SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 13
EM.PROF.VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS Biblioteca Pedro José da Silva
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º SEMESTRE 1.1 - PARADA DA LEITURA MENSAL: PROJETO PARADA DA LEITURA Título: Embarcando na leitura IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Comunidade Escolar Período : Fevereiro  a Julho/2011 Envolvidos Diretamente:  Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º  ano: Cristiane Lobo  , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca  AnaluF.R.Fernandes, Professores do pré ao 9ª ano.
JUSTIFICATIVA   A maioria de nossos alunos não tem em casa um ambiente favorável à leitura, pois os pais, muitos saem cedo e só voltam à noite não tendo tempo, nem paciência, de um pouco do tempo para ler para os filhos. Por isso a escola deve ter consciência que o prazer da leitura se ensina, criando estratégias para que histórias orais, escritas entrem na rotina escolar, colocando as crianças em condições favoráveis de leitura e venham a gostar de estórias, influenciando se possível as famílias. OBJETIVO   Desenvolver o prazer da leitura e da escrita, influenciando leituras agradáveis e de fácil acesso, abordando assuntos que fazem parte do cotidiano do aluno. Apresentando  às crianças e aos jovens uma variedade de histórias e gêneros literários, A leitura é individual e não tem a cobrança das demais atividades escolares. O aluno fica à vontade para ler. Interessam apenas o prazer e a fruição. DESENVOLVIMENTO   Todos os meses deverá ser separado pela assistente de biblioteca gibis,jornais,revistas,livros.Será feito uma conscientização da importância da parada da leitura  na acolhida  e logo após os alunos seguem com seus pais ou familiares para sala de aula, funcionários e toda equipe técnica seguirá para a biblioteca para escolha de seu material de leitura.   METODOLOGIA   Será exposto  em sala de aula no pátio e todo ambiente escolar  , revistas , jornais, gibis , poemas, livros          Realização de eventos, envolvendo toda a comunidade (interna e externa) através de oficinas de poesia, teatro, dança, exposição de livros para compra,  contação de histórias etc.,  Será 30 minutos, no período matutino na entrada 7h as 7h30mn e no período vespertino 13h as 13h30mn.      
Família escolhendo livros Funcionários lendo leitura em sala com o filho
PROJETO GIBI 1.2 – Projeto  Gibí Título: Projeto Gibí IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Alunos do Pré ao 4º ano. Período : Fevereiro  a Julho/2011 Envolvidos Diretamente:  Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º  ano: Cristiane Lobo  , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca  AnaluF.R.Fernandes, Professores do pré ao 4ª ano.
Projeto Gibí JUSTIFICATIVA   Os quadrinhos têm um aspecto lúdico para a criança, ótimo para a iniciação à leitura. A junção de texto e imagem, a noção de movimento, cada descoberta após virar a página, tudo isso desperta o interesse pela leitura. E já há até pesquisas, inclusive no Brasil, mostrando que crianças que lêem gibis têm mais facilidade de aprendizado. Ler exercita a imaginação, aguça a curiosidade e desperta o interesse pelo desconhecido. OBJETIVO   Despertar principalmente na criança  das séries iniciais esta leitura visual através dos sentidos revelando um prazer singular; esses primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler o texto escrito. Estimular  a descobrirem as histórias em quadrinhos e conseguirem  compreender a linguagem, encantando-se e avançando na tentativa de leitura. DESENVOLVIMENTO   Uma vez por semana,conforme cronograma será separado pela assistente de biblioteca  gibis,para serem  manuseados pelos alunos do pré, como também  alunos do 1 º ao 4º ano.   METODOLOGIA   Será exposto  em sala de aula ,como  na visita já estabelecida  na sala de leitura da biblioteca um momento de leitura  dos gibís.  
Prof.Wânia Pré A e B (realizando a leitura na sala de aula) Prof.Imaculada 4º ano C  (realizando a leitura dos gibís  na Biblioteca)
Lendo no Recreio 1.3- Lendo no Recreio: Título: Ler no Recreio IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Comunidade Escolar Período : Fevereiro  a Julho/2011 Envolvidos Diretamente:  Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º  ano: Cristiane Lobo  , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca  AnaluF.R.Fernandes, Professores do Pré ao 9ª ano.
JUSTIFICATIVA   Desenvolver esse projeto foi também despertar o “prazer pela leitura”, não somente ver a força transformadora de que a leitura é possuidora, mas deixar os alunos aptos a “saborearem” palavras, a descobrirem sentimentos, a aprenderem a se colocar no lugar do outro e, assim, deleitarem-se com os contos, com os poemas, enfim, com todas as formas de gêneros literários e diversidade de textos,por livre e espontânea vontade. OBJETIVO   Formar grupinhos de alunos, que serão identificados como estimuladores de leitores, com a função de convidar colegas a se envolverem nas atividades do projeto. Organizar rodinhas de conversas entre alunos das diversas  séries, realizar a escolha  do livro pelos próprios alunos  estimulando a levarem livros que os pais,irmãos  desejam ler. DESENVOLVIMENTO   Todos os dias no horário do recreio matutino e vespertino a biblioteca fica aberta para que os próprios alunos manuseie e escolha o livro que deseje levar para estar fazendo a leitura .   METODOLOGIA   Os livros, gibis, revistas ,jornais ,etc. , ficarão de livre acesso aos leitores,para que os mesmos possam estar locando .
Biblioteca na hora do Recreio
Hora do Conto 1.4- Hora do conto: Título: Hora do Conto IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Alunos do Pré ao 5º Período : Fevereiro  a Dezembro/2011 Envolvidos Diretamente:  Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º  ano: Cristiane Lobo  , Assistente de Biblioteca  AnaluF.R.Fernandes, Professores do Pré ao 5ª ano.
JUSTIFICATIVA  A necessidade dos alunos estarem interagindo com a assintente de biblioteca,e o exercício da imaginação traz grande proveito às crianças, porque atende a uma necessidade muito grande que elas têm de imaginar. É bom saber que uma história bem contada surpreende as pessoas, tem o poder de quebrar a rotina e trazer a magia à tona; estimula a criatividade, rompe barreiras, desvenda mistérios, abre portas e pode ser tão especial e marcante para o ouvinte que chega a influenciar na sua maneira de pensar e agir. OBJETIVO   Influenciar e estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias. DESENVOLVIMENTO   Uma vez por semana conforme  agendamento os alunos  do pré ao 5ª , vão a biblioteca,onde será realizado pela assistente de biblioteca  a hora do conto.   METODOLOGIA   Os alunos fazem uma roda ,e a assistente de biblioteca conta uma história,podendo ela ser : contos, parlendas, fábulas,etc.
Projetos de Leitura na Escola Municipal Prof. Virgílio

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Visita Guiada à Biblioteca Escolar
Visita Guiada à Biblioteca EscolarVisita Guiada à Biblioteca Escolar
Visita Guiada à Biblioteca EscolarRisoleta Montez
 
Leitura no Pré-Escolar
Leitura no Pré-EscolarLeitura no Pré-Escolar
Leitura no Pré-EscolarRBCondeixa
 
Projeto leitura terezinha
Projeto leitura   terezinhaProjeto leitura   terezinha
Projeto leitura terezinhasylvio
 
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolar
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolarProjeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolar
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolarPaula Barroca
 
Projeto: Despertar o prazer da leitura
Projeto: Despertar o prazer da leituraProjeto: Despertar o prazer da leitura
Projeto: Despertar o prazer da leiturasimonha
 
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...Sónia Cruz
 
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagem
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagemPapel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagem
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagemRBE Algarve
 
1º ano c profª amanda Antonio Moral
1º ano c   profª amanda Antonio Moral1º ano c   profª amanda Antonio Moral
1º ano c profª amanda Antonio MoralRosemary Batista
 
Atividade biblioteca nivando
Atividade biblioteca nivandoAtividade biblioteca nivando
Atividade biblioteca nivandoRosemary Batista
 
Projeto roda de leitura
Projeto roda de leituraProjeto roda de leitura
Projeto roda de leituraGrupo "FG"
 
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De Neve
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De NeveProjeto De Literatura Infantil Da Branca De Neve
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De NeveEscola BN
 
Apresentação projeto leitura
Apresentação projeto leituraApresentação projeto leitura
Apresentação projeto leituraDirceliaprofa
 
Atividades be ler+ 2027_2021
Atividades be  ler+ 2027_2021Atividades be  ler+ 2027_2021
Atividades be ler+ 2027_2021BibliotecaAEOB
 

Mais procurados (19)

Visita Guiada à Biblioteca Escolar
Visita Guiada à Biblioteca EscolarVisita Guiada à Biblioteca Escolar
Visita Guiada à Biblioteca Escolar
 
Leitura no Pré-Escolar
Leitura no Pré-EscolarLeitura no Pré-Escolar
Leitura no Pré-Escolar
 
Atividades desenvolvidas na biblioteca
Atividades desenvolvidas na bibliotecaAtividades desenvolvidas na biblioteca
Atividades desenvolvidas na biblioteca
 
Projeto leitura terezinha
Projeto leitura   terezinhaProjeto leitura   terezinha
Projeto leitura terezinha
 
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolar
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolarProjeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolar
Projeto Leitura Vai e Vem_ Pré-escolar
 
Projeto: Despertar o prazer da leitura
Projeto: Despertar o prazer da leituraProjeto: Despertar o prazer da leitura
Projeto: Despertar o prazer da leitura
 
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...
Dinamizar a biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis: uma experiê...
 
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagem
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagemPapel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagem
Papel da biblioteca e professor-bibliotecário no ensino–aprendizagem
 
1º ano c profª amanda Antonio Moral
1º ano c   profª amanda Antonio Moral1º ano c   profª amanda Antonio Moral
1º ano c profª amanda Antonio Moral
 
Atividade biblioteca nivando
Atividade biblioteca nivandoAtividade biblioteca nivando
Atividade biblioteca nivando
 
Paula
PaulaPaula
Paula
 
Projeto roda de leitura
Projeto roda de leituraProjeto roda de leitura
Projeto roda de leitura
 
Leitura crianças pré escolar
Leitura crianças pré escolarLeitura crianças pré escolar
Leitura crianças pré escolar
 
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De Neve
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De NeveProjeto De Literatura Infantil Da Branca De Neve
Projeto De Literatura Infantil Da Branca De Neve
 
Lorena
LorenaLorena
Lorena
 
Atv_8 PROJETO BIBLIOTECA
Atv_8  PROJETO BIBLIOTECAAtv_8  PROJETO BIBLIOTECA
Atv_8 PROJETO BIBLIOTECA
 
Apresentação projeto leitura
Apresentação projeto leituraApresentação projeto leitura
Apresentação projeto leitura
 
Eliete
ElieteEliete
Eliete
 
Atividades be ler+ 2027_2021
Atividades be  ler+ 2027_2021Atividades be  ler+ 2027_2021
Atividades be ler+ 2027_2021
 

Destaque

2015 Umrah # 6 Flyer.Final
2015 Umrah # 6 Flyer.Final2015 Umrah # 6 Flyer.Final
2015 Umrah # 6 Flyer.FinalMohamed Elrofaie
 
Recommandation letter (1) - Copy
Recommandation letter (1) - CopyRecommandation letter (1) - Copy
Recommandation letter (1) - CopyEtienne John
 
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1page
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1pageAbout Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1page
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1pagePrachoom Rangkasikorn
 
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...Prachoom Rangkasikorn
 
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1page
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1pageWord Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1page
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1pagePrachoom Rangkasikorn
 
Vancouver Manual vs UV-C Study
Vancouver Manual vs UV-C StudyVancouver Manual vs UV-C Study
Vancouver Manual vs UV-C StudySteven Engelmann
 
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...France Stratégie
 
MarketaDolska_diplomaofTourism
MarketaDolska_diplomaofTourismMarketaDolska_diplomaofTourism
MarketaDolska_diplomaofTourismMarketa Dolska
 

Destaque (15)

2015 Umrah # 6 Flyer.Final
2015 Umrah # 6 Flyer.Final2015 Umrah # 6 Flyer.Final
2015 Umrah # 6 Flyer.Final
 
Table Sharing
Table SharingTable Sharing
Table Sharing
 
Recommandation letter (1) - Copy
Recommandation letter (1) - CopyRecommandation letter (1) - Copy
Recommandation letter (1) - Copy
 
Proficiency ENG
Proficiency ENGProficiency ENG
Proficiency ENG
 
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1page
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1pageAbout Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1page
About Oneself+Parts of body1+ป.2+121+dltvengp2+54en p02 f26-1page
 
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...
028+hisp3+dltv54+540706+a+ใบความรู้ ความสำคัญของวันเวลาแบบไทยที่มีต่อการดำเนิ...
 
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1page
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1pageWord Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1page
Word Fun1t+How many3+ป.1+110+dltvengp1+54wordfun p01 f15-1page
 
Formulas
FormulasFormulas
Formulas
 
Vancouver Manual vs UV-C Study
Vancouver Manual vs UV-C StudyVancouver Manual vs UV-C Study
Vancouver Manual vs UV-C Study
 
Estilos y ritmos de aprendizaje interpretaciones
Estilos y ritmos de aprendizaje interpretacionesEstilos y ritmos de aprendizaje interpretaciones
Estilos y ritmos de aprendizaje interpretaciones
 
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...
L'avenir du travail : quelles redéfinitions de l'emploi, des statuts et des p...
 
MarketaDolska_diplomaofTourism
MarketaDolska_diplomaofTourismMarketaDolska_diplomaofTourism
MarketaDolska_diplomaofTourism
 
Appendix_D_3.PDF
Appendix_D_3.PDFAppendix_D_3.PDF
Appendix_D_3.PDF
 
Relasidan fungsi
Relasidan fungsiRelasidan fungsi
Relasidan fungsi
 
Ley 130 de 1994
Ley 130 de 1994Ley 130 de 1994
Ley 130 de 1994
 

Semelhante a Projetos de Leitura na Escola Municipal Prof. Virgílio

Semelhante a Projetos de Leitura na Escola Municipal Prof. Virgílio (20)

Biblioteca
BibliotecaBiblioteca
Biblioteca
 
Atividade biblioteca 2013 julho
Atividade biblioteca 2013   julhoAtividade biblioteca 2013   julho
Atividade biblioteca 2013 julho
 
Eixo 2 valéria pereira_resumo.doc.
Eixo 2 valéria pereira_resumo.doc.Eixo 2 valéria pereira_resumo.doc.
Eixo 2 valéria pereira_resumo.doc.
 
Promoção da leitura aos pais
Promoção da leitura aos paisPromoção da leitura aos pais
Promoção da leitura aos pais
 
Projeto coletivo de leitura
Projeto coletivo de leituraProjeto coletivo de leitura
Projeto coletivo de leitura
 
sacola viajante Projeto de Leitura
sacola viajante Projeto de Leiturasacola viajante Projeto de Leitura
sacola viajante Projeto de Leitura
 
Projeto de Leitura: Minha Escola Lê
Projeto de Leitura: Minha Escola LêProjeto de Leitura: Minha Escola Lê
Projeto de Leitura: Minha Escola Lê
 
Lobato viva 2010
Lobato viva  2010Lobato viva  2010
Lobato viva 2010
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 
Programa BP Paulo Duarte
Programa BP Paulo DuartePrograma BP Paulo Duarte
Programa BP Paulo Duarte
 
Lobato viva 2010
Lobato viva  2010Lobato viva  2010
Lobato viva 2010
 
Já sei ler
Já sei lerJá sei ler
Já sei ler
 
Varal Literário: Todas as Leituras
Varal Literário: Todas as LeiturasVaral Literário: Todas as Leituras
Varal Literário: Todas as Leituras
 
Emilia
EmiliaEmilia
Emilia
 
Folheto leitura em vai e vem
Folheto leitura em vai e vemFolheto leitura em vai e vem
Folheto leitura em vai e vem
 
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
 
Projeto leitura. Aividade 4.6
Projeto leitura. Aividade 4.6Projeto leitura. Aividade 4.6
Projeto leitura. Aividade 4.6
 
Semana da Leitura 2010
Semana da Leitura 2010Semana da Leitura 2010
Semana da Leitura 2010
 
SEMANA DA LEITURA 2010
SEMANA DA LEITURA 2010SEMANA DA LEITURA 2010
SEMANA DA LEITURA 2010
 
Semana Da Leitura
Semana Da LeituraSemana Da Leitura
Semana Da Leitura
 

Mais de Mônica Inácio (14)

Apresentação de Projetos e Aulas Diferenciadas da Escola Municipal Leovegildo...
Apresentação de Projetos e Aulas Diferenciadas da Escola Municipal Leovegildo...Apresentação de Projetos e Aulas Diferenciadas da Escola Municipal Leovegildo...
Apresentação de Projetos e Aulas Diferenciadas da Escola Municipal Leovegildo...
 
Rodoviária
RodoviáriaRodoviária
Rodoviária
 
Fernanda,thayssa,aline
Fernanda,thayssa,alineFernanda,thayssa,aline
Fernanda,thayssa,aline
 
João
JoãoJoão
João
 
Fernanda,thayssa,aline
Fernanda,thayssa,alineFernanda,thayssa,aline
Fernanda,thayssa,aline
 
Matematica_Marcela
Matematica_MarcelaMatematica_Marcela
Matematica_Marcela
 
Fofoca portugues
Fofoca  portuguesFofoca  portugues
Fofoca portugues
 
Deisy
DeisyDeisy
Deisy
 
Saeb
SaebSaeb
Saeb
 
SAEB BRASIL
SAEB BRASILSAEB BRASIL
SAEB BRASIL
 
Saeb
SaebSaeb
Saeb
 
Saeb
SaebSaeb
Saeb
 
Ideb
IdebIdeb
Ideb
 
Aprendizagem autoria- avaliação
Aprendizagem   autoria- avaliaçãoAprendizagem   autoria- avaliação
Aprendizagem autoria- avaliação
 

Projetos de Leitura na Escola Municipal Prof. Virgílio

  • 1. EM.PROF.VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS Biblioteca Pedro José da Silva
  • 2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º SEMESTRE 1.1 - PARADA DA LEITURA MENSAL: PROJETO PARADA DA LEITURA Título: Embarcando na leitura IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Comunidade Escolar Período : Fevereiro a Julho/2011 Envolvidos Diretamente: Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º ano: Cristiane Lobo , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca AnaluF.R.Fernandes, Professores do pré ao 9ª ano.
  • 3. JUSTIFICATIVA   A maioria de nossos alunos não tem em casa um ambiente favorável à leitura, pois os pais, muitos saem cedo e só voltam à noite não tendo tempo, nem paciência, de um pouco do tempo para ler para os filhos. Por isso a escola deve ter consciência que o prazer da leitura se ensina, criando estratégias para que histórias orais, escritas entrem na rotina escolar, colocando as crianças em condições favoráveis de leitura e venham a gostar de estórias, influenciando se possível as famílias. OBJETIVO   Desenvolver o prazer da leitura e da escrita, influenciando leituras agradáveis e de fácil acesso, abordando assuntos que fazem parte do cotidiano do aluno. Apresentando às crianças e aos jovens uma variedade de histórias e gêneros literários, A leitura é individual e não tem a cobrança das demais atividades escolares. O aluno fica à vontade para ler. Interessam apenas o prazer e a fruição. DESENVOLVIMENTO   Todos os meses deverá ser separado pela assistente de biblioteca gibis,jornais,revistas,livros.Será feito uma conscientização da importância da parada da leitura na acolhida e logo após os alunos seguem com seus pais ou familiares para sala de aula, funcionários e toda equipe técnica seguirá para a biblioteca para escolha de seu material de leitura.   METODOLOGIA   Será exposto em sala de aula no pátio e todo ambiente escolar , revistas , jornais, gibis , poemas, livros Realização de eventos, envolvendo toda a comunidade (interna e externa) através de oficinas de poesia, teatro, dança, exposição de livros para compra, contação de histórias etc., Será 30 minutos, no período matutino na entrada 7h as 7h30mn e no período vespertino 13h as 13h30mn.      
  • 4. Família escolhendo livros Funcionários lendo leitura em sala com o filho
  • 5. PROJETO GIBI 1.2 – Projeto Gibí Título: Projeto Gibí IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Alunos do Pré ao 4º ano. Período : Fevereiro a Julho/2011 Envolvidos Diretamente: Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º ano: Cristiane Lobo , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca AnaluF.R.Fernandes, Professores do pré ao 4ª ano.
  • 6. Projeto Gibí JUSTIFICATIVA   Os quadrinhos têm um aspecto lúdico para a criança, ótimo para a iniciação à leitura. A junção de texto e imagem, a noção de movimento, cada descoberta após virar a página, tudo isso desperta o interesse pela leitura. E já há até pesquisas, inclusive no Brasil, mostrando que crianças que lêem gibis têm mais facilidade de aprendizado. Ler exercita a imaginação, aguça a curiosidade e desperta o interesse pelo desconhecido. OBJETIVO   Despertar principalmente na criança das séries iniciais esta leitura visual através dos sentidos revelando um prazer singular; esses primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler o texto escrito. Estimular a descobrirem as histórias em quadrinhos e conseguirem compreender a linguagem, encantando-se e avançando na tentativa de leitura. DESENVOLVIMENTO   Uma vez por semana,conforme cronograma será separado pela assistente de biblioteca gibis,para serem manuseados pelos alunos do pré, como também alunos do 1 º ao 4º ano.   METODOLOGIA   Será exposto em sala de aula ,como na visita já estabelecida na sala de leitura da biblioteca um momento de leitura dos gibís.  
  • 7. Prof.Wânia Pré A e B (realizando a leitura na sala de aula) Prof.Imaculada 4º ano C (realizando a leitura dos gibís na Biblioteca)
  • 8. Lendo no Recreio 1.3- Lendo no Recreio: Título: Ler no Recreio IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Comunidade Escolar Período : Fevereiro a Julho/2011 Envolvidos Diretamente: Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º ano: Cristiane Lobo , PCTE: Prof.Guilherme Ferrari , Prof. Mônica de O.Inácio Assistente de Biblioteca AnaluF.R.Fernandes, Professores do Pré ao 9ª ano.
  • 9. JUSTIFICATIVA   Desenvolver esse projeto foi também despertar o “prazer pela leitura”, não somente ver a força transformadora de que a leitura é possuidora, mas deixar os alunos aptos a “saborearem” palavras, a descobrirem sentimentos, a aprenderem a se colocar no lugar do outro e, assim, deleitarem-se com os contos, com os poemas, enfim, com todas as formas de gêneros literários e diversidade de textos,por livre e espontânea vontade. OBJETIVO   Formar grupinhos de alunos, que serão identificados como estimuladores de leitores, com a função de convidar colegas a se envolverem nas atividades do projeto. Organizar rodinhas de conversas entre alunos das diversas séries, realizar a escolha do livro pelos próprios alunos estimulando a levarem livros que os pais,irmãos desejam ler. DESENVOLVIMENTO   Todos os dias no horário do recreio matutino e vespertino a biblioteca fica aberta para que os próprios alunos manuseie e escolha o livro que deseje levar para estar fazendo a leitura .   METODOLOGIA   Os livros, gibis, revistas ,jornais ,etc. , ficarão de livre acesso aos leitores,para que os mesmos possam estar locando .
  • 10. Biblioteca na hora do Recreio
  • 11. Hora do Conto 1.4- Hora do conto: Título: Hora do Conto IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Prof.Virgílio Alves de Campos Público Alvo: Alunos do Pré ao 5º Período : Fevereiro a Dezembro/2011 Envolvidos Diretamente: Diretora:Elza Fernandes Ortelhado Supervisora: Ione Alves de Lima Orientadora pré ao 5 º ano: Maria Ilma Ishi de Lima Orientadora 6º ao 9º ano: Cristiane Lobo , Assistente de Biblioteca AnaluF.R.Fernandes, Professores do Pré ao 5ª ano.
  • 12. JUSTIFICATIVA  A necessidade dos alunos estarem interagindo com a assintente de biblioteca,e o exercício da imaginação traz grande proveito às crianças, porque atende a uma necessidade muito grande que elas têm de imaginar. É bom saber que uma história bem contada surpreende as pessoas, tem o poder de quebrar a rotina e trazer a magia à tona; estimula a criatividade, rompe barreiras, desvenda mistérios, abre portas e pode ser tão especial e marcante para o ouvinte que chega a influenciar na sua maneira de pensar e agir. OBJETIVO   Influenciar e estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias. DESENVOLVIMENTO   Uma vez por semana conforme agendamento os alunos do pré ao 5ª , vão a biblioteca,onde será realizado pela assistente de biblioteca a hora do conto.   METODOLOGIA   Os alunos fazem uma roda ,e a assistente de biblioteca conta uma história,podendo ela ser : contos, parlendas, fábulas,etc.