Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
Próximo SlideShare
What to Upload to SlideShare
What to Upload to SlideShare
Cargando en…3
×
4 de 26

Do mundo bipolar ao multipolar

1

Compartir

Descargar para leer sin conexión

Transição do mundo bipolar para o atual mundo multipolar.

Libros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo

Audiolibros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo

Do mundo bipolar ao multipolar

  1. 1. DO MUNDO BIPOLAR AO MULTIPOLAR LUIZ CARVALHEIRA JUNIOR GEÓGRAFO E ESP. ED. AMBINETAL 8º ANO E 4ª ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL
  2. 2. • Mundo pós II Guerra Mundial (1939-1945): Europa devastada: população reduzida e grande destruição no campo e nas cidades.
  3. 3. • Os novos donos do mundo: Os Estados Unidos: maior potência econômica, politica e militar do mundo capitalista; União Soviética: poderoso exercito e domínio de armas nucleares, o que lhe garantiu o lugar de potência do mundo socialista; EUA: líder do mundo capitalista; URSS: líder do mundo socialista, fazendo as vezes uso da força para assegurar seus interesses. • Os que não concordavam: existia um grupo de nações que mesmo sendo capitalistas ou socialistas não se alinharam a nenhuma das superpotências, os chamados países neutros.
  4. 4. GUERRA FRIA: 1945-1989/90
  5. 5. O sistema capitalista
  6. 6. O capitalismo e a organização da sociedade.
  7. 7. O sistema socialista • Surgiu devido as desigualdades geradas pelo capitalismo, como uma proposta de tentar abolir a exploração da classe trabalhadora e instaurar uma nova sociedade, mais igualitária. • As ideias socialistas ganharam força no século XIX, quando os alemães Karl Marx e Friedrich Engels realizaram uma profunda analise do capitalismo, lançando as bases teóricas do socialismo.
  8. 8. •As ideias socialistas começaram a ser postas em prática a partir de 1917, na Rússia, com a Revolução Bolchevique que derrubou a monarquia e criou, em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. •Após a 2ª Guerra Mundial, o socialismo foi implantado em países do leste europeu, em países africanos e asiáticos.

×