Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

[Conferência PR 2019] Usando o bounce-rate para alavancar suas vendas

34 visualizaciones

Publicado el

Wallan Machado - Head of SEO & Web Analytics da Westwing, falou sobre bouce-rate na Conferência E-Commerce Brasil Paraná 2019.
Saiba mais em https://eventos.ecommercebrasil.com.br/conferencia-parana/

Publicado en: Marketing
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

[Conferência PR 2019] Usando o bounce-rate para alavancar suas vendas

  1. 1. Wallan Machado | Head of SEO & Web Analytics Westwing Brasil UTILIZANDO O BOUNCE-RATE PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS?
  2. 2. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Sobre Wallan Machado Head de SEO & Web Analytics da Westwing, uma das principais empresas mundiais no ramo de Home & Living, Consultor de Marketing Digital | Mídia & Performance do e-commerce da maior empresa de entretenimento do Brasil, a Omelete Store, Consultor de Google Performance em uma das principais empresas de transporte rodoviário do Brasil, a Viação Águia Branca. Especialista em Web Analytics com Certificado Google Analytics Individual Qualification e com amplo domínio em Google Tag Manager, Omniture Adobe Analytics e Adobe Dynamic Tag Management, clusterização e estruturação de dados, com vários artigos publicados em portais com relevância no Marketing Digital como E-commerce Brasil e Digitalks. Possui certificação Google Ads Specialist, 3 Cases de Sucesso no Facebook/Instagram. Trabalhou no maior e-commerce de Vinhos da América Latina, a Wine.com.br durante 6 anos, e com o maior clube de Cervejas do Brasil, a Clubeer, atual Beer.com.br. Também é vocalista de banda, cover de Raimundos, chamada Rocktop.
  3. 3. Nome Palestrante WALLAN MACHADO O que é Bounce-Rate(Taxa de Rejeição)
  4. 4. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Bounce-rate é a porcentagem de usuários/clientes que visitaram uma página de seu site e fechou a aba do navegador sem nenhuma interação. Ok, está entendido? Não?
  5. 5. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Imagina-se agora na rua. Onde viu uma loja de óculos e decidiu entrar para ver se lhe interessava algum modelo. Olhou a vitrine e o mostruário, e logo em seguida, foi embora sem fazer nada. E fazer nada aqui, é nada mesmo, lê-se, nem falar com o atendente, provar algum óculos e nem pegar cartão da loja.
  6. 6. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Se identificou com istoÉ...em algum momento de nossas vidas, já fizemos algo do tipo, pra não dizer sempre hahaha
  7. 7. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Você entrou na loja de óculos (Visita na página) Viu a vitrine (Conteúdo da página) X Foi embora sem fazer nada (Rejeição sem interação) Bem mais claro, não é? Vamos prosseguir...
  8. 8. Nome Palestrante WALLAN MACHADO E com isso, às vezes atrelamos essa rejeição a uma campanha mal-sucedida ou alguma segmentação ruim! (E realmente tem GRANDES chances de ser esse o motivo!) Mas se houve análise e estudos sobre a segmentação, e ela está assertiva, a promoção está atrativa, e mesmo assim seu bounce-rate está elevado, o que pode ser? Ou mais, o que podemos fazer?
  9. 9. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Uma porcentagem alta de bounce-rate (geralmente acima de 50% para e-commerce) é bem ruim, significa que a página talvez não está passando ao usuário uma boa primeira impressão, e essa taxa de rejeição do site é a principal causa de perda de potenciais clientes.
  10. 10. Nome Palestrante WALLAN MACHADO E se você está investindo em publicidade… A perda é imensurável, soma-se a perda de dinheiro investido, perda de dinheiro em possíveis compras, perda de chance de bater a meta diária, perda de clientes em potencial, e mais uma série de dores de cabeça.
  11. 11. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Este abandono do site sem interação pode estar ligado a fatores importantíssimos como aparência, usabilidade, tempo de carregamento da página elevado, entre outros. Vamos então um a um explicar os problemas acarretados, e ferramentas para identificar estes pontos mais assertivamente.
  12. 12. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Usabilidade
  13. 13. Nome Palestrante WALLAN MACHADO O que seria isso? Falando em poucas palavras é a ARTE de criar um site totalmente voltado e pensado no usuário, onde vai navegar sem grandes esforços, com informações bem organizadas e que sejam facilmente encontradas, potencializando suas ações.
  14. 14. Nome Palestrante WALLAN MACHADO O seu site e/ou página estruturalmente pensou em tal? Aí vem a pergunta que vale 1 milhão...
  15. 15. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Você teve algum estudo em cima disso antes do lançamento de um site ou produto? Sabe onde seu usuário mais clica? Onde ele navega? Tempo de permanência dele de página? Posição dos elementos? Call to Action está visível, que cor é? Está com contraste visível? Remete mesmo a compra?
  16. 16. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Vários questionamentos interligados que parecem simples, mas são importantíssimos na jornada de compra, mas como fazer isso? Como saber isso?
  17. 17. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Map Tagging! Aqui mostramos a IMENSA importância do Web Analytics no seu negócio.
  18. 18. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Um tagging de todos os pontos do site, para você entender o comportamento do usuário na sua loja. Cada e-commerce tem suas particularidades, e por isso é extremamente importante taggear esses pontos e assim validar cada ponto de melhora ou mudança no site, tudo sempre mensurado e analisado em modo qualitativo e quantitativo com o devido cuidado em cada cenário.
  19. 19. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Será que vale a pena você deixar o Call to Action de tal cor, uma simples mudança de tom você pode evidenciar, atrair a atenção do usuário e aumentar a % de sua receita? Posição de produto? Preço com centavos ou sem centavos? Ele sabe que o produto em questão está em promoção? Ele está clicando no desconto para ver se tem mais produtos em promoção? Está usando a filtragem ou busca do seu site?
  20. 20. Nome Palestrante WALLAN MACHADO É extremamente importante, a construção de tagging de comportamento do seu site, e mais importante ainda é esta frase: Nunca despreze as métricas!
  21. 21. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Com que ferramentas posso fazer esse tagging? Google Tag Manager, Adobe Dynamic Tag Management e podemos mensurar com Adobe Analytics e Google Analytics, nativos da mesma empresa.
  22. 22. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Carregamento de páginas
  23. 23. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Este é um dos maiores causadores de bounce-rate no mercado! É preciso ter cuidado e atenção com o tempo de carregamento da sua página, verificar o peso de imagens, compactação de Java Script e CSS, se está aproveitando cache, fatores essenciais de performance de seu site, que na correria do dia-a-dia pode acabar passando despercebido, e que você só vai sentir quando atingir seu bolso, quando o seu bounce-rate está lá em cima e sua meta diária lá embaixo.
  24. 24. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Como podemos acompanhar esse tempo de carregamento de página? Existem ferramentas como Pingdom e GT Metrix, e uma com fácil entendimento diretamente do Google, chamada Page Speed Insights. Ele te passa um relatório detalhado de uma página, ou até mesmo seu site inteiro, de desempenho e nível de sua velocidade de 0 a 100, e ainda um relatório detalhado de otimizações para seu site e onde ele está pecando.
  25. 25. Nome Palestrante WALLAN MACHADO É extremamente importante pensar em todos os seus usuários e quais dispositivos ele vai estar acessando, e aonde. Também é necessário pensar pontos cruciais como: não são apenas usuários de grandes capitais que vão acessar seu site, pessoas de interior ou locais mais afastados, também podem ser seus potenciais clientes. E o Page Speed Insights te dá uma visão Desktop e Mobile separada, mostrando até os links problemáticos que estão atrapalhando sua velocidade.
  26. 26. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Qual o seria esse tempo ideal? O tempo de carregamento ideal vai depender do tamanho do seu e-commerce, de seu cartel de produtos, não tem um número mágico, e tentar sim manter o tempo menor possível. Em outras palavras mais simples, acompanhe seu Page Speed Insights, se ele está próximo ou acima de 90/100, com isso ele estará verde. As pessoas gostam de sites rápidos e o Google também, e isso é muito importante também para seu SEO (Mobile First Index).
  27. 27. Nome Palestrante WALLAN MACHADO E por onde você podemos começar as otimizações quanto a isso? Tempo de resposta do seu servidor, que é a raiz de tudo, o ideal é carregar até 0,1s. Lógico este seria um número perfeito, mas ultrapassando de 0,2 ou 0,3s já podemos começar ligar o sinal de alerta para possível redução. O que costuma ser um dos grandes vilões de velocidade da página é o não aproveitamento de cache do navegador, ele armazena no cache do navegador recursos estáticos e poupa tempo aos usuários que visitam seu site mais de uma vez.
  28. 28. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Se você trabalha com bases e segmentações de perfis, ou com publicidade paga, seu índice de usuários retornantes é bastante alto, e porque não otimizar essa parte? Se coloque no lugar do usuário, ninguém gosta de acessar uma página demorada, não gosta e também não tem paciência nenhuma, e você pode estar perdendo inúmeros clientes neste ponto. Você pode saber mais sobre otimizações no cache, aqui neste link!
  29. 29. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Design
  30. 30. Nome Palestrante WALLAN MACHADO O design é o primeiro impacto assim que termina o carregamento da página, o usuário vai ver o layout, e a partir daí ele vai navegar, procurar sobre preço, promoções e etc. Um design claro e não confuso, potencializa cada ação do usuário e vai de encontro com a usabilidade mencionada anteriormente, mostrando a importância de um profissional de UX no projeto.
  31. 31. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Onde podemos ver referências sobre layouts? Temos várias redes sociais voltadas ao design, onde destaco duas aqui: Behance e Dribbble. E de UX temos uma plataforma nacional, além de inúmeras gringas, onde podemos ficar antenados nas novidades, trocar idéias e experiências tupiniquins no Brasil UX Design, e que onde também você pode conhecer ou se tornar um colaborador na plataforma.
  32. 32. Nome Palestrante WALLAN MACHADO A intenção é de mostrar como podemos usar uma informação negativa como a taxa alta de bounce-rate para transformar essa informação valiosa em uma potencialidade de otimização e alavancar vendas no seu negócio. Mas, deixo-vos estes questionamentos:
  33. 33. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Por que esperar a taxa ser alta para otimizar estes pontos? Por que não incluí-los no processo de elaboração e construção do projeto?
  34. 34. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Mas, se o problema continuar acontecer mesmo com todos estes estudos, análises, e otimizações assertivas, o trecho de atenção não é em nenhum nestes pontos… O ponto de atenção é o tráfego desqualificado do seu site, e é um problema na segmentação de seu público!
  35. 35. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Analise cada canal de mídia, e sua taxa de bounce-rate, e sua estratégia utilizada, cada e-commerce tem uma especificidade, uma taxa de recompra, uma sazonalidade. Utilize o Web Analytics ao seu favor que crie segmentações inteligentes para o seu negócio, para assim gerar mais receitas e indicações para sua loja.
  36. 36. Nome Palestrante WALLAN MACHADO Que a força esteja com você! (Yoda, Mestre) Obrigado!https://www.linkedin.com/in/wallanmachado/ https://www.instagram.com/machadowallan/ wallanmachado@gmail.com

×