Presentação da palestra "Questões Práticas sobre Preservação Digital" no evento IV Workshop Internacional em Ciência da Informação, no CID da UnB, no dia 7 de outubro de 2009.
6. QUEM É RESPONSÁVEL POR PRESERVAR A INFORMAÇÃO DIGITAL? Bibliotecas / Unidades de Informação Mantendo coleções para uso permanente, protegendo-as de ameaças, ou salvando-as e reparando-as para compensar seus impactos. (Webb, 2000) Instituições Arquivísticas Adotando medidas preventivas e corretivas objetivando minimizar a ação do tempo sobre o suporte físico da informação, assegurando sua disponibilidade. (Sant’Anna, 2001)
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16. Porque sem a aplicação das técnicas de preservação não existiria nenhuma garantia de acesso, confiabilidade, e integridade dos documentos ao longo do tempo, e nenhum benefício para as futuras gerações. POR QUE É IMPORTANTE PRESERVAR OS DOCUMENTOS DIGITAIS?
17.
18.
19. CRONOLOGIA DAS MÍDIAS DE ARMAZENAMENTO Cartões Perfuráveis 1970 Cassette Início 1980s Floppy Disk 5’’ Final 1980s Floppy Disk 3 ½ ’’ Início 1990s CD-ROM Final 1990s DVD Início 2000s Blu-ray; Hard drives Desde 2005
20.
21.
22. O QUE SIGNIFICAVA CONSERVAR A INFORMAÇÃO? Manter a possibilidade de acesso a mídias e sistemas de arquivamento tecnologicamente ultrapassados e em desuso. Atividade de manter os documentos indefinidamente no estado em que se encontram , aplicando-lhes elementos protetores para que não sejam afetados por circunstâncias externas. (VALLE, 1991)
23.
24. O QUE É UM DOCUMENTO DIGITAL? Um objeto físico , como uma codificação lógica, como objetos conceituais ou possuidores de significado para os humanos e como um conjunto de elementos essenciais que devem ser preservados para oferecer aos futuros usuários a essência do objeto. (UNESCO, 2003)
44. O QUE IMPLICA A ESTRATÉGIA DE MIGRAÇÃO? É muito mais complexa do que apenas transferir o bitstream de uma mídia para outra. A estrutura interna e o conteúdo do material devem ser preservados e transferidos igualmente para que, dessa forma, o “novo” objeto seja uma representação fiel do original.
45.
46. PDF/A Formato de depósito Formato de preservação Migrar para Não precisa O QUE IMPLICA A ESTRATÉGIA DE MIGRAÇÃO?
47.
48. O QUE IMPLICA A ESTRATÉGIA DE EMULAÇÃO? Preservação do dado no seu formato original , através de programas emuladores que poderiam imitar o comportamento de uma plataforma de hardware obsoleta, e emular o sistema operacional relevante. Uma técnica para garantir a longevidade do software .
65. superfície metadados Metadados (notas/marcação) Explicação Documentação Sistema operacional Software Documento Digital Emulador Especificação Software Original Um documento digital encapsulado (ROTHENBERG, 1995)