Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Complemento verbal

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Complemento verbal

  1. 1. Complemento verbal Objeto direto e objeto indireto E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Sujeito e predicado
  2. 2. Complemento verbal Complemento verbal é o termo que integra, ou seja, completa o significado de um verbo transitivo. Verbo transitivo é o verbo que tem o seu sentido integrado por um complemento.
  3. 3. O artista pintou um quadro . Ontem me lembrei de você . Nos exemplos acima percebemos que um quadro e de você integram o sentido dos verbos pintar e lembrar-se. Nas orações a seguir, identifique os complementos verbais: O senhor pelo menos leia a carta! Agora o carro pertence ao meu filho. Ele esqueceu a palavra mágica. Linda menina, eu vou com você.
  4. 4. Pedro nasceu. A embarcação partiu. Há verbos, por outro lado, que já têm um sentido completo, não necessitando de outras palavras. Ontem choveu. Verbo transitivo é o verbo que tem o seu sentido integrado por um complemento.
  5. 5. Objeto direto e objeto indireto O verbo que se liga ao seu complemento sem o uso de uma preposição é um verbo transitivo direto. Já o verbo que se liga ao seu complemento com o uso de uma preposição é um verbo transitivo indireto. Objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo sem o auxílio de preposição. Objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo com o auxílio de preposição.
  6. 6. Na tabela abaixo, separe os verbos classificando-os em transitivos diretos (VTD) , transitivos indiretos (VTI) e os objetos diretos (OD) e objetos indiretos (OI) : A - Pois sou rei e preciso voltar para o meu reinado. B - O senhor pelo menos leia a carta! C - Agora o reino pertence ao meu filho. D - Vim procurar uma amiga. A B C D OI OD VTI VTD
  7. 7. Sujeito e predicado
  8. 8. Como se classifica o predicado das frases abaixo (1º quadrinho)? “ Eu não sou apenas esposa!” “ Sou cozinheira.” “ Sou empregada.” “ Sou anfitriã.” Classifique o sujeito e o predicado da frase do último quadrinho: Despediria a cozinheira. Sujeito Predicado Classificação do Sujeito Classificação do predicado
  9. 9. <ul><li>Fonte: A Arte da palavra – 7º ano – Ed. AJS </li></ul><ul><li>Organização: Profª. Simone Peixoto Gomes </li></ul><ul><li>Orientação: Profª. Cláudia Márcia Sales </li></ul>

×