SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O que são alterações climáticas? Em muitos países do mundo, incluindo Portugal, o Homem nem sempre tem respeitado a Natureza. Por causa do progresso e da invenção de novas tecnologias, como a electricidade, o computador, o automóvel, etc., temos alterado o ambiente e prejudicado a vida das plantas, dos animais e também a nossa. Também temos alterado a qualidade do ar, da água e dos solos. Assim, por causa da poluição que todos nós fazemos, a atmosfera está a ser alterada e o nosso planeta está cada vez mais quente (o clima está a alterar-se).  ,[object Object]
A poluição do ar A Terra está protegida por uma camada de gases chamada  atmosfera,  que é fundamental para a vida de todos os seres vivos, pois sem ela não teríamos  oxigénio para respirar . É a  camada de ozono,  existente na atmosfera, que nos protege do calor e da luz do Sol.  Mas a nossa atmosfera está doente, principalmente por causa do fumo das fábricas, do fumo que sai dos tubos de escape dos automóveis, dos grandes incêndios e da progressiva destruição da floresta para fazer casas.
Alguns produtos como os gases libertados por alguns sprays e alguns aparelhos que usamos no dia-a-dia (ar condicionado, frigoríficos, pesticidas, extintores, etc.) estão a contribuir para a  diminuição da camada do ozono  que já tem um buraco. A camada do ozono
O  efeito de estufa  é o aquecimento anormal do nosso planeta. O dióxido de carbono que se acumula na atmosfera forma uma camada que funciona como uma estufa e aumenta a temperatura da Terra.  O  clima  do nosso planeta  vai-se alterar muito : os gelos existentes nas zonas geladas da Terra vão começar a derreter, o nível das águas dos oceanos vai subir e as povoações localizadas junto ao mar desaparecerão.  Efeito de estufa
Efeito de estufa 1928 2004
Os gases poluentes andam no ar transportados ao acaso pelo vento. Quando chove são transportados pelas águas das chuvas –  são as chuvas ácidas.  As águas das chuvas, assim como a neve, geada e neblina ficam carregadas de ácido e ao caírem prejudicam os solos, as águas, as casas e monumentos, os animais, as plantas e as pessoas.  Chuvas ácidas
O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar? Quando é possível, andar a pé ou de bicicleta; Verificar se a gasolina do carro do pai ou da mãe não tem chumbo;   Evitar utilizar o ar condicionado e sprays; Comprar frigoríficos amigos do ambiente (que não produzam clorofluorcarbonetos); Nunca fazer fogueiras na floresta e se vires um incêndio liga depressa para os bombeiros.
A poluição da água A  água do planeta  está a ficar muito poluída e a vida dos oceanos, lagos e rios corre perigo. Vários são os factores que contribuem para a poluição das águas:  Acumulação de lixos junto de fontes, poços e cursos de água;   Esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou mares;  Resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;   Produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água;
Lavagem não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;   Naufrágios dos petroleiros que causam o derrame de toneladas de petróleo, sujam as águas e matam a vida marinha –  as chamadas marés negras.
O que podemos fazer para diminuir a poluição das águas? Não deixar lixo nas praias, pois na maré alta o mar leva esse lixo; Ao passear de barco, nunca deitar lixo para fora deste ;   Se virmos esgotos a ir para o mar, devemos denunciar a situação às entidades responsáveis. Atenção:   A água contaminada faz com que morram ou fiquem doentes os animais e plantas; não se pode beber, não podemos tomar banho nem com ela regar as plantas.
A poluição do solo A  poluição do solo  é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua  casa , da sua  rua , do  jardim  da sua cidade, do  pinhal  ou das  matas  quando fazem um piquenique… da  berma das estradas  quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas  praias , quando, no final de um agradável dia de Verão, regressam às suas casas e deixam o lixo na areia.
O que podemos fazer para diminuir a poluição dos solos? Não deitar lixo para o chão, mesmo que seja de pequenas dimensões; Separar o lixo em casa e deitá-lo no ecoponto ( vidro no vidrão ; papel e cartão no papelão, plástico e metal no embalão e pilhas no pilhão);   Saber que as lixeiras a céu aberto prejudicam o ambiente e podem causar doenças. O lixo deve ser transformado nas incineradoras, nos centros de compostagem ou nos aterros sanitários; Conhecer e aplicar a regra dos 3 erres:  reduzir, reciclar e reutilizar.
Lixo orgânico Centro de compostagem  Aterro sanitário Incineradora
Lixo orgânico Centro de compostagem  Aterro sanitário Incineradora
Desequilíbrios ambientais Os desequilíbrios ambientais provocados pelo Homem podem provocar a extinção de recursos naturais existentes na Terra, como a água potável, a fertilidade dos solos, o petróleo, o gás e até animais e plantas. Está na hora de começar-mos a respeitar o ambiente.  Para que certos recursos não desapareçam da Terra, é importante conhecer-mos outras formas de produzir energia a partir de recursos que nunca se esgotarão como o  vento, a água e a luz do Sol .
Outras formas de produzir   energia   As turbinas eólicas são moinhos de vento gigantes que produzem energia a partir do vento.  A força da água em queda pode activar máquinas chamadas turbinas para produzir electricidade. (barragens) Os painéis solares podem absorver o calor a partir do Sol e usá-lo para aquecer a água.
Medidas de protecção da Natureza   Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário proteger o ambiente. Assim devemos:   Diminuir a quantidade de gases que enviamos para a atmosfera; Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; Limpar rios, poços, florestas; Plantar árvores, etc.
A  poluição do ar  provoca grandes estragos na Natureza. As  árvores libertam oxigénio  que purifica o ar poluído. Por isso é muito importante proteger os bosques e as zonas verdes das cidades e das zonas industriais. Por cada criança que nasce, para cada carro que circula, deveríamos plantar dezenas de árvores. As árvores podem melhorar a qualidade do ambiente? Vamos proteger as florestas! E ensinar aos nossos amigos e familiares o que devem fazer para as proteger.
Vamos tratar bem o planeta porque ele não é nosso   apenas o pedimos emprestado!!!

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientaislidia76
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialAna Soares
 
Poluição atmosférica trabalho
Poluição atmosférica trabalhoPoluição atmosférica trabalho
Poluição atmosférica trabalhoMayjö .
 
Exploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturaisExploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturaisProf. Francesco Torres
 
Clima e as alterações climáticas
Clima e as alterações climáticasClima e as alterações climáticas
Clima e as alterações climáticasEbimontargil Pte
 
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISRISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISabarros
 
A Poluição Ambiental - Powerpoint
A Poluição Ambiental - PowerpointA Poluição Ambiental - Powerpoint
A Poluição Ambiental - Powerpointpicoalto
 
Aquecimento Global
Aquecimento  GlobalAquecimento  Global
Aquecimento GlobalPdrs
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalMichele Pó
 
Os Recursos Naturais
Os Recursos NaturaisOs Recursos Naturais
Os Recursos NaturaisDiogo Mateus
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalMayjö .
 
Poluição da água
Poluição da águaPoluição da água
Poluição da águaMaria Paredes
 
Efeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalEfeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalprofleofonseca
 
Clima e Alterações Climáticas
Clima e Alterações ClimáticasClima e Alterações Climáticas
Clima e Alterações ClimáticasEbimontargil Pte
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosféricamarco :)
 
Impacto das alterações climáticas
Impacto das alterações climáticasImpacto das alterações climáticas
Impacto das alterações climáticasGrupo2apcm
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações ClimáticasPaula Morgado
 

La actualidad más candente (20)

Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientais
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
 
Poluição das Águas
Poluição das  ÁguasPoluição das  Águas
Poluição das Águas
 
Poluição atmosférica trabalho
Poluição atmosférica trabalhoPoluição atmosférica trabalho
Poluição atmosférica trabalho
 
Exploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturaisExploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturais
 
Clima e as alterações climáticas
Clima e as alterações climáticasClima e as alterações climáticas
Clima e as alterações climáticas
 
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISRISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
A Poluição Ambiental - Powerpoint
A Poluição Ambiental - PowerpointA Poluição Ambiental - Powerpoint
A Poluição Ambiental - Powerpoint
 
Aquecimento Global
Aquecimento  GlobalAquecimento  Global
Aquecimento Global
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento Global
 
Os Recursos Naturais
Os Recursos NaturaisOs Recursos Naturais
Os Recursos Naturais
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
Poluição da água
Poluição da águaPoluição da água
Poluição da água
 
Efeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalEfeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento global
 
Clima e Alterações Climáticas
Clima e Alterações ClimáticasClima e Alterações Climáticas
Clima e Alterações Climáticas
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosférica
 
Impacto das alterações climáticas
Impacto das alterações climáticasImpacto das alterações climáticas
Impacto das alterações climáticas
 
Efeito estufa
Efeito estufaEfeito estufa
Efeito estufa
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 

Destacado

Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Noviski07
 
O Pajeú e Sua História
O Pajeú e Sua HistóriaO Pajeú e Sua História
O Pajeú e Sua HistóriaTarcio Oliveira
 
Pp para dia mundial da água 2012
Pp para dia mundial da água 2012Pp para dia mundial da água 2012
Pp para dia mundial da água 2012boaera
 
Poluição dos rios
Poluição dos riosPoluição dos rios
Poluição dos riosDiogoChico8c
 
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014professora de geografia
 
Climas do mundo
Climas do mundoClimas do mundo
Climas do mundogustavogeo
 
A história do circo volume 4 simone helen drumond
A história do circo   volume 4 simone helen drumondA história do circo   volume 4 simone helen drumond
A história do circo volume 4 simone helen drumondSimoneHelenDrumond
 
Factores y Elementos que explican la Variación Climática
Factores y Elementos que explican la Variación ClimáticaFactores y Elementos que explican la Variación Climática
Factores y Elementos que explican la Variación ClimáticaVivi Pèrez
 
Poluição das águas
Poluição das águas Poluição das águas
Poluição das águas RosaneRamos
 
Los Factores Del Tiempo
Los Factores Del TiempoLos Factores Del Tiempo
Los Factores Del TiempoOrlando Soto
 

Destacado (20)

Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)
 
O Pajeú e Sua História
O Pajeú e Sua HistóriaO Pajeú e Sua História
O Pajeú e Sua História
 
0170 geografia-as zonas polares
0170 geografia-as zonas polares0170 geografia-as zonas polares
0170 geografia-as zonas polares
 
Cocorico conto
Cocorico  contoCocorico  conto
Cocorico conto
 
Sustentabilidade 2013
Sustentabilidade 2013Sustentabilidade 2013
Sustentabilidade 2013
 
Pp para dia mundial da água 2012
Pp para dia mundial da água 2012Pp para dia mundial da água 2012
Pp para dia mundial da água 2012
 
Tipos de clima
Tipos de climaTipos de clima
Tipos de clima
 
Poluição dos rios
Poluição dos riosPoluição dos rios
Poluição dos rios
 
Efeito estufa
Efeito estufaEfeito estufa
Efeito estufa
 
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014
Caderno do professor geografia vol 02 3as séries 2014
 
Climas do mundo
Climas do mundoClimas do mundo
Climas do mundo
 
Pp clima
Pp climaPp clima
Pp clima
 
A história do circo volume 4 simone helen drumond
A história do circo   volume 4 simone helen drumondA história do circo   volume 4 simone helen drumond
A história do circo volume 4 simone helen drumond
 
Factores y Elementos que explican la Variación Climática
Factores y Elementos que explican la Variación ClimáticaFactores y Elementos que explican la Variación Climática
Factores y Elementos que explican la Variación Climática
 
A importância da água
A importância da águaA importância da água
A importância da água
 
Poluição das águas
Poluição das águas Poluição das águas
Poluição das águas
 
Aula 3 - Da imagem ao mapa
Aula 3 - Da imagem ao mapaAula 3 - Da imagem ao mapa
Aula 3 - Da imagem ao mapa
 
Los Factores Del Tiempo
Los Factores Del TiempoLos Factores Del Tiempo
Los Factores Del Tiempo
 
Diagnostica geografia 6ano (111)
Diagnostica geografia 6ano  (111)Diagnostica geografia 6ano  (111)
Diagnostica geografia 6ano (111)
 
Atividades aquecimento global e efeito estufa
Atividades aquecimento global e efeito estufaAtividades aquecimento global e efeito estufa
Atividades aquecimento global e efeito estufa
 

Similar a Alterações climáticas: causas e soluções

Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602
Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602
Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602ressurreicaorecreio
 
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...Gentil Eronides
 
Educação Ambiental 7º ano
Educação Ambiental 7º anoEducação Ambiental 7º ano
Educação Ambiental 7º anoAna Nunes
 
Basta andré, rafael, margarida e beatriz.
Basta   andré,   rafael, margarida e beatriz.Basta   andré,   rafael, margarida e beatriz.
Basta andré, rafael, margarida e beatriz.rebentacaixotes
 
PoluiçãO
PoluiçãOPoluiçãO
PoluiçãOsioly
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluiçãopicoalto
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Globalguestb8ed3e
 
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosfera
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosferaImpacto da contaminação no solo, na água e na atmosfera
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosferaGrupo2apcm
 
Poluição Não!
Poluição Não!Poluição Não!
Poluição Não!mjvmarques
 

Similar a Alterações climáticas: causas e soluções (20)

Tipos de Poluição
Tipos de PoluiçãoTipos de Poluição
Tipos de Poluição
 
Tipos de Poluição
Tipos de PoluiçãoTipos de Poluição
Tipos de Poluição
 
Ap
ApAp
Ap
 
A PoluiçãO
A PoluiçãOA PoluiçãO
A PoluiçãO
 
Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602
Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602
Trabalho De 2 Bimestre Do Renato 602
 
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...
pdfslide.net_poluicao-o-que-e-a-poluicao-poluicao-significa-sujidade-degradac...
 
Educação Ambiental 7º ano
Educação Ambiental 7º anoEducação Ambiental 7º ano
Educação Ambiental 7º ano
 
Basta andré, rafael, margarida e beatriz.
Basta   andré,   rafael, margarida e beatriz.Basta   andré,   rafael, margarida e beatriz.
Basta andré, rafael, margarida e beatriz.
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluição
 
PoluiçãO
PoluiçãOPoluiçãO
PoluiçãO
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluição
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluição
 
Meio ambiente
Meio ambienteMeio ambiente
Meio ambiente
 
Meio ambiente
Meio ambienteMeio ambiente
Meio ambiente
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluição
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Global
 
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosfera
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosferaImpacto da contaminação no solo, na água e na atmosfera
Impacto da contaminação no solo, na água e na atmosfera
 
Ambiente
AmbienteAmbiente
Ambiente
 
Poluição Não!
Poluição Não!Poluição Não!
Poluição Não!
 
Seminário sobre poluição
Seminário sobre poluiçãoSeminário sobre poluição
Seminário sobre poluição
 

Alterações climáticas: causas e soluções

  • 2.
  • 3. A poluição do ar A Terra está protegida por uma camada de gases chamada atmosfera, que é fundamental para a vida de todos os seres vivos, pois sem ela não teríamos oxigénio para respirar . É a camada de ozono, existente na atmosfera, que nos protege do calor e da luz do Sol. Mas a nossa atmosfera está doente, principalmente por causa do fumo das fábricas, do fumo que sai dos tubos de escape dos automóveis, dos grandes incêndios e da progressiva destruição da floresta para fazer casas.
  • 4. Alguns produtos como os gases libertados por alguns sprays e alguns aparelhos que usamos no dia-a-dia (ar condicionado, frigoríficos, pesticidas, extintores, etc.) estão a contribuir para a diminuição da camada do ozono que já tem um buraco. A camada do ozono
  • 5. O efeito de estufa é o aquecimento anormal do nosso planeta. O dióxido de carbono que se acumula na atmosfera forma uma camada que funciona como uma estufa e aumenta a temperatura da Terra. O clima do nosso planeta vai-se alterar muito : os gelos existentes nas zonas geladas da Terra vão começar a derreter, o nível das águas dos oceanos vai subir e as povoações localizadas junto ao mar desaparecerão. Efeito de estufa
  • 6. Efeito de estufa 1928 2004
  • 7. Os gases poluentes andam no ar transportados ao acaso pelo vento. Quando chove são transportados pelas águas das chuvas – são as chuvas ácidas. As águas das chuvas, assim como a neve, geada e neblina ficam carregadas de ácido e ao caírem prejudicam os solos, as águas, as casas e monumentos, os animais, as plantas e as pessoas. Chuvas ácidas
  • 8. O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar? Quando é possível, andar a pé ou de bicicleta; Verificar se a gasolina do carro do pai ou da mãe não tem chumbo; Evitar utilizar o ar condicionado e sprays; Comprar frigoríficos amigos do ambiente (que não produzam clorofluorcarbonetos); Nunca fazer fogueiras na floresta e se vires um incêndio liga depressa para os bombeiros.
  • 9. A poluição da água A água do planeta está a ficar muito poluída e a vida dos oceanos, lagos e rios corre perigo. Vários são os factores que contribuem para a poluição das águas: Acumulação de lixos junto de fontes, poços e cursos de água; Esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou mares; Resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios; Produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água;
  • 10. Lavagem não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível; Naufrágios dos petroleiros que causam o derrame de toneladas de petróleo, sujam as águas e matam a vida marinha – as chamadas marés negras.
  • 11. O que podemos fazer para diminuir a poluição das águas? Não deixar lixo nas praias, pois na maré alta o mar leva esse lixo; Ao passear de barco, nunca deitar lixo para fora deste ; Se virmos esgotos a ir para o mar, devemos denunciar a situação às entidades responsáveis. Atenção: A água contaminada faz com que morram ou fiquem doentes os animais e plantas; não se pode beber, não podemos tomar banho nem com ela regar as plantas.
  • 12. A poluição do solo A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa , da sua rua , do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias , quando, no final de um agradável dia de Verão, regressam às suas casas e deixam o lixo na areia.
  • 13. O que podemos fazer para diminuir a poluição dos solos? Não deitar lixo para o chão, mesmo que seja de pequenas dimensões; Separar o lixo em casa e deitá-lo no ecoponto ( vidro no vidrão ; papel e cartão no papelão, plástico e metal no embalão e pilhas no pilhão); Saber que as lixeiras a céu aberto prejudicam o ambiente e podem causar doenças. O lixo deve ser transformado nas incineradoras, nos centros de compostagem ou nos aterros sanitários; Conhecer e aplicar a regra dos 3 erres: reduzir, reciclar e reutilizar.
  • 14. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  • 15. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  • 16. Desequilíbrios ambientais Os desequilíbrios ambientais provocados pelo Homem podem provocar a extinção de recursos naturais existentes na Terra, como a água potável, a fertilidade dos solos, o petróleo, o gás e até animais e plantas. Está na hora de começar-mos a respeitar o ambiente. Para que certos recursos não desapareçam da Terra, é importante conhecer-mos outras formas de produzir energia a partir de recursos que nunca se esgotarão como o vento, a água e a luz do Sol .
  • 17. Outras formas de produzir energia As turbinas eólicas são moinhos de vento gigantes que produzem energia a partir do vento. A força da água em queda pode activar máquinas chamadas turbinas para produzir electricidade. (barragens) Os painéis solares podem absorver o calor a partir do Sol e usá-lo para aquecer a água.
  • 18. Medidas de protecção da Natureza Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário proteger o ambiente. Assim devemos: Diminuir a quantidade de gases que enviamos para a atmosfera; Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; Limpar rios, poços, florestas; Plantar árvores, etc.
  • 19. A poluição do ar provoca grandes estragos na Natureza. As árvores libertam oxigénio que purifica o ar poluído. Por isso é muito importante proteger os bosques e as zonas verdes das cidades e das zonas industriais. Por cada criança que nasce, para cada carro que circula, deveríamos plantar dezenas de árvores. As árvores podem melhorar a qualidade do ambiente? Vamos proteger as florestas! E ensinar aos nossos amigos e familiares o que devem fazer para as proteger.
  • 20. Vamos tratar bem o planeta porque ele não é nosso apenas o pedimos emprestado!!!