SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 19
Baixar para ler offline
Um olhar sobre AbrilCara e Coroa  Duas testemunhas   Dois Mundos      adversos  Um mediador Um trabalho realizado por:  Marco Bento nº 10 12º A
Nesta oportunidade lírica de liberdade incondicional, irei expor duas opiniões de cariz adverso, no qual irão apresentar argumentos a favor e contra o movimento posto em causa. Para que todos os parâmetros sejam devidamente respeitados, colaborarei com a minha opinião para que numa fase terminal, se possa fornecer a este labor uma conclusão digna e concisa.     Introdução
Posição espácio-temporal  Para que o processo laboral tenha um prefácio condigno, é considerado de estonteante pertinência, apresentar uma base chave, para que a porta da familiarização seja aberta ao leitor relativamente ao tema proposto e trabalhado. Como tal, irei fornecer uma breve percepção espacial e temporal deste carismático movimento.
25 de Abril, ou por devota preferência, a revolução dos cravos (nome dado, pelo facto de ser detentor de uma forte natureza militar) protagonizou-se no ano de 1974 por inúmeras personalidades da sociedade, desde militares participantes das guerras coloniais a jovens universitários sedentos de revolta. Era uma época delicada, onde imperava uma robusta ditadura militar, ou seja, a censura era o timbre do brasão.
Esta ditadura foi dada à luz em 1926, usando a calculadora para chagar ao resultado com precisão, o país estava sobre esta instauração à 48 anos, é uma “obra” trabalhosa e maçadora. O povo sentiu então, a necessidade de se libertar, no entanto, para uma curiosidade das curiosidades, a revolta ou revolução explodida não se traduziu em derrames sanguíneos, ao contrário do que qualquer um não entendido possa pensar, este movimento traduziu-se num golpe militar pacifico, onde os revolucionários substituíram as balas pelos cravos e o governo cedeu sobre uma precária agitação.
Esta data não foi vivida da mesma forma por todos os elementos nacionais, a alegria não se repercutiu em todos os rostos, não coexistiu uma partilha igualitária de felicidade. Ao contrário do presumível, houve quem tenha sofrido imenso com esta mudança, no qual eu lhe daria o nome de radical. Durante o regime ditatorial, o nosso querido Portugal, encontrava-se sobre a posse de colónias, situadas no continente africano. Colónias estas, que a partir de 1961 lutaram por aquilo que sentiam ser seu. O obvio é que Portugal de forma alguma cedeu a esta afronta, e com o choque de adversidades, subjugou-se a guerra do ultramar para uns e guerra da libertação para outros.
Até aqui, o povo que estava instalado nestas terras africanas, que se idealizava serem suas, estava seguro. Esta segurança permaneceu durante treze anos, para maiores especificações, até ao ano de 1974, uma data já nos é familiar. No entanto, Com a mudança, a liberdade não se divulgou só a níveis do regime, pois foi dado às colónias a autonomia que elas tanto procuravam, e em perfeita sincronia, as tropas nacionais recuaram, ao que permitiram que a minoria branca infiltrada tivesse ficado despida por completo…
Dupla Dimensão  O censurado ( realidade Interior/Portugal)             -O despertar da felicidade e da liberdade      O retornado (realidade exterior/África) 	     -O inicio do fim/a desolação
A PROVA VIVA As personagens e as correspondentes histórias que se seguem são absolutamente verídicas
O censurado O senhor Pedro é a prova viva da realidade nacional, embora tenha passado por esta experiência com apenas dez tenros anos, pode hoje confirmar-nos de como era complicado viver em liberdade. Pedro relata-nos uma panóplia de regimentos e situações características do regime ditatorial presente.	O senhor Pedro começa por nos contar uma das experiências aventureiras de seu pai, um humilde bombeiro dos sapadores de Lisboa que sentia a fortíssima necessidade de se empregar noutro oficio, no qual lhe proporciona-se uma vida de condições mais nobres. Para tal, viu-se obrigado a passar a fronteira. Esta passagem deu-se para o território Espanhol, e foi elaborada de forma clandestina, Pedro dá lhe o nome de “a salto”,nesta altura não era fácil adquirir pretextos para efectuar travessias desta amplitude, o regime não o permitia, a situação era de extremo sufoco.
A aventura mostrou-se bem mais curta do que o desejado, as forças Espanholas deram pela intromissão e depressa tomaram medidas. O Pai de Pedro foi perseguido, no entanto foi hábil o suficiente para voltar ao país isento de males maiores. Não digo que esta seja uma prova exemplar de como era a vida nesta altura, no entanto, penso que dá para abordar de forma simplória as vivências dos nossos antepassados naquele regime, onde os negativismos parecem ser os personagens principais. Pedro tem memórias um pouco vagas do sucedido, no entanto tem em mente vários relatos de familiares.
Como sabemos, a PIDE, a famosa policia politica nacional que defendia os interesses do regime, tinha por missão principal abater qualquer alvo que falasse ou pensasse em condições adversas ao ditado de Salazar. Pedro conta-nos uma intrigante passagem de uma familiar que trabalhava numa fábrica de máquinas de escrever, suspeitava-se que nesta fábrica os indivíduos possuíam ideologias de cariz antagónico, o que levou a PIDE a entrevir. A sua intervenção passou por capturar a cunhada de Pedro e tortura-la até à confissão. Os métodos de tortura eram simplesmente horripilantes, não havia direito ao sono, pois caso adormece-se, era de imediato refrescada com um balde de água fria. Para extrair informação, procediam através de um processo frio e sem escrúpulos alguns, onde os seus peitos eram queimados aos poucos e poucos com beatas de cigarros.
Além destes exemplos, Pedro dá-nos a conhecer mais algumas realidades daquele tempo, como a necessidade de licença para se tornar portador de um simples isqueiro, o controlo exagerado que havia em relação às cartas enviadas por correio e as invasões a casas de famílias sérias, por parte da PIDE, à mínima desconfiança. 	Tudo isto teve um fim com um movimento militar a 25 de Abril de 1974, Pedro não percebeu a felicidade dos pais nesse dia, no entanto, anos mais tarde, deu-lhe o seu devido valor.
O retornado A senhora Angelina é a prova viva do sucedido naquele areal moreno Angolano. Tudo começou a 18 de Junho de 1955, ela tinha apenas doze anos quando teve de partir com a mãe e a irmã ao encontro do pai. O pai da senhora Angelina já contava cinco anos de distância da sua terra natal. 	A sua viagem foi totalmente legitima, apesar de ter sido feita a partir de uma carta de chamada, para quem não sabe, é uma espécie de passaporte, uma autorização de transição. Contaram-se no total onze dias de barco, onde enjoos peripécias fizeram parte da decoração. O transbordo foi feito em Luanda, onde se prosseguiu caminho até São Salvador do Congo, norte de Angola, foram cinco dias de desconforto, não havia transportes públicos, as estradas eram “picadas” e  a única solução era apelar a boleia de camionistas. Angelina e a sua família permaneceram aqui durante um ano, Lucunga foi o próximo território de instalação. Era uma vida isolada, no entanto bem apetrechada, em sua posse contavam-se cem hectares de café. Em 1961 iniciou-se a guerra, ou como diz a senhora Angelina, o terrorismo. Com esta situação, a evacuação foi tida como obrigatória. Angelina e os demais perderam tudo o que tinham construído até então.           Luanda
Retornaram para Luanda, onde permaneceram até 1962, arriscaram, com  uma enorme teimosia, o norte, mais especificamente na vila do Bungo. Angelina conheceu, aqui, o seu futuro marido, um ex combatente do exército Português, no qual assistiu às crueldades da guerra. Depois do casamento, a prioridade girou em torno da construção de uma casa, no qual se contaram inúmeras dificuldades. A vida recompunha-se aos poucos, pois iam-se somando novas oportunidades de emancipação monetária, tudo caminha sobre o trilho da felicidade. No entanto, Angelina e o seu marido tiveram um enorme desgosto em 1964 com o nascimento de uma filha já morta, sem direito a destino algum.	A felicidade não se entregou de imediato, pois no ano de 1965 um novo embrião dava vida dentro de Angelina, embrião este que se desenvolveu e emergiu triunfalmente, com uma espontaneidade fora do comum.              Bungo Bungo
Tudo estava bem, e parecia tender para acabar bem. Nem todas as histórias têm um final feliz, como em tudo, a variedade é indispensável. O marido de Angelina morreu na cama, ao seu lado, no ano de 1973, ela considerou-a uma morte santa, sem dor, no entanto era o seu coração que mais sofria e batia de solidão e dor. Angelina ficou só no mundo com uma filha entre mãos, a vida não dá tréguas para ninguém, há que ter sangue frio para que a lei da sobrevivência seja respeitada. O que a senhora Angelina não sabia era que o seu inferno tinha apenas cravado o seu prólogo. Na manha de 26 de Abril de 1974, Angelina recebe uma noticia de cariz terrorífico, tinha havido um golpe de estado, e as tropas nacionais tinham a sua missão cumprida, não havia mais propósito para  permanecerem longe do seu Portugal. Angelina e a sua família encontravam-se assim nus, a situação estava encarada com um rosto de enorme feiura. A sobrevivência despida prolongou-se até 1975, ou seja, um ano de fuga, de luta pela vida que se sentiam no direito de defender. O regresso, não foi considerado uma vitória, pois estava tudo perdido, Angelina sentia-se pobre, depois de tantos anos de suor ver a sua vida no ponto de partida, um dejavu atormentador, no qual ela teve de aprender a lidar.    		O desanimo de Angelina é ainda hoje observável, podemos afirmar isso só pelo constatar do seu rosto envelhecido, por cada ruga patente, cada mágoa de extremo sofrimento.
O mediador  Depois de tudo, penso estar apto o suficiente para dar o meu parecer critico. Sinto-me no centro de dois mundos, sinto-me pequenino e demasiado inexperiente para afirmar algo de verdadeiro e irrefutável. 	O 25 de Abril foi algo necessário para trazer até Portugal a liberdade, até aqui nada podemos discordar, no entanto, a questão pode tornar-se bem mais complexa se a formularmos da seguinte forma: Será que era o que Portugal precisava? A resposta da maioria deu positiva pelo alarido elaborado na dita data, no entanto, hoje muitos não pensam da mesma forma e desejam regressar.
A par desta discussão, houve realmente decisões mal tomadas, a forma de descolonização foi muito mal pensada e elaborada, uma autêntica falta de respeito pelo povo que ainda lá estava inserido, e que assim ficara exposto ao vulcão revolucionário. 	Muitos desejam que o respeito volte, muitos ouço falar sobre a fartura da liberdade e o desejo eloquente do regresso da educação perdida. Serão loucos? Tanto suor pela reviravolta e agora isto?      		Não mereço o direito de julgar, mas como mediador que sou e me sinto, posso certificar que o 25 de Abril foi necessário, a liberdade todos nós a merecemos, no entanto, as atitudes de egoísmo são imperdoáveis, se era liberdade que queriam, liberdade teriam de conquistar em comunhão, e não deixar ao abandono os seus compatriotas que tanto lutaram para construir algo que lhes mudasse o rumo do destino, ainda para mais, os denominam hoje como “os  retornados” com entoação de superioridade.
A Revolução dos Cravos vista por dois lados

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Felizmente h luar_quadro_sintese
Felizmente h luar_quadro_sinteseFelizmente h luar_quadro_sintese
Felizmente h luar_quadro_sinteseJoana Nogueira
 
Che guevara uma biografia - Jon Lee Anderson
Che guevara   uma biografia - Jon Lee AndersonChe guevara   uma biografia - Jon Lee Anderson
Che guevara uma biografia - Jon Lee AndersonEuripedes A Barbosa
 
Capítulo i original
Capítulo i   originalCapítulo i   original
Capítulo i originalJamildo Melo
 
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01iuoiuii
 
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01Nina Oliveira
 
A ilha do tesouro
A ilha do tesouroA ilha do tesouro
A ilha do tesouroMorganauca
 
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa PretaTenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa PretaQuebrangulo
 
Ilha do Tesouro
Ilha do TesouroIlha do Tesouro
Ilha do Tesourobloggerfph
 
Assasinato de Amílcar Cabral
Assasinato de Amílcar CabralAssasinato de Amílcar Cabral
Assasinato de Amílcar CabralCantacunda
 
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"Natália Barros
 
Triste fim de policarpio quaresma
Triste fim de policarpio quaresmaTriste fim de policarpio quaresma
Triste fim de policarpio quaresmaIldina Soares
 
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundial
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundialHerói e heroina amazônidas na segunda guerra mundial
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundialRoberto Monteiro de Oliveira
 

Mais procurados (19)

Felizmente h luar_quadro_sintese
Felizmente h luar_quadro_sinteseFelizmente h luar_quadro_sintese
Felizmente h luar_quadro_sintese
 
Che guevara uma biografia - Jon Lee Anderson
Che guevara   uma biografia - Jon Lee AndersonChe guevara   uma biografia - Jon Lee Anderson
Che guevara uma biografia - Jon Lee Anderson
 
Superação
Superação Superação
Superação
 
A ilha do tesouro
A ilha do tesouroA ilha do tesouro
A ilha do tesouro
 
Capítulo i original
Capítulo i   originalCapítulo i   original
Capítulo i original
 
Preparar se para_a_paz
Preparar se para_a_pazPreparar se para_a_paz
Preparar se para_a_paz
 
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
 
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
Guerradecanudos 110313121542-phpapp01
 
Triste fim de policarpo quaresma 3ª a 2015
Triste fim de policarpo quaresma 3ª a   2015Triste fim de policarpo quaresma 3ª a   2015
Triste fim de policarpo quaresma 3ª a 2015
 
A ilha do tesouro
A ilha do tesouroA ilha do tesouro
A ilha do tesouro
 
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa PretaTenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta
Tenório Cavalcante, O Homem da Capa Preta
 
Ilha do Tesouro
Ilha do TesouroIlha do Tesouro
Ilha do Tesouro
 
Rodrigo moreira 10ºg
Rodrigo moreira 10ºgRodrigo moreira 10ºg
Rodrigo moreira 10ºg
 
Redações ... propostas
Redações ... propostasRedações ... propostas
Redações ... propostas
 
Assasinato de Amílcar Cabral
Assasinato de Amílcar CabralAssasinato de Amílcar Cabral
Assasinato de Amílcar Cabral
 
Papai
PapaiPapai
Papai
 
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"
Estranhamentos: representações de gênero e etnia no filme "A Massai Branca"
 
Triste fim de policarpio quaresma
Triste fim de policarpio quaresmaTriste fim de policarpio quaresma
Triste fim de policarpio quaresma
 
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundial
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundialHerói e heroina amazônidas na segunda guerra mundial
Herói e heroina amazônidas na segunda guerra mundial
 

Destaque (16)

Empresario ¿yo
Empresario ¿yoEmpresario ¿yo
Empresario ¿yo
 
Sistema de los 8 Pasos para el Éxito
Sistema de los 8 Pasos para el ÉxitoSistema de los 8 Pasos para el Éxito
Sistema de los 8 Pasos para el Éxito
 
8 pasos del exito
8 pasos del exito8 pasos del exito
8 pasos del exito
 
Responsabilidades ciudadanas y desafios de la sociedad chilena
Responsabilidades ciudadanas y desafios de la sociedad chilenaResponsabilidades ciudadanas y desafios de la sociedad chilena
Responsabilidades ciudadanas y desafios de la sociedad chilena
 
8 pasos para lograr tu exito
8 pasos para lograr tu exito8 pasos para lograr tu exito
8 pasos para lograr tu exito
 
Grupo de crecimiento personal objetivos e indicadores 15 11-2013
Grupo de crecimiento personal objetivos e indicadores 15 11-2013Grupo de crecimiento personal objetivos e indicadores 15 11-2013
Grupo de crecimiento personal objetivos e indicadores 15 11-2013
 
Adultez intermedia
Adultez intermediaAdultez intermedia
Adultez intermedia
 
Crecimiento personal
Crecimiento personalCrecimiento personal
Crecimiento personal
 
Proyecto De Vida
Proyecto De VidaProyecto De Vida
Proyecto De Vida
 
SUPERACIÓN PERSONAL
SUPERACIÓN PERSONALSUPERACIÓN PERSONAL
SUPERACIÓN PERSONAL
 
Proyecto De Vida
 Proyecto De Vida Proyecto De Vida
Proyecto De Vida
 
Presentacion crecimiento personal (power point) (1)
Presentacion crecimiento personal (power point) (1)Presentacion crecimiento personal (power point) (1)
Presentacion crecimiento personal (power point) (1)
 
Mi proyecto De Vida
Mi proyecto De VidaMi proyecto De Vida
Mi proyecto De Vida
 
Mi proyecto de vida EN WORD
Mi proyecto de vida EN WORDMi proyecto de vida EN WORD
Mi proyecto de vida EN WORD
 
Mi Proyecto de vida PowerPoint
Mi Proyecto de vida PowerPoint Mi Proyecto de vida PowerPoint
Mi Proyecto de vida PowerPoint
 
Ejemplo de proyecto de vida
Ejemplo de proyecto de vidaEjemplo de proyecto de vida
Ejemplo de proyecto de vida
 

Semelhante a A Revolução dos Cravos vista por dois lados

A hora da estrela, de Clarice Lispector - análise
A hora da estrela, de Clarice Lispector - análiseA hora da estrela, de Clarice Lispector - análise
A hora da estrela, de Clarice Lispector - análisejasonrplima
 
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)João Camacho
 
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De AndradeO Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andradecatiasgs
 
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011Daniel Leitão
 
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra Civil
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra CivilGeorge Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra Civil
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra CivilWesley Guedes
 
2º ciclo , 25 Abril
2º ciclo ,  25 Abril2º ciclo ,  25 Abril
2º ciclo , 25 Abrilguest4550a6
 
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdf
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdfPEPETELA - A Geracao da Utopia.pdf
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdfVIEIRA RESENDE
 
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)Francisco Teixeira
 
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdf
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdfARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdf
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdfRafaella Florencio
 
Bruno Micael Daniela V
Bruno Micael Daniela VBruno Micael Daniela V
Bruno Micael Daniela Vrfneto
 
1964 o julgamento de deus capitulo 2
1964 o julgamento de deus   capitulo 21964 o julgamento de deus   capitulo 2
1964 o julgamento de deus capitulo 2Jamildo Melo
 
Folhas Soltas do GAP nº9
Folhas Soltas do GAP nº9Folhas Soltas do GAP nº9
Folhas Soltas do GAP nº9GAP
 
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdf
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdfa face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdf
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdfHudsonPicoreli
 
O processo de independencia do brasil (2)
O processo de independencia do brasil (2)O processo de independencia do brasil (2)
O processo de independencia do brasil (2)Zeze Silva
 

Semelhante a A Revolução dos Cravos vista por dois lados (20)

A hora da estrela, de Clarice Lispector - análise
A hora da estrela, de Clarice Lispector - análiseA hora da estrela, de Clarice Lispector - análise
A hora da estrela, de Clarice Lispector - análise
 
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
 
Lista ordenadas dos filmes de história do brasil blogger
Lista ordenadas dos filmes de história do brasil   bloggerLista ordenadas dos filmes de história do brasil   blogger
Lista ordenadas dos filmes de história do brasil blogger
 
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De AndradeO Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
 
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011
Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3ª A - 2011
 
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra Civil
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra CivilGeorge Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra Civil
George Orwell - Lutando na Espanha e Recordando a Guerra Civil
 
2º ciclo , 25 Abril
2º ciclo ,  25 Abril2º ciclo ,  25 Abril
2º ciclo , 25 Abril
 
«A ler+ o holocausto» ebook 9.º f
«A ler+ o holocausto»  ebook 9.º f«A ler+ o holocausto»  ebook 9.º f
«A ler+ o holocausto» ebook 9.º f
 
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdf
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdfPEPETELA - A Geracao da Utopia.pdf
PEPETELA - A Geracao da Utopia.pdf
 
Pre modernismo.lima&euclides
Pre modernismo.lima&euclidesPre modernismo.lima&euclides
Pre modernismo.lima&euclides
 
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)
Livro de Isabel Alçada - Brasil Brasil (Resumo)
 
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdf
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdfARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdf
ARRIES_Philippe_Uma crianca descobre a Historia.pdf
 
Bruno Micael Daniela V
Bruno Micael Daniela VBruno Micael Daniela V
Bruno Micael Daniela V
 
Holocausto
Holocausto Holocausto
Holocausto
 
1964 o julgamento de deus capitulo 2
1964 o julgamento de deus   capitulo 21964 o julgamento de deus   capitulo 2
1964 o julgamento de deus capitulo 2
 
Folhas Soltas do GAP nº9
Folhas Soltas do GAP nº9Folhas Soltas do GAP nº9
Folhas Soltas do GAP nº9
 
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdf
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdfa face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdf
a face oculta do sacramento - sérgio oliveira.pdf
 
Sonho não tem limite
Sonho não tem limiteSonho não tem limite
Sonho não tem limite
 
Capitulo 09 - Baleia
Capitulo 09 - Baleia Capitulo 09 - Baleia
Capitulo 09 - Baleia
 
O processo de independencia do brasil (2)
O processo de independencia do brasil (2)O processo de independencia do brasil (2)
O processo de independencia do brasil (2)
 

Mais de João Camacho

Traditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalTraditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalJoão Camacho
 
Gastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalGastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalJoão Camacho
 
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)João Camacho
 
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)João Camacho
 
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraSemana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraJoão Camacho
 
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaGaleria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaJoão Camacho
 
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesDa Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesJoão Camacho
 
Historia Colaborativa
Historia ColaborativaHistoria Colaborativa
Historia ColaborativaJoão Camacho
 
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)João Camacho
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilJoão Camacho
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilJoão Camacho
 

Mais de João Camacho (20)

Traditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalTraditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugal
 
Gastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalGastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de Portugal
 
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
 
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
 
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraSemana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
 
Semana agrupamento
Semana agrupamentoSemana agrupamento
Semana agrupamento
 
Tempo Poético
Tempo PoéticoTempo Poético
Tempo Poético
 
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaGaleria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
 
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesDa Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
 
Historia Colaborativa
Historia ColaborativaHistoria Colaborativa
Historia Colaborativa
 
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre Abril
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre Abril
 
25 de Abril de 1974
25 de Abril de 197425 de Abril de 1974
25 de Abril de 1974
 
25 de Abril
25 de Abril25 de Abril
25 de Abril
 
Guerra Colonial
Guerra ColonialGuerra Colonial
Guerra Colonial
 
Salgueiro Maia
Salgueiro MaiaSalgueiro Maia
Salgueiro Maia
 
Presos políticos
Presos políticosPresos políticos
Presos políticos
 
PIDE/DGS
PIDE/DGSPIDE/DGS
PIDE/DGS
 
MFA
MFAMFA
MFA
 

Último

Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullyingMary Alvarenga
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas BrasileirosMary Alvarenga
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024GleyceMoreiraXWeslle
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxJMTCS
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
atividades diversas 1° ano alfabetização
atividades diversas 1° ano alfabetizaçãoatividades diversas 1° ano alfabetização
atividades diversas 1° ano alfabetizaçãodanielagracia9
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxGislaineDuresCruz
 
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxkarinasantiago54
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.HildegardeAngel
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdfCarlosRodrigues832670
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAEdioFnaf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 

Último (20)

Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
atividades diversas 1° ano alfabetização
atividades diversas 1° ano alfabetizaçãoatividades diversas 1° ano alfabetização
atividades diversas 1° ano alfabetização
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
 
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 

A Revolução dos Cravos vista por dois lados

  • 1. Um olhar sobre AbrilCara e Coroa Duas testemunhas Dois Mundos adversos Um mediador Um trabalho realizado por: Marco Bento nº 10 12º A
  • 2. Nesta oportunidade lírica de liberdade incondicional, irei expor duas opiniões de cariz adverso, no qual irão apresentar argumentos a favor e contra o movimento posto em causa. Para que todos os parâmetros sejam devidamente respeitados, colaborarei com a minha opinião para que numa fase terminal, se possa fornecer a este labor uma conclusão digna e concisa. Introdução
  • 3. Posição espácio-temporal Para que o processo laboral tenha um prefácio condigno, é considerado de estonteante pertinência, apresentar uma base chave, para que a porta da familiarização seja aberta ao leitor relativamente ao tema proposto e trabalhado. Como tal, irei fornecer uma breve percepção espacial e temporal deste carismático movimento.
  • 4. 25 de Abril, ou por devota preferência, a revolução dos cravos (nome dado, pelo facto de ser detentor de uma forte natureza militar) protagonizou-se no ano de 1974 por inúmeras personalidades da sociedade, desde militares participantes das guerras coloniais a jovens universitários sedentos de revolta. Era uma época delicada, onde imperava uma robusta ditadura militar, ou seja, a censura era o timbre do brasão.
  • 5. Esta ditadura foi dada à luz em 1926, usando a calculadora para chagar ao resultado com precisão, o país estava sobre esta instauração à 48 anos, é uma “obra” trabalhosa e maçadora. O povo sentiu então, a necessidade de se libertar, no entanto, para uma curiosidade das curiosidades, a revolta ou revolução explodida não se traduziu em derrames sanguíneos, ao contrário do que qualquer um não entendido possa pensar, este movimento traduziu-se num golpe militar pacifico, onde os revolucionários substituíram as balas pelos cravos e o governo cedeu sobre uma precária agitação.
  • 6. Esta data não foi vivida da mesma forma por todos os elementos nacionais, a alegria não se repercutiu em todos os rostos, não coexistiu uma partilha igualitária de felicidade. Ao contrário do presumível, houve quem tenha sofrido imenso com esta mudança, no qual eu lhe daria o nome de radical. Durante o regime ditatorial, o nosso querido Portugal, encontrava-se sobre a posse de colónias, situadas no continente africano. Colónias estas, que a partir de 1961 lutaram por aquilo que sentiam ser seu. O obvio é que Portugal de forma alguma cedeu a esta afronta, e com o choque de adversidades, subjugou-se a guerra do ultramar para uns e guerra da libertação para outros.
  • 7. Até aqui, o povo que estava instalado nestas terras africanas, que se idealizava serem suas, estava seguro. Esta segurança permaneceu durante treze anos, para maiores especificações, até ao ano de 1974, uma data já nos é familiar. No entanto, Com a mudança, a liberdade não se divulgou só a níveis do regime, pois foi dado às colónias a autonomia que elas tanto procuravam, e em perfeita sincronia, as tropas nacionais recuaram, ao que permitiram que a minoria branca infiltrada tivesse ficado despida por completo…
  • 8. Dupla Dimensão O censurado ( realidade Interior/Portugal) -O despertar da felicidade e da liberdade O retornado (realidade exterior/África) -O inicio do fim/a desolação
  • 9. A PROVA VIVA As personagens e as correspondentes histórias que se seguem são absolutamente verídicas
  • 10. O censurado O senhor Pedro é a prova viva da realidade nacional, embora tenha passado por esta experiência com apenas dez tenros anos, pode hoje confirmar-nos de como era complicado viver em liberdade. Pedro relata-nos uma panóplia de regimentos e situações características do regime ditatorial presente. O senhor Pedro começa por nos contar uma das experiências aventureiras de seu pai, um humilde bombeiro dos sapadores de Lisboa que sentia a fortíssima necessidade de se empregar noutro oficio, no qual lhe proporciona-se uma vida de condições mais nobres. Para tal, viu-se obrigado a passar a fronteira. Esta passagem deu-se para o território Espanhol, e foi elaborada de forma clandestina, Pedro dá lhe o nome de “a salto”,nesta altura não era fácil adquirir pretextos para efectuar travessias desta amplitude, o regime não o permitia, a situação era de extremo sufoco.
  • 11. A aventura mostrou-se bem mais curta do que o desejado, as forças Espanholas deram pela intromissão e depressa tomaram medidas. O Pai de Pedro foi perseguido, no entanto foi hábil o suficiente para voltar ao país isento de males maiores. Não digo que esta seja uma prova exemplar de como era a vida nesta altura, no entanto, penso que dá para abordar de forma simplória as vivências dos nossos antepassados naquele regime, onde os negativismos parecem ser os personagens principais. Pedro tem memórias um pouco vagas do sucedido, no entanto tem em mente vários relatos de familiares.
  • 12. Como sabemos, a PIDE, a famosa policia politica nacional que defendia os interesses do regime, tinha por missão principal abater qualquer alvo que falasse ou pensasse em condições adversas ao ditado de Salazar. Pedro conta-nos uma intrigante passagem de uma familiar que trabalhava numa fábrica de máquinas de escrever, suspeitava-se que nesta fábrica os indivíduos possuíam ideologias de cariz antagónico, o que levou a PIDE a entrevir. A sua intervenção passou por capturar a cunhada de Pedro e tortura-la até à confissão. Os métodos de tortura eram simplesmente horripilantes, não havia direito ao sono, pois caso adormece-se, era de imediato refrescada com um balde de água fria. Para extrair informação, procediam através de um processo frio e sem escrúpulos alguns, onde os seus peitos eram queimados aos poucos e poucos com beatas de cigarros.
  • 13. Além destes exemplos, Pedro dá-nos a conhecer mais algumas realidades daquele tempo, como a necessidade de licença para se tornar portador de um simples isqueiro, o controlo exagerado que havia em relação às cartas enviadas por correio e as invasões a casas de famílias sérias, por parte da PIDE, à mínima desconfiança. Tudo isto teve um fim com um movimento militar a 25 de Abril de 1974, Pedro não percebeu a felicidade dos pais nesse dia, no entanto, anos mais tarde, deu-lhe o seu devido valor.
  • 14. O retornado A senhora Angelina é a prova viva do sucedido naquele areal moreno Angolano. Tudo começou a 18 de Junho de 1955, ela tinha apenas doze anos quando teve de partir com a mãe e a irmã ao encontro do pai. O pai da senhora Angelina já contava cinco anos de distância da sua terra natal. A sua viagem foi totalmente legitima, apesar de ter sido feita a partir de uma carta de chamada, para quem não sabe, é uma espécie de passaporte, uma autorização de transição. Contaram-se no total onze dias de barco, onde enjoos peripécias fizeram parte da decoração. O transbordo foi feito em Luanda, onde se prosseguiu caminho até São Salvador do Congo, norte de Angola, foram cinco dias de desconforto, não havia transportes públicos, as estradas eram “picadas” e a única solução era apelar a boleia de camionistas. Angelina e a sua família permaneceram aqui durante um ano, Lucunga foi o próximo território de instalação. Era uma vida isolada, no entanto bem apetrechada, em sua posse contavam-se cem hectares de café. Em 1961 iniciou-se a guerra, ou como diz a senhora Angelina, o terrorismo. Com esta situação, a evacuação foi tida como obrigatória. Angelina e os demais perderam tudo o que tinham construído até então. Luanda
  • 15. Retornaram para Luanda, onde permaneceram até 1962, arriscaram, com uma enorme teimosia, o norte, mais especificamente na vila do Bungo. Angelina conheceu, aqui, o seu futuro marido, um ex combatente do exército Português, no qual assistiu às crueldades da guerra. Depois do casamento, a prioridade girou em torno da construção de uma casa, no qual se contaram inúmeras dificuldades. A vida recompunha-se aos poucos, pois iam-se somando novas oportunidades de emancipação monetária, tudo caminha sobre o trilho da felicidade. No entanto, Angelina e o seu marido tiveram um enorme desgosto em 1964 com o nascimento de uma filha já morta, sem direito a destino algum. A felicidade não se entregou de imediato, pois no ano de 1965 um novo embrião dava vida dentro de Angelina, embrião este que se desenvolveu e emergiu triunfalmente, com uma espontaneidade fora do comum. Bungo Bungo
  • 16. Tudo estava bem, e parecia tender para acabar bem. Nem todas as histórias têm um final feliz, como em tudo, a variedade é indispensável. O marido de Angelina morreu na cama, ao seu lado, no ano de 1973, ela considerou-a uma morte santa, sem dor, no entanto era o seu coração que mais sofria e batia de solidão e dor. Angelina ficou só no mundo com uma filha entre mãos, a vida não dá tréguas para ninguém, há que ter sangue frio para que a lei da sobrevivência seja respeitada. O que a senhora Angelina não sabia era que o seu inferno tinha apenas cravado o seu prólogo. Na manha de 26 de Abril de 1974, Angelina recebe uma noticia de cariz terrorífico, tinha havido um golpe de estado, e as tropas nacionais tinham a sua missão cumprida, não havia mais propósito para permanecerem longe do seu Portugal. Angelina e a sua família encontravam-se assim nus, a situação estava encarada com um rosto de enorme feiura. A sobrevivência despida prolongou-se até 1975, ou seja, um ano de fuga, de luta pela vida que se sentiam no direito de defender. O regresso, não foi considerado uma vitória, pois estava tudo perdido, Angelina sentia-se pobre, depois de tantos anos de suor ver a sua vida no ponto de partida, um dejavu atormentador, no qual ela teve de aprender a lidar. O desanimo de Angelina é ainda hoje observável, podemos afirmar isso só pelo constatar do seu rosto envelhecido, por cada ruga patente, cada mágoa de extremo sofrimento.
  • 17. O mediador Depois de tudo, penso estar apto o suficiente para dar o meu parecer critico. Sinto-me no centro de dois mundos, sinto-me pequenino e demasiado inexperiente para afirmar algo de verdadeiro e irrefutável. O 25 de Abril foi algo necessário para trazer até Portugal a liberdade, até aqui nada podemos discordar, no entanto, a questão pode tornar-se bem mais complexa se a formularmos da seguinte forma: Será que era o que Portugal precisava? A resposta da maioria deu positiva pelo alarido elaborado na dita data, no entanto, hoje muitos não pensam da mesma forma e desejam regressar.
  • 18. A par desta discussão, houve realmente decisões mal tomadas, a forma de descolonização foi muito mal pensada e elaborada, uma autêntica falta de respeito pelo povo que ainda lá estava inserido, e que assim ficara exposto ao vulcão revolucionário. Muitos desejam que o respeito volte, muitos ouço falar sobre a fartura da liberdade e o desejo eloquente do regresso da educação perdida. Serão loucos? Tanto suor pela reviravolta e agora isto? Não mereço o direito de julgar, mas como mediador que sou e me sinto, posso certificar que o 25 de Abril foi necessário, a liberdade todos nós a merecemos, no entanto, as atitudes de egoísmo são imperdoáveis, se era liberdade que queriam, liberdade teriam de conquistar em comunhão, e não deixar ao abandono os seus compatriotas que tanto lutaram para construir algo que lhes mudasse o rumo do destino, ainda para mais, os denominam hoje como “os retornados” com entoação de superioridade.