Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
Próximo SlideShare
Centríolos
Centríolos
Cargando en…3
×
1 de 19

Aula Centríolos e Ribossomos - Sistema de Canais e Cavidades

3

Compartir

Descargar para leer sin conexión

Aula sobre Centríolos, Ribossomos e Transporte de Endomembranas (sistema de canais e cavidades).

Libros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo

Aula Centríolos e Ribossomos - Sistema de Canais e Cavidades

  1. 1. Centríolos e Ribossomos – sistemas de canais e cavidades Profº: Felipe Jeronimo
  2. 2. Centríolos  Os centríolos são organelas não envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Estruturalmente, são constituídos por um total de nove trios de microtúbulos proteicos, que se organizam em cilindro. OBS: Fungos complexos, plantas superiores, nematoides, além de outros animais, não possuem centríolos.
  3. 3. Diplossomo e Centrossomo  Diplossomo é o nome que se dá a estrutura formada por dois centríolos dispostos perpendicularmente entre si.  Centrossomo é a região organizadora da divisão celular e, também, onde estão localizados os centríolos.
  4. 4. Aplicação da Divisão Celular  Centríolos estão envolvidos na organização do fuso mitótico e na conclusão da citocinese. Apesar de muitos seres vivos não necessitarem deles para a divisão.
  5. 5. Ciliogênese  Em organismos com flagelos e cílios, a posição dessas organelas é determinada pelo centríolo mãe, que se torna o corpo basal.
  6. 6. Ribossomos e Polissomos  Principal função é sintetizar fitas proteicas de RNA complementar e proteínas/enzimas a serem usadas, principalmente, no interior da célula.
  7. 7. Sistema de Canais e Cavidades  Retículo Endoplasmático: -Liso; -Rugoso;  Complexo de Golgi;  Lisossomos;  Peroxissomos;  Vacúolos;
  8. 8. Retículo Endoplasmático  Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com a carioteca. O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, e no transporte intracelular.
  9. 9. R.E. Rugoso  Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas, ele atua na produção de proteínas/enzimas celulares, além de modificações nessas proteínas. E o transporte dessas proteínas através do citoplasma, principalmente, para o C.Golgi.
  10. 10. R.E Liso  Síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e de esteroides. Essa organela é mais é muito desenvolvida em algumas células, como: hepatócitos, células das gônadas e nas células musculares(Ca).
  11. 11. Diferença microscópica
  12. 12. Complexo de Golgi  Nessa organela ocorrem a Glicolisação, síntese de carboidratos, empacotamento e secreção celular. Essa última, ocorre através de vesículas de transição.
  13. 13. Sistema de Endomembranas
  14. 14. Lisossomos  São bolsas membranosas produzidas pelo C.G, que contém enzimas digestivas em seu interior(nucleases, proteases, fosfatases, etc). *Importância do pH.
  15. 15. Função Heterofágica e Autofágica  Digerem o material do exterior, por fagocitose ou pinocitose.  Digerem material do interior celular.(Renovação celular)
  16. 16. Peroxissomos  São organelas que possuem Oxidases. Principal função é oxidação de ácidos graxos, para a síntese de colesterol.
  17. 17. Vacúolos  Uma bolsa membranosa presente em muitas células vegetais e animais. Sua função é armazenamento de água, íons, glicídios, proteínas, lipídios, gases, etc. Além de poderem armazenar, também, substâncias tóxicas.
  18. 18. Sobre o Curso  O Pré-Universitário Comunitário UFRJ é um projeto iniciado em 2003, que visa oferecer educação de qualidade no ensino médio e criar um ambiente de inclusão, auxiliando pessoas de todas as idades que não tiveram oportunidades e um bom ensino. Todos os professores e envolvidos no projeto são voluntários – universitários e profissionais de diversas áreas. Nossa ação imediata é ajudar os alunos a ingressarem nas universidades através do vestibular. No entanto, procuramos apoiá-los durante o início de sua vida universitária e profissional, contribuindo para que se tornem cidadãos críticos, conscientes e realizados.  O curso é auto-gestionado, e não há hierarquia. Professores e estudantes participam coletivamente das discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos a ajuda mútua entre todos os voluntários, e a inovação nas práticas em sala de aula. Além das aulas, os estudantes contam com aulas de campo, apoio psicológico, biblioteca e recebem a visita de profissionais de diversas áreas, que ministram palestras explicando as características de seu trabalho, as peculiaridades de cada curso e as possibilidades de carreira.  Localização: Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Cidade Universitária (Ilha do Fundão) em espaço cedido pela UFRJ. • Aulas: Sábados de 8h às 18h, e quinzenalmente aos domingos de 8h às 12h.  Email: contato@preuniversitarioufrj.com.br
  19. 19. Equipe de Biologia  Equipe de Biologia (2014)  Gerente: Felipe Jeronimo da Silva Romualdo  Professores: Eduardo Cabral Casado Lima, Jessica Bizarelo, Luana Gomes Carneiro, Thais de Abreu Ancelmé, Thiago Luiz de Barros Moreira e Thiago Manchester.  Site: http://biologiapu.blogspot.com.br/

×