Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Geopolítica dos EUA

7.252 visualizaciones

Publicado el

Prof. Guilherme Lemos

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Geopolítica dos EUA

  1. 1. Ensino Médio Prof. Guilherme Lemos MUDANÇAS NA GEOPOLÍTICA ATUAL: IMPÉRIO ESTADUNIDENSE
  2. 2. CURIOSIDADE:
  3. 3. Doutrinas para legitimar sua expansão territorial:
  4. 4. Terminadas as Guerras Mundiais... • Os EUA emergiram como um novo centro do capitalismo mundial. • Por meio de uma poderosa força bélica. (Bombas Atômicas no final da 2ª Guerra Mundial). • Com receio de uma nova guerra nuclear, desde a segunda metade do século XX, vários tratados para proibir o uso de armas nucleares.
  5. 5. Tratado de Não Proliferação Nuclear 1970 – 188 países. TNP Tratado de Redução de Armas Estratégicas Mísseis de Longo Alcance START
  6. 6. RUMO À ORDEM MUNDIAL UNIPOLAR? • A força militar teve uma função importante para o êxito da hegemonia econômica dos EUA, que acabou por ser facilitada com a queda do socialismo.
  7. 7. Domínio sobre Organismos Internacionais. FMI BIRD EUA
  8. 8. PODER DE ATAQUE DOS EUA... • Década de 1990, os EUA realizaram diversas intervenções militares. • Com autorização da ONU: 1)- Guerra do Golfo (1991). 2)- Guerras Civis: - Somália - Haiti - Iugoslávia - Kosovo entre outros.
  9. 9. MAS EM SETEMBRO DE 2001...
  10. 10. DOUTRINA BUSH... • Criada para a Defesa contra o Terrorismo; • Elaborada em 2003; - Fundamento: “ Os EUA como superpotência, tinham o papel de proteger o mundo contra possíveis ameaças.”
  11. 11. DOUTRINA BUSH... - Fundamento: Doutrina Bush: ataques preventivos: Os EUA atacam o Afeganistão, depondo o governo Taleban, e o Iraque, depondo Sadam Hussein, no segundo caso, sem consentimento da ONU e com grande oposição internacional.
  12. 12. EIXO DO MAL: A MORTE DE KIM JONG - IL
  13. 13. EIXO DO MAL: PROGRAMA NUCLEAR: REALIDADE OU MENTIRA?
  14. 14. “PEDRA NO SAPATO”
  15. 15. ELEIÇÕES NOS EUA: - Os Estados Unidos elegem um presidente a cada quatro anos em eleições gerais realizadas em novembro. - Os candidatos começam a corrida para presidente, pelo menos de forma não oficial, dois anos antes das eleições.
  16. 16. ELEIÇÕES NOS EUA: - Esses dois candidatos – um democrata e um republicano – são escolhidos em uma série de eleições primárias realizadas na maioria dos estados na primeira parte do ano eleitoral. Eles são indicados formalmente em convenções partidárias.
  17. 17. ELEIÇÕES NOS EUA: Os EUA é uma “grande democracia” que representa uma população diversificada, multirracial e multiétnica. Os EUA têm um sistema presidencial (ao contrário do parlamentar) de governo democrático.

×