Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Guerra Fria - Professor Menezes

2.184 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Guerra Fria - Professor Menezes

  1. 1. GUERRAGUERRA FRIAFRIA Capitalismo (EUA) X Socialismo (URSS) 1945 a 1989 (1991) Durou 44-46 anos OCORREU UMA CORRIDA ARMAMENTISTA Professor Menezes
  2. 2. A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945), e a sua extinção, ocorreu com a desintegração da União Soviética (1991). A Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Causas A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
  3. 3. CORRIDA ESPACIAL A exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik 1, pela URSS, em 1957.
  4. 4. Prosperidade Capitalista ? Igualdade Social ?
  5. 5. As conquistas ocorreram Durante a Guerra Fria Cadela Laika (1957) – a bordo da Sputnik 2
  6. 6. A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES OCORREU DURANTE A GUERRA FRIA A partir daqui, o mundo estaria abrindo as portas para a consolidação da Globalização. Precisava apenas dos avanços tecnológicos telemáticos e cibernéticos.
  7. 7. Míssil para lançamento de bomba nuclear
  8. 8. Explosão de uma bomba nuclear Hoje, dominar a tecnologia da fabricação de bombas atômicas é sinônimo de Poder. Vários países estão tentando fazer bombas nucleares, mas tal produção é muito controlada, e até mesmo proibida, para os países que assinaram o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (1970)
  9. 9. A AMEAÇA DA GUERRA NUCLEAR DURANTE A GUERRA FRIA Explosão da bomba nuclear em Hiroshima – guerra EUA X Japão (final da 2ª Guerra Mundial – 06 de agosto de 1944) LITTLE BOY - PLUTÕNIO 3 DIAS DEPOIS, A BOMBA FAT MAN SERIA DETONADA EM NAGASAKI (bomba de urânio)
  10. 10. Devido a grande distância que separa os Estados Unidos da URSS, ambas potências, nucleares, tiveram que desenvolver mísseis balísticos para transportar as ogivas nucleares. Portanto, além da corrida espacial, surgiu também a corrida armamentista.
  11. 11. OS FRUTOS COLHIDOS DOS AVANÇOS OCORRIDOS DURANTE A GUERRA FRIA
  12. 12. Países pretos (OTAN) Países azuis (aliados dos EUA) Países marrons (Pacto de Varsóvia) Países vermelhos (aliados da URSS)
  13. 13. Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia do Norte e no Vietnã Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano MarshalPlano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.
  14. 14. Origem do nome É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
  15. 15. OTAN Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia. OTAN PACTO DE VARSÓVIA
  16. 16. Países membros da OTAN
  17. 17. A Invasão da Baía dos Porcos foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba por forças de exilados cubanos anticastristas formados pelos EUA. Com o apoio das tropas norte-americanas, treinados e dirigidos pela CIA, os exilados tentaram invadir Cuba em abril de 1961 para derrubar o governo socialista do líder cubano Fidel Castro. O plano foi lançado em abril de 1961, menos de três meses depois de John F. Kennedy ter assumido a Presidência dos EUA. A arriscada ação terminou em fracasso. As forças armadas cubanas, treinadas e equipadas pelas nações do Bloco do Leste, derrotaram os combatentes do exílio em três dias e a maior parte dos agressores se rendeu. O ataque a baía dos porcos fazia parte da chamada “Operação Mangusto", que tinha como objetivo derrubar o recém-formado governo comunista (que teve início em 1959, com a Revolução Cubana), e assassinar o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.
  18. 18. PACTO DE VARSÓVIA O Pacto de VarsóviaO Pacto de Varsóvia surgiu em 1955, e acabosurgiu em 1955, e acabo em 1991em 1991
  19. 19. Queda do Muro de Berlim (1989) - Fim da Guerra Fria Alguns historiadores consideram que o fim da Guerra Fria ocorreu com a desintegração da URSS, em 1991

×