SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 38
Descargar para leer sin conexión
Sob Pressão: A Tortura no Regime Miliar (1964)
Apresentação feita por: Patrícia S. Moura
O que é a tortura : A tortura foi definida pela Associação Médica Mundial, em assembléia realizada em Tóquio, a 10 de outubro de 1975, como:  “  a imposição deliberada, sistemática e desconsiderada de sofrimento físico ou mental por parte de uma ou mais pessoas, atuando por própria conta ou seguindo ordens de qualquer tipo de poder, com o fim de forçar uma outra pessoa a dar informações, confessar, ou por outra razão qualquer.”
*  O psicanalista Hélio Pellegrino observa que “ a tortura busca, à custa do sofrimento corporal insuportável, introduzir uma cunha que leve à cisão entre o corpo e a mente. E, mais do que isto: ela procura, a todo preço, semear a discórdia e a guerra entre o corpo e a mente. Através da tortura, o corpo torna-se nosso inimigo e nos persegue. È este o modelo básico no qual se apóia a ação de qualquer torturador. (...) Na tortura, o corpo volta-se contra nós, exigindo que falemos.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O desenho acima é uma representação de como os presos políticos eram amarrados no pau de arara, para que fossem espancados, levassem choques e sofressem afogamentos.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Cenas de torturas:
A tortura física, moral e psicológica é hoje sistematicamente aplicada – ou pelo menos tolerada – por governos de 60 países.
Os interrogados sofriam com espancamento em diversos lugares do corpo: cabeça, nádegas, abdômem, braços, mãos, pernas, pés....os torturadores utilizavam de diversos materiais para tal pratica: cassetete de alumínio, cigarros, corda, palmatória, pau entre outros.
Embora o estudo dos processos políticos da Justiça Militar tenha permitido registrar muitas denúncias de tortura, são raras as descrições de seus efeitos sobre as vitimas. Há seqüelas de ordem física, psicológica e moral. Muitos se calaram sobre torturas e torturadores. Alguns por conselho de seus advogados, outros, marcados pelo medo que essa forma de violência gerou.
Em muitos presos políticos, a tortura não deixou marcas físicas, pois foram tomados os devidos cuidados para evitá-las.
Alguns prisioneiros tiveram sua personalidade de tal modo afetada pelas sevícias, que passaram a acatar, para sobreviverem, todas as imposições de seus carcereiros. Em algumas ocasiões, as estruturas ósseas dos torturados não resistiam aos espancamentos.
O direito romano admitia a tortura, pois o processo baseava-se na auto – acusação e na confissão dos suspeitos, e não nas provas e nas testemunhas.
Tortura é tudo aquilo que deliberadamente uma pessoa possa fazer a outra, produzindo  dor, pânico, desgaste moral ou desequilíbrio psíquico, provocando lesão, contusão, funcionamento anormal do corpo ou das faculdades mentais, bem como prejuízo à moral.
A tortura foi indiscriminadamente aplicada no Brasil, indiferente a idade, sexo ou situação moral, física e psicológica em que se encontravam as pessoas suspeitas de atividades subversivas.
O sistema repressivo não fez distinção entre homens e mulheres. O que variou foi a forma de tortura. Além das naturais diferenças sexuais da mulher, uma eventual gravidez a torna especialmente vulnerável. Por serem do sexo masculino, os torturadores fizeram da sexualidade feminina objeto especial de suas taras.
Crianças foram sacrificadas diante dos pais, mulheres grávidas tiveram seus filhos abortados, esposas sofreram para incriminar seus maridos.
A 10 de dezembro de 1948, A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo artigo 5°reza: Ninguém será submetido á tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Atualmente, em mais de um terço dos países signatários da Carta Magna dos Direitos Humanos, a tortura é parte substancial dos métodos interrogatórios da policia e das forças militares, sendo praticada para se obter informações, humilhar, intimidar, aterrorizar, punir ou assassinar prisioneiros políticos e comuns.
 
 
 
 
FERNANDO BOTERO - O RETRATO DA TORTURA   A idéia dessa série de obras de Botero, sobre a situação em Abu Graib surgiu em 2004 quando o artista leu relatos das atrocidades realizadas pelo exército norte-americano no Iraque. Ele acompanhou os acontecimentos em Abu Graib através de noticiários, notícias de jornais e algumas fotos que foram divulgadas. A intenção do pintor era retratar o horror e a barbárie imperialista instaurada no Iraque com a invasão norte-americana. A denúncia impressa nos quadros incomodou imensamente os museus de Nova Iorque
 
 
 
Vitimas brasileiras de tortura  durante o período do regime militar:
 
 
Carta publicada pela imprensa americana de um prisioneiro que foi torturado em Guantánamo. Estou escrevendo na escuridão  do campo de detenção americano de Guantánamo com a esperança de que eu consiga fazer com que nossas vozes sejam ouvidas pelo mundo. Minha mãos tremem enquanto seguro a caneta. Em  janeiro de 2002, fui apanhado  no Paquistão, vendado, acorrentado, drogado e despachado em um avião para Cuba. Quando descemos em Guantánamo, não sabíamos onde estávamos. Eles nos levaram para o Campo Raio – X e nos trancaram em jaulas com apenas dois baldes, um vazio e outro cheio de d’água. Fomos instruídos a urinar em um deles e a nos lavarmos com o outro. Em Guantánamo,  soldados me agrediram , me colocaram em confinamento solitário,  ameaçaram matar a mim e a minha filha  e me disseram que eu iria passar o resto da minha vida em Cuba. Eles me privaram de sono, me forçaram a ouvir música em volume extremamente alto e iluminaram meu rosto com luzes fortíssimas. Eles  me mantiveram em salas geladas durante horas , sem comida, água ou o direito de ir ao banheiro ou me limpar antes das minhas orações. Eles me embrulharam na bandeira israelense e me disseram  que está havendo uma guerra santa da estrela de Davi e da Cruz contra a Lua Crescente. Eles  me bateram até eu perder a consciência.
O que escrevo aqui não é fruto da minha imaginação ou algo ditado pela minha insanidade. São fatos testemunhados por outros detentos, representantes da Cruz Vermelha, interrogadores e tradutores. Durante meus primeiros anos em Guantánamo  fui interrogado muitas vezes . Meus interrogadores me disseram que queriam que eu confessasse ser da Al – Qaeda e que eu estava envolvido de alguma forma com os ataques terroristas contra os Estados Unidos. Disse que não tenho conexão alguma com nada disso.  Não sou um membro da Al – Qaeda . Nunca encorajei ninguém a lutar pela Al – Qaeda. Osama bin Laden e a Al – Qaeda não fizeram nada além de matar e denegrir uma religião. Nunca lutei ou carreguei uma arma comigo.  Gosto dos Estados Unidos e não sou um inimigo . Já morei nos Estados Unidos e quis me tornar um cidadão americano. Sei que os soldados que fizeram mal a mim representam eles mesmo , e não os Estados Unidos. E eu tenho de dizer que nem todos os soldados americanos em Cuba nos maltrataram ou torturaram. Há soldados que nos tratam de forma humana.  Alguns deles até choram quando nos vêem nessas situações.  Uma vez, no Campo Delta, um soldado pediu desculpas a mim e me ofereceu chocolate quente e biscoitos. Quando agradeci, ele disse: “ Eu não preciso que você agradeça a mim”. Escrevo isso para que os leitores não pensem que acuso todos os americanos.
Mas, por que, depois de cinco anos, não há conclusões a respeito da situação em Guantánamo? Por quanto tempo pais, mães, esposas, irmãos e filhos irão chorar pelos seus entes queridos aprisionados?  Por quanto tempo minha filha terá que perguntar quando irei voltar?  As respostas só poderão ser encontradas entre as pessoas justas na América. Eu prefiro morrer a permanece aqui para sempre.  Já tentei cometer suicídio várias vezes.  O propósito de Guantánamo é destruir pessoas, e  eu fui destruído.  Não tenho esperanças, porque nossas vozes não são ouvidas aqui das profundezas do campo de detenção. Se eu morrer, por favor lembrem-se de que houve um ser humano chamado Jumah em Guantánamo, cujas crenças, dignidade e humanidade foram abusadas . Por favor, lembre-se de que há centenas de detentos em Guantánamo que sofrem as mesmas coisas. Eles não são acusados de cometer crimes. Eles não foram acusados de praticar nenhuma ação contra os Estados Unidos. Por favor, mostrem minhas cartas ao mundo.  Deixem o mundo lê-las. Deixem o mundo conhecer a agonia dos detentos em Cuba.” Jumah Al-Dossari  11/01/2007,  Base naval da Baía de Guantánamo,  Cuba
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FIM

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Pena de morte - Maratona de Atualidades
Pena de morte - Maratona de AtualidadesPena de morte - Maratona de Atualidades
Pena de morte - Maratona de AtualidadesGuilherme Lemos
 
Costa e silva g vitor
Costa e silva g vitorCosta e silva g vitor
Costa e silva g vitorBethreis
 
Presidente Artur Costa e Silva
Presidente Artur Costa e SilvaPresidente Artur Costa e Silva
Presidente Artur Costa e SilvaGabriel Siqueira
 
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no Brasil
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no BrasilOs Atos Institucionais e a Ditadura Militar no Brasil
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no BrasilJanayna Lira
 
Principais medidas do governo costa e silva
Principais medidas do governo costa e silvaPrincipais medidas do governo costa e silva
Principais medidas do governo costa e silvaabrao souza da silva
 
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Joaquim Melro
 
Dignidade humana
Dignidade humanaDignidade humana
Dignidade humanaPedro Paulo
 
Presidente castelo branco
Presidente castelo brancoPresidente castelo branco
Presidente castelo brancoAntonio Carlos
 
Pena de morte
Pena de mortePena de morte
Pena de mortenanasimao
 
Relatório Final CNV - Volume II | Textos Temáticos
Relatório Final CNV - Volume II | Textos TemáticosRelatório Final CNV - Volume II | Textos Temáticos
Relatório Final CNV - Volume II | Textos TemáticosPortal Brasil
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Joaquim Melro
 
Ditadura militar parte 5-6
Ditadura militar   parte 5-6Ditadura militar   parte 5-6
Ditadura militar parte 5-6cemem
 
30 anos de Democracia no Brasil
30 anos de Democracia no Brasil30 anos de Democracia no Brasil
30 anos de Democracia no BrasilMario Romero
 
Eutanásia patrick renato
Eutanásia patrick renatoEutanásia patrick renato
Eutanásia patrick renatoiosi2012
 
A comunicação social no contexto do governo médici
A comunicação social no contexto do governo médiciA comunicação social no contexto do governo médici
A comunicação social no contexto do governo médiciMarcioveras
 
Ditadura militar ( 1964 1985 )trabalho
Ditadura militar ( 1964   1985 )trabalhoDitadura militar ( 1964   1985 )trabalho
Ditadura militar ( 1964 1985 )trabalhoNilmaguimaraes
 
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)Veanna
 
Governos de castello branco e costa e silva
Governos de castello branco e costa e silvaGovernos de castello branco e costa e silva
Governos de castello branco e costa e silvaKelly Leite
 

La actualidad más candente (20)

Pena de morte - Maratona de Atualidades
Pena de morte - Maratona de AtualidadesPena de morte - Maratona de Atualidades
Pena de morte - Maratona de Atualidades
 
Costa e silva g vitor
Costa e silva g vitorCosta e silva g vitor
Costa e silva g vitor
 
Presidente Artur Costa e Silva
Presidente Artur Costa e SilvaPresidente Artur Costa e Silva
Presidente Artur Costa e Silva
 
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no Brasil
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no BrasilOs Atos Institucionais e a Ditadura Militar no Brasil
Os Atos Institucionais e a Ditadura Militar no Brasil
 
Principais medidas do governo costa e silva
Principais medidas do governo costa e silvaPrincipais medidas do governo costa e silva
Principais medidas do governo costa e silva
 
Ditadura no Brasil - UFRGS 2011.
Ditadura no Brasil - UFRGS 2011.Ditadura no Brasil - UFRGS 2011.
Ditadura no Brasil - UFRGS 2011.
 
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
Argumentação e Filosofia. O Exemplo da pena de Morte (Rocha)
 
Dignidade humana
Dignidade humanaDignidade humana
Dignidade humana
 
Presidente castelo branco
Presidente castelo brancoPresidente castelo branco
Presidente castelo branco
 
Pena de morte
Pena de mortePena de morte
Pena de morte
 
Relatório Final CNV - Volume II | Textos Temáticos
Relatório Final CNV - Volume II | Textos TemáticosRelatório Final CNV - Volume II | Textos Temáticos
Relatório Final CNV - Volume II | Textos Temáticos
 
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
Argumentação e Filosofia: O exemplo da pena de Morte (avelar)
 
Ditadura militar parte 5-6
Ditadura militar   parte 5-6Ditadura militar   parte 5-6
Ditadura militar parte 5-6
 
30 anos de Democracia no Brasil
30 anos de Democracia no Brasil30 anos de Democracia no Brasil
30 anos de Democracia no Brasil
 
A ditadura militar e a educacao no brasil revisado
A ditadura militar e a educacao no brasil revisadoA ditadura militar e a educacao no brasil revisado
A ditadura militar e a educacao no brasil revisado
 
Eutanásia patrick renato
Eutanásia patrick renatoEutanásia patrick renato
Eutanásia patrick renato
 
A comunicação social no contexto do governo médici
A comunicação social no contexto do governo médiciA comunicação social no contexto do governo médici
A comunicação social no contexto do governo médici
 
Ditadura militar ( 1964 1985 )trabalho
Ditadura militar ( 1964   1985 )trabalhoDitadura militar ( 1964   1985 )trabalho
Ditadura militar ( 1964 1985 )trabalho
 
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)
Ditadura Militar no Brasil(de Costa e Silva à Garrastazu Médici)
 
Governos de castello branco e costa e silva
Governos de castello branco e costa e silvaGovernos de castello branco e costa e silva
Governos de castello branco e costa e silva
 

Similar a Sob Tortura

Tortura na Ditadura Militar
Tortura na Ditadura MilitarTortura na Ditadura Militar
Tortura na Ditadura MilitarIoneSoares2
 
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. Medeiros
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. MedeirosHistória do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. Medeiros
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. MedeirosJoão Medeiros
 
Trabalho De HistóRia
Trabalho De HistóRiaTrabalho De HistóRia
Trabalho De HistóRiabravobastos
 
A tortura e a inquisição
A tortura e a inquisição  A tortura e a inquisição
A tortura e a inquisição Rogerio Sena
 
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...Andréia Matos
 
As perseguições dos papas
As perseguições dos papasAs perseguições dos papas
As perseguições dos papasGeane Nascimento
 
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religião
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religiãoInstrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religião
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religiãoAdail Silva
 
Ditadura, Tortura e Morte
Ditadura, Tortura e MorteDitadura, Tortura e Morte
Ditadura, Tortura e MorteFilipiZanatta
 
Slides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoSlides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoColegio GGE
 
Slides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoSlides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoColegio GGE
 
Ditadura tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)
Ditadura   tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)Ditadura   tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)
Ditadura tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)Lola Lisbeth
 
Temas Contemporâneos 01
Temas Contemporâneos 01Temas Contemporâneos 01
Temas Contemporâneos 01carlosbidu
 
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsLeon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsFernando Anselmo
 

Similar a Sob Tortura (20)

Tortura na Ditadura Militar
Tortura na Ditadura MilitarTortura na Ditadura Militar
Tortura na Ditadura Militar
 
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. Medeiros
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. MedeirosHistória do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. Medeiros
História do Brasil: Ditadura Militar (1964-1985). Prof. Medeiros
 
A tortura
A torturaA tortura
A tortura
 
Holocausto brasileiro
Holocausto brasileiroHolocausto brasileiro
Holocausto brasileiro
 
Trabalho De HistóRia
Trabalho De HistóRiaTrabalho De HistóRia
Trabalho De HistóRia
 
Torturas ditadura militar_no_brasil
Torturas ditadura militar_no_brasilTorturas ditadura militar_no_brasil
Torturas ditadura militar_no_brasil
 
A tortura e a inquisição
A tortura e a inquisição  A tortura e a inquisição
A tortura e a inquisição
 
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...
2º LICENCIATURA: HISTÓRIA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. DISCIPLINA D...
 
As perseguições dos papas
As perseguições dos papasAs perseguições dos papas
As perseguições dos papas
 
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religião
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religiãoInstrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religião
Instrumentos de tortura usados pela inquisição em nome da religião
 
A InquisiçãO
A InquisiçãOA InquisiçãO
A InquisiçãO
 
Ditadura, Tortura e Morte
Ditadura, Tortura e MorteDitadura, Tortura e Morte
Ditadura, Tortura e Morte
 
Slides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoSlides santa inquisição
Slides santa inquisição
 
Slides santa inquisição
Slides santa inquisiçãoSlides santa inquisição
Slides santa inquisição
 
Pena de Morte
Pena de MortePena de Morte
Pena de Morte
 
Verdade e Gênero
Verdade e GêneroVerdade e Gênero
Verdade e Gênero
 
Ditadura tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)
Ditadura   tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)Ditadura   tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)
Ditadura tortura e resistencia ( armada e movimentos sociais)
 
Pena de morte
Pena de mortePena de morte
Pena de morte
 
Temas Contemporâneos 01
Temas Contemporâneos 01Temas Contemporâneos 01
Temas Contemporâneos 01
 
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os MédiunsLeon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
Leon Denis - Os Espíritos e os Médiuns
 

Último

Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxGislaineDuresCruz
 
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptx
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptxAULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptx
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptxrenatacolbeich1
 
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptx
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptxOrientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptx
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptxJMTCS
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullyingMary Alvarenga
 
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxAntonioVieira539017
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptxErivaldoLima15
 

Último (20)

Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
 
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptx
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptxAULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptx
AULA 7 - REFORMA PROTESTANTE SIMPLES E BASICA.pptx
 
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptx
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptxOrientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptx
Orientações para a análise do poema Orfeu Rebelde.pptx
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
 
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
 

Sob Tortura

  • 1. Sob Pressão: A Tortura no Regime Miliar (1964)
  • 2. Apresentação feita por: Patrícia S. Moura
  • 3. O que é a tortura : A tortura foi definida pela Associação Médica Mundial, em assembléia realizada em Tóquio, a 10 de outubro de 1975, como: “ a imposição deliberada, sistemática e desconsiderada de sofrimento físico ou mental por parte de uma ou mais pessoas, atuando por própria conta ou seguindo ordens de qualquer tipo de poder, com o fim de forçar uma outra pessoa a dar informações, confessar, ou por outra razão qualquer.”
  • 4. * O psicanalista Hélio Pellegrino observa que “ a tortura busca, à custa do sofrimento corporal insuportável, introduzir uma cunha que leve à cisão entre o corpo e a mente. E, mais do que isto: ela procura, a todo preço, semear a discórdia e a guerra entre o corpo e a mente. Através da tortura, o corpo torna-se nosso inimigo e nos persegue. È este o modelo básico no qual se apóia a ação de qualquer torturador. (...) Na tortura, o corpo volta-se contra nós, exigindo que falemos.
  • 5.
  • 6. O desenho acima é uma representação de como os presos políticos eram amarrados no pau de arara, para que fossem espancados, levassem choques e sofressem afogamentos.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 12. A tortura física, moral e psicológica é hoje sistematicamente aplicada – ou pelo menos tolerada – por governos de 60 países.
  • 13. Os interrogados sofriam com espancamento em diversos lugares do corpo: cabeça, nádegas, abdômem, braços, mãos, pernas, pés....os torturadores utilizavam de diversos materiais para tal pratica: cassetete de alumínio, cigarros, corda, palmatória, pau entre outros.
  • 14. Embora o estudo dos processos políticos da Justiça Militar tenha permitido registrar muitas denúncias de tortura, são raras as descrições de seus efeitos sobre as vitimas. Há seqüelas de ordem física, psicológica e moral. Muitos se calaram sobre torturas e torturadores. Alguns por conselho de seus advogados, outros, marcados pelo medo que essa forma de violência gerou.
  • 15. Em muitos presos políticos, a tortura não deixou marcas físicas, pois foram tomados os devidos cuidados para evitá-las.
  • 16. Alguns prisioneiros tiveram sua personalidade de tal modo afetada pelas sevícias, que passaram a acatar, para sobreviverem, todas as imposições de seus carcereiros. Em algumas ocasiões, as estruturas ósseas dos torturados não resistiam aos espancamentos.
  • 17. O direito romano admitia a tortura, pois o processo baseava-se na auto – acusação e na confissão dos suspeitos, e não nas provas e nas testemunhas.
  • 18. Tortura é tudo aquilo que deliberadamente uma pessoa possa fazer a outra, produzindo dor, pânico, desgaste moral ou desequilíbrio psíquico, provocando lesão, contusão, funcionamento anormal do corpo ou das faculdades mentais, bem como prejuízo à moral.
  • 19. A tortura foi indiscriminadamente aplicada no Brasil, indiferente a idade, sexo ou situação moral, física e psicológica em que se encontravam as pessoas suspeitas de atividades subversivas.
  • 20. O sistema repressivo não fez distinção entre homens e mulheres. O que variou foi a forma de tortura. Além das naturais diferenças sexuais da mulher, uma eventual gravidez a torna especialmente vulnerável. Por serem do sexo masculino, os torturadores fizeram da sexualidade feminina objeto especial de suas taras.
  • 21. Crianças foram sacrificadas diante dos pais, mulheres grávidas tiveram seus filhos abortados, esposas sofreram para incriminar seus maridos.
  • 22. A 10 de dezembro de 1948, A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo artigo 5°reza: Ninguém será submetido á tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Atualmente, em mais de um terço dos países signatários da Carta Magna dos Direitos Humanos, a tortura é parte substancial dos métodos interrogatórios da policia e das forças militares, sendo praticada para se obter informações, humilhar, intimidar, aterrorizar, punir ou assassinar prisioneiros políticos e comuns.
  • 23.  
  • 24.  
  • 25.  
  • 26.  
  • 27. FERNANDO BOTERO - O RETRATO DA TORTURA A idéia dessa série de obras de Botero, sobre a situação em Abu Graib surgiu em 2004 quando o artista leu relatos das atrocidades realizadas pelo exército norte-americano no Iraque. Ele acompanhou os acontecimentos em Abu Graib através de noticiários, notícias de jornais e algumas fotos que foram divulgadas. A intenção do pintor era retratar o horror e a barbárie imperialista instaurada no Iraque com a invasão norte-americana. A denúncia impressa nos quadros incomodou imensamente os museus de Nova Iorque
  • 28.  
  • 29.  
  • 30.  
  • 31. Vitimas brasileiras de tortura durante o período do regime militar:
  • 32.  
  • 33.  
  • 34. Carta publicada pela imprensa americana de um prisioneiro que foi torturado em Guantánamo. Estou escrevendo na escuridão do campo de detenção americano de Guantánamo com a esperança de que eu consiga fazer com que nossas vozes sejam ouvidas pelo mundo. Minha mãos tremem enquanto seguro a caneta. Em janeiro de 2002, fui apanhado no Paquistão, vendado, acorrentado, drogado e despachado em um avião para Cuba. Quando descemos em Guantánamo, não sabíamos onde estávamos. Eles nos levaram para o Campo Raio – X e nos trancaram em jaulas com apenas dois baldes, um vazio e outro cheio de d’água. Fomos instruídos a urinar em um deles e a nos lavarmos com o outro. Em Guantánamo, soldados me agrediram , me colocaram em confinamento solitário, ameaçaram matar a mim e a minha filha e me disseram que eu iria passar o resto da minha vida em Cuba. Eles me privaram de sono, me forçaram a ouvir música em volume extremamente alto e iluminaram meu rosto com luzes fortíssimas. Eles me mantiveram em salas geladas durante horas , sem comida, água ou o direito de ir ao banheiro ou me limpar antes das minhas orações. Eles me embrulharam na bandeira israelense e me disseram que está havendo uma guerra santa da estrela de Davi e da Cruz contra a Lua Crescente. Eles me bateram até eu perder a consciência.
  • 35. O que escrevo aqui não é fruto da minha imaginação ou algo ditado pela minha insanidade. São fatos testemunhados por outros detentos, representantes da Cruz Vermelha, interrogadores e tradutores. Durante meus primeiros anos em Guantánamo fui interrogado muitas vezes . Meus interrogadores me disseram que queriam que eu confessasse ser da Al – Qaeda e que eu estava envolvido de alguma forma com os ataques terroristas contra os Estados Unidos. Disse que não tenho conexão alguma com nada disso. Não sou um membro da Al – Qaeda . Nunca encorajei ninguém a lutar pela Al – Qaeda. Osama bin Laden e a Al – Qaeda não fizeram nada além de matar e denegrir uma religião. Nunca lutei ou carreguei uma arma comigo. Gosto dos Estados Unidos e não sou um inimigo . Já morei nos Estados Unidos e quis me tornar um cidadão americano. Sei que os soldados que fizeram mal a mim representam eles mesmo , e não os Estados Unidos. E eu tenho de dizer que nem todos os soldados americanos em Cuba nos maltrataram ou torturaram. Há soldados que nos tratam de forma humana. Alguns deles até choram quando nos vêem nessas situações. Uma vez, no Campo Delta, um soldado pediu desculpas a mim e me ofereceu chocolate quente e biscoitos. Quando agradeci, ele disse: “ Eu não preciso que você agradeça a mim”. Escrevo isso para que os leitores não pensem que acuso todos os americanos.
  • 36. Mas, por que, depois de cinco anos, não há conclusões a respeito da situação em Guantánamo? Por quanto tempo pais, mães, esposas, irmãos e filhos irão chorar pelos seus entes queridos aprisionados? Por quanto tempo minha filha terá que perguntar quando irei voltar? As respostas só poderão ser encontradas entre as pessoas justas na América. Eu prefiro morrer a permanece aqui para sempre. Já tentei cometer suicídio várias vezes. O propósito de Guantánamo é destruir pessoas, e eu fui destruído. Não tenho esperanças, porque nossas vozes não são ouvidas aqui das profundezas do campo de detenção. Se eu morrer, por favor lembrem-se de que houve um ser humano chamado Jumah em Guantánamo, cujas crenças, dignidade e humanidade foram abusadas . Por favor, lembre-se de que há centenas de detentos em Guantánamo que sofrem as mesmas coisas. Eles não são acusados de cometer crimes. Eles não foram acusados de praticar nenhuma ação contra os Estados Unidos. Por favor, mostrem minhas cartas ao mundo. Deixem o mundo lê-las. Deixem o mundo conhecer a agonia dos detentos em Cuba.” Jumah Al-Dossari 11/01/2007, Base naval da Baía de Guantánamo, Cuba
  • 37.
  • 38. FIM