Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Apresentação Priscila e Quédima

223 visualizaciones

Publicado el

Apresentação professoras Priscila Nepromucena e Quédima Almeida - E.M.Osmar Paiva Camelo

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Apresentação Priscila e Quédima

  1. 1. (Re) Contando histórias... E.M (04.30.013) Osmar Paiva Camelo Priscila Nepromucena e Quédima Almeida
  2. 2. Motivações
  3. 3. Objetivo Geral  Desenvolver a competência da escrita. Objetivos Específicos  Construir uma escrita adequada ao leitor e aos objetivos da comunicação, a partir da concepção de gêneros discursivos.  Desenvolver os processos de revisão e reescrita do próprio texto.
  4. 4. SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES  AULA 1  Gênero Textual: Conto  PROPOSTAS: Leitura do Conto “Chapeuzinho Vermelho” Contos de Grimm;  Atividade de sequência lógica;  Reescrita da História com duplas produtivas;  Confecção dos personagens e dramatização;
  5. 5.  AULA 2  Gênero Textual: História em quadrinhos  PROPOSTAS: Leitura e dramatização da História “Uma Chapeuzinho Vermelho” de Marjolaine Leray.  Reconstrução: Transformando em História em quadrinhos.  Lista das características físicas e morais de cada personagem;
  6. 6.  AULA 3  Gênero Textual: Carta PROPOSTAS: Escrita coletiva de uma carta onde o Lobo Mau se mostra arrependido de suas atitudes. Os alunos propuseram a escrita de uma carta resposta . Nesta carta Chapeuzinho e a Vovó convidam o Lobo para um delicioso chá da tarde e sugerem que ele traga para o lanche brigadeiros . Como sugestão de atividade para casa, cada aluno deverá trazer uma receita tradicional de sua família.
  7. 7.  AULA 4  Gênero Textual: Receita  PROPOSTAS: Leitura das receitas trazidas pelos alunos como proposta de atividade de casa.  Escrita da receita “Brigadeiro dos Lobos”;  Observação oral da estrutura do gênero.  Atividades interdisciplinares ;  Preparo da receita com a participação dos alunos;
  8. 8. Habilidades Desenvolvidas  Identificar a finalidade de diferentes gêneros discursivos;  Estabelecer, no texto, relação de causa e consequência;  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.  Distinguir e empregar os sinais de pontuação e acentuação;  Reconhecer a adequação de grafia de uma palavra;  Reconhecer e utilizar recursos coesivos em produções individuais e/ou coletivas.  Empregar mecanismo básicos de concordância nominal e verbal.
  9. 9. Auto Avaliação  Refletir sobre sua escrita ainda no rascunho, para que possa alterá-la antes de passar a limpo.  Após o aluno escrever seu texto, ele faz intervenções de autocorreção, de codificação ou de refacção e o aluno realiza as devidas modificações.
  10. 10. Reconstrução  Reconstruir é modificar o conteúdo da primeira versão de uma escrita realizada pelo aluno ou por qualquer outro autor. A atividade de reconstrução pode ser combinada com a reescrita. Por exemplo:  Reescrita de uma história, substituindo personagens ou mudando o final.

×