Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Os Caminhos do Empreendedor

280 visualizaciones

Publicado el

Entrevista com Empreendedor

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Os Caminhos do Empreendedor

  1. 1. Governo do Estado de Goiás Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu Colégio Estadual Polivalente Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida ENTREVISTA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORA Uruaçu-GO 2017
  2. 2. Os Caminhos do Empreendedor A entrevista deve ser feita, preferencialmente, fora do local de trabalho do entrevistado, para evitar interrupções. Todo deve ser programado para que a entrevista seja conduzida sob condições favoráveis. A prática tem demonstrado que os empreendedores acham a entrevista uma experiência interessante, pois lhes permite realizar uma reflexão sobre si mesmo e suas empresas. Deve-se garantir ao entrevistado que receberá uma cópia do trabalho que resultar da entrevista. Roteiro: Entrevista com Empreendedor Origem Fale um pouco sobre suas origens, sua família, pais, tios, primos. Existe alguém empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo? O que seus pais fazem? Você poderia falar um pouco sobre sua formação? Como foi na escola? Gostava de estudar? Como você aprende mais? Conceito de Si Como você se vê como pessoa?
  3. 3. Quais suas características pessoais mais importantes para a sua empresa? Visão Como surgiu a ideia de ser empreendedor? Como sua empresa começou? Você pensou sobre isso por muito tempo antes de realmente começar o negócio? Você já havia considerado a possibilidade de abrir um negócio como uma opção de vida? Conte-nos sobre seus primeiros tempos? O Trabalho como Empreendedor Como você identifica oportunidades? Como você aprende hoje? Tem um método próprio? Tem um sistema para a solução de problemas?
  4. 4. Como lida com o fracasso? Qual é o seu trabalho na empresa? Em que áreas você gosta de se concentrar? Você se envolve com a rotina, com as operações do dia-a-dia? Quantas pessoas se reportam a você? Você delega? Você é membro de grupos / conselhos de outras companhias? Como obtém informações sobre o que está acontecendo na empresa? E coo você controla as coisas? Qual o percentual de solução representado pela tecnologia do produto? Ou seja, a tecnologia do produto representa qual a porcentagem do sucesso da sua empresa? Energia Quantas horas você trabalha por dia? Trabalha aos sábados e domingos? Você tira férias?
  5. 5. Você pensa em se aposentar? Relações Que importância dá às relações internas e externas na empresa? E, para você, qual é a importância das relações externas? Quais contatos são mais importantes: fornecedores, clientes, pessoas de influência. Liderança Como você convence as pessoas a realizar o seu trabalho? Como você descreveria a si próprio como líder de sua companhia? Você poderia explicar como sua equipe se desenvolveu? Quais os métodos você desenvolveu para encorajar as pessoas a serem mais criativas? O que diria que é diferente na maneira como você comanda seus negócios? Para onde você direciona seus esforços ao comandar a empresa?
  6. 6. Você vê as coisas de forma diferente ou mudou seu estilo de gerenciamento desde que fundou sua empresa? O que lhe dá mais satisfação ao comandar uma empresa? O que pensa sobre o poder como instrumento do comando? Criatividade e Imaginação O que acha do erro? Como trata os colaboradores que erram? Sua empresa erra muito? O que lhe dá mais prazer no processo de empreender? O que o torna criativo? O quanto você diria que a imaginação é importante para o sucesso? O que é intuição para você? Qual a importância da intuição no seu negócio? A Empresa Qual o fator mais importante para o sucesso da sua empresa? Quais são as principais potencialidades e fraquezas de sua empresa?
  7. 7. Quais critérios você utilizaria na seleção de pessoal? Você tem descrição escrita dos trabalhos e políticas da empresa? Você estabelece metas? Qual é a posição de mercado dos seus produtos/serviços? Quais argumentos utiliza para persuadir os clientes a comprar seus produtos? Encerramento O que diria a alguém que está pensando em iniciar um negócio? Há algo mais que você gostaria de dizer, que nós não abordamos? Ideia da Empresa Descreva em 10 linhas a sua ideia de empresa, detalhando com bastante clareza: $ Produto e/ou serviço $ Quais são os clientes? $ Por que acha que o mercado é promissor? $ Por que acha que os clientes irão preferir o seu produto/serviço? $ Há quanto tempo está (ou estão) desenvolvendo essa ideia? $ Você (s) pretende (m) abrir uma empresa? $ Qual o ramo de atividade da empresa? $ Quais são suas qualificações, e de seus sócios, para abrir empresa nesta área?
  8. 8. $ Qual a sua motivação, e de sócios, para abrir empresa nesta área? $ Como planeja(m) conseguir o capital necessário? $ Quais iniciativas foram tomadas em direção à abertura do negócio? $ Você(s) tem contatos com pessoas da área? Que tipo de pessoas? $ Você(s) sabe(m) ler sobre a área do seu futuro negócio? Quais publicações? $ Você(s) sabe(m) quais são as três empresas mais importantes do ramo? $ Quantas horas por semana você pretende dedicar ao futuro empreendimento?
  9. 9. Referências COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1997. PRAZERES, Hélvio T. Cury. Administração Financeira na Pequena Empresa. Parte 1 e Parte 2. Viçosa: CPT, 2008.

×