Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Ciclo das navegações

161 visualizaciones

Publicado el

Slides sobre ''O ciclo das navegações'' baseado no livro de História para o ensino médio adotado pelo Sistema Colégio Militar do Brasil .

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Ciclo das navegações

  1. 1. Portugal e Espanha descobrem e dividem o Novo Mundo Prof Cel R1 MATEUS
  2. 2. O CICLO DE NAVEGAÇÕES  O Mundo do século XIV não conhecia a navegação em mares abertos. Os navios não possuíam tecnologia que garantisse a segurança, a estabilidade , o retorno... Era mais do que enfrentar o mar OCEANO, era um desafio que ameaçava a vida.  Ao mesmo tempo que colocavam medo, histórias e lendas sobre um continente desconhecido, ou o próprio paraíso, figuravam a mente dos europeus.  E quem estava preparado para tal jornada? PORTUGAL Professor Cel R1 Mateus 2
  3. 3. O pioneirismo Português  Diversos fatores levaram Portugal a ser pioneiro nas navegações, quais seriam os mais importantes?  A escola de Sagres: ainda não se confirmou a existência da lendária escola de Sagres, mas a verdade é que o Infante Dom Henrique reunia em seu Castelo homens interessados nas conquistas do mar Oceano  Desenvolvimento e uso de aparelhos de navegação: bússola, astrolábio, quadrante, sextante, eram aparelhos de origens diversas que foram aperfeiçoados e seu uso articulado pelos portugueses. Muitos destes aparelhos vieram de povos asiáticos (chineses e árabes).  Invenção da vela latina: a vela latina permitia manobras que antes não eram possíveis, a navegação com o vento contra é um exemplo.
  4. 4. O pioneirismo Português  Diversos fatores levaram Portugal a ser pioneiro nas navegações, quais seriam os mais importantes?  A posição geográfica: com o forte Reino de Castela fazendo fronteiras à leste e norte, Portugal só tinha a opção de expandir seu território em direção ao mar OCEANO. A proximidade com a África também atraía ao desafio de se lançar ao OCEANO.  Falta de terras agricultáveis: com o solo de péssima qualidade e muito dependente da importação de alimentos, Portugal buscava conquistar novas terras para produzir alimentos.
  5. 5. O pioneirismo Português  Diversos fatores levaram Portugal a ser pioneiro nas navegações, quais seriam os mais importantes?  A centralização política precoce: nenhum outro reino europeu já havia conseguido unir-se em torno de monarca. A Revolução de Avis, com a ascensão de D. JOÃO I este se comprometeu com a burguesia a expandir o território além mar.  A disponibilidade de capital: no início foi resolvido com o aporte financeiro dos mercadores genoveses e venezianos, depois a burguesia portuguesa que se fortalecia com as conquistas na costa africana.
  6. 6.  NOS PRÓXIMOS SLIDES PODE-SE OBSERVAR A SEQUÊNCIA DAS CONQUISTAS MARÍTIMAS.  ANALISE OS MAPAS E CONTE ESTA HISTÓRIA.
  7. 7. Professor Cel R1 Mateus 8 Limita a navegação espanhola ao sul da linha de ALCÁÇOVAS

×