Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Susanita

XXX

  • Sé el primero en comentar

Susanita

  1. 1. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL Susana Pereira, nº9, 12ºE1 Curso: Técnico Auxiliar de Saúde Disciplina: Saúde 2019/ 2020
  2. 2. O que é Embriologia?  É uma área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.  O que estuda?  Estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fecundação, formação do zigoto até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados.
  3. 3. GRAVIDEZ  Gravidez é o nome dado a todo o período de tempo desde a fecundação do óvulo pelo espermatozóide até o momento do parto. Nesse processo, ocorre o desenvolvimento do bebé.  É um processo natural de reprodução da espécie. Acontece com todos os animais e plantas. No ser humano, a duração natural é de até 40 semanas, o que equivale a 9 meses no calendário.  Ter um filho não é somente engravidar e depois de 9 meses dar a luz. Isso envolve muitas mudanças hormonais, psicológicas e financeiras na vida do casal.
  4. 4. Fecundação  É uma das etapas da reprodução sexuada, na qual as células sexuais ou gametas se unem originando o zigoto ou célula-ovo. O zigoto passa por muitas divisões celulares originando um embrião, que se desenvolverá formando um novo ser.
  5. 5. NIDAÇÃO É um dos sinais iniciais da gestação. Significa que o óvulo fecundado foi implantado na parede uterina. Quando acontece, pode provocar alguns sintomas, como um pequeno sangramento. Muitas vezes, esse sangue da nidação não é reconhecido pelas mulheres, por ser confundido com um escape da menstruação.
  6. 6. Primeiro Trimestre  O primeiro trimestre é o momento em que há mais risco no desenvolvimento do feto em mulheres que estão esperando o primeiro filho, pela possibilidade de perda (aborto espontâneo).  O bebé se torna mais forte a cada semana, fazendo com que essa possibilidade diminua.
  7. 7. 1ª Semana  Ciclo menstrual e concepção:  Num processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado. Se não for fertilizado, o ciclo começa novamente.  A primeira semana pode ser contada pelo primeiro dia da menstruação. Os médicos utilizam esse dia para prever a data provável do parto.  É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.  Processo: Ovulação;  Dias de gravidez: 7 dias.
  8. 8. 2ª Semana  É na segunda semana que o corpo da mulher se prepara para a fecundação, liberando hormonas que permitem a ovulação e as condições necessárias para gerar o bebé. As mudanças que ocorrem são:  O revestimento uterino fica mais espesso para acomodar o novo feto;  Os folículos ovarianos amadurecem até um deles se tornar dominante;  Hormonas são liberados para que o folículo dominante libere o óvulo para a fecundação;  O muco cervical se torna mais macio, fluido e aquoso, como clara de ovo, para facilitar a vida dos espermatozóides;  Começa a liberação do estrogénio responsável por estimular o revestimento do útero para alojar o óvulo fertilizado.
  9. 9. Como ocorre a fecundação do ovo?  Em cada ejaculação, o homem libera de 300 a 400 espermatozóides no interior da vagina.  O espermatozóide tem somente uma missão: fertilizar o ovo. Mas apenas alguns sobrevivem nesse processo.  Ao chegar nas tubas uterinas, eles são empurrados em direção ao ovo, mas somente um espermatozóide — o mais forte — consegue chegar ao objetivo e fertilizar o ovo.  Quando isso ocorre, a missão muda e se torna mais tranquila. O ovo fecundado, também conhecido como Zigoto, continua descendo para seu objetivo final: o útero.
  10. 10. 3ª Semana  O óvulo fecundado fixa-se na parede uterina. Nisso pode ocorrer corrimento vaginal (intenso ou não, depende da mulher). Essa perda de sangue não prejudica a gravidez.  É nessa semana que as células começam a se reproduzir deliberadamente, se multiplicando e se dividindo.  Começa também a formação da placenta, que é responsável por produzir a hormona da gravidez; o cordão umbilical, que servirá de conexão da mãe com o bebé até o fim da gravidez; a bolsa amniótica; a bolsa vitelina; e a membrana protetora no interior do útero.  Alguns sintomas que vão acompanhar as primeiras semanas da gravidez e que podem persistir por todo o primeiro trimestre são:  Enjoo matinal;  Cansaço físico e sonolência;  Sensibilidade e dor nos seios;  Variações emocionais;  Cólicas;  Prisão de ventre.  Nessa fase da gravidez, o tamanho do embrião ainda é comparado à uma semente de chia.
  11. 11. 4ª Semana  No feto, as camadas embrionárias começam a se diferenciar para dar origem às diferentes partes do corpo. É nessa semana que começa a diferenciação de osso, pele, órgãos, olhos e boca.  O tubo neural começa a ser desenvolvido, fazendo a ligação da coluna ao cérebro. Caso tenha algum problema na formação do tubo, pode haver uma complicação chamada espinha bífida, na qual a medula espinhal não se fecha completamente.  Tomando pelo menos 400mG de ácido fólico todos os dias, é possível evitar complicações na formação da medula espinhal.  O coração e o início do sistema circulatório começam a ser desenvolvidos, junto com o sistema digestivo.  Além disso, o sexo do bebé já está determinado, apesar de não ser detectável ainda.  A partir da multiplicação das células, seu corpinho cria as condições necessárias para sobreviver.  A preparação pré-natal é de extrema importância no início da gravidez para o bebé crescer com saúde.
  12. 12.  Nessa fase:  Comparação: Grão de arroz;  Processo: Diferenciação celular;  Peso aproximado: 1g;  Tamanho: 0,2 cm;  Dias de gravidez: 28 dias.
  13. 13. 5ª Semana  o embrião se desenvolve muito rapidamente. As principais estruturas, como esqueleto, músculos, coração, rins, fígado, sistema nervoso central, estão sendo formadas.  Nesse período já é possível ouvir os batimentos cardíacos no ultrassom. O pequeno coração pode chegar a 80 batimentos por minuto.  Vale destacar que a cabeça do bebê é a parte do corpo que mais cresce, desenvolvendo o cérebro e o sistema nervoso.  Sintomas como cólicas, enjoos e mudanças de humor são comuns nesse processo. Procure relaxar com banhos de água morna, pois a água muito quente pode causar malformações no sistema nervoso central.  A alimentação também é de extrema importância nessas semanas, pois tudo que é ingerido vai para o bebê. Casos de suplementação nutricional precisam ser acompanhados pelo médico.
  14. 14.  Nessa fase:  Comparação: Semente de laranja;  Processo: Formação de estruturas embrionárias;  Peso aproximado: 1 g;  Tamanho: 0,3 cm;  Dias de gravidez: 35 dias.
  15. 15. 6ª Semana  Pedaços de tecido começam a desenvolver-se e a medula espinhal também. Inicia-se o desenvolvimento do queixo, maxilar e a maçã do rosto. No lugar dos olhos, ainda tem somente uma mancha preta, mas o embrião já tem o cérebro  Sua aparência começa a ficar mais semelhante a um bebê, com braços e pernas aparentes.  Já na gestante, os seios podem ficar sensíveis devido a grande circulação sanguínea e o aumento da produção das células mamárias.  É de extrema importância a ingestão de ácido fólico e vitaminas do complexo B, tanto pela alimentação quanto pela suplementação nutricional.
  16. 16.  Nessa fase:  Comparação: Semente de romã;  Processo: Células cardíacas em desenvolvimento;  Peso aproximado: 1 g;  Tamanho: 0,6 a 0,8cm;  Dias de gravidez: 42 dias.
  17. 17. 7ª Semana:  O embrião começa a se formar com uma rapidez assustadora. Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não estão funcionando.  Começa a produção de ligações nervosas entre a retina e o cérebro. O rosto começa a ganhar forma, com distinção entre olhos, boca, nariz e maçãs do rosto.  Os rins são os primeiros a funcionar e se preparam para soltar a urina. Os pequenos braços e pernas estão em crescimento e, nas pontas, seus dedos.  A placenta está em pleno desenvolvimento e crescimento, suprindo as necessidades nutricionais do embrião.
  18. 18.  Nessa fase:  Comparação: Amora;  Processo: Todos os órgãos em desenvolvimento;  Peso aproximado: 1 g;  Tamanho: 0,11 a 0,13 cm;  Dias de gravidez: 49 dias.
  19. 19. 8ª Semana  Nessa semana começa a ligação entre os neurônios e os membros, por isso os primeiros movimentos podem aparecer. Eles são pequenos e involuntários, mas existentes.  Os movimentos não podem ser sentidos pela mãe, por conta da distância entre o feto e o útero.  Começam a aparecer o nariz, orelhas e os olhos. O rim excreta urina pela primeira vez. O pequeno coração pode chegar a 150 batimentos por minuto.  Nessa fase:  Comparação: Framboesa;  Processo: Os primeiros movimentos;  Peso aproximado: 2,5 g;  Tamanho: 0,13 a 1,7 cm;  Dias de gravidez: 56 dias.
  20. 20. 9ª Semana: formação fetal  O embrião começa a ser chamado de feto.  Essa semana tem um pico de crescimento nos braços e pernas do feto, desenvolvendo os dedos e as articulações do cotovelo e joelho.  Começa o desenvolvimento do fígado, vesícula biliar, baço e a glândula adrenal.  Nessa semana, começa a se intensificar o desenvolvimento das glândulas mamárias na mãe, os seios podem ficar maiores, mais sensíveis e doloridos ao toque.  Especialistas acreditam que a natação é o melhor exercício para ser realizado durante a gravidez, por não comprometer as articulações.  Nessa fase: Comparação: Cereja;  Processo: Começa a se parecer com um bebê;  Peso aproximado: 2,5 g;  Tamanho: 2,5cm;  Dias de gravidez: 56 dias.
  21. 21. 10ª Semana: como está essa fase da gestação?  Os sistemas do corpo do bebê estão se integrando e se formando completamente.  Alguns dos órgãos começam a funcionar: o estômago produz suco digestivo; os rins produzem maior quantidade de urina; caso seja um menino, seus testículos estão se desenvolvendo.  Dentro da gengiva, os primeiros dentes de leite estão se formando.  O cérebro continua em formação, mas já conta com 250 mil neurônios desenvolvidos. As feições do rosto começam a se diferenciar e os dedos a se separar.  Muitos profissionais da saúde, contraindicam a cafeína, pois o café é um diurético, ou seja, aumenta a produção de urina, que acarreta na perda de líquido.  Comparação: Morango;  Processo: Sistemas integrados e formados;  Peso aproximado: 3 g;  Tamanho: 2 a 3 cm;  Dias de gravidez: 70 dias.
  22. 22. 11ª Semana: o que acontece no corpinho do bebê?  O coração do bebê está batendo cada vez mais forte. Não se assuste com a velocidade, o pequeno coração bate duas vezes mais que o da mãe, entre 120 a 160 batidas por minuto.  A cabeça do feto, nesta fase, tem quase metade do tamanho do corpo, o que indica que o crescimento está sendo realizado com sucesso.  A placenta se assenta no útero e começa a realizar seu principal papel, suprindo tudo o que o bebê precisa: troca entre a circulação sanguínea da mãe e do feto, troca hormonal para o desenvolvimento, entre outros.  Se o bebê for uma menina, seus ovários estão sendo formados.  É também nessa semana que o crescimento da pele começa, uma fina camada cobre todo o corpo do bebê, auxiliando na regulação da temperatura corporal.  Na ponta dos dedos, unhas já estão apontando.  Os desejos da mãe começam a ficar intensos e aparentes.  Nesse período, é preciso fazer um teste para detectar a proteína chamada de fator Rh, Caso a mãe seja Rh negativo, mas o pai Rh positivo, é possível que a criança seja Rh positivo.
  23. 23.  Essa condição pode trazer consequências graves para a criança, pois o corpo da gestante pode produzir anticorpos para o fator Rh.  O problema pode ser resolvido com uma injeção de Rhogam, que é tomada entre a 28ª e a 29ª semana. Essa injeção também pode ser feita depois do nascimento, para evitar complicações em futuras gestações.  Além disso é importante manter a suplementação de vitamina C em dia, pois é ela que vai ajudar no crescimento de novas células e desenvolver os ossos e dentes.  Alimentos como laranja, mamão, morango e brócolos, adicionados à dieta, já são suficientes para manter mamãe e bebê saudáveis.  Nessa fase:  Comparação: Tomate cereja;  Processo: Boceja e se movimenta;  Peso aproximado: 9 g;  Tamanho: 5 cm;
  24. 24. 12ª Semana: o que está mudando?  Unhas formadas! Os pequenos dedos estão se formando e, nas pontas, minúsculas unhas. Muitos bebês nascem com elas muito compridas, precisando ser aparadas logo após o parto, para não ocorrer acidentes.  Nessa semana, o período crítico para o desenvolvimento da criança está quase no fim, todas as partes principais do feto estão formadas, apesar de muita coisa ainda está por vir.  Os órgãos sexuais já estão desenvolvidos, apesar de não ter como ver no ultrassom. Como os órgãos internos já estão formados, agora o grande crescimento começa: o bebê vai crescer e engordar.  Na gestante, os sintomas estão ficando cada vez mais aparentes, como o grande apetite.  As hormonas estão aflorando e com isso a pele pode ficar mais oleosa, assim, muitas mães desenvolvem acne durante esse período da gravidez.  Sintomas como corrimento vaginal podem ser normais, mas se houver dor ou prurido ao urinar, pode ser sinal de infecção urinária.  Manter uma dieta rica em proteínas é muito importante durante toda a gestação, especialmente nesse período.  Nessa fase:  Comparação: Limão;  Processo: Bebê completamente formado;  Peso aproximado: 14 g;  Tamanho: 6,3 cm;  Dias de gravidez: 84 dias.
  25. 25. 13ª Semana: formação do bebé  Os rins estão produzindo uma quantidade significativa de urina e excretando no líquido amniótico. Seu corpo está com tamanho suficiente para acoplar o intestino, antes instalado no cordão umbilical.  O corpo precisa acompanhar o crescimento da cabeça, que cresceu muito devido ao desenvolvimento do cérebro. Dos quase 10 cm do bebê, metade é ocupada somente pela cabeça.  Os sentidos estão começando a ganhar lugar no corpo do bebê. Movimentos de sucção (usados na amamentação) são treinados, os órgãos do olfato estão se desenvolvendo, apesar de estarem prontos para uso somente no 6º mês de gestação.  Apesar de pequeno, o bebê já pode ouvir os ruídos produzidos pelo corpo da mãe e, lá no fundo, a voz dela. As pálpebras, íris e retina estão aparecendo, o feto começa a ter sensibilidade nos lábios, rosto, palma das mãos e pés.  Os sintomas mais aparentes da gravidez, como náuseas, fadiga e vômitos, diminuem, e os momentos alegres da gestação começam. Algumas mulheres dizem que sentem uma onda de energia nesse período.  A cintura da mulher começa a engrossar, por isso calças de cintura fina podem incomodar.  A 13º semana marca o começo do 4º mês de gravidez. O fim do
  26. 26.  Nessa fase:  Comparação: Ameixa;  Processo: Ouve-se o coração através de ecografia;  Peso aproximado: 28,5 g;  Tamanho: 6,6 a 10 cm;  Dias de gravidez: 91 dias.
  27. 27. Segundo trimestre: quais as fases da gestação?  No segundo trimestre, o risco de aborto espontâneo diminui consideravelmente. Algumas mulheres dizem que o segundo semestre é um turbilhão de emoções e sentimentos únicos que vem com a gravidez.  O sexo do bebê pode ser identificado e com isso iniciam-se os preparativos para a vinda do pequeno.
  28. 28. 14ª Semana: movimentos do bebé  O corpo começa a se esticar e se movimentar.  A boca começa a treinar movimentos de abrir e fechar, os músculos e órgãos da fala estão prontos para funcionar. Os olhos estão se posicionando no destino final e o rosto está tomando forma, com as orelhas e mandíbulas posicionadas.  Na ponta dos dedos já é possível identificar suas impressões digitais, que irão acompanhá-lo ao longo de toda vida.  O corpo do feto se reveste por inteiro com uma fina camada de pelo, chamada lanugo, que o protege no líquido amniótico e ajuda na regulação da temperatura corporal. Essa camada de pelo pode desaparecer durante a gravidez ou logo após o parto.  Na barriga da mulher pode aparecer uma fina linha escura, que separa o abdômen em duas partes. Esse fenômeno se dá pelo acúmulo de melanina durante esse período.
  29. 29.  As estrias podem começar a aparecer e ser um incômodo para a mulher. Para evitá-las, é importante se manter hidratada. Alguns óleos podem ajudar nesse processo, como óleo de amêndoas, de sementes de uva ou girassol, e cremes hidratantes.  A 14º semana é o limite para realizar o exame de translucência nucal para identificar a Síndrome de Down.  Nessa fase:  Comparação: Pêssego;  Processo: Placenta funcionando completamente;  Peso aproximado: 56 g;  Tamanho: 8cm a 10 cm;  Dias de gravidez: 98 dias.
  30. 30. 18ª Semana: órgãos preparados  O bebê começa a treinar os movimentos da respiração.  As impressões digitais, antes somente uma indicação, começam a tomar forma e as pequenas dobras nas pontas dos dedos são formadas.  O intestino da criança começa a trabalhar com o líquido ingerido no treino da respiração. Esse líquido, que é excretado pelo ânus do bebê, passa pelo estômago e intestino, se juntando com células mortas.  Os movimentos do bebê podem ser perceptíveis ao toque. Muitas mães afirmam começar a sentir os movimentos entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez.  Nessa fase, a barriga fica bem mais aparente e roupas podem ser um problema. Por isso, procure usar peças que não apertem a barriga e que sejam confortáveis.  O coração da mãe está trabalhando de 40 a 50% a mais do que normalmente.  Nessa fase:  Comparação: Batata-doce;  Processo: Movimentos da respiração;  Peso aproximado: 200 g;
  31. 31. 29ª Semana: o que ocorre nessa etapa?  A aparência do bebê se assemelha muito com a de um recém- nascido, mas um pouco menor.  A ingestão de cálcio pela mãe continua sendo muito importante para a formação dos ossos do feto que ficam cada vez mais fortes.  O cérebro, completamente formado e funcionando, ajuda na regulação de temperatura e no controle da respiração e também reage à dor da mesma forma que um recém-nascido reagiria.  A pele do bebê está cada vez mais corada e o lanugo (cobertura de pelos pelo corpo) começa a desaparecer, deixando bem definido o cabelo, sobrancelhas e cílios.  Para evitar as cãibras, é recomendado alimentos com grandes níveis de cálcio, potássio e magnésio.  Nessa fase:  Comparação: Abóbora;  Processo: Sabe diferenciar a luz natural de a artificial;  Peso aproximado: 1,3 kg;  Tamanho: 40 cm;  Dias de gravidez: 203 dias.
  32. 32. 32ª Semana: quais os sintomas comuns da mãe?  Marca a entrada para o 8º mês, o penúltimo mês de gravidez. O parto está cada vez mais perto.  Os ossos estão endurecendo, menos os ossos do crânio, que só se fecharão depois do nascimento.  O sistema nervoso está cada vez mais desenvolvido, e já dentro do ventre começa sua funcionalidade. O bebê reage à dor, ao toque, ao som, à luz e tem paladar.  O líquido amniótico adquire um sabor mais marcante do alimento ingerido pela mãe, o que faz com que a criança sinta diversos sabores durante o dia.  Estudiosos acreditam que, durante o sono, a criança sonha e começa a acumular memórias, dentro do útero.  Nessa fase, é normal sentir contrações. Nessas contrações, a barriga fica mais dura, mas ainda não há dores intensas como as sentidas na hora do parto.  Essa fase do bebê ganhar peso é de extrema importância para que ele possa sobreviver sem a ajuda da mãe, por isso é importante se alimentar corretamente para garantir que o bebê tenha todos os nutrientes necessários para vir ao mundo.  Nessa fase:  Comparação: Repolho grande;  Processo: Cinco sentidos;  Peso aproximado: 1,7kG;  Tamanho: 46 cm;  Dias de gravidez: 224 dias.
  33. 33. 37ª Semana: reta final da gestação  pode já estar na posição certa para nascer, com a cabeça encaixada na pélvis. Caso a criança esteja sentada a indicação é de um parto cesariana.  O bebê age cada vez mais como um recém-nascido: dorme, acorda, mexe as mãos e abre e fecha os olhos. A única coisa que muda entre o feto no útero e o bebê que virá ao mundo é o peso. A criança precisa dessas últimas 3 semanas dentro do útero para ganhar peso e amadurecer o cérebro e os pulmões.  A falta de ar quase desaparece, porém como o bebê desceu, ele pressiona outras partes do organismo, como a pélvis e a bexiga, o que faz com que as idas ao banheiro se tornem mais frequentes do que nunca. Caso haja muita falta de ar nessa fase, consulte seu médico. Vale lembrar que mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a vírus e gripes.  Uma grande preocupação nessa fase é a pré-eclâmpsia, que é um aumento excessivo da pressão arterial na gestação, o que pode levar a causar convulsões.  Nessa fase:  Comparação: Pé de acelga;  Processo: Pronto para o nascimento;  Peso aproximado: 2,7 a 2,9 kg;  Tamanho: 51,4 cm;  Dias de gravidez: 259 dias.
  34. 34. Nutrição do Embrião  A placenta que fornece ar e nutrientes para o feto.
  35. 35. Mitos  Mulheres que sofrem muito com azia na gravidez têm bebés cabeludos  Se a grávida não comer o alimento que deseja o bebé nasce com a cara desse alimento  Se a grávida usar chaves ou medalhas ao pescoço a criança nasce com essa marca na pele.  Passar por baixo de escadas faz com que o cordão umbilical se enrole ao redor do pescoço do bebé  Comer bacalhau aumenta a quantidade de leite materno.
  36. 36. Webgrafia  https://minutosaudavel.com.br/gravidez-semana-a- semana/

×