meter na água. Ponto fraco do melancólico é o pessimismo. Para ele, as coisas vão sempre de mal a pior. Por causa disso é muito desanimado e abdica facilmente das dificuldades.
FLEUMÁTICO:   O fleumático se impressiona pouco e reage pouco ou nada. Se alguma impressão fica, é de pouca duração. Tem forte dose de afetividade, mas não gosta de demonstrá-la. É o temperamento da lentidão. Seu desinteresse pelas coisas que acontecem ao seu redor é quase completo. Trabalha lentamente,  mas com assiduidade e constância. Não se perturba, nem se irrita facilmente, não se preocupa muito em organizar sua vida, nem tão pouco em organizar seus deveres.
Pode ser levado a excessos na comida e na bebida, pois sua vontade é fraca. Entretanto, normalmente permanece tranqüilo e discreto em seu canto. Em geral, o fleumático é dotado de boa inteligência, com propensão à análise, à reflexão e à crítica. Gosta de trabalhos científicos que exigem paciência e longas investigações. Sua imaginação em geral é pobre, mas em troca, a memória é bem desenvolvida. A sensibilidade é lenta, e mesmo tendo bom coração, falta-lhe entusiasmo e coragem de expandir-se. Evita qualquer mudança repentina, e facilmente pode tornar-se um tipo egoísta, absorvido por suas coisas e pela busca da comodidade própria. Seu comportamento é de timidez, não raro comporta-se como adolescente, embora seja adulto.
GRUPO SAÚDE AGRADECE... CINARA DULCIMAR IRLENE ROZELE...................OBRIGADA...

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

A preveno da recada apostila
A preveno da recada apostila A preveno da recada apostila
A preveno da recada apostila Nucleo Nacional
 
Palestra temperamentos
Palestra temperamentosPalestra temperamentos
Palestra temperamentosLuis Araujo
 
Saúde Mental - Igreja ADCG
Saúde Mental - Igreja ADCGSaúde Mental - Igreja ADCG
Saúde Mental - Igreja ADCGLucas Parisi
 
Saúde mental da mulher e seus reflexos na
Saúde mental da mulher e seus reflexos naSaúde mental da mulher e seus reflexos na
Saúde mental da mulher e seus reflexos naGisele Cortoni Calia
 
Como Lidar com as emoções
Como Lidar com as emoçõesComo Lidar com as emoções
Como Lidar com as emoçõesDora Guiseline
 
Palestra Depressão e Ansiedade
Palestra Depressão e AnsiedadePalestra Depressão e Ansiedade
Palestra Depressão e AnsiedadeRenata Pimentel
 
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMACOMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMADr. Walter Cury
 
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRPalestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRAlessandra Gonzaga
 
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio - dezembro 2014 - policia...
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio -  dezembro 2014 - policia...Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio -  dezembro 2014 - policia...
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio - dezembro 2014 - policia...Dr. Icaro Alves Alcântara
 
Raízes de rejeição
Raízes de rejeiçãoRaízes de rejeição
Raízes de rejeiçãoMinerva Souza
 
Maturidadeemocional
MaturidadeemocionalMaturidadeemocional
MaturidadeemocionalManoel Gamas
 
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slides
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slidesManejo clínico com o paciente dependente químico - slides
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slidesRenanMF
 

La actualidad más candente (20)

A preveno da recada apostila
A preveno da recada apostila A preveno da recada apostila
A preveno da recada apostila
 
Ansiedade
AnsiedadeAnsiedade
Ansiedade
 
Palestra temperamentos
Palestra temperamentosPalestra temperamentos
Palestra temperamentos
 
Saúde Mental - Igreja ADCG
Saúde Mental - Igreja ADCGSaúde Mental - Igreja ADCG
Saúde Mental - Igreja ADCG
 
Saúde mental da mulher e seus reflexos na
Saúde mental da mulher e seus reflexos naSaúde mental da mulher e seus reflexos na
Saúde mental da mulher e seus reflexos na
 
Como Lidar com as emoções
Como Lidar com as emoçõesComo Lidar com as emoções
Como Lidar com as emoções
 
Depressao Infantil
Depressao InfantilDepressao Infantil
Depressao Infantil
 
Depressão e infância
Depressão e infânciaDepressão e infância
Depressão e infância
 
Palestra Depressão e Ansiedade
Palestra Depressão e AnsiedadePalestra Depressão e Ansiedade
Palestra Depressão e Ansiedade
 
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMACOMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA
COMO FAZER A REFORMA ÍNTIMA
 
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRPalestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
 
Automutilação.
Automutilação.Automutilação.
Automutilação.
 
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio - dezembro 2014 - policia...
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio -  dezembro 2014 - policia...Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio -  dezembro 2014 - policia...
Palestra stress, ansiedade, depressão e suicídio - dezembro 2014 - policia...
 
Citologia - Depressao
Citologia - DepressaoCitologia - Depressao
Citologia - Depressao
 
Amor próprio
Amor próprioAmor próprio
Amor próprio
 
Depressão infantil
Depressão infantilDepressão infantil
Depressão infantil
 
Raízes de rejeição
Raízes de rejeiçãoRaízes de rejeição
Raízes de rejeição
 
Ciência do perdão
Ciência do perdãoCiência do perdão
Ciência do perdão
 
Maturidadeemocional
MaturidadeemocionalMaturidadeemocional
Maturidadeemocional
 
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slides
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slidesManejo clínico com o paciente dependente químico - slides
Manejo clínico com o paciente dependente químico - slides
 

Destacado

65677659 aula-teste-de-temperamentos
65677659 aula-teste-de-temperamentos65677659 aula-teste-de-temperamentos
65677659 aula-teste-de-temperamentosLidiane Menezes
 
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesusAntonio Ferreira
 
A mentira e seus desdobramentos
A mentira e seus desdobramentosA mentira e seus desdobramentos
A mentira e seus desdobramentosPAULO DOMINGUES
 
O que o ato conjugal significa para o homem tim e beverly lahaye
O que o ato conjugal significa para o homem   tim e beverly lahayeO que o ato conjugal significa para o homem   tim e beverly lahaye
O que o ato conjugal significa para o homem tim e beverly lahayeAristoteles Rocha
 
Tim la haye casados mas felizes
Tim la haye   casados mas felizesTim la haye   casados mas felizes
Tim la haye casados mas felizesMaressa Almeida
 
Preparando-se Para O Casamento - John Piper
Preparando-se Para O Casamento - John PiperPreparando-se Para O Casamento - John Piper
Preparando-se Para O Casamento - John PiperBeatrizIBorges
 
Tim lahaye temperamento controlado pelo espirito [resumo]
Tim lahaye   temperamento controlado pelo espirito [resumo]Tim lahaye   temperamento controlado pelo espirito [resumo]
Tim lahaye temperamento controlado pelo espirito [resumo]Bolland
 
Procuram-se Lideres na Família
Procuram-se Lideres na FamíliaProcuram-se Lideres na Família
Procuram-se Lideres na FamíliaDaniel Faria Jr.
 
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃO
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃOAPARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃO
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃOPr Ivair Augusto
 

Destacado (20)

65677659 aula-teste-de-temperamentos
65677659 aula-teste-de-temperamentos65677659 aula-teste-de-temperamentos
65677659 aula-teste-de-temperamentos
 
1 dons espirituais testes
1 dons espirituais testes1 dons espirituais testes
1 dons espirituais testes
 
Personalidade carater ou teperamento
Personalidade   carater ou teperamentoPersonalidade   carater ou teperamento
Personalidade carater ou teperamento
 
Os quatro gigantes da alma
Os quatro gigantes da alma Os quatro gigantes da alma
Os quatro gigantes da alma
 
Palestra Walsiara Maffei
Palestra Walsiara MaffeiPalestra Walsiara Maffei
Palestra Walsiara Maffei
 
Depressão verde
Depressão verdeDepressão verde
Depressão verde
 
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus
7015065 evangelico-tim-lahaye-um-homem-chamado-jesus
 
A mentira e seus desdobramentos
A mentira e seus desdobramentosA mentira e seus desdobramentos
A mentira e seus desdobramentos
 
Cabelos Legais
Cabelos LegaisCabelos Legais
Cabelos Legais
 
O casamento
O casamentoO casamento
O casamento
 
O que significa ser crente
O que significa ser crenteO que significa ser crente
O que significa ser crente
 
Lição 6 - O Papel do Marido na Família
Lição 6 - O Papel do Marido na FamíliaLição 6 - O Papel do Marido na Família
Lição 6 - O Papel do Marido na Família
 
O que o ato conjugal significa para o homem tim e beverly lahaye
O que o ato conjugal significa para o homem   tim e beverly lahayeO que o ato conjugal significa para o homem   tim e beverly lahaye
O que o ato conjugal significa para o homem tim e beverly lahaye
 
Tim la haye casados mas felizes
Tim la haye   casados mas felizesTim la haye   casados mas felizes
Tim la haye casados mas felizes
 
Cultura bíblica
Cultura bíblicaCultura bíblica
Cultura bíblica
 
Preparando-se Para O Casamento - John Piper
Preparando-se Para O Casamento - John PiperPreparando-se Para O Casamento - John Piper
Preparando-se Para O Casamento - John Piper
 
Evangelho de São Mateus
Evangelho de São MateusEvangelho de São Mateus
Evangelho de São Mateus
 
Tim lahaye temperamento controlado pelo espirito [resumo]
Tim lahaye   temperamento controlado pelo espirito [resumo]Tim lahaye   temperamento controlado pelo espirito [resumo]
Tim lahaye temperamento controlado pelo espirito [resumo]
 
Procuram-se Lideres na Família
Procuram-se Lideres na FamíliaProcuram-se Lideres na Família
Procuram-se Lideres na Família
 
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃO
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃOAPARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃO
APARÊNCIA PESSOAL DO CRISTÃO
 

Similar a Temperamento....9.7.11.....grupo saúde

Similar a Temperamento....9.7.11.....grupo saúde (20)

Data de nascimento
Data de nascimentoData de nascimento
Data de nascimento
 
Com que letra_comeca
Com que letra_comecaCom que letra_comeca
Com que letra_comeca
 
Conheça ao que diz a letra inicial do seu nome
Conheça ao que diz a letra inicial do seu nomeConheça ao que diz a letra inicial do seu nome
Conheça ao que diz a letra inicial do seu nome
 
Com que letra comeca
Com que letra comecaCom que letra comeca
Com que letra comeca
 
Com que letra comeca o seu nome
Com que letra comeca o seu nomeCom que letra comeca o seu nome
Com que letra comeca o seu nome
 
Significado de sua inicial
Significado de sua inicialSignificado de sua inicial
Significado de sua inicial
 
Significado de sua inicial
Significado de sua inicialSignificado de sua inicial
Significado de sua inicial
 
Letra
LetraLetra
Letra
 
Temperamentos
TemperamentosTemperamentos
Temperamentos
 
A letra do seu Nome
A letra do seu NomeA letra do seu Nome
A letra do seu Nome
 
A Letra do Seu nome (Diz algo sobre você)
A Letra do Seu nome (Diz algo sobre você)A Letra do Seu nome (Diz algo sobre você)
A Letra do Seu nome (Diz algo sobre você)
 
Temperamentos _Sathler
Temperamentos _SathlerTemperamentos _Sathler
Temperamentos _Sathler
 
Psicologia do nascimento
Psicologia do nascimentoPsicologia do nascimento
Psicologia do nascimento
 
Letranome
LetranomeLetranome
Letranome
 
De que árvore você caiu
De que árvore você caiuDe que árvore você caiu
De que árvore você caiu
 
Personalidade Fleumático e o Cristão
Personalidade Fleumático e o CristãoPersonalidade Fleumático e o Cristão
Personalidade Fleumático e o Cristão
 
De que arvore
De que arvoreDe que arvore
De que arvore
 
De que arvore voce caiu
De que arvore voce caiuDe que arvore voce caiu
De que arvore voce caiu
 
De que arvore voce caiu
De que arvore voce caiuDe que arvore voce caiu
De que arvore voce caiu
 
De que árvore você caiu?
De que árvore você caiu?De que árvore você caiu?
De que árvore você caiu?
 

Más de Cinara Aline

A criança interior ferida
A criança interior feridaA criança interior ferida
A criança interior feridaCinara Aline
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipe Trabalho em equipe
Trabalho em equipe Cinara Aline
 
Palestra limites e afeto
Palestra limites e afeto Palestra limites e afeto
Palestra limites e afeto Cinara Aline
 
Workshop Autoestima
Workshop Autoestima Workshop Autoestima
Workshop Autoestima Cinara Aline
 
Aula motivacional grupo de estudo para concurso público
Aula motivacional grupo de estudo para concurso públicoAula motivacional grupo de estudo para concurso público
Aula motivacional grupo de estudo para concurso públicoCinara Aline
 
Apresentação drogas
Apresentação drogasApresentação drogas
Apresentação drogasCinara Aline
 
Auto iluminação
Auto iluminação Auto iluminação
Auto iluminação Cinara Aline
 
Auto iluminação
Auto iluminação Auto iluminação
Auto iluminação Cinara Aline
 
Relação com o Divino
Relação com o DivinoRelação com o Divino
Relação com o DivinoCinara Aline
 
Coerencia cardiaca
Coerencia cardiacaCoerencia cardiaca
Coerencia cardiacaCinara Aline
 
Planos Dualista e Unificado
Planos Dualista e UnificadoPlanos Dualista e Unificado
Planos Dualista e UnificadoCinara Aline
 
O processo de tornar-se o que se É
O processo de tornar-se o que se ÉO processo de tornar-se o que se É
O processo de tornar-se o que se ÉCinara Aline
 

Más de Cinara Aline (20)

Educar com afeto
Educar com afetoEducar com afeto
Educar com afeto
 
A criança interior ferida
A criança interior feridaA criança interior ferida
A criança interior ferida
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipe Trabalho em equipe
Trabalho em equipe
 
Palestra limites e afeto
Palestra limites e afeto Palestra limites e afeto
Palestra limites e afeto
 
Workshop Autoestima
Workshop Autoestima Workshop Autoestima
Workshop Autoestima
 
Aula motivacional grupo de estudo para concurso público
Aula motivacional grupo de estudo para concurso públicoAula motivacional grupo de estudo para concurso público
Aula motivacional grupo de estudo para concurso público
 
Apresentação drogas
Apresentação drogasApresentação drogas
Apresentação drogas
 
Amar e educar
Amar e educarAmar e educar
Amar e educar
 
Auto iluminação
Auto iluminação Auto iluminação
Auto iluminação
 
Auto iluminação
Auto iluminação Auto iluminação
Auto iluminação
 
Autoestima
AutoestimaAutoestima
Autoestima
 
Hipnose
HipnoseHipnose
Hipnose
 
Relação com o Divino
Relação com o DivinoRelação com o Divino
Relação com o Divino
 
Prosperidade
ProsperidadeProsperidade
Prosperidade
 
Dharma
DharmaDharma
Dharma
 
Crenças
CrençasCrenças
Crenças
 
Mecanica quantica
Mecanica quanticaMecanica quantica
Mecanica quantica
 
Coerencia cardiaca
Coerencia cardiacaCoerencia cardiaca
Coerencia cardiaca
 
Planos Dualista e Unificado
Planos Dualista e UnificadoPlanos Dualista e Unificado
Planos Dualista e Unificado
 
O processo de tornar-se o que se É
O processo de tornar-se o que se ÉO processo de tornar-se o que se É
O processo de tornar-se o que se É
 

Temperamento....9.7.11.....grupo saúde

  • 1. Descubra seu temperamento GRUPO SAÚDE................09.07.11 CINARA, DULCIMAR, IRLENE E ROZELE
  • 2. DESCUBRA SEU TEMPERAMENTO Marque com um "X" a questão que se adapta a você. 01- ( ) Gosta da natureza? 02- ( )Tende para a melancolia, sentimentalismo? 03- ( ) É tímido, suscetível, indeciso, escrupuloso, desanima facilmente? 04- ( ) Possui senso prático desenvolvido? 05- ( ) Tem pouco interesse pelo mundo inteiro (sentimento, emoção, etc.)? 06- ( ) É difícil reconciliar-se? 07- ( ) Gosta da eloqüência, possui talento oratório? 08- ( ) Gosta de ruminar acontecimentos passados?
  • 3. 09- ( ) É violento? 10- ( ) Gosta de novidades? 11- ( ) É impulsivo? 12- ( ) É otimista, geralmente bem humorado? 13- ( ) É cordial, exuberante, arrasta os outros com palavras e o exemplo? 14- ( ) Os outros o consideram autoritário? 15- ( ) Gosta da solidão?
  • 4. 16- ( ) Possui grande capacidade de trabalho? 17- ( ) Sente necessidade intensa de ação em múltiplas direções? 18- ( ) É pessoa de hábitos? 19- ( ) Gosta de uma vida simples, que reduz o mais possível as necessidades? 20- ( ) É calmo, objetivo, com humor igual? 21- ( ) Confia mais na prática do que na teoria? 22- ( ) É tenaz e perseverante? 23- ( ) Possui senso teórico? 24- ( ) Gosta de vida mundana?
  • 5. 25- ( ) Gosta de zomba-ria, da ironia com fundo de ceticismo? 26- ( ) É “enciumentado” e fechado? 27- ( ) Tem reputação de pessoa corajosa? 28- ( ) Gosta das teorias dos sistemas abstratos? 29- ( ) Possui senso de humor? 30- ( ) É conhecido como leal e franco? 31- ( ) Goza de reputação de pessoa delicada e cortês? 32- ( ) Respeita os princípios e gosta de relembrá-los?
  • 6. Marque abaixo todos os números que você assinalou no questionário. A linha que tiver maior número de respostas assinaladas revelará seu temperamento dominante. A coluna que obtiver o segundo lugar representará seu temperamento subdominante. COLÉRICO 04 05 07 09 10 11 12 14 16 17. SANGÜÍNEO 04 05 10 13 20 21 24 27 29 31. MELANCÓLICO 01 02 03 06 08 15 18 19 26 32. FLEUMÁTICO 18 19 20 22 23 25 27 28 30 32.
  • 7. TEMPERAMENTOS É muito importante que cada um saiba qual é seu temperamento dominante para entender o porque de suas relações e reações, diante das diferentes circunstâncias da vida. A seguir citamos os quatro principais tipos:
  • 8. COLÉRICO: O colérico excita-se imediatamente e com veemência diante de qualquer acontecimento. Reage violentamente e a impressão gravada em seu psíquico, permanece por logo tempo. Ë uma personalidade combativa. Manifesta-se nele a aspiração à grandeza, ao heroísmo, à perfeição. Busca ser eminente, despreza o comum e é resoluto e constante em seus empreendimentos. Encontra prazer em superar os obstáculos, pois as dificuldades só fazem aumentar nele a vontade de vencer. Faz tudo com rapidez, aplicação e ordem. Fala rápido e conciso e não agüenta ficar sem fazer nada.
  • 9. Tem inteligência penetrante, raciocínio seguro e sua vontade é forte. É o homem das grandes paixões e não tolera a covardia ou qualquer espécie de inferioridade. É talhado para ser chefe, pois possui o instinto sobre os outros. Seu desejo é mandar organizar e dirigir grandes movimentos populares. No reverso da medalha encontramos um certo orgulho acompanhando sua personalidade. O colérico tem grande estima de si mesmo e de suas qualidades pessoais. Justifica e até julga dignas de aprovação as próprias faltas. Acha que sempre está com a razão, não gosta que o contradigam e quer ter sempre a última palavra. É ambicioso e autoritário e rejeita o auxílio dos outros.
  • 10. Empenha-se em diminuir e perseguir os que se atravessam em seu caminho, não raro, com meios pouco nobres. Sente-se ferido profundamente quando é envergonhado ou humilhado. Prefere a morte à humilhação. Outro ponto fraco da personalidade do colérico é a ira. Por vezes é conduzido ao furor e daí ao ódio. Pode fazer recriminação injusta ou exagerada e interpretar mal as intenções do próximo. Jamais esquece as ofensas. É capaz, levado a ira, de pôr em risco a saúde, bens, emprego, e até as melhores amizades. É sensível e duro, intelectual, tem por assim dizer, duas inteligências mas um só coração. Permanece por isso indiferente diante dos que sofrem e, se for útil para si, não vacila em espezinhar a felicidade alheia.
  • 11. Sangüíneo: Uma pessoa de temperamento sangüíneo impressiona-se rapidamente e sua reação é instantânea. A superficialidade é uma de suas características mais marcantes, por isso, suas impressões não duram muito tempo. Para o sangüíneo, água passada não toca moinho. Não tem facilidade para estudos profundos, nem muito poder de concentração. Está em mobilidade permanente. O sangüíneo é, antes de qualquer coisa, um inconstante: das lágrimas para o riso com a maior facilidade. O mesmo sucede com sua opinião. Por qualquer motivo abandona seus propósitos. Sua afetividade é forte, por isso é muito inclinado à dedicação ao próximo.
  • 12. Os interesses do sangüíneo fixam-se de preferência nos objetivos exteriores. Dá muita atenção à elegância no vestir, à ordem na casa e à polidez no trato. Fala com vivacidade e facilidade, gosta de ver e ouvir tudo e meter a trela em todos os assuntos. É otimista, não liga muito para as dificuldades e confia sempre no sucesso. Mas também se as coisas vão mal, consola-se facilmente dos fracassos. Gosta de pregar peças, e julga que todos têm que suportar suas brincadeiras. Procura afastar naturalmente tudo o que poderia entristecê-lo ou amargurar-lhe a vida. Não é dado a grandes paixões, e quando se apaixona, é fogo de palha. No sangüíneo, a vaidade é um defeito capital.
  • 13. Gosta muito de exibir-se bem vestido. Adora aparecer. É narcisista, não dá descanso aos espelhos e até aos vidros de portas e janelas. Nada o faz mais feliz do que receber elogios, mesmo que não sinceros. É muito inclinado à inveja e ao ciúme. Procura sempre as companhias que mais o promovam. Aborrece, tudo o que lhe exige esforço, e "gozar a vida" é seu lema. A inconstância do sangüíneo é um perigo: as estatísticas mostram que a maioria das falências é devido ao temperamento sangüíneo dos gerentes.
  • 14. MELÂNCOLICO: Os acontecimentos exteriores não impressionam muito uma pessoa de temperamento melancólico. Suas reações também são muito débeis. Entretanto, embora a impressão seja fraca, perdura por logo tempo em sua personalidade. As impressões na alma do melancólico assemelham-se a uma estaca, a qual à força de pancadas, penetra fundamente e se torna inabalável. Pontos fortes do melancólico são: afetividade e reflexão. Sempre volta a considerar o passado e busca a explicação dos acontecimentos até as últimas causas. Seu coração está sempre cheio de afetos e desejos indefiníveis, mas não deixa transparecer nada exteriormente. O melancólico ama a solidão.
  • 15. Gosta de trancar-se dentro de si mesmo e fugir do barulho do mundo. Não é inclinado a observar as pessoas, nem saúda os amigos na rua. Considera o mundo e seus acontecimentos pelo mais triste. A saudade, especialmente, é uma disposição constante de seu espírito. É reservado e tem pouco poder de comunicação, mas considera-se feliz quando encontra alguém, que o saiba ouvir e interpretar, pois é desajeitado e impreciso ao falar. Gosta de adiar as decisões porque teme o fracasso.
  • 16. É homem das oportunidades perdidas. Se tiver que atravessar um rio, enquanto seus companheiros, os coléricos e os sangüíneos, já estão no outro lado, ele ainda está pensando como é que ele vai se meter na água. Ponto fraco do melancólico é o pessimismo. Para ele, as coisas vão sempre de mal a pior. Por causa disso é muito desanimado e abdica facilmente das dificuldades.
  • 17. FLEUMÁTICO: O fleumático se impressiona pouco e reage pouco ou nada. Se alguma impressão fica, é de pouca duração. Tem forte dose de afetividade, mas não gosta de demonstrá-la. É o temperamento da lentidão. Seu desinteresse pelas coisas que acontecem ao seu redor é quase completo. Trabalha lentamente, mas com assiduidade e constância. Não se perturba, nem se irrita facilmente, não se preocupa muito em organizar sua vida, nem tão pouco em organizar seus deveres.
  • 18. Pode ser levado a excessos na comida e na bebida, pois sua vontade é fraca. Entretanto, normalmente permanece tranqüilo e discreto em seu canto. Em geral, o fleumático é dotado de boa inteligência, com propensão à análise, à reflexão e à crítica. Gosta de trabalhos científicos que exigem paciência e longas investigações. Sua imaginação em geral é pobre, mas em troca, a memória é bem desenvolvida. A sensibilidade é lenta, e mesmo tendo bom coração, falta-lhe entusiasmo e coragem de expandir-se. Evita qualquer mudança repentina, e facilmente pode tornar-se um tipo egoísta, absorvido por suas coisas e pela busca da comodidade própria. Seu comportamento é de timidez, não raro comporta-se como adolescente, embora seja adulto.
  • 19. GRUPO SAÚDE AGRADECE... CINARA DULCIMAR IRLENE ROZELE...................OBRIGADA...