SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 19
Como administrar campanhas  em comparadores de preços  orientadas a ROI Agosto / 2010 [email_address] Ivan Gorski
Fórum Brasil 2010  e-commerce Conceitos Básicos (5 min) - Tracking de Campanhas  - ROI e ROI Invertido  - Administração de Budget - Comparadores de Preço Utilizando o ShoppingUOL na Prática (20 min) - Abrindo uma Nova Conta e Cadastrando Produtos - Trabalhando com XML ou Captura Automática - Analisando ROI Global e fazendo o 'Drill-Down' - Cortes de Performance (ROI Baixo) - Otimização de Posicionamento das Categorias (ROI Alto) - Considerações Finais Dúvidas / Perguntas (5 min)
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 5 Min O Funil de Vendas do e-commerce Exposição Impressão da Oferta Clique (Visita) Página do Produto Carrinho Colocou no Carrinho Pedido Comprou o Produto - Qual fonte de tráfego vende mais ? Em qual formato ? Qual produto ? - Qual é a melhor Landing Page (página do site) para mandar o tráfego ? - Quanto preciso investir ? - Onde é melhor anunciar ? Você está pronto para responder a essas perguntas ?
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 4 Min Tracking de Campanhas Rastrear o usuário através de COOKIE ou SESSÃO. É um programa web que vai controlar eventos e ações em função de agrupadores. Configuração Básica para e-commerce Visita (Clique Origem) Softwares Google Analytics (gratuito), Omniture, Predicta ou Proprietário Métricas Carrinho de Compras Venda Pagamento Origem Agrupadores Categoria Produto Peça Mídia
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 3 Min Trabalhando com ROI É a métrica utilizada para  medir a performance  do investimento (retorno). Utilizada pelos gestores de mídia para comparar alternativas de investimento. Fórmula Vendas:  R$ 80.000 Investimento:  R$ 5.000 Exemplo =  ROI de 16 100 / 16  =  6,25% Retorno do Investimento (ROI)  = Vendas Investimento
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 2 Min Gestão do BUDGET Em uma gestão do Budget orientada a ROI, deve-se  investir mais onde o retorno é maior . Categoria Invest. Vendas ROI Exemplo Mídia Notebooks $ 2.300 $ 23.000 10 Alternativa A Câmera Digital $ 1.000 $ 20.000 20 Filmadoras $ 500 $ 1.500 3 Notebooks $ 2.000 $ 30.000 15 Alternativa B Câmera Digital $ 50 $ 500 10 Filmadoras $ 100 $ 200 2 $ 1.000 x 20  = $ 20.000 $ 500 x 15  = $ 7.500 $ 27.500 / $ 1.500  =  ROI de 18,34 O ROI da Alternativa A é 11,71 $ 44.500 Vendas  /  $ 3.800 Investimento =  11,71 O ROI da Alternativa B é 14,27 $ 30.700 Vendas  /  $ 2.150 Investimento =  14,27
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 1 Min Comparadores e CPC O CPC afeta o seu posicionamento e isso altera a quantidade de cliques que você recebe. CPC 0,64 CPC 0,63 CPC 0,50 CPC 0,45 Custo 1000 cliques R$ 640 R$ 630 R$ 500 R$ 450 Valor do CPC 10,00 10,15 12,80 14,44 ROI p/ $ 6400
Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 1 Min CPC e Posicionamento: não existe certo e errado Posicionar melhor o seu anúncio depende da oferta, cada loja tem uma estratégia diferente.
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Sobre o ShoppingUOL O único comparador presente no UOL, maior portal da américa latina. Movimenta R$ 30 milhões em vendas mensais Mais de 5 milhões de ofertas http://www.shopping.uol.com.br
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Nova Conta no ShoppingUOL
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Novos Anunciantes 1) Descreva corretamente os produtos, incluindo "features" (ex.: Widescreen, Closed Caption etc) 2) Não cadastre produtos sem foto 3) Envie o tráfego diretamente à página do produto, jamais para home do seu site 4) Faça testes
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min XML e Captura Automática
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Captura Automática 1) Crie um XML específico para captura de ofertas 2) Crie uma ferramenta que te permita "cortar" produtos e categorias do XML 3) Informe preço à vista, com desconto, parcelado e condições no XML.
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Análise de ROI através do Drill-Down Conseguir medir investimento e receita em diferentes níveis da conta, permitindo a investigação. Nivel de Conta Nivel de Categoria Nivel de Oferta 10 14 6 18 2 6 28 ShoppingUOL Sub-Categoria Título da Oferta
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Corte de Categoria Identificar as categorias que não estão performando bem e suspender veiculação. Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 550 $ 5.500 10 0,55 1.000 A Computador $ 320 $ 3.840 12 0,40 800 A Netbook $ 825 $ 6.600 8 0,55 1.500 A MP3 Player $ 120 $ 840 7 0,40 300 A Livro $ 450 $ 1.800 4 0,15 3.000 $ 2.265 $ 18.580 8,20 6.600 TOTAL A $ 1.815 $ 16.780 9,25 3.600 TOTAL A $ 870 $ 9.340 10,73 1.800 TOTAL A
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Melhoria no Ranking Identificar as categorias que poderiam ter aumento de CPC e volume. Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 550 $ 5.500 10 0,55 1.000 A Computador $ 320 $ 3.840 12 0,40 800 $ 870 $ 9.340 10,73 1.800 TOTAL A Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 855 $ 8.250 9,65 0,57 1.500 A Computador $ 450 $ 4.800 10,66 0,45 1.000 $ 1.305 $ 13.050 10 2.500 TOTAL A Com aumento de volume, o ROI cai porém o tráfego e as vendas aumentam bastante.
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Aumentar o seu ROI 1) Preço, Disponibilidade, Prazo de Entrega e Frete Grátis afetam volume 2) Utilize o recurso de "Frete Grátis" e "Descontos" do ShoppingUOL 3) Verifique se a página do seu produto informa todas condições na primeira tela
ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Fluxos de Trabalho Veja abaixo os principais fluxos de trabalho recomendados para a gestão do tráfego orientada a ROI. SEMANAL MENSAL SEMESTRAL BUDGET INVESTIMENTO E VENDAS REVER BUDGET NÍVEL DE CONTA MONITORAR ROI NÍVEL CONTA + FORECAST ANÁLISE DE ROI POR CATEGORIA CORTE ROI BAIXO POR CATEGORIA AJUSTE ROI ALTO POR CATEGORIA ATUALIZAÇÃO LANCES DE CPC METAS ROI  POR ORIGEM
Dúvidas ? Ivan Gorski Gerente Comercial 11 3038-8208 [email_address] Felipe Malheiros Executivo Vendas 11 3038-8282 [email_address] Central do Anunciante: http://ca.shopping.uol.com.br/

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TV
Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TVRegulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TV
Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TVLucas Mattos
 
Apresentação emerging
Apresentação emergingApresentação emerging
Apresentação emergingflaviopagotto
 
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...Mariano De Faria
 
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018Samuel Gonsales
 
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018MILLENNIUM NETWORK®
 
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013VTEX
 
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!Rafael Forte
 
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...Felipe Pereira
 
Precifica [Digitalize-me]
Precifica [Digitalize-me]Precifica [Digitalize-me]
Precifica [Digitalize-me]Precifica
 
Redes de afiliados, vender pela internet. Como funciona venda por CPA
Redes de afiliados, vender pela internet.  Como funciona venda por CPARedes de afiliados, vender pela internet.  Como funciona venda por CPA
Redes de afiliados, vender pela internet. Como funciona venda por CPAMundo CPA
 
Framework Funil Pirata (AARRR)
Framework Funil Pirata (AARRR)Framework Funil Pirata (AARRR)
Framework Funil Pirata (AARRR)Leadster
 
Como a Rakuten pode te ajudar a vender - Rafael Bonfá
Como a Rakuten pode te ajudar a vender  - Rafael BonfáComo a Rakuten pode te ajudar a vender  - Rafael Bonfá
Como a Rakuten pode te ajudar a vender - Rafael BonfáRakuten Brasil
 
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce?
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce? Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce?
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce? VTEX
 
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério Gonçalves
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério GonçalvesRio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério Gonçalves
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério GonçalvesRio Info
 
Como aumentar a conversao no checkout magento
Como aumentar a conversao no checkout magentoComo aumentar a conversao no checkout magento
Como aumentar a conversao no checkout magentoMoip
 
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...E-Commerce Brasil
 
Vantagens de vender produtos por cpa
Vantagens de vender produtos por cpaVantagens de vender produtos por cpa
Vantagens de vender produtos por cpaMundo CPA
 
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?VTEX
 
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídia
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídiaComo pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídia
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídiaE-Commerce Brasil
 

La actualidad más candente (20)

Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TV
Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TVRegulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TV
Regulamento Concurso de Vendas - Rede Inter TV
 
Apresentação emerging
Apresentação emergingApresentação emerging
Apresentação emerging
 
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...
Palestra FNEC - Mariano Faria - Vtex - 40 dicas para aumento de conversão do ...
 
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018
Conferencia e-Commerce Brasil Minas 2018
 
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018
Palestra Samuel Gonsales - Conferência ECBR BH 2018
 
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013
Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013
 
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!
eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!
 
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...
Métricas e Indicadores T2 - 5. Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados ...
 
Precifica [Digitalize-me]
Precifica [Digitalize-me]Precifica [Digitalize-me]
Precifica [Digitalize-me]
 
Redes de afiliados, vender pela internet. Como funciona venda por CPA
Redes de afiliados, vender pela internet.  Como funciona venda por CPARedes de afiliados, vender pela internet.  Como funciona venda por CPA
Redes de afiliados, vender pela internet. Como funciona venda por CPA
 
Framework Funil Pirata (AARRR)
Framework Funil Pirata (AARRR)Framework Funil Pirata (AARRR)
Framework Funil Pirata (AARRR)
 
Como a Rakuten pode te ajudar a vender - Rafael Bonfá
Como a Rakuten pode te ajudar a vender  - Rafael BonfáComo a Rakuten pode te ajudar a vender  - Rafael Bonfá
Como a Rakuten pode te ajudar a vender - Rafael Bonfá
 
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce?
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce? Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce?
Planejamento: Como ele pode melhorar o resultado do seu e-Commerce?
 
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério Gonçalves
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério GonçalvesRio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério Gonçalves
Rio Info 2015 - Salão da Inovação - Paraná - Any Market - Rogério Gonçalves
 
Como aumentar a conversao no checkout magento
Como aumentar a conversao no checkout magentoComo aumentar a conversao no checkout magento
Como aumentar a conversao no checkout magento
 
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...
[Conferência RS 2018] Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para inves...
 
Vantagens de vender produtos por cpa
Vantagens de vender produtos por cpaVantagens de vender produtos por cpa
Vantagens de vender produtos por cpa
 
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?
PLANEJAMENTO: COMO ELE PODE MELHORAR O RESULTADO DO SEU E-COMMERCE?
 
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídia
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídiaComo pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídia
Como pensar campanhas sem ter muito dinheiro para investir em em mídia
 
InBox - Mídia de performance
InBox -  Mídia de performanceInBox -  Mídia de performance
InBox - Mídia de performance
 

Similar a Como administrar campanhas em comparadores de preços orientadas a ROI

Show Day MKT Digital - Marketing Digital
Show Day MKT Digital - Marketing Digital Show Day MKT Digital - Marketing Digital
Show Day MKT Digital - Marketing Digital Impacta Eventos
 
Campus Party 2010 Programa MercadoSócios
Campus Party 2010 Programa MercadoSóciosCampus Party 2010 Programa MercadoSócios
Campus Party 2010 Programa MercadoSóciosMercadoLivre.com
 
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce School
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce SchoolSer lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce School
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce SchoolRafael Campos
 
Como vender na internet e vencer as grandes lojas.
Como vender na internet e vencer as grandes lojas. Como vender na internet e vencer as grandes lojas.
Como vender na internet e vencer as grandes lojas. Ricardo Jordão Magalhaes
 
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...E-commerce Brasil
 
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça RibeiroDicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça RibeiroMóveis Usados Curitiba
 
Oportunidade na área de Marketing Digital
Oportunidade na área de Marketing Digital Oportunidade na área de Marketing Digital
Oportunidade na área de Marketing Digital Ronaldo Silva
 
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro Sabrina Ribeiro
 
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...E-Commerce Brasil
 
Marketing industrial - Tendências e desafios
Marketing industrial - Tendências e desafiosMarketing industrial - Tendências e desafios
Marketing industrial - Tendências e desafiosWill Sertório
 
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios.
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios. Os 10 principais desafios para os pequenos e médios.
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios. Rakuten Brasil
 
Planejamento financeiro para o e-commerce
Planejamento financeiro para o e-commercePlanejamento financeiro para o e-commerce
Planejamento financeiro para o e-commerceMoip
 
Apresentação pitch sistema gon
Apresentação pitch sistema gonApresentação pitch sistema gon
Apresentação pitch sistema gonMarley Noleto
 
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamentoE-Commerce Brasil
 
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de Sucesso
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de SucessoComo Criar uma Estratégia de Marketing Digital de Sucesso
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de SucessoBate Papo sobre Ecommerce
 
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...E-Commerce Brasil
 
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...E-Commerce Brasil
 

Similar a Como administrar campanhas em comparadores de preços orientadas a ROI (20)

Show Day MKT Digital - Marketing Digital
Show Day MKT Digital - Marketing Digital Show Day MKT Digital - Marketing Digital
Show Day MKT Digital - Marketing Digital
 
Apresentação show day ROI
Apresentação show day ROIApresentação show day ROI
Apresentação show day ROI
 
Campus Party 2010 Programa MercadoSócios
Campus Party 2010 Programa MercadoSóciosCampus Party 2010 Programa MercadoSócios
Campus Party 2010 Programa MercadoSócios
 
Negócios na Internet são Bons Negócios?
Negócios na Internet são Bons Negócios?Negócios na Internet são Bons Negócios?
Negócios na Internet são Bons Negócios?
 
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce School
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce SchoolSer lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce School
Ser lucrativo é possível - Palestra na Ecommerce School
 
Como vender na internet e vencer as grandes lojas.
Como vender na internet e vencer as grandes lojas. Como vender na internet e vencer as grandes lojas.
Como vender na internet e vencer as grandes lojas.
 
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...
BI e Marketing de Performance: como analisar e interpretar os dados com foco ...
 
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça RibeiroDicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas para sua loja vender pela internet - com Sabrina Graça Ribeiro
 
Oportunidade na área de Marketing Digital
Oportunidade na área de Marketing Digital Oportunidade na área de Marketing Digital
Oportunidade na área de Marketing Digital
 
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro
Dicas de Marketing - Treinamento Ciashop com Sabrina Graça Ribeiro
 
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...
[Marketplace Conference 2020| Live Edition] 10 dicas práticas para aumentar a...
 
Marketing industrial - Tendências e desafios
Marketing industrial - Tendências e desafiosMarketing industrial - Tendências e desafios
Marketing industrial - Tendências e desafios
 
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios.
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios. Os 10 principais desafios para os pequenos e médios.
Os 10 principais desafios para os pequenos e médios.
 
Planejamento financeiro para o e-commerce
Planejamento financeiro para o e-commercePlanejamento financeiro para o e-commerce
Planejamento financeiro para o e-commerce
 
Apresentação pitch sistema gon
Apresentação pitch sistema gonApresentação pitch sistema gon
Apresentação pitch sistema gon
 
Alphagel1
Alphagel1Alphagel1
Alphagel1
 
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento
[Conferência SC 2019] Marketing com pequeno budget por faixa de faturamento
 
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de Sucesso
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de SucessoComo Criar uma Estratégia de Marketing Digital de Sucesso
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital de Sucesso
 
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...
Marketplace Conference | Pricing: Formação e práticas de preço, política de d...
 
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...
Conferência E-Commerce Brasil SC 2018 - Quanto eu posso investir em mídia e m...
 

Más de iMasters

Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...
Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...
Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...iMasters
 
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta Fiat
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta FiatProdutividade com IBM Rational Team Concert na Conta Fiat
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta FiatiMasters
 
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...iMasters
 
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart Archiving
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart ArchivingSolução de Archiving Mais Inteligente - Smart Archiving
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart ArchivingiMasters
 
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentos
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentosInterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentos
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentosiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio Seixas
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio SeixasFórum E-commerce Brasil 2010: Fábio Seixas
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio SeixasiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio Kigiela
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio KigielaFórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio Kigiela
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio KigielaiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo Rodrigues
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo RodriguesFórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo Rodrigues
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo RodriguesiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchinFórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchiniMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo Tolda
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo ToldaFórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo Tolda
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo ToldaiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro Donati
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro DonatiFórum E-commerce Brasil 2010: Pedro Donati
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro DonatiiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor Senra
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor SenraFórum E-commerce Brasil 2010: Igor Senra
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor SenraiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex Hubner
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex HubnerFórum E-commerce Brasil 2010: Alex Hubner
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex HubneriMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio Vasconcelos
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio VasconcelosFórum E-commerce Brasil 2010: Julio Vasconcelos
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio VasconcelosiMasters
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh Varia
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh VariaFórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh Varia
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh VariaiMasters
 
InterACT2010: Eduard Starling - Case Twitterunners
InterACT2010: Eduard Starling - Case TwitterunnersInterACT2010: Eduard Starling - Case Twitterunners
InterACT2010: Eduard Starling - Case TwitterunnersiMasters
 
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex Pinheiro
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex PinheiroInterACT2010 Oficina de Advergames: Alex Pinheiro
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex PinheiroiMasters
 
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de Advergames
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de AdvergamesInterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de Advergames
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de AdvergamesiMasters
 
InterACT2010: Cláudio Henrique - MiniCurso Branded Content
InterACT2010:  Cláudio Henrique - MiniCurso Branded ContentInterACT2010:  Cláudio Henrique - MiniCurso Branded Content
InterACT2010: Cláudio Henrique - MiniCurso Branded ContentiMasters
 
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação Multissensorial
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação MultissensorialInterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação Multissensorial
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação MultissensorialiMasters
 

Más de iMasters (20)

Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...
Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...
Datawarehouse - Obtenha insights consistentes para o seu negócio: conheça o n...
 
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta Fiat
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta FiatProdutividade com IBM Rational Team Concert na Conta Fiat
Produtividade com IBM Rational Team Concert na Conta Fiat
 
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...
Appliance de Data Warehouse IBM Netezza: Analise de dados com velocidade supe...
 
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart Archiving
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart ArchivingSolução de Archiving Mais Inteligente - Smart Archiving
Solução de Archiving Mais Inteligente - Smart Archiving
 
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentos
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentosInterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentos
InterCon 2010 - Transmídia, igreja e relacionamentos
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio Seixas
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio SeixasFórum E-commerce Brasil 2010: Fábio Seixas
Fórum E-commerce Brasil 2010: Fábio Seixas
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio Kigiela
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio KigielaFórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio Kigiela
Fórum E-commerce Brasil 2010: Mauricio Kigiela
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo Rodrigues
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo RodriguesFórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo Rodrigues
Fórum E-commerce Brasil 2010: Rodrigo Rodrigues
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchinFórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo Tolda
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo ToldaFórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo Tolda
Fórum E-commerce Brasil 2010: Stelleo Tolda
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro Donati
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro DonatiFórum E-commerce Brasil 2010: Pedro Donati
Fórum E-commerce Brasil 2010: Pedro Donati
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor Senra
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor SenraFórum E-commerce Brasil 2010: Igor Senra
Fórum E-commerce Brasil 2010: Igor Senra
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex Hubner
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex HubnerFórum E-commerce Brasil 2010: Alex Hubner
Fórum E-commerce Brasil 2010: Alex Hubner
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio Vasconcelos
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio VasconcelosFórum E-commerce Brasil 2010: Julio Vasconcelos
Fórum E-commerce Brasil 2010: Julio Vasconcelos
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh Varia
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh VariaFórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh Varia
Fórum E-commerce Brasil 2010: Jinesh Varia
 
InterACT2010: Eduard Starling - Case Twitterunners
InterACT2010: Eduard Starling - Case TwitterunnersInterACT2010: Eduard Starling - Case Twitterunners
InterACT2010: Eduard Starling - Case Twitterunners
 
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex Pinheiro
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex PinheiroInterACT2010 Oficina de Advergames: Alex Pinheiro
InterACT2010 Oficina de Advergames: Alex Pinheiro
 
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de Advergames
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de AdvergamesInterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de Advergames
InterACT2010: Alex Pinheiro - MiniCurso de Advergames
 
InterACT2010: Cláudio Henrique - MiniCurso Branded Content
InterACT2010:  Cláudio Henrique - MiniCurso Branded ContentInterACT2010:  Cláudio Henrique - MiniCurso Branded Content
InterACT2010: Cláudio Henrique - MiniCurso Branded Content
 
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação Multissensorial
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação MultissensorialInterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação Multissensorial
InterACT2010: Andréa Hecksher - Comunicação Multissensorial
 

Como administrar campanhas em comparadores de preços orientadas a ROI

  • 1. Como administrar campanhas em comparadores de preços orientadas a ROI Agosto / 2010 [email_address] Ivan Gorski
  • 2. Fórum Brasil 2010 e-commerce Conceitos Básicos (5 min) - Tracking de Campanhas - ROI e ROI Invertido - Administração de Budget - Comparadores de Preço Utilizando o ShoppingUOL na Prática (20 min) - Abrindo uma Nova Conta e Cadastrando Produtos - Trabalhando com XML ou Captura Automática - Analisando ROI Global e fazendo o 'Drill-Down' - Cortes de Performance (ROI Baixo) - Otimização de Posicionamento das Categorias (ROI Alto) - Considerações Finais Dúvidas / Perguntas (5 min)
  • 3. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 5 Min O Funil de Vendas do e-commerce Exposição Impressão da Oferta Clique (Visita) Página do Produto Carrinho Colocou no Carrinho Pedido Comprou o Produto - Qual fonte de tráfego vende mais ? Em qual formato ? Qual produto ? - Qual é a melhor Landing Page (página do site) para mandar o tráfego ? - Quanto preciso investir ? - Onde é melhor anunciar ? Você está pronto para responder a essas perguntas ?
  • 4. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 4 Min Tracking de Campanhas Rastrear o usuário através de COOKIE ou SESSÃO. É um programa web que vai controlar eventos e ações em função de agrupadores. Configuração Básica para e-commerce Visita (Clique Origem) Softwares Google Analytics (gratuito), Omniture, Predicta ou Proprietário Métricas Carrinho de Compras Venda Pagamento Origem Agrupadores Categoria Produto Peça Mídia
  • 5. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 3 Min Trabalhando com ROI É a métrica utilizada para medir a performance do investimento (retorno). Utilizada pelos gestores de mídia para comparar alternativas de investimento. Fórmula Vendas: R$ 80.000 Investimento: R$ 5.000 Exemplo = ROI de 16 100 / 16 = 6,25% Retorno do Investimento (ROI) = Vendas Investimento
  • 6. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 2 Min Gestão do BUDGET Em uma gestão do Budget orientada a ROI, deve-se investir mais onde o retorno é maior . Categoria Invest. Vendas ROI Exemplo Mídia Notebooks $ 2.300 $ 23.000 10 Alternativa A Câmera Digital $ 1.000 $ 20.000 20 Filmadoras $ 500 $ 1.500 3 Notebooks $ 2.000 $ 30.000 15 Alternativa B Câmera Digital $ 50 $ 500 10 Filmadoras $ 100 $ 200 2 $ 1.000 x 20 = $ 20.000 $ 500 x 15 = $ 7.500 $ 27.500 / $ 1.500 = ROI de 18,34 O ROI da Alternativa A é 11,71 $ 44.500 Vendas / $ 3.800 Investimento = 11,71 O ROI da Alternativa B é 14,27 $ 30.700 Vendas / $ 2.150 Investimento = 14,27
  • 7. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 1 Min Comparadores e CPC O CPC afeta o seu posicionamento e isso altera a quantidade de cliques que você recebe. CPC 0,64 CPC 0,63 CPC 0,50 CPC 0,45 Custo 1000 cliques R$ 640 R$ 630 R$ 500 R$ 450 Valor do CPC 10,00 10,15 12,80 14,44 ROI p/ $ 6400
  • 8. Conceitos Básicos Tracking ROI Budget CPC 1 Min CPC e Posicionamento: não existe certo e errado Posicionar melhor o seu anúncio depende da oferta, cada loja tem uma estratégia diferente.
  • 9. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Sobre o ShoppingUOL O único comparador presente no UOL, maior portal da américa latina. Movimenta R$ 30 milhões em vendas mensais Mais de 5 milhões de ofertas http://www.shopping.uol.com.br
  • 10. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Nova Conta no ShoppingUOL
  • 11. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Novos Anunciantes 1) Descreva corretamente os produtos, incluindo "features" (ex.: Widescreen, Closed Caption etc) 2) Não cadastre produtos sem foto 3) Envie o tráfego diretamente à página do produto, jamais para home do seu site 4) Faça testes
  • 12. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min XML e Captura Automática
  • 13. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Captura Automática 1) Crie um XML específico para captura de ofertas 2) Crie uma ferramenta que te permita "cortar" produtos e categorias do XML 3) Informe preço à vista, com desconto, parcelado e condições no XML.
  • 14. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Análise de ROI através do Drill-Down Conseguir medir investimento e receita em diferentes níveis da conta, permitindo a investigação. Nivel de Conta Nivel de Categoria Nivel de Oferta 10 14 6 18 2 6 28 ShoppingUOL Sub-Categoria Título da Oferta
  • 15. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Corte de Categoria Identificar as categorias que não estão performando bem e suspender veiculação. Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 550 $ 5.500 10 0,55 1.000 A Computador $ 320 $ 3.840 12 0,40 800 A Netbook $ 825 $ 6.600 8 0,55 1.500 A MP3 Player $ 120 $ 840 7 0,40 300 A Livro $ 450 $ 1.800 4 0,15 3.000 $ 2.265 $ 18.580 8,20 6.600 TOTAL A $ 1.815 $ 16.780 9,25 3.600 TOTAL A $ 870 $ 9.340 10,73 1.800 TOTAL A
  • 16. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Melhoria no Ranking Identificar as categorias que poderiam ter aumento de CPC e volume. Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 550 $ 5.500 10 0,55 1.000 A Computador $ 320 $ 3.840 12 0,40 800 $ 870 $ 9.340 10,73 1.800 TOTAL A Origem Categoria Investimento Receita ROI CPC Cliques A Câmera Digital $ 855 $ 8.250 9,65 0,57 1.500 A Computador $ 450 $ 4.800 10,66 0,45 1.000 $ 1.305 $ 13.050 10 2.500 TOTAL A Com aumento de volume, o ROI cai porém o tráfego e as vendas aumentam bastante.
  • 17. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Dicas para Aumentar o seu ROI 1) Preço, Disponibilidade, Prazo de Entrega e Frete Grátis afetam volume 2) Utilize o recurso de "Frete Grátis" e "Descontos" do ShoppingUOL 3) Verifique se a página do seu produto informa todas condições na primeira tela
  • 18. ShoppingUOL Nova Conta XML & Captura Análise de ROI Corte Categoria Melhoria Ranking Fluxos 20 Min Fluxos de Trabalho Veja abaixo os principais fluxos de trabalho recomendados para a gestão do tráfego orientada a ROI. SEMANAL MENSAL SEMESTRAL BUDGET INVESTIMENTO E VENDAS REVER BUDGET NÍVEL DE CONTA MONITORAR ROI NÍVEL CONTA + FORECAST ANÁLISE DE ROI POR CATEGORIA CORTE ROI BAIXO POR CATEGORIA AJUSTE ROI ALTO POR CATEGORIA ATUALIZAÇÃO LANCES DE CPC METAS ROI POR ORIGEM
  • 19. Dúvidas ? Ivan Gorski Gerente Comercial 11 3038-8208 [email_address] Felipe Malheiros Executivo Vendas 11 3038-8282 [email_address] Central do Anunciante: http://ca.shopping.uol.com.br/