Se ha denunciado esta presentación.
Ginástica Acrobática e
Ginástica de Aparelhos
Trabalho realizado por:
Ana Carolina Rosa – nº1
Tatiana Quintas – nº 26
Tópicos que iram ser abordados:
• História da Ginástica;
• Formas de praticar Ginástica no dia a dia;
• O que é a Ginástic...
História da Ginástica :
A Ginástica, já existia na antiguidade,
mas nessa época, esta era praticada
principalmente com obj...
Nesse mesmo ano (1832), foi organizada
uma Festa Federal Gimnica (Turnfest) em
Aarau.
Em Portugal, a Federação de Ginástic...
Formas de praticar Ginástica no dia a dia:
Existem muitas formas de praticar
Ginástica no dia a dia, com aparelhos!
Grande...
O que é a Ginástica Acrobática:
A Ginástica Acrobática, foi
desenvolvida em grande parte do século
VII, devido à criação d...
Como praticar Ginástica Acrobática:
A Ginástica Acrobática, tal como
anteriormente tínhamos referido, está
dividida em dua...
Como é praticada?
Estas são compostas por movimentos,
nos quais um dos ginastas sustenta o outro
ginasta. Podem ser formad...
 Volante:
O Volante, é aquele ginasta que
normalmente é o elemento mais leve, que é
elevado por um outro ginasta, formand...
Aqui, estão os exemplos mais conhecidos e praticados de
Figuras realizadas em grupo, tanto por grupos de Ginástica
Acrobát...
Já nesta slide, estão apenas as Figuras realizadas por um só
ginasta, que tanto pode ser um ginasta Acrobata a realiza-las...
Lançamentos :
O que são?
Os Lançamentos, tal como o nome indica,
são realizados por ginastas que são lançados ao
ar por ou...
 Mortal à retaguarda:
-> Para fazer um mortal à retaguarda,
começamos por estender os braços, ao lado da
nuca, com as per...
-> Após o fazermos, devemos erguer-nos
sobre o colchão, com as pernas fletidas, e os
braços inclinados para trás ou para a...
A Ginástica Acrobática, inclui também
outros tipos de modalidades, onde
obrigatoriamente tem de haver figuras e
ou lançame...
Lira – mostra uma Figura, pois as ginastas
(base), sustentam uma outra ginasta (a volante).
Trapézio de três faces - mostr...
O que é a Ginástica em Aparelhos:
A Ginástica em Aparelhos, é realizada
por jovens.
Existem até clubes pertencentes à
Fede...
Bock:
 Salto ao eixo (este pode ser longitudinal ou
transversal);
-> Para o salto entre mãos, começamos por subir a
um tr...
 Salto ao eixo;
-> Para o salto ao eixo, começamos inicialmente
por subir a um trampolim, onde com as pernas
fletidas, tr...
-> Após sairmos do bock, saltamos para um
colchão que à partida deverá estar à frente do
bock. Nessa altura, com as pernas...
Como praticar Ginástica em aparelhos:
Trave:
 Avião;
-> Para realizarmos o avião, apenas temos de
estar com muita calma e...
 Salto para trás;
-> Para darmos um salto para trás, é basicamente
tão simples quanto darmos um salto para a frente.
Quan...
Como praticar Ginástica em aparelhos:
Trampolim:
 Salto comum;
-> Para fazermos um salto comum, temos de
ganhar balanço.
...
 Salto com joelhos ao peito;
-> Primeiro, temos de ganhar balanço.; -> Após o
fazermos, saltamos sobre o trampolim e enqu...
Como praticar Ginástica em aparelhos:
 Pirueta:
-> Para fazermos uma pirueta, temos apenas de
ganhar balanço.
-> Após o f...
Como praticar Ginástica em aparelhos:
->Após o fazermos, aterramos no colchão de
pernas fletidas, tronco dereito e braços ...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Trabalho de ginástica e aparelhos - Aconsa

1.329 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Deportes
  • Sé el primero en comentar

Trabalho de ginástica e aparelhos - Aconsa

  1. 1. Ginástica Acrobática e Ginástica de Aparelhos Trabalho realizado por: Ana Carolina Rosa – nº1 Tatiana Quintas – nº 26
  2. 2. Tópicos que iram ser abordados: • História da Ginástica; • Formas de praticar Ginástica no dia a dia; • O que é a Ginástica Acrobática; • Como praticar Ginástica Acrobática; • O que é a Ginástica de Aparelhos; • Como praticar Ginástica em Aparelhos; • Bibliografia.
  3. 3. História da Ginástica : A Ginástica, já existia na antiguidade, mas nessa época, esta era praticada principalmente com objetivos militares. Inicialmente, a Ginástica era conhecida pelo termo Grego de “Gymnos”, que significava “Nu”, porque na antiguidade esta era praticada sem qualquer peça de roupa, o que fazia com que esta fosse exclusivamente masculina! A primeira federação de Ginástica, foi formada no ano de 1832, pela Suíça.
  4. 4. Nesse mesmo ano (1832), foi organizada uma Festa Federal Gimnica (Turnfest) em Aarau. Em Portugal, a Federação de Ginástica apenas foi criada no ano de 1950. Atualmente, esta representa e agrega todos os clubes que lhe pertencem. Para além disso, esta está dividida em duas partes: • A Federação Portuguesa de Ginástica; • E a Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos.
  5. 5. Formas de praticar Ginástica no dia a dia: Existem muitas formas de praticar Ginástica no dia a dia, com aparelhos! Grande parte desses aparelhos, como as passadeiras fitness ou as bolas para Pilates, são aparelhos com que podemos praticar ginástica no dia a dia e em casa.
  6. 6. O que é a Ginástica Acrobática: A Ginástica Acrobática, foi desenvolvida em grande parte do século VII, devido à criação do circo. Estas são normalmente realizadas por jovens ginastas, devido à agilidade, força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade que nelas é exigida. Numa apresentação de Ginástica Acrobática, as figuras e os lançamentos são inevitáveis. Iremos explica-los um pouco mais adiante!
  7. 7. Como praticar Ginástica Acrobática: A Ginástica Acrobática, tal como anteriormente tínhamos referido, está dividida em duas partes: as Figuras e os Lançamentos. Aqui temos as suas explicações: Figuras: O que são? As Figuras, tal como o nome indica, pretendem formar figuras. Estes são normalmente realizados por jovens ginastas.
  8. 8. Como é praticada? Estas são compostas por movimentos, nos quais um dos ginastas sustenta o outro ginasta. Podem ser formadas no máximo por três elementos. Dessa forma, estes vão formando figuras com o seu corpo. Para além disso, estas têm um pormenor muito importante. É que estas têm são compostas por três ou mais elementos e, cada um, dependendo das suas funções, têm um nome!
  9. 9.  Volante: O Volante, é aquele ginasta que normalmente é o elemento mais leve, que é elevado por um outro ginasta, formando figuras conjuntamente com os seus colegas, o Base (obrigatório), e o Intermédio (não é obrigatório estar numa figura);  Base: O Base é o ginasta que eleva o Volante e, por vezes ainda outros ginastas, num total de três no máximo. Este é o ginasta que começa inicialmente por compor a figura!  Intermédio: Normalmente, o intermédio é aquele ginasta não obrigatório, que é também elevado, e que fica em cima do base.
  10. 10. Aqui, estão os exemplos mais conhecidos e praticados de Figuras realizadas em grupo, tanto por grupos de Ginástica Acrobática, como por a Ginástica Acrobática escolar!
  11. 11. Já nesta slide, estão apenas as Figuras realizadas por um só ginasta, que tanto pode ser um ginasta Acrobata a realiza-las, como um aluno que pratique Ginástica Acrobática na escola!
  12. 12. Lançamentos : O que são? Os Lançamentos, tal como o nome indica, são realizados por ginastas que são lançados ao ar por outros ginastas. Estes são normalmente realizados por jovens ginastas. Como é praticada? Os lançamentos são destacados principalmente através de mortais, pois quando os ginastas são atirados ao ar, fazem mortais. De todos os tipos de mortais, decidimos escolher apenas os dois mortais mais realizados em provas de ginástica acrobática, ou mesmo fora deste género de provas:
  13. 13.  Mortal à retaguarda: -> Para fazer um mortal à retaguarda, começamos por estender os braços, ao lado da nuca, com as pernas juntas; -> Erguer o corpo para trás e colocar a nuca no meio das pernas. -> Sair de braços erguidos e de pernas estendidas.  Mortal para a frente: -> Para fazer um mortal para a frente, começamos por estender os braços ao lado da nuca, com as pernas juntas;
  14. 14. -> Após o fazermos, devemos erguer-nos sobre o colchão, com as pernas fletidas, e os braços inclinados para trás ou para a frente. -> De seguida, ao nos suspendermos no ar, devemos pôr-nos em posição fetal. Ou seja, devemos corcovar o tronco, com os joelhos junto ao peito e com o queixo encostado também ao peito e, com os braços a segurar as pernas. -> No final, devemos sair de joelhos fletidos, tronco inclinado para a frente e braços inclinados para trás.
  15. 15. A Ginástica Acrobática, inclui também outros tipos de modalidades, onde obrigatoriamente tem de haver figuras e ou lançamentos. Por exemplo, a ginástica aérea acrobática, que é realizada no circo e, em alguns casos, em Pavilhões Desportivos (como a Incrível Almadense). Este tipo de ginástica, é realizada em trapézios, tecidos, cordas, ou mesmo numa lira. Este tipo de atividade, pode ser praticada exclusivamente por ginastas femininos ou masculinos, ou por um grupo de ginastas mistos! Corda – mostra um lançamento, pois digo-o por experiência própria, que um ginasta têm de ser lançado ao ar para chegar ao alcance da corda.
  16. 16. Lira – mostra uma Figura, pois as ginastas (base), sustentam uma outra ginasta (a volante). Trapézio de três faces - mostra uma Figura, pois as ginastas Base sustentam as ginastas Volantes. Tecido - mostra uma Figura, pois esta ginasta, faz figuras com o seu corpo, enquanto está presa pelo tecido.
  17. 17. O que é a Ginástica em Aparelhos: A Ginástica em Aparelhos, é realizada por jovens. Existem até clubes pertencentes à Federação Portuguesa, que praticam este género de desporto com aparelhos. Os principais aparelhos são:  O bock (salto entre mãos e salto ao eixo);  A trave (avião, salto para a frente e salto à para trás);  E o trampolim (salto comum, salto com joelhos ao peito, pirueta, salto encarpado e mortal).
  18. 18. Bock:  Salto ao eixo (este pode ser longitudinal ou transversal); -> Para o salto entre mãos, começamos por subir a um trampolim, onde com as pernas fletidas, tronco direito e braços inclinados para cima, damos o impulso do colchão e saltamos; -> Após o fazermos saltamos e, enquanto estamos em andamento, apoiamos as mãos no bock, e vamos abrindo as pernas, de modo a que estas consigam passar por cima do bock; -> Quando passamos o bock, tiramos as mãos de cima do mesmo, e aterragem no colchão que serve de apoio, fletindo as pernas, de tronco direito e de braços para cima.
  19. 19.  Salto ao eixo; -> Para o salto ao eixo, começamos inicialmente por subir a um trampolim, onde com as pernas fletidas, tronco direito e braços inclinados para cima, damos o impulso do colchão e saltamos; -> Após o fazermos saltamos e, enquanto estamos em andamento, apoiamos as mãos sobre as andas do bock, e passamos com as pernas por cima do bock, ao lado das andas;
  20. 20. -> Após sairmos do bock, saltamos para um colchão que à partida deverá estar à frente do bock. Nessa altura, com as pernas fletidas, tronco direito e braços inclinados para cima, acabamos o exercício.
  21. 21. Como praticar Ginástica em aparelhos: Trave:  Avião; -> Para realizarmos o avião, apenas temos de estar com muita calma e concentração. Assim, apenas temos de equilibrar um pé na trave e, levantamos com cautela e devagar uma das pernas, e assim fica o avião feito.  Salto para a frente; -> Nada mais simples do que dar um salto para trás enquanto estamos em cima de uma trave. Em primeiro, temos de estar um pouco afastadas da ponta da trave, e depois, damos um pequeno pulo para a frente! E está!
  22. 22.  Salto para trás; -> Para darmos um salto para trás, é basicamente tão simples quanto darmos um salto para a frente. Quando damos um salto para trás, devemos estar afastados da ponta da trave. Depois de isso estar garantido, basta darmos um pequeno pulo para trás, e está!
  23. 23. Como praticar Ginástica em aparelhos: Trampolim:  Salto comum; -> Para fazermos um salto comum, temos de ganhar balanço. -> Após o fazermos, saltamos sobre o trampolim e aterramos um pouco depois em cima do colchão.
  24. 24.  Salto com joelhos ao peito; -> Primeiro, temos de ganhar balanço.; -> Após o fazermos, saltamos sobre o trampolim e enquanto o fazemos puxamos os joelhos ao peito; -> No fim, aterramos em cima do colchão já de pernas fletidas;  Salto com joelhos ao peito: -> Primeiro, temos de ganhar balanço; -> Após o fazermos, saltamos sobre o trampolim e enquanto o fazemos puxamos os joelhos ao peito; -> No fim, aterramos em cima do colchão já de pernas fletidas;
  25. 25. Como praticar Ginástica em aparelhos:  Pirueta: -> Para fazermos uma pirueta, temos apenas de ganhar balanço. -> Após o fazermos, saltamos sobre o trampolim e enquanto o fazemos damos uma pirueta; -> No final, aterramos em cima do colchão já de pernas fletidas;  Salto Encarpado: -> Primeiro corremos para o trampolim, onde saltamos, e tentamos alcançar os pés, tentando tocar-lhes com as mãos.
  26. 26. Como praticar Ginástica em aparelhos: ->Após o fazermos, aterramos no colchão de pernas fletidas, tronco dereito e braços inclinados para cima;  Mortal: ->Para fazermos um mortal, começamos com a corrida inicial, que se segue com o salto no trampolim; ->Após o fazermos, damos uma cambalhota, e aterramos no colchão de pernas fletidas, tronco direito e braços inclinados para cima;

×