SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 21
Descargar para leer sin conexión
Modelo Comportamental
Modelo Comportamental Surgiu a partir da década de 1950, como uma nova visão da  teoria administrativa  baseada no comportamento humano nas organizações. A  abordagem comportamental  – também chamada de  behaviorista  (em função do  behaviorismo  na psicologia) – marca a mais forte ênfase nas  ciências do comportamento  na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais. Conceito de comportamento: Comportamento  é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.
Origens da Teoria Comportamental A Teoria Comportamental  representa um desdobramento da  Teoria das Relações Humanas . Os reflexos da  Teoria Clássica da Administração  originaram os estudos dos comportamentos dos trabalhadores, na sua individualidade e na convivência em grupo (Kurt Lewin 1890-1947), com base no conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanicista dos autores clássicos.  Em 1947  Herbert A. Simon  publica o livro  Comportamento Administrativo  que marca o início da  Teoria Comportamental  na  Administração e a inauguração da  Teoria das Decisões . O livro constitui um ataque aos princípios da  Teoria Clássica  e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da  Teoria das Relações Humanas.
Surge a Teoria Comportamental ,[object Object],[object Object],[object Object]
Motivação Humana Novas proposições Para explicar o  Comportamento Organizacional , a  Teoria Comportamental , fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da  motivação humana.  Assim um dos temas fundamentais da  Teoria Comportamental da Administração  é a  Motivação Humana,  campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Os  behavioristas  verificaram que o administrador precisa conhecer as  necessidades humanas  para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
As Necessidades Humanas A Hierarquia das Necessidades de  Abraham Maslow(1908-1970)  apresenta uma  Teoria da Motivação  segundo a qual as  necessidades humanas  estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência e que pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas(necessidades fisiológicas) No topo da pirâmide estão as necessidades mais elevadas(auto-realização).
Hierarquia das Necessidades de Maslow Necessidades de auto-realização Necessidades de auto-estima Necessidades Sociais Necessidades de  Segurança Necessidades Fisiológicas Necessidades Secundárias Necessidades Primárias
Hierarquia das Necessidades de Maslow 1.Necessidades Fisiológicas: Constituem o nível mais baixo das necessidades humanas, mas de vital importância, como as necessidades de alimentação (fome e sede), sono, repouso(cansaço), abrigo (frio ou calor), desejo sexual etc. As necessidades  fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. São instintos que nascem com o indivíduo. São as necessidades mais preementes do ser-humano. Quando alguma destas necessidades não está satisfeita, ela domina a direção do comportamento. 2.Necessidades de Segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas, como as necessidades de segurança ou estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação, fuga ao perigo.
Hierarquia das Necessidades de Maslow 3.Necessidades Sociais:surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas( fisiológicas  e de  segurança ) encontram-se relativamente satisfeitas. Dentre as  necessidades sociais  estão a  necessidade de associação, participação, aceitação por parte dos companheiros, troca de amizade, afeto e amor. Quando não estão suficientemente satisfeitas, o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil com relação às pessoas que os cercam. Em nossa sociedade, a frustração das necessidades de amor e de afeição conduz à falta de adaptação social e à solidão.
Hierarquia das Necessidades de Maslow 4.Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê  e se avalia. Envolvem a auto-apreciação, auto-confiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. Incluem ainda o desejo de adequação, confiança perante o mundo, independência e autonomia. A sua satisfação conduz a sentimentos de autoconfiança, de valor, força, prestígio, poder, capacidade e utilidade. A sua frustração pode produzir sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo que, por sua vez, podem levar ao desânimo ou a atividades compensatórias.
Hierarquia das Necessidades de Maslow 5.Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e do autodesenvolvimento contínuo.  Essa tendência se expressa através do impulso que a pessoa tem para tornar-se sempre mais do que é, e de vir ser tudo o que pode ser.
Sistema Aberto X Motivação do Indivíduo Comportamento Estímulos Informação Energia Recursos Materiais Informação Energia Recursos Materiais Transformação Ou  Processamento Ambiente Ambiente Entrada Saída Retroação (Input) (Throughput) (Output) (Feedback) (Environment)
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg As pesquisas de Herzberg revelam que quando os  fatores higiênicos  são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. E quando os  fatores higiênicos  são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. Herzberg os chama de  fatores higiênicos  porque são essencialmente profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Ex: remédio para dor de cabeça: evitam a dor mas não melhoram a saúde. Por estarem relacionados com a insatisfação,  Herzberg  também os chama de  fatores insatisfacientes.
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg 2.  Fatores Motivacionais : ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os  fatores motivacionais  estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas. Quando os fatores motivacionais são precários, eles evitam a satisfação, desmotivando as pessoas .
Teoria X e Teoria Y ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Teoria X e Teoria Y ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Teoria X e Teoria Y ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Teoria X e Teoria Y ,[object Object],[object Object],[object Object]
Teoria X e Teoria Y ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Teoria X e Teoria Y e suas diferentes concepções sobre a Natureza Humana ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Teoria comportamental administracao
Teoria comportamental administracaoTeoria comportamental administracao
Teoria comportamental administracaoLeon Pires
 
Abordagem comportamental
Abordagem comportamentalAbordagem comportamental
Abordagem comportamentalMauro Loureiro
 
Abordagem Comportamental
Abordagem ComportamentalAbordagem Comportamental
Abordagem Comportamentalzalucty
 
Seminário apresentação tga
Seminário apresentação tgaSeminário apresentação tga
Seminário apresentação tgaramalho01
 
Teoria comportamental slide
Teoria comportamental  slideTeoria comportamental  slide
Teoria comportamental slideSabrina Suellen
 
Enfoque comportamental
Enfoque comportamentalEnfoque comportamental
Enfoque comportamentalhenrique42
 
Abordagem Comportamental
Abordagem ComportamentalAbordagem Comportamental
Abordagem Comportamentalrafaelpouzada
 
Enfoque comportamental
Enfoque comportamentalEnfoque comportamental
Enfoque comportamentalRodrigo Silva
 
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéias
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das IdéiasResenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéias
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéiasadmetz01
 
Teorias motivacionais trabalho
Teorias motivacionais trabalho Teorias motivacionais trabalho
Teorias motivacionais trabalho Dea Acig
 
Motivação teorias de conteúdo
Motivação teorias de conteúdoMotivação teorias de conteúdo
Motivação teorias de conteúdoFábio Costa
 
Aula 5 - Teoria das Relações Humanas
Aula 5  - Teoria das Relações HumanasAula 5  - Teoria das Relações Humanas
Aula 5 - Teoria das Relações HumanasProf. Leonardo Rocha
 
Teoria das Relações Humanas
Teoria das Relações HumanasTeoria das Relações Humanas
Teoria das Relações HumanasMara Izidoro
 
Teoria das relações humanas e comportamental
Teoria das relações humanas e comportamentalTeoria das relações humanas e comportamental
Teoria das relações humanas e comportamentalThales Guimaraes
 
Resenha: Teoria das Relações Humanas
Resenha: Teoria das Relações HumanasResenha: Teoria das Relações Humanas
Resenha: Teoria das Relações Humanasadmetz01
 

La actualidad más candente (19)

Teoria comportamental administracao
Teoria comportamental administracaoTeoria comportamental administracao
Teoria comportamental administracao
 
Abordagem comportamental
Abordagem comportamentalAbordagem comportamental
Abordagem comportamental
 
Abordagem Comportamental
Abordagem ComportamentalAbordagem Comportamental
Abordagem Comportamental
 
5 abordagem comportamental
5   abordagem comportamental5   abordagem comportamental
5 abordagem comportamental
 
Seminário apresentação tga
Seminário apresentação tgaSeminário apresentação tga
Seminário apresentação tga
 
Teoria comportamental slide
Teoria comportamental  slideTeoria comportamental  slide
Teoria comportamental slide
 
Enfoque comportamental
Enfoque comportamentalEnfoque comportamental
Enfoque comportamental
 
Abordagem Comportamental
Abordagem ComportamentalAbordagem Comportamental
Abordagem Comportamental
 
Enfoque comportamental
Enfoque comportamentalEnfoque comportamental
Enfoque comportamental
 
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéias
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das IdéiasResenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéias
Resenha - Teoria Comportamental: Teoria das Idéias
 
Teorias motivacionais trabalho
Teorias motivacionais trabalho Teorias motivacionais trabalho
Teorias motivacionais trabalho
 
01 maslow herzberg vroom
01 maslow  herzberg vroom01 maslow  herzberg vroom
01 maslow herzberg vroom
 
Teorias Motivacionais - Maslow e Alderfer
Teorias Motivacionais - Maslow e AlderferTeorias Motivacionais - Maslow e Alderfer
Teorias Motivacionais - Maslow e Alderfer
 
Motivação teorias de conteúdo
Motivação teorias de conteúdoMotivação teorias de conteúdo
Motivação teorias de conteúdo
 
Aula 5 - Teoria das Relações Humanas
Aula 5  - Teoria das Relações HumanasAula 5  - Teoria das Relações Humanas
Aula 5 - Teoria das Relações Humanas
 
Abordagem humanística
Abordagem humanísticaAbordagem humanística
Abordagem humanística
 
Teoria das Relações Humanas
Teoria das Relações HumanasTeoria das Relações Humanas
Teoria das Relações Humanas
 
Teoria das relações humanas e comportamental
Teoria das relações humanas e comportamentalTeoria das relações humanas e comportamental
Teoria das relações humanas e comportamental
 
Resenha: Teoria das Relações Humanas
Resenha: Teoria das Relações HumanasResenha: Teoria das Relações Humanas
Resenha: Teoria das Relações Humanas
 

Destacado (15)

119127311 2638.comportamentalismo
119127311 2638.comportamentalismo119127311 2638.comportamentalismo
119127311 2638.comportamentalismo
 
Trabalho slides behavorismo 2014
Trabalho slides behavorismo 2014Trabalho slides behavorismo 2014
Trabalho slides behavorismo 2014
 
Behaviorismo ss
Behaviorismo ssBehaviorismo ss
Behaviorismo ss
 
Behaviorismo
Behaviorismo Behaviorismo
Behaviorismo
 
Teorias Psicologia Secxx
Teorias Psicologia SecxxTeorias Psicologia Secxx
Teorias Psicologia Secxx
 
Comportamento Respondente - Ivan Pavlov
Comportamento Respondente - Ivan PavlovComportamento Respondente - Ivan Pavlov
Comportamento Respondente - Ivan Pavlov
 
Behaviorismo comportamento respondente
Behaviorismo comportamento respondenteBehaviorismo comportamento respondente
Behaviorismo comportamento respondente
 
Aula II Os grandes sistemas teóricos em psicologia
Aula II   Os grandes sistemas teóricos em psicologiaAula II   Os grandes sistemas teóricos em psicologia
Aula II Os grandes sistemas teóricos em psicologia
 
Aprendizagem no Condicionamento Operante
Aprendizagem no Condicionamento OperanteAprendizagem no Condicionamento Operante
Aprendizagem no Condicionamento Operante
 
Teoria Comportamental
Teoria  ComportamentalTeoria  Comportamental
Teoria Comportamental
 
Teoria Behaviorista
Teoria BehavioristaTeoria Behaviorista
Teoria Behaviorista
 
Teorias Behavioristas
Teorias BehavioristasTeorias Behavioristas
Teorias Behavioristas
 
Skinner slides
Skinner   slidesSkinner   slides
Skinner slides
 
Behaviorismo
BehaviorismoBehaviorismo
Behaviorismo
 
O Behaviorismo
O BehaviorismoO Behaviorismo
O Behaviorismo
 

Similar a Modelo comportamental2733

Similar a Modelo comportamental2733 (20)

Abordagem comportamental
Abordagem comportamentalAbordagem comportamental
Abordagem comportamental
 
01 maslow herzberg vroom
01 maslow  herzberg vroom01 maslow  herzberg vroom
01 maslow herzberg vroom
 
Aula 03 - Teorias Humanísticas Gestão de Pessoas.pdf
Aula 03 - Teorias Humanísticas Gestão de Pessoas.pdfAula 03 - Teorias Humanísticas Gestão de Pessoas.pdf
Aula 03 - Teorias Humanísticas Gestão de Pessoas.pdf
 
Teoriade Relaes Humanas Power Point Erica
Teoriade Relaes Humanas Power Point EricaTeoriade Relaes Humanas Power Point Erica
Teoriade Relaes Humanas Power Point Erica
 
Teoriade relaeshumanas
Teoriade relaeshumanasTeoriade relaeshumanas
Teoriade relaeshumanas
 
AULA 08 - TURMAS FUND ADM 27 09 2019.ppt
AULA 08 - TURMAS FUND ADM 27 09 2019.pptAULA 08 - TURMAS FUND ADM 27 09 2019.ppt
AULA 08 - TURMAS FUND ADM 27 09 2019.ppt
 
Aula10
Aula10Aula10
Aula10
 
Ipes de setembro
Ipes de setembroIpes de setembro
Ipes de setembro
 
Adm ms 2012
Adm ms 2012Adm ms 2012
Adm ms 2012
 
AULA 08.pdf
AULA 08.pdfAULA 08.pdf
AULA 08.pdf
 
Aula 7 To Abordagem Comportamental da Administração
Aula 7   To Abordagem Comportamental da AdministraçãoAula 7   To Abordagem Comportamental da Administração
Aula 7 To Abordagem Comportamental da Administração
 
Motivacao
MotivacaoMotivacao
Motivacao
 
Teorias da Motivação
Teorias da MotivaçãoTeorias da Motivação
Teorias da Motivação
 
Atividade 10
Atividade 10Atividade 10
Atividade 10
 
Teorias motivacionais pontifícia universidade católica de …
Teorias motivacionais pontifícia universidade católica de …Teorias motivacionais pontifícia universidade católica de …
Teorias motivacionais pontifícia universidade católica de …
 
Motivacao
MotivacaoMotivacao
Motivacao
 
Direção
DireçãoDireção
Direção
 
Apostila 01 rh 02
Apostila 01 rh 02Apostila 01 rh 02
Apostila 01 rh 02
 
TEORIA COMPORTAMENtAL DA ADMINISTRAÇÃO.pptx
TEORIA COMPORTAMENtAL DA ADMINISTRAÇÃO.pptxTEORIA COMPORTAMENtAL DA ADMINISTRAÇÃO.pptx
TEORIA COMPORTAMENtAL DA ADMINISTRAÇÃO.pptx
 
339
339339
339
 

Modelo comportamental2733

  • 2. Modelo Comportamental Surgiu a partir da década de 1950, como uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações. A abordagem comportamental – também chamada de behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia) – marca a mais forte ênfase nas ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais. Conceito de comportamento: Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.
  • 3. Origens da Teoria Comportamental A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas . Os reflexos da Teoria Clássica da Administração originaram os estudos dos comportamentos dos trabalhadores, na sua individualidade e na convivência em grupo (Kurt Lewin 1890-1947), com base no conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanicista dos autores clássicos. Em 1947 Herbert A. Simon publica o livro Comportamento Administrativo que marca o início da Teoria Comportamental na Administração e a inauguração da Teoria das Decisões . O livro constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.
  • 4.
  • 5. Motivação Humana Novas proposições Para explicar o Comportamento Organizacional , a Teoria Comportamental , fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental da Administração é a Motivação Humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Os behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
  • 6. As Necessidades Humanas A Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow(1908-1970) apresenta uma Teoria da Motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência e que pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas(necessidades fisiológicas) No topo da pirâmide estão as necessidades mais elevadas(auto-realização).
  • 7. Hierarquia das Necessidades de Maslow Necessidades de auto-realização Necessidades de auto-estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Fisiológicas Necessidades Secundárias Necessidades Primárias
  • 8. Hierarquia das Necessidades de Maslow 1.Necessidades Fisiológicas: Constituem o nível mais baixo das necessidades humanas, mas de vital importância, como as necessidades de alimentação (fome e sede), sono, repouso(cansaço), abrigo (frio ou calor), desejo sexual etc. As necessidades fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. São instintos que nascem com o indivíduo. São as necessidades mais preementes do ser-humano. Quando alguma destas necessidades não está satisfeita, ela domina a direção do comportamento. 2.Necessidades de Segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas, como as necessidades de segurança ou estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação, fuga ao perigo.
  • 9. Hierarquia das Necessidades de Maslow 3.Necessidades Sociais:surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas( fisiológicas e de segurança ) encontram-se relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais estão a necessidade de associação, participação, aceitação por parte dos companheiros, troca de amizade, afeto e amor. Quando não estão suficientemente satisfeitas, o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil com relação às pessoas que os cercam. Em nossa sociedade, a frustração das necessidades de amor e de afeição conduz à falta de adaptação social e à solidão.
  • 10. Hierarquia das Necessidades de Maslow 4.Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação, auto-confiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. Incluem ainda o desejo de adequação, confiança perante o mundo, independência e autonomia. A sua satisfação conduz a sentimentos de autoconfiança, de valor, força, prestígio, poder, capacidade e utilidade. A sua frustração pode produzir sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo que, por sua vez, podem levar ao desânimo ou a atividades compensatórias.
  • 11. Hierarquia das Necessidades de Maslow 5.Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e do autodesenvolvimento contínuo. Essa tendência se expressa através do impulso que a pessoa tem para tornar-se sempre mais do que é, e de vir ser tudo o que pode ser.
  • 12. Sistema Aberto X Motivação do Indivíduo Comportamento Estímulos Informação Energia Recursos Materiais Informação Energia Recursos Materiais Transformação Ou Processamento Ambiente Ambiente Entrada Saída Retroação (Input) (Throughput) (Output) (Feedback) (Environment)
  • 13.
  • 14. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg As pesquisas de Herzberg revelam que quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. E quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. Herzberg os chama de fatores higiênicos porque são essencialmente profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Ex: remédio para dor de cabeça: evitam a dor mas não melhoram a saúde. Por estarem relacionados com a insatisfação, Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.
  • 15. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg 2. Fatores Motivacionais : ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas. Quando os fatores motivacionais são precários, eles evitam a satisfação, desmotivando as pessoas .
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21.