Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Concepcoes platonica, aristotelica e cartesiana incompleto

1.765 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Arte y fotografía
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Concepcoes platonica, aristotelica e cartesiana incompleto

  1. 1. COMO CONHECEMOS ? Concepções platônica, aristotélica e cartesiana
  2. 2. Mundo das ideias de Platão
  3. 3. Platão distingue dois tipos de conhecimento: •o conhecimento sensível eo •conhecimento inteligível
  4. 4. MUNDO SENSÍVEL MUNDO INTELIGÍVEL CORRESPONDE AO MUNDO DOS FENÔMENOS CORRESPONDE AO MUNDO DAS IDEIAS
  5. 5. Mundo sensível percebido pelos sentidos CARACTERÍSTICAS: •do movimento •É o local da multiplicidade, •, • é ilusório, •pura sombra do verdadeiro mundo.
  6. 6. O mundo inteligível é alcançado pela DIALÉTICA ASCENDENTE, que fará a alma elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis .
  7. 7. Percebemos então que, acima do ilusório mundo sensível, há as ideias gerais, as essências imutáveis, que atingimos pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos.
  8. 8. Teoria da participação: As ideias são a única verdade, o mundo dos fenômenos só existe na medida em que participa do mundo das ideias, do qual é apenas sombra ou cópia.
  9. 9. A alegoria da caverna é a metáfora que serve de base para Platão expor a dialética dos graus do conhecimento. Dialética: No sentido amplo, arte de discutir; tensão entre opostos.
  10. 10. A alegoria da caverna llustracão representando a alegoria da caverna, de Platão. Sair das sombras para a visão do Sol representa a passagem dos graus inferiores do conhecimento aos superiores: na teoria das ideias, Platão distingue o mundo sensível, o dos fenômenos, do mundo inteligível, o das ideias.
  11. 11. O mundo inteligível é alcançado pela dialética ascendente, que fará a alma elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis. As ideias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a ideia do Bem, a mais alta em perfeição e a mais geral de todas - na alegoria, corresponde à metáfora do Sol. Os seres em geral não existem senão enquanto participam do Bem. E o Bem supremo é também a Suprema Beleza: o Deus de Platão.

×