Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 14 Anuncio

Más Contenido Relacionado

A los espectadores también les gustó (11)

Anuncio

Similares a Podcast nas Línguas (20)

Más de EB 2,3 Rainha Santa Isabel - Carreira (20)

Anuncio

Más reciente (20)

Podcast nas Línguas

  1. 1. Podcast nas línguas Helena Felizardo ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGUES SEQUEIRA 21 DE ABRIL 2016
  2. 2. Podcast nas Línguas Oficina de formação 15 horas + 15 horas (trabalho autónomo) Cronograma Sessão N.º Dia Mês Sem. Inicio Horas 1 21 abril quinta 18h15 3 2 3 maio terça 18h15 3 3 12 maio quinta 18h15 3 4 24 maio terça 18h15 3 5 2 junho quinta 18h15 3 Total 15 Calendarização
  3. 3. Organização e planeamento da ação - Definição da estratégia de trabalho – Adesão à Comunidade G+; - Recursos de apoio à formação. Objetivos da ação - Refletir sobre a pertinência e o potencial das tecnologias digitais e da Web 2.0 no ensino e aprendizagem; - Selecionar, utilizar, produzir e disponibilizar conteúdos mediáticos (podcast, screencast, videocast…) no ensino-aprendizagem das línguas; - Conceber atividades centradas no aluno e na aprendizagem colaborativa, com recurso ao Podcast.
  4. 4. 4 Tecnologias na educação Perspetivas…
  5. 5. Tecnologias digitais em contexto educativo… diferentes perspetivas. Tipos de uso (Jonassen, 1998) Aprender SOBRE tecnologia Saber técnico. Capacidade de manusear as tecnologias digitais e compreender os conceitos envolvidos. Aprender através ou a partir das tecnologias. Ensino assistido por computador Metodologias tradicionais (centrado no professor) Aprender DA tecnologia Aprender COM tecnologia Competências de nível superior: pensar, agir, interagir, organizar e produzir informação. Pensamento crítico. Aprendizagem significativa.
  6. 6. As ferramentas tecnológicas assumem o papel de ferramentas cognitivas, que apoiam o processo de reflexão e de construção do conhecimento. São usadas como estratégia cognitiva de aprendizagem. (Jonassen, 1996) Aprender COM tecnologias
  7. 7. O que é um Podcast? • Para Primo (2005, p.17, citado por Bottentuit Junior & Coutinho, 2007) podcast “é um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos áudio na Internet”. Perspetiva técnica: • São ficheiros em formatos digitais (mp3, mp4…) que permitem armazenar músicas e arquivos de áudio num espaço relativamente pequeno. Podem ser guardados no computador e/ou disponibilizados na Internet e vinculados a um arquivo de informação (feed) que permite que se assinem programas, recebendo o utilizador as informações sem precisar ir ao site do produtor (Barros & Menta, 2007, citado por Bottentuit Junior & Coutinho, 2008). Ipod a) + castb) a) aparelho produzido pela Apple que reproduz mp3) b) Broadcast - transmissão • Segundo Moura e Carvalho (2006), o podcast é uma “forma de publicação de programas de áudio, vídeo e imagens na Internet” (p. 88).
  8. 8. O que é um Podcast? Perspetiva pedagógica O Podcast é uma tecnologia de oralidade, definida como um modo de produção/disseminação livre de programas distribuídos (…) e focados na reprodução de oralidade, também podendo veicular músicas/sons. Esta definição atende a demanda humana de pôr os Sujeitos como centro das elaborações educativas nos seus mais diversos âmbitos (Freire, 2013).
  9. 9. Tipos de Podcast? O Podcast insere-se no conceito de web 2.0 O utilizador não é apenas um consumidor mas também produtor de conteúdos • Vidcasts ou vodcasts (com vídeo); • Enhanced podcast (com imagens fixas); • Screencasts (com imagem capturada a partir de um ecrã); • Showcasts, Webcast…
  10. 10. Pertinência do Podcast no ensino das Línguas… A valorização gradual das competências de oralidade no ensino-aprendizagem da Língua Materna (Português). No âmbito do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), valoriza-se a compreensão oral e a produção oral “Os podcasts são uma ferramenta excelente no ensino de línguas estrangeiras, pois permitem aos alunos praticar a oralidade e a audição da pronúncia correta” (Moura & Carvalho, 2006). Os alunos quando produtores da informação sentem-se mais envolvidos e valorizam mais as aprendizagens, sobretudo se forem projetos coletivos.
  11. 11. Esquema baseado no Cone da Aprendizagem de Edgar Dale (1900-1985) In: Flicrk de Syilvia Duckworth 70% do que dizemos 50% do que ouvimos e vemos 30% do que vemos 20% do que ouvimos 10% do que lemos 90% do que dizemos e fazemos Pertinência do Podcast em Educação…
  12. 12. Como fazer Podcast? Planificar Guião: entrevista, exposição de um tema, simulação de uma emissão de rádio… Produzir Publicar Partilhar Redes Sociais Blogue Youtube ….
  13. 13. Referências bibliográficas: Bottentuit Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2007). Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte, disponível a partir de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7094. Bottentuit Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2008). Recomendações para produção de Podcast e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem, disponível a partir de http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/662/pdf. Freire, E. P. A. (2013). Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, 6 (1), 35-51 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt Moura, A., & Carvalho, A. A. A. (2010). Podcast: potencialidades na educação. Revista Prisma (3), disponível a partir de http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/623.

×