Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Arte século xx 5º período

309 visualizaciones

Publicado el

Art Nouveau, Art Déco e Arte Moderna

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Arte século xx 5º período

  1. 1. Art Noveau Estilo Art Nouveau: Elementos de Decoração A Linha “Chicotada”: A França, como a Bélgica, assiste ao triunfo da linha assimétrica e de seus jogos contratados. Esse dinamismo se exprime mais no ritmo e nos contrarritmos gráficos ou plásticos da linha “chicotada” do que em outros pontos. Expressão do movimento da linha “chicotada” do que em outros pontos. Expressão do movimento e da vida, ao inverso da decoração estática do ecletismo, o ornamento art nouveau vai se inspirar estreitamente no naturalismo, pregado outrora por Viollet-le-Duc, mas também se afirmar como símbolo da estrutura. A Flora: a primeira tendência, de início explorada pela escola de Nancy, encontra no repertório vegetal e em seus recursos lineares o penhor de uma relação intimista com a natureza desta conserva-se sobretudo o seu princípio de vida e de fecundidade, os botões de flores por exemplo, com uma insistência particular no estado orgânico da matéria. Ondulações, entrecruzamentos de caules, efeitos de superfície espinhosos, nodosos ou mosqueados se associam à evocação, em geral simplificada, da papoula, do cardo, da parreira, da espiga de milho, da umbela, do lírio, da ipomeia, da orquídea e do crisântemo vindo da arte japonesa. A Fauna: além dos nenúfares, o japonesismo introduz o mundo aquático das libélulas, das rãs, das borboletas; o simbolismo, o emprego das marchetarias escritas. A Mulher: aos motivos florais e animais, associa-se a mulher: outro símbolo, tanto pelo sexo e pela ondulação de suas linhas como pela cabeleira, do principio elementar de vida. A Tendência à Abstração: Em Paris, em alguns artistas como Guimard, a segunda tendência, menos naturalista ou menos descritiva, tira do mundo vegetal apenas um grafismo criador de formas orgânicas que tendem à abstração. A fusão e depois a estreita união do ornato com a estrutura passam então por ondulações e torções que submetem o material, ferro, ferro fundido, vidro ou pedra, ao seu objetivo. (DUCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.200.) Agência Bancária e Correios (Budapeste, Hungria) Obra-Prima de Odon Lechner Galeria Lafayette (Paris, França)
  2. 2. Atividades 1) Indique as principais características da Art Nouveau. 2) Explique como a Art Nouveau rompe com o historicismo da arte do século XIX. 3) Leia o texto abaixo e responda: Independente das variações de tempo e espaço, o Art Nouveau tem certas características constantes: 1) A temática naturalista (flores e animais); 2) a utilização de motivos icônicos e estilísticos, e até tipológicos, derivados da arte japonesa; 3) a morfologia: arabescos lineares e cromáticos; preferência pelos ritmos baseados na curva e suas variantes (espiral, voluta etc), e, na cor, pelos tons frios, pálidos, transparentes, assonantes, formados por zonas planas ou eivadas, irisadas, esfumadas; 4) a recusa da proporção e do equilíbrio simétrico, e a busca de ritmos “musicais”, com acentuados desenvolvimentos na altura ou largura e andamentos geralmente ondulados e sinuosos; 5) o propósito evidente e constante de comunicar por empatia um sentido de agilidade, elasticidade, leveza, juventude e otimismo. A difusão dos traços estilísticos essenciais do Art Nouveau se dá por meio de revistas de arte e moda, do comércio e seu aparato publicitário, das exposições mundiais e espetáculos. (ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 199-202) a) Indique as influências da arte japonesa no Art Nouveau. b) Quais os principais elementos decorativos utilizados na Art Nouveau. c) Como o estilo Art Nouveau propagou-se pelo mundo? 4) Analise o quadro Fatalidade de Jan Toorop e identifique os elementos da pintura Art Nouveau. 5) Descreva as “femmes fatales” encontrados no estilo artístico de Alphonse Mucha. Fatalidade – Jan Toorop (1893). Técnica: Giz e lápis sobre papel. Dimensões: 60 cm x 75 cm. Localização: Rijksmuseum (Holanda). As Estações – Alphonse Mucha
  3. 3. Art Déco Estilo Art Déco: Elementos de Decoração A Geometrização: o advento do estilo art déco, consagrado em Paris pela exposição internacional de Artes Decorativas de 1925, corresponde a um sensível recuo do repertório vegetal. As ondulações lineares inspiradas pela flora são substituídas por combinações de formas geométricas. Tal escolha de geometrização deve-se à incidência do cubismo sobre as artes decorativas: movimento pictórico e depois escultural ligado a uma busca analítica e objetiva da forma. Mas, de um modo geral, a influência do cubismo consistirá apenas numa geometrização superficial da ornamentação tradicional, com a exceção de alguns decoradores e arquitetos de vanguarda em cujas obras predominarão as imbricações de ângulos e o grafismo geométrico. Em alguns, o despojamento das superfícies será acompanhado da predileção pelo ângulo reto, pelas cores primárias e pelas formas elementares, círculo, retângulo, triângulo, de acordo com as pesquisas pictóricas do neoplasticismo e do construtivismo. Outro movimento artístico, o futurismo, exaltação da velocidade e da máquina, acentua a simplificação das formas e as pesquisas sobre o movimento. Arte Negra: ligado ao aparecimento do cubismo, o sucesso das artes africanas suscita o emprego das linhas quebradas, das espirais, das formas totem, do ébano e das lacas escuras. Motivos de Frutos e de Flores: embora fortemente estilizadas e transpostos ao gosto cubista, as rosas e os frutos subsistem em grande número, reagrupados em buquês, em guirlandas, em cestos ou reunidos por um pano. Sua renovação aproveita também a liberação da cor introduzida pelo fauvisme, movimento pictórico apaixonado pelos tons puros e por grandes camadas de tinta decorativas. Repuxo de Água: tema favorito, tem ampla participação com as palmas, os leques e as plumas nas composições de estilo “Mil e uma Noites”, introduzidas pelos temas e cenários dos balés russos. A Antiguidade: subsiste com suas figuras mitológicas, suas liteiras, seus suportes de mesa em forma de animais defrontados, mas também através de suas ordenações arquiteturais cujo sucesso aumentará nos anos 1930. (DUCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.210.) Anjo Esculpido em Buenos Aires (Argentina) Monumento ás Bandeiras (São Paulo, Brasil)
  4. 4. Atividades 1) Explique a origem do estilo Art Déco. 2) Indique quais as características estilísticas da Art Déco. 3) Quais os principais materiais utilizados na decoração do estilo Art Déco?. 4) Os arranha-céus Chrysler Building e o Empire State Building em Nova York foram construídos na década de 1930 nos Estados Unidos respectivamente por William Van Alen e pela firma Shreve, Lamb & Harmon. Quando concluídos respectivamente em 1930 e 1931 tornaram-se os maiores edifícios do mundo. Analisando as fachadas principais dos edifícios nova-iorquinos responda: a) Indique os elementos da Art Déco na sua estrutura e decoração externa. b) Relacione o estilo Art Déco à decoração de interiores. 5) Explique as influências do cubismo na Art Déco. 6) Indique as influências da arte clássica, egípcia, suméria, africana e asteca na Art Déco. 7) Sobre o monumento Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, responda: a) Identifique os autores responsáveis pela construção do monumento. b) Qual o contexto histórico da construção do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. c) Indique os elementos da Art Déco presentes na estrutura externa do monumento. d) Indique os elementos estruturais internos do monumento. e) Identifique os materiais de construção empregados na sua construção. f) O Cristo Redentor foi eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Quais são as outras seis Maravilhas do Mundo Moderno? g) O Cristo Redentor e o Monumento às Bandeiras são considerados Patrimônios Históricos. Conceitue Patrimônio Histórico. h) Explique qual a importância dos lugares de memória para uma nação.
  5. 5. Goiânia 1) Identifique os idealizadores, arquitetos, urbanistas e construtores responsáveis pela construção de Goiânia. 2) Analisando o mapa da cidade de Goiânia explique o modelo urbanístico utilizado em sua construção. 3) Indique as principais avenidas que compõem o “Manto de Nossa Senhora” do Centro de Goiânia. 4) Pesquise outras capitais estaduais do Brasil que foram planejadas para a construção. 5) Caracterize o estilo Art Déco típico das construções históricas de Goiânia.
  6. 6. 6) Quais as datas históricas importantes na edificação da cidade de Goiânia. 7) Indique as outras tentativas de mudança de capital estadual durante a história de Goiás e as cidades escolhidas. 8) Identifique os monumentos e edifícios públicos de Goiânia.
  7. 7. Brasília 1) Analisando o mapa da cidade de Brasília explique o modelo urbanístico utilizado em sua construção. 2) Identifique os edifícios públicos abaixo e suas respectivas funções:
  8. 8. 3) Qual o presidente, o arquiteto e o urbanista responsáveis pela construção de Brasília? 4) Pesquise outras capitais do mundo que também foram planejadas para a construção. 5) Identifique os monumentos e edifícios públicos de Brasília:

×