Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
PODAS
Biólogo Leandro Machado de Moura
email: lammoura@uol.com.br
TIPOS DE PODA
A poda depende da espécie e do efeito que se quer obter, assim não
existem regras rígidas para a execução da...
TIPOS DE PODA
TIPOS DE PODA - RAIZ
TIPOS DE PODA - FOLHAS
TIPOS DE PODA - GRAMA
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO
Poda de ramos laterais e galhos/folhas secas
TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO
Gema Apical: estabilizar crescimento
vertical (altura)
Gema Axia...
TIPOS DE PODA
CUIDADOS
CICATRIZAÇÃO DO CORTE: evitar a proliferação de fungos e microorganismos
que podem prejudicar a planta.
Estancar ...
Faça variação do local da poda: podas sucessivas realizadas nos mesmos
pontos dos galhos resultam em “envassouramento”, ou...
• A poda de árvores, localizadas dentro ou
fora de sua propriedade, só deve ser
realizada mediante autorização do
Departam...
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
Sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar.
- Frutíferas: após a frutif...
FIM
OBRIGADO!
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Técnicas de Poda

26.511 visualizaciones

Publicado el

Material de apoio utilizado em aula ministrada no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental - CEFOPEA, da ONG Reciclázaro, São Paulo, SP, para o curso de capacitação em Jardinagem e Meio Ambiente.

Publicado en: Medio ambiente

Técnicas de Poda

  1. 1. PODAS Biólogo Leandro Machado de Moura email: lammoura@uol.com.br
  2. 2. TIPOS DE PODA A poda depende da espécie e do efeito que se quer obter, assim não existem regras rígidas para a execução da poda, pois cada caso é diferente do outro, porém há alguns fundamentos básicos que devem ser respeitados: • Poda de formação: conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento; • Poda de limpeza: eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados; • Poda de emergência: retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas; • Poda de adequação: adequar o desenvolvimento da árvore ao espaços, edificações ou equipamentos urbanos.
  3. 3. TIPOS DE PODA
  4. 4. TIPOS DE PODA - RAIZ
  5. 5. TIPOS DE PODA - FOLHAS
  6. 6. TIPOS DE PODA - GRAMA
  7. 7. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  8. 8. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  9. 9. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  10. 10. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  11. 11. TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO Poda de ramos laterais e galhos/folhas secas
  12. 12. TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO Gema Apical: estabilizar crescimento vertical (altura) Gema Axial ou Lateral: estabilizar o crescimento horizontal (lateral) Caule: sempre nos entrenós ou colar (o mais próximo possível) Folhas: sempre na bainha
  13. 13. TIPOS DE PODA
  14. 14. CUIDADOS CICATRIZAÇÃO DO CORTE: evitar a proliferação de fungos e microorganismos que podem prejudicar a planta. Estancar o corte: protudos próprios de casa de jardinagem -Hidroasfalto é uma emulsão a base de água, utilizada largamente na construção civil para impermeabilização de lajes, vigas de concreto entre outras coisas. -- Calda Bordalesa: mistura de cal, sulfato de cobre e água.
  15. 15. Faça variação do local da poda: podas sucessivas realizadas nos mesmos pontos dos galhos resultam em “envassouramento”, ou seja, vários galhos saindo do mesmo local de um galho, podendo resultar em um fluxo de seiva insuficiente e enfraquecimento dos ramos. CUIDADOS
  16. 16. • A poda de árvores, localizadas dentro ou fora de sua propriedade, só deve ser realizada mediante autorização do Departamento ou Secretaria responsável da Prefeitura local. • Galhos que atrapalhem a fiação elétrica, pode-se entrar em contato direto com Companhia de Energia de sua região. • Árvores ou galhos que apresentem risco eminente a população, pode-se acionar também o Corpo de Bombeiros (193) • O descumprimento acarreta em multa a quem comete a infração • Poda radical é crime, pode e deve ser denunciada.
  17. 17. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
  18. 18. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
  19. 19. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA Sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar. - Frutíferas: após a frutificação - Ornamentais com flores: após as flores e sementes - Ornamentais de folhagem: qualquer período (priorizar o período seco) - Grama: qualquer período Podas de rejuvenescimento são mais indicadas ao final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado. A fase de lua minguante e nova é também ideal, já que a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. A poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.
  20. 20. FIM OBRIGADO!

×