Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Web 2.0

229 visualizaciones

Publicado el

Conceito básico da web 2.0

Publicado en: Educación
  • Inicia sesión para ver los comentarios

  • Sé el primero en recomendar esto

Web 2.0

  1. 1. Web 2.0
  2. 2. WEB 2.0A Web 2.0 é um termo criado para denominar umasegunda geração de serviços e comunidades,valendo-se da Web como plataforma.É um ambiente de construção coletiva doconhecimento, no qual cada indivíduo ou gruposocial colabora com sua história e cultura.
  3. 3. Como funciona?As empresas disponibilizam os programas que sãoexecutados no próprio navegador do usuário.Neste contexto, a Web 2.0 é concebida como umamídia social, ou seja, um meio para disseminarconteúdo, trocar experiências, opiniões, ideias eperspectivas.
  4. 4. Quais são os formatos ?Encontramos em variados formatos como: textos,imagens, áudio e vídeo. São chamados de websites queusam a tecnologia para permitir a interação, entre elesestão: blogs, mensageiros, wikis, videologs, podcastsetc.
  5. 5. Exemplos de serviços da Web 2.0
  6. 6. Figura 1- Homepage do buscador Google (Google , 2012).O Google oferece diversos aplicativos gratuitos como: email, compartilhamentode conteúdo, conversas em tempo real face a face e etc. Nele é possível criarcírculos de amizade ou interesse para compartilhamento de informações, vídeosfotos e etc.
  7. 7. Figura 2- Página do Google para criação de Blog (Google, 2012).Os Blogs permitem a edição colaborativa de conteúdos. São excelentesaplicativos para a área educacional por permitir a disseminação de atividadese troca de experiências.
  8. 8. Figura 3- Página do site da Wikipédia (Wikipédia , 2012).Assim como os Blogs as Wikis também permitem a edição colaborativa deconteúdos e são de grande importância para área educacional.
  9. 9. Figura 4- Página de contato do Gmail, Skype e MessengerO Messenger, Gmail e o Skype são ferramentas de comunicação. Com elashá a possibilidade de enviar mensagens instantâneas, fazer chamadas emgrupo, em vídeo, por conferência, envio de textos e imagens e etc.
  10. 10. Figura 5- Página inicial das redes sociais (Orkut, Facebook e MySpace) Nas redes sociais é possível interagir com diversas pessoas, encontrar alguém que não se vê a muito tempo, compartilhar informações e interesses em comum, buscar ou postar informações de empregos e etc. , 3
  11. 11. Figura 6- Homepage do Google Docs (Google, 2012).O Google Docs é um exemplo de compartilhamento de arquivos como: textos,planilhas e apresentações. Sites como Slideshare e Zoho também possuemas mesmas funções.Há outros arquivos também que podem ser compartilhados em outroswebsites: fotos (Flickr), vídeos (Youtube) e arquivos diversos, incluindo áudioe vídeo (4shared).
  12. 12. Figura 7- Homepage do site Adobe Photoshop Express (Photoshop, 2012)No Adobe Photoshop Express é possível editar, organizar, armazenar ecompartilhar fotos on-line.
  13. 13. Figura 8- Homepage do site Peraltrees ( Peraltrees, 2012)Com os recursos do Peraltrees o usuário tem a oportunidade de criar mapasmentais. É um meio de coletar, organizar e compartilhar tudo o que vocêgosta na web.
  14. 14. Utilização da Web 2.0Há uma grande variedade de ferramentas da Web2.0, por isso, o grande desafio é conhecê-lasmelhor para saber como e quando utilizá-las noprocesso de ensino-aprendizagem, em especial emcursos a distância.

×