Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Proposta de redação: Educação infantil em debate no Brasil

794 visualizaciones

Publicado el

Redação, ENEM, Educação infantil, Redação no ENEM, Manoel Neves, Propostas de redação, Propostas de redação para o ENEM, Salinha de Redação, Salinha de redação para o ENEM, Curso on-line, Curso online, Curso de redação on-line, Curso de redação online, Salinha de redação em Belo Horizonte, Manoel Neves, Educação, Família.

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Proposta de redação: Educação infantil em debate no Brasil

  1. 1. Acesse nosso site para mais conteúdo de Redação, linguagens para o ENEM, literatura, língua portuguesa e concursos públicos. www.manoelneves.com - contato@manoelneves.com Instagram: @ manoelnevesmn / Facebook: manoelnevespontocom INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadasdesconsiderado para efeito de correção. • Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: a) tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”; b) fugir ao tema ou que não attender ao tipo dissertativo-argumentativo; c) apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. TEXTOS MOTIVADORES TEXTO 01 A educação infantil ganhou reconhecimento de sua importância ao oferecer uma base fundamental ao processo de aprendizagem (UNESCO-IBE, 2016). De fato, a educação infantil é mais do que apenas um cuidado inicial preparatório à transição da criança para a escolaridade formal. A perspectiva contemporânea reforça a importância do desenvolvimento global da criança (desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional) para construir uma base sólida e ampla, que prepare as crianças pequenas para a aprendizagem ao longo da vida. ABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Panorama das políticas públicas de educação infantil no Brasil. Brasília: UNESCO, 2018. TEXTO 02 TEXTO 03 A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré- escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. BRASIL. Ministério da Educação. Dúvidas mais frequentes sobre educação infantile, 2013.
  2. 2. Acesse nosso site para mais conteúdo de Redação, linguagens para o ENEM, literatura, língua portuguesa e concursos públicos. www.manoelneves.com - contato@manoelneves.com Instagram: @ manoelnevesmn / Facebook: manoelnevespontocom TEXTO 04 Estudo da OCDE revelou que, embora a taxa de escolarização tenha aumentado, o país ainda enfrente um grande problema: a falta de vagas em creches e em escolas: no Brasil, a taxa de escolarização de crianças de 3 anos de idade, matriculadas em creche e escolas, era de 21%. cinco anos depois, essa proporção subiu para 32%, número bem abaixo da média mundial, que alcança a marca dos 66%. De acordo com o Diretor Presidente do Instituto Maria Cecília Souto Vidigal um dos motivos para tamanha disparidade é a diferença entre o investimento no Ensino Superior em relação Educação Infantil. Pesquisa da OCDE revela problemas na educação infantil brasileira. Disponível em: http://desenvolmento-infantil.blog.br. Acesso em: 16 out. 2018. PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “Educação infantil em debate no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

×