Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Apresentação sobre o livro dom quixote de la mancha

6.054 visualizaciones

Publicado el

...

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Apresentação sobre o livro dom quixote de la mancha

  1. 1. Qual é o seu sonho?
  2. 2. “Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve” (Frase dita pelo Coelho em “Alice no país das maravilhas”)
  3. 3. Sonho Impossível Intérprete: MariaBethânia Compositor: Chico Buarque
  4. 4. O que é um livro pra você?
  5. 5. “O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez...”   (Jorge Luís Borges)
  6. 6. Dom QuixotedeLaManchaDom QuixotedeLaMancha Miguel deCervantes
  7. 7. Nasceu em Alcalá de Henares em 1547 ainda muito jovem feriu um nobre em um duelo e nesta época os duelos estavam proibidos e a sentença para os infratores era a amputação da mão direita, então Cervantes foge para Roma e fica sob a proteção de um cardeal com quem tinha laços de parentesco na corte romana Cervantes teve acesso a um mundo cultural extremamente rico e teve contato com importantes obras da literatura. Mapa da espanha
  8. 8. Mas Cervantes não se adaptou num ambiente de luxo e superficialidade e se alistou na divisão da marinha para combater na Batalha do Golfo de Lepanto. Cervantes se fere gravemente e perde os movimentos da mão esquerda, voltando então de Nápoles para a Espanha é feito prisioneiro por piratas turcos como sua família não tinha condições de pagar seu resgate, Cervantes foi escravo por 5 anos. Este período no cativeiro marcou sua vida e sua obra.
  9. 9. Umaobraprimacostumanos despertar umasensação de inquietude. “Cavaleiro daTriste Figura” “ Elingenio so hidaldo Do n Quijo te de La Mancha” : rebuscado, fantástico, excepcional. Teria Cervantesescrito algo quepudesse interessar também aleitoresdetenraidade?O nome do personagem principal deu origem aum adjetivo: “Quixotismo”.
  10. 10. Alonso Quijada de tanto ler novelasde cavalariapassaaviver conformeo queachaser correto, mudaseu nome esuavida, dedicando- seàmissão de restabelecer em seu mundo anobrezaea justiça. Tentando a despeito deser ridicularizado, alcançar seusobjetivos cavalheirescos
  11. 11. Por meio da incessante leitura Dom Quixote reconhece que sua vida não faz sentido, percebe que vive uma vida medíocre em função apenas de hábitos corriqueiros e de si próprio. Num dado momento ele desperta como de um sonho, mas na verdade ele “entra” num sonho, foge de sua realidade, e passa a viver a vida que quer viver. Assume um projeto para sua vida, abraçando para si as causas dos cavaleiros andantes que tanto o fascinaram nos livros, acreditando ser possível alcançar honra e glória desfazendo agravos por toda parte.
  12. 12. As novelas de cavalaria eram o gênero preferido na Espanha em meados de 1600. Pode-se atribuir o êxito da obra de Cervantes ao momento em que escreve a escreve, pois a sociedade se estrutura numa nova ordem e em Dom Quixote o personagem se reinventa num mundo que não é seu
  13. 13. “Enfim, tanto ele se engolfou nas suas leituras que lendo passava as noites de claro em claro e os dias de sol a sol; e, assim, do pouco dormir e muito ler se lhe secaram os miolos, de tal modo que veio aperder o juízo. Encheu-lhe a fantasia de tudo aquilo que lia nos livros, tanto de encantamentos como de contendas, batalhas, amores, borrascas e disparates impossíveis; de tal maneira que para ele não havia no mundo história mais verdadeira.”(Cervantes, 2002, p. 57)
  14. 14. Mas quem eram os fidalgos? Na idade média a sociedade se organizava em três grandes estamentos: Os que rezavam, os que trabalhavam a terra e os que guerreavam Mas no séc. XV a Península Ibérica inicia um período de paz , os fidalgos eram herdeiros desta casta guerreira que ficou praticamente sem função, eram a baixa nobreza de acordo com os costumes só podiam viver de suas terras. E assim se prendiam a uma glória que já não mais fazia sentido naquele momento.
  15. 15. Trecho do filme
  16. 16. ... Alonso Quijano, um velho fidalgo, éum expoentedesteestamento social deslocado. E assim quando enlouquece, resgataavelha armaduradeseu bisavô, setransformaem Dom QuixotedeLaManchaedecidesair em andançaspelo mundo com o propósito demudar um mundo quenão o agrada, queelenão quer e quenão podecompreender...
  17. 17. Não podemos considerar o Quixote uma simples paródia dos livros de cavalaria, pois existe um grande desequilíbrio entre a riqueza da escrita e o estilo de comédia para se referir a um tema grandioso. Essa contradição surge na figura de Sancho Pança, seu fiel escudeiro que se convence a acompanhar Dom Quixote, apesar de achar ambicioso demais seu projeto, acreditando na promessa de que ao término da empreitada se fará senhor de uma ilha. Lembremo-nos que Cervantes escreve o livro na época das grandes navegações, a sociedade está enlouquecida pela ambição de descobrir novas terras e mais ilhas ainda estariam por serem apropriadas como mérito de grandes feitos.
  18. 18. Qual é o seu sonho?
  19. 19. De que t amanho você é?
  20. 20. Dom Quixote Intérprete: Engenheirosdo Hawai Compositor: Chico Buarque
  21. 21. Vocêédo tamanho do seu sonho!
  22. 22. Atividades do Projeto • Exibição defilme(LínguaPortuguesa) • Leitura(LínguaPortuguesa) • Produção deHQ(Artes) • Teatro(Artes) • Leituradecordel(LínguaPortuguesa) • Biografiade Portinari (LínguaPortuguesa) • Esculturasdedom quixoteesancho pança(Artes) • Produção deilustrações(tela/ painel) (Artes)

×