SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 10
Descargar para leer sin conexión
Tradi ç ões de Natal  Origens e Curiosidades
Natal Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas,carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
Árvore  - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.  Presentes  - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.  Velas  - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.  Estrela  - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
Cartões  - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.  Comidas típicas  - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus. Presépio  - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
A ORIGEM DO COSTUME A “Árvore de Natal”, conhecida em algumas regiões da Europa como a “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa.  Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido
Quando Montar o Presépio e a Árvore? O dia de montar a ornamentação de Natal varia de país para país. Em muitas cidades dos Estados Unidos, por exemplo, só se monta a árvore na véspera de Natal, é a famosa noite anterior tão esperada pelas crianças. Em muitos países da Europa já no dia 25 de novembro, um mês antes, a população monta o presépio e a árvore. Entre nós, nunca se firmou uma tradição, mas muitos montam a ornamentação no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, nosso querido Papai Noel, ou Santa Klaus, como dizem os de língua inglesa, e a mesma tradição manda desmontar, impreterivelmente, até a meia-noite do dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a razão disso é que, segundo a História, os reis avisaram Maria e José do perigo representado por Herodes e se desmonta tudo para que os soldados do rei não encontrem sequer pista do Menino Deus!
Quem foi São Nicolau o Papai Noel?   Este santo nasceu no século III em Patras (Grécia), no seio de uma família rica. Com a morte dos pais o filho entregou a outras pessoas todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com somente 19 anos foi ordenado sacerdote e logo arcebispo de Mira. Sua fama de generosidade com as crianças transcendeu sua região, atribuindo-se a ele todo tipo de milagres e lendas. A uma delas lhe deveu o mito de distribuidor de presentes que lhe converteria finalmente em Santa Claus. E os milagres foram tantos que acabou tornando-se o padroeiro de muitos coletivos (navegantes, boticários, moças...) e de povos (viquingues, russos...) No século XI, o roubo de seus ossos promoveram sua fama por toda a Europa. A meados do século XIII a comemoração do seu dia passou da primavera a 6 de dezembro e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. A contra-reforma católica supôs que, sem renunciar ao dia de sua festividade, passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos e que ainda hoje continua em alguns pontos da América Latina.
Qual a origem do costume da ceia? Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que como era costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro, como, porém, a comunhão exigia jejum prolongado, antigamente até mesmo um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e , com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas, o peru, por exemplo é uma incorporação que fizemos do costume americano presente no "Dia de Ação de Graças". O Bolo é tradição ibérica, o panetone, italiana, as frutas, em especial a uva, da Europa Oriental. O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc, frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso país, mas optamos por faze-lo em honra à lembrança e depois à memória dos emigrantes.
Como surgiu a tradição de enfeitar o pinheiro de Natal?  Na Alemanha do século XVI , Martinho Lutero começou o costume de enfeitar a Árvore de Natal. Em 1513, esse destacado líder cristão, levou um pequeno pinheiro para dentro de casa e começou a enfeitá-lo com velas acesas. Então a bela decoração tornou-se popular na Alemanha. O príncipe Alberto, marido da rainha Vitória, levou esta tradição para a Inglaterra e os alemães e os ingleses levaram-na para a América. Hoje o mundo inteiro aderiu ao costume que para os católicos passou a simbolizar um ato de ação de graças pelos frutos colhidos no ano, bem como o próprio Cristo, uma vez que as folhas do pinheiro em qualquer tempo estão verdes e viçosas. O fato de uma tradição protestante ter chegado até mesmo a templos católicos é um lindo exemplo de ecumenismo e adesão ao mais puro espírito do Natal.
Qual a origem do Presépio? No século XII, em Assis, São Francisco desejou encontrar um modo simples de contar os fatos do Advento aos fiéis, pensou que reproduzir a cena da manjedoura e do humilde nascimento do Menino Deus seria um testemunho eloqüente da mensagem de pobreza e simplicidade de Jesus. Então, com seus irmãos menores, criou o presépio que chega aos nossos dias ainda bem próximo do que concebeu São Francisco. Em vários países há muitas exposições de presépios que são verdadeiras obras e arte. Os mecanizados são o delírio das crianças.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Símbolos Natalinos
Símbolos NatalinosSímbolos Natalinos
Símbolos NatalinosSímbolos
 
Tradições+e+simbolos+de+natal
Tradições+e+simbolos+de+natalTradições+e+simbolos+de+natal
Tradições+e+simbolos+de+natalZaara Miranda
 
Árvore de Natal
Árvore de NatalÁrvore de Natal
Árvore de Natalbibdjosei
 
O natal em diversos países da europa
O natal em diversos países da europaO natal em diversos países da europa
O natal em diversos países da europaandrepaiva7a
 
Mariana e Filipa - 6º M
Mariana e Filipa - 6º MMariana e Filipa - 6º M
Mariana e Filipa - 6º Mevazmila
 
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos Santos
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos SantosTradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos Santos
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos SantosArtur Filipe dos Santos
 
Natal na Europa
Natal na EuropaNatal na Europa
Natal na Europageorui
 
Simbolos 131127042118-phpapp01a
Simbolos 131127042118-phpapp01aSimbolos 131127042118-phpapp01a
Simbolos 131127042118-phpapp01aAnabela Barreira
 
Silvia Cardoso
Silvia CardosoSilvia Cardoso
Silvia Cardosoclubinf
 
Simbolos Do Natal
Simbolos Do NatalSimbolos Do Natal
Simbolos Do NatalJNR
 
áRvore de natal história e significado
áRvore de natal história e significadoáRvore de natal história e significado
áRvore de natal história e significadoLuzia Gabriele
 
Natal origem e o significado da comemoração
Natal origem e o significado da comemoraçãoNatal origem e o significado da comemoração
Natal origem e o significado da comemoraçãoLuzia Gabriele
 
Tradições natalinas
Tradições natalinasTradições natalinas
Tradições natalinasSofia Pinho
 

La actualidad más candente (19)

Símbolos Natalinos
Símbolos NatalinosSímbolos Natalinos
Símbolos Natalinos
 
Tradições+e+simbolos+de+natal
Tradições+e+simbolos+de+natalTradições+e+simbolos+de+natal
Tradições+e+simbolos+de+natal
 
Árvore de Natal
Árvore de NatalÁrvore de Natal
Árvore de Natal
 
O natal em diversos países da europa
O natal em diversos países da europaO natal em diversos países da europa
O natal em diversos países da europa
 
Mariana e Filipa - 6º M
Mariana e Filipa - 6º MMariana e Filipa - 6º M
Mariana e Filipa - 6º M
 
Símbolos de natal
Símbolos de natalSímbolos de natal
Símbolos de natal
 
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos Santos
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos SantosTradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos Santos
Tradições de Natal pelo Mundo - Artur Filipe dos Santos
 
Natal
NatalNatal
Natal
 
Natal- Uma festa Cristã
Natal- Uma festa CristãNatal- Uma festa Cristã
Natal- Uma festa Cristã
 
A historia do natal
A historia do natalA historia do natal
A historia do natal
 
Natal na Europa
Natal na EuropaNatal na Europa
Natal na Europa
 
Simbolos 131127042118-phpapp01a
Simbolos 131127042118-phpapp01aSimbolos 131127042118-phpapp01a
Simbolos 131127042118-phpapp01a
 
Silvia Cardoso
Silvia CardosoSilvia Cardoso
Silvia Cardoso
 
papai noel,natal
papai noel,natalpapai noel,natal
papai noel,natal
 
Simbolos Do Natal
Simbolos Do NatalSimbolos Do Natal
Simbolos Do Natal
 
Tradições de natal
Tradições de natalTradições de natal
Tradições de natal
 
áRvore de natal história e significado
áRvore de natal história e significadoáRvore de natal história e significado
áRvore de natal história e significado
 
Natal origem e o significado da comemoração
Natal origem e o significado da comemoraçãoNatal origem e o significado da comemoração
Natal origem e o significado da comemoração
 
Tradições natalinas
Tradições natalinasTradições natalinas
Tradições natalinas
 

Destacado

Apresentação trabalhos de artes escola hermes
Apresentação trabalhos de artes escola hermesApresentação trabalhos de artes escola hermes
Apresentação trabalhos de artes escola hermesEliane Jorge
 
Tutorial flor de natal
Tutorial flor de natalTutorial flor de natal
Tutorial flor de natalEliane Jorge
 
Técnicas apresentadas na formação de Artes
Técnicas apresentadas na formação de ArtesTécnicas apresentadas na formação de Artes
Técnicas apresentadas na formação de Artesdriminas
 
Retorno avaliação
Retorno avaliaçãoRetorno avaliação
Retorno avaliaçãoBinatto
 
Mostra cultural gercy benevenuto
Mostra cultural gercy benevenutoMostra cultural gercy benevenuto
Mostra cultural gercy benevenutoEliane Jorge
 
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 de
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 deTécnicas vivenciadas na formação do dia 17 de
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 deEliane Jorge
 
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosa
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosaProjeto família na escola hermes de oliveira barbosa
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosaEliane Jorge
 
Matemática com números até 99
Matemática com números até 99Matemática com números até 99
Matemática com números até 99Isa ...
 

Destacado (10)

Apresentação trabalhos de artes escola hermes
Apresentação trabalhos de artes escola hermesApresentação trabalhos de artes escola hermes
Apresentação trabalhos de artes escola hermes
 
Tema natal
Tema natalTema natal
Tema natal
 
Tutorial flor de natal
Tutorial flor de natalTutorial flor de natal
Tutorial flor de natal
 
Técnicas apresentadas na formação de Artes
Técnicas apresentadas na formação de ArtesTécnicas apresentadas na formação de Artes
Técnicas apresentadas na formação de Artes
 
Retorno avaliação
Retorno avaliaçãoRetorno avaliação
Retorno avaliação
 
Mostra cultural gercy benevenuto
Mostra cultural gercy benevenutoMostra cultural gercy benevenuto
Mostra cultural gercy benevenuto
 
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 de
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 deTécnicas vivenciadas na formação do dia 17 de
Técnicas vivenciadas na formação do dia 17 de
 
Os três reis do oriente
Os três reis do orienteOs três reis do oriente
Os três reis do oriente
 
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosa
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosaProjeto família na escola hermes de oliveira barbosa
Projeto família na escola hermes de oliveira barbosa
 
Matemática com números até 99
Matemática com números até 99Matemática com números até 99
Matemática com números até 99
 

Similar a Natal (20)

História do natal
História do natalHistória do natal
História do natal
 
Os feriados
Os feriadosOs feriados
Os feriados
 
Mariana e filipa
Mariana e filipaMariana e filipa
Mariana e filipa
 
Natal ao redor do mundo - Christmas Around the World
Natal ao redor do mundo - Christmas Around the WorldNatal ao redor do mundo - Christmas Around the World
Natal ao redor do mundo - Christmas Around the World
 
Árvore de Natal
Árvore de NatalÁrvore de Natal
Árvore de Natal
 
Curiosidades dos reis magos
Curiosidades dos reis magosCuriosidades dos reis magos
Curiosidades dos reis magos
 
Advento e natal
Advento e natalAdvento e natal
Advento e natal
 
Natal
NatalNatal
Natal
 
Simbolosdonatal 100103173913-phpapp01a
Simbolosdonatal 100103173913-phpapp01aSimbolosdonatal 100103173913-phpapp01a
Simbolosdonatal 100103173913-phpapp01a
 
Natal
NatalNatal
Natal
 
Natal
NatalNatal
Natal
 
Será que o natal é bíblico
Será que o natal é bíblicoSerá que o natal é bíblico
Será que o natal é bíblico
 
Tradiesesimbolosdenatal 121128052706-phpapp01
Tradiesesimbolosdenatal 121128052706-phpapp01Tradiesesimbolosdenatal 121128052706-phpapp01
Tradiesesimbolosdenatal 121128052706-phpapp01
 
O natal veio do paganismo
O natal veio do paganismoO natal veio do paganismo
O natal veio do paganismo
 
Advento_Natal_cad.ppt
Advento_Natal_cad.pptAdvento_Natal_cad.ppt
Advento_Natal_cad.ppt
 
GRALHA AZUL No. 41 Dezembro 2013
GRALHA AZUL No. 41 Dezembro 2013GRALHA AZUL No. 41 Dezembro 2013
GRALHA AZUL No. 41 Dezembro 2013
 
Será que o natal é bíblico
Será que o natal é bíblicoSerá que o natal é bíblico
Será que o natal é bíblico
 
Halloween (Alexis Pinto)
Halloween (Alexis Pinto)Halloween (Alexis Pinto)
Halloween (Alexis Pinto)
 
A noite de natal lp
A noite de natal lpA noite de natal lp
A noite de natal lp
 
Jp pag 1 de 4
Jp pag 1 de 4Jp pag 1 de 4
Jp pag 1 de 4
 

Natal

  • 1. Tradi ç ões de Natal Origens e Curiosidades
  • 2. Natal Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas,carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
  • 3. Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo. Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres. Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos. Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
  • 4. Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares. Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus. Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
  • 5. A ORIGEM DO COSTUME A “Árvore de Natal”, conhecida em algumas regiões da Europa como a “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido
  • 6. Quando Montar o Presépio e a Árvore? O dia de montar a ornamentação de Natal varia de país para país. Em muitas cidades dos Estados Unidos, por exemplo, só se monta a árvore na véspera de Natal, é a famosa noite anterior tão esperada pelas crianças. Em muitos países da Europa já no dia 25 de novembro, um mês antes, a população monta o presépio e a árvore. Entre nós, nunca se firmou uma tradição, mas muitos montam a ornamentação no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, nosso querido Papai Noel, ou Santa Klaus, como dizem os de língua inglesa, e a mesma tradição manda desmontar, impreterivelmente, até a meia-noite do dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a razão disso é que, segundo a História, os reis avisaram Maria e José do perigo representado por Herodes e se desmonta tudo para que os soldados do rei não encontrem sequer pista do Menino Deus!
  • 7. Quem foi São Nicolau o Papai Noel? Este santo nasceu no século III em Patras (Grécia), no seio de uma família rica. Com a morte dos pais o filho entregou a outras pessoas todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com somente 19 anos foi ordenado sacerdote e logo arcebispo de Mira. Sua fama de generosidade com as crianças transcendeu sua região, atribuindo-se a ele todo tipo de milagres e lendas. A uma delas lhe deveu o mito de distribuidor de presentes que lhe converteria finalmente em Santa Claus. E os milagres foram tantos que acabou tornando-se o padroeiro de muitos coletivos (navegantes, boticários, moças...) e de povos (viquingues, russos...) No século XI, o roubo de seus ossos promoveram sua fama por toda a Europa. A meados do século XIII a comemoração do seu dia passou da primavera a 6 de dezembro e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. A contra-reforma católica supôs que, sem renunciar ao dia de sua festividade, passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos e que ainda hoje continua em alguns pontos da América Latina.
  • 8. Qual a origem do costume da ceia? Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que como era costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro, como, porém, a comunhão exigia jejum prolongado, antigamente até mesmo um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e , com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas, o peru, por exemplo é uma incorporação que fizemos do costume americano presente no "Dia de Ação de Graças". O Bolo é tradição ibérica, o panetone, italiana, as frutas, em especial a uva, da Europa Oriental. O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc, frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso país, mas optamos por faze-lo em honra à lembrança e depois à memória dos emigrantes.
  • 9. Como surgiu a tradição de enfeitar o pinheiro de Natal? Na Alemanha do século XVI , Martinho Lutero começou o costume de enfeitar a Árvore de Natal. Em 1513, esse destacado líder cristão, levou um pequeno pinheiro para dentro de casa e começou a enfeitá-lo com velas acesas. Então a bela decoração tornou-se popular na Alemanha. O príncipe Alberto, marido da rainha Vitória, levou esta tradição para a Inglaterra e os alemães e os ingleses levaram-na para a América. Hoje o mundo inteiro aderiu ao costume que para os católicos passou a simbolizar um ato de ação de graças pelos frutos colhidos no ano, bem como o próprio Cristo, uma vez que as folhas do pinheiro em qualquer tempo estão verdes e viçosas. O fato de uma tradição protestante ter chegado até mesmo a templos católicos é um lindo exemplo de ecumenismo e adesão ao mais puro espírito do Natal.
  • 10. Qual a origem do Presépio? No século XII, em Assis, São Francisco desejou encontrar um modo simples de contar os fatos do Advento aos fiéis, pensou que reproduzir a cena da manjedoura e do humilde nascimento do Menino Deus seria um testemunho eloqüente da mensagem de pobreza e simplicidade de Jesus. Então, com seus irmãos menores, criou o presépio que chega aos nossos dias ainda bem próximo do que concebeu São Francisco. Em vários países há muitas exposições de presépios que são verdadeiras obras e arte. Os mecanizados são o delírio das crianças.