Sistemas de GestãoSistemas de Gestão
Integrados (SIGs)Integrados (SIGs)
Definindo o SGIDefinindo o SGI
 Combinação do processo de gerenciamento daCombinação do processo de gerenciamento da
qual...
O SGI visa assegurar...O SGI visa assegurar...
 A manutenção e conformidade da Política daA manutenção e conformidade da ...
O SGI segue os requisitos de normasO SGI segue os requisitos de normas
 Existe uma tendência mundial das organizações naE...
Vantagens advindas daVantagens advindas da
implementação do SGIimplementação do SGI
 Melhoria da imagem da organização no...
Vantagens advindas daVantagens advindas da
implementação do SGIimplementação do SGI
 Melhoria do treinamento, conscientiz...
Política da QualidadePolítica da Qualidade
 É recomendado que seja estabelecida uma únicaÉ recomendado que seja estabelec...
Sistema de Gestão da QualidadeSistema de Gestão da Qualidade
 Consiste numa administração na qual umaConsiste numa admini...
Sistema de Gestão Ambiental - SGASistema de Gestão Ambiental - SGA
 Segundo a ISO 14000, o SGA é definido comoSegundo a I...
Certificação AmbientalCertificação Ambiental
 A certificação é um procedimento pelo qual umA certificação é um procedimen...
ISO 14001 e 14004ISO 14001 e 14004
 Dentre as normas da série ISO 14000 apenas aDentre as normas da série ISO 14000 apena...
Elementos de um SGAElementos de um SGA
 Um sistema de gestão em determinado processo,
corretamente certificado, pode induzir a adoção de
tecnologias cada vez ma...
 A detecção, no caso de algum problema, se torna
mais fácil e a rastreabilidade no processo permite que
este seja corrigi...
SAÚDE E SEGURANÇA DO
TRABALHO
 Na década de 70, com a criação da Fundacentro,
órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Em...
OHSAS 18001OHSAS 18001
 A BSI – British Standards Institution, em 1999, criou
a especificação OHSAS 18001, cuja sigla sig...
Sistema de Gestão de Saúde e
Segurança do Trabalho – SGSST
 De acordo com a norma OHSAS 18001, o SGSST é
“aquela parte do...
Elementos de um SGSSTElementos de um SGSST
Responsabilidade SocialResponsabilidade Social
 Um aspecto nos sistemas de gestão que temUm aspecto nos sistemas de gestã...
Reflexão e considerações sobre SGIReflexão e considerações sobre SGI
 Com a crescente pressão para que as
organizações ra...
Elementos do SGIElementos do SGI
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Sistemas de gestao integrados

114 visualizaciones

Publicado el

SGI 19011

Publicado en: Medio ambiente
  • Sé el primero en comentar

Sistemas de gestao integrados

  1. 1. Sistemas de GestãoSistemas de Gestão Integrados (SIGs)Integrados (SIGs)
  2. 2. Definindo o SGIDefinindo o SGI  Combinação do processo de gerenciamento daCombinação do processo de gerenciamento da qualidadequalidade e doe do meio ambientemeio ambiente integradaintegrada com a gestão dacom a gestão da saúde e segurança dossaúde e segurança dos trabalhadorestrabalhadores permitindo garantir sempre apermitindo garantir sempre a melhoria continua dos processos, projetos,melhoria continua dos processos, projetos, serviços, produtos, etc.serviços, produtos, etc.
  3. 3. O SGI visa assegurar...O SGI visa assegurar...  A manutenção e conformidade da Política daA manutenção e conformidade da Política da Empresa (política corporativa);Empresa (política corporativa);  Objetivos e Metas de Qualidade;Objetivos e Metas de Qualidade;  Meio Ambiente;Meio Ambiente;  Segurança e Saúde Ocupacional;Segurança e Saúde Ocupacional;  Responsabilidade Social.Responsabilidade Social.
  4. 4. O SGI segue os requisitos de normasO SGI segue os requisitos de normas  Existe uma tendência mundial das organizações naExiste uma tendência mundial das organizações na certificação de seus sistemas de gestão de formacertificação de seus sistemas de gestão de forma integrada com base nas seguintes normas eintegrada com base nas seguintes normas e especificações de sistemas de gestão:especificações de sistemas de gestão:  ISO 9001:2008 - sistemas de gestão da qualidade;ISO 9001:2008 - sistemas de gestão da qualidade;  ISO 14001/1996 - sistemas de gestão ambiental;ISO 14001/1996 - sistemas de gestão ambiental;  OHSAS 18001/1999 - sistemas de segurança e saúdeOHSAS 18001/1999 - sistemas de segurança e saúde ocupacional;ocupacional;  SA 8000/2001 - responsabilidade social.SA 8000/2001 - responsabilidade social.
  5. 5. Vantagens advindas daVantagens advindas da implementação do SGIimplementação do SGI  Melhoria da imagem da organização no âmbitoMelhoria da imagem da organização no âmbito nacional e internacional;nacional e internacional;  Melhoria da satisfação e da confiança das partesMelhoria da satisfação e da confiança das partes interessadasinteressadas ((acionistas, clientes, força de trabalho;acionistas, clientes, força de trabalho; fornecedores, comunidade, das ONG’s e governofornecedores, comunidade, das ONG’s e governo););  Redução dos recursos internos e infra-estruturaRedução dos recursos internos e infra-estrutura necessária para a manutenção e melhoria contínuanecessária para a manutenção e melhoria contínua dos sistemas de gestão;dos sistemas de gestão;
  6. 6. Vantagens advindas daVantagens advindas da implementação do SGIimplementação do SGI  Melhoria do treinamento, conscientização eMelhoria do treinamento, conscientização e competência da força de trabalho;competência da força de trabalho;  Redução da complexidade do sistema de gestão;Redução da complexidade do sistema de gestão;  Aumento da confiabilidade e disponibilidade dosAumento da confiabilidade e disponibilidade dos processos, atividades, produtos e serviços;processos, atividades, produtos e serviços;  Melhoria do desempenho organizacionalMelhoria do desempenho organizacional competitivo;competitivo;  Redução de custos e investimentos de implantação,Redução de custos e investimentos de implantação, certificação, manutenção e auditoria dos sistemascertificação, manutenção e auditoria dos sistemas de gestão.de gestão.
  7. 7. Política da QualidadePolítica da Qualidade  É recomendado que seja estabelecida uma únicaÉ recomendado que seja estabelecida uma única política pela alta administração da organização quepolítica pela alta administração da organização que atenda aos requisitos das normas;atenda aos requisitos das normas;  Deve permitir a associação direta com: os processos;Deve permitir a associação direta com: os processos; atividades, as opções estratégicas; os objetivos, asatividades, as opções estratégicas; os objetivos, as metas, os programas, os recursos, os prazos e osmetas, os programas, os recursos, os prazos e os indicadores de desempenho;indicadores de desempenho;  Deve ser divulgada para as partes interessadas.Deve ser divulgada para as partes interessadas.
  8. 8. Sistema de Gestão da QualidadeSistema de Gestão da Qualidade  Consiste numa administração na qual umaConsiste numa administração na qual uma organização / empresa conduz seus negóciosorganização / empresa conduz seus negócios para satisfazer seus clientes internos epara satisfazer seus clientes internos e externos;externos;  A norma responsável pela qualidade é a ISOA norma responsável pela qualidade é a ISO 9000;9000;  Após a ECO-92 a ISO desenvolveu a série ISOApós a ECO-92 a ISO desenvolveu a série ISO 14000 (meio ambiente), baseada na série ISO14000 (meio ambiente), baseada na série ISO 9000.9000.
  9. 9. Sistema de Gestão Ambiental - SGASistema de Gestão Ambiental - SGA  Segundo a ISO 14000, o SGA é definido comoSegundo a ISO 14000, o SGA é definido como ““a parte do Sistema de Gerenciamento Globala parte do Sistema de Gerenciamento Global que inclui a estrutura organizacional, oque inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades,planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos,responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento,processos e recursos para o desenvolvimento, implementação, alcance, revisão eimplementação, alcance, revisão e manutenção da política ambientalmanutenção da política ambiental”.”.
  10. 10. Certificação AmbientalCertificação Ambiental  A certificação é um procedimento pelo qual umA certificação é um procedimento pelo qual um terceiro fornece prova escrita de que um produto,terceiro fornece prova escrita de que um produto, processo ou serviço atende a requisitos e normasprocesso ou serviço atende a requisitos e normas especificados.especificados.  A certificação de sistemas de gestão ambiental – SGAA certificação de sistemas de gestão ambiental – SGA permite concluir que a organização possui umapermite concluir que a organização possui uma política ambiental e que está implementando-a empolítica ambiental e que está implementando-a em conformidade com os requisitos da norma referencial,conformidade com os requisitos da norma referencial, ou seja, a ISO 14001.ou seja, a ISO 14001.
  11. 11. ISO 14001 e 14004ISO 14001 e 14004  Dentre as normas da série ISO 14000 apenas aDentre as normas da série ISO 14000 apenas a ISO 14001 é “certificável”, isto é, estabeleceISO 14001 é “certificável”, isto é, estabelece uma diretriz que pode ser validada por terceirauma diretriz que pode ser validada por terceira parte;parte;  A ISO 14004 é um guia de implantação daA ISO 14004 é um guia de implantação da ISO 14001.ISO 14001.
  12. 12. Elementos de um SGAElementos de um SGA
  13. 13.  Um sistema de gestão em determinado processo, corretamente certificado, pode induzir a adoção de tecnologias cada vez mais limpas e a melhoria do produto final.  A responsabilidade civil da organização por danos causados ao meio ambiente e defeitos nos produtos, também passa a ser melhor conhecida. Características e vantagens naCaracterísticas e vantagens na implementação de um SGAimplementação de um SGA
  14. 14.  A detecção, no caso de algum problema, se torna mais fácil e a rastreabilidade no processo permite que este seja corrigido com mais rapidez e agilidade.  Um certificado sempre será elemento muito importante na defesa da organização em caso de disputa judicial, funcionando com atenuador, já que a organização pode demonstrar preocupação com a prevenção e conseqüentemente com o meio ambiente. Características e vantagens naCaracterísticas e vantagens na implementação de um SGAimplementação de um SGA
  15. 15. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO  Na década de 70, com a criação da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, as primeiras pesquisas sobre saúde e segurança ocupacional foram desenvolvidas.  Em 1978 foram aprovadas as Normas Regulamentadoras (NR), relativas à SST – Saúde e Segurança do Trabalho, houve um grande salto rumo a melhores condições de trabalho.
  16. 16. OHSAS 18001OHSAS 18001  A BSI – British Standards Institution, em 1999, criou a especificação OHSAS 18001, cuja sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series.  A especificação OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatível com as normas para Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001 – e Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001 – para facilitar a integração dos sistemas, no caso da organização assim o desejar.
  17. 17. Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – SGSST  De acordo com a norma OHSAS 18001, o SGSST é “aquela parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização”.
  18. 18. Elementos de um SGSSTElementos de um SGSST
  19. 19. Responsabilidade SocialResponsabilidade Social  Um aspecto nos sistemas de gestão que temUm aspecto nos sistemas de gestão que tem se desenvolvido consideravelmente é o dese desenvolvido consideravelmente é o de responsabilidade social, através dasresponsabilidade social, através das especificações contidas na norma SA 8000 eespecificações contidas na norma SA 8000 e que tem sido objeto de estudo eque tem sido objeto de estudo e implementação em diversas organizações.implementação em diversas organizações.
  20. 20. Reflexão e considerações sobre SGIReflexão e considerações sobre SGI  Com a crescente pressão para que as organizações racionalizem seus processos de gestão, várias delas vêem na integraçãointegração dos Sistemas de Gestão uma excelente oportunidade para reduzir custos relacionados, por exemplo, à manutenção de diferentes estruturas de controle de documentos, auditorias, registros, dentre outros.
  21. 21. Elementos do SGIElementos do SGI

×