SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 14
A violência dentro da Escola A influência da Violência no aprendizado dos alunos, e no desenvolvimento profissional dos professores. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Rafael Moreira de Cerqueira matrícula: 2009016317. Renato Pereira Lopes
Objetivo: O presente artigo discute a problemática da violência no meio escolar e sua influência no aprendizado de alunos e do desenvolvimento profissional de professores no ensino fundamental e médio. Tendo como objetivo aferir sua intensidade, suas diferentes formas de manifestação e seus reflexos nas instituições de ensino. O estudo busca apresentar um diagnóstico geral que possa servir de subsídio para possíveis projetos de intervenção e prevenção desse fenomêno.
A importância da pesquisa se pauta na observação do aumento da agressão física e/ou moral (no caso do bulinyng), no interior das unidades escolares. Verificou-se que os tipos de violência que mais ameaçam o sistema de ensino, pertencem a um conjunto extremamente diverso de ações classificadas pelos pesquisadores da área como “microviolências” ou incivilidades
Introdução: Nota-se recentemente que educadores, pais, alunos e formuladores de políticas públicas estão bastante preocupados com a questão da violência nas escolas. O fenômeno da violência no meio escolar vem sendo discutido em todo mundo preocupando políticos, órgãos policiais e a sociedade como um todo. 	A preocupação é legítima, haja vista que as manifestações da violência induzem comportamentos nos agentes da educação que se contrapõem às metas de melhoria da qualidade de ensino e aumento da permanência na escola. Por um lado, a falta de segurança força os diretores e professores a reduzirem as exigências no processo de ensino-aprendizagem. Por outro os alunos, os alunos podem ter dificuldades de concentração nas aulas e, no limite, evadirem-se da escola.
		Academicamente, o tema tem ganhado importância e acreditamos poder falar, não sem questões ainda polêmicas e pontos de divergência, na constituição de uma comunidade científica, preocupada com a questão. Diante desta realidade, perguntamos, quais as principais categorias de violência identificadas pelas escolas? Quais são seus principais atores e suas principais vítimas? Quais os reflexos da violência no cotidiano escolas?  	Apesar desse fatores se relacionarem diretamente com a acumulação de capital humano, quase não tem sido abordados na literatura econômica. 	Tento em vista a relevância social do problema, este trabalho procurou evidenciar a relação direta entre  a violência no ambiente escolar e no entorno das escolas e a proficiência dos alunos e uma relação indireta entre essas variáveis que parece operar por meio da rotatividade de professores.
Base de dados : 	Essa base de dados contém informações de uma amostra de estudantes de escolas públicas e privadas. Cada aluno selecionado faz prova de uma única disciplina- Língua Portuguesa ou Matemática – e responde um questionário sobre seus hábitos de estudo e suas caracteristicas sócio-culturais. Metodologia: 	O objetivo deste estudo foi avaliar como a violência dentro e no  entorno das escolas esta relacionada a proficiência dos alunos. Assim a variável dependente é a proficiência do estudante. Evidentemente, controlamos para diversas características dos alunos, dos professores, das turmas e das escolas, que são apresentadas nas tabelas das estatísticas descritivas
		Como queríamos mostrar, a associação existente entre a violência na escola e a proficiência dos alunos  e como alguns regressores de interesse interagiam com a violência, a equação que estimamos foi: 		 (1) ln(Y ) = X ' .a +b .V + I ' .g +d .(V * I ) +e. Em que in(y)  é o logaritmo da proficiência do aluno i da turma t e da escola e. Considere, por exemplo, a interação do numero de alunos em uma turma com a violência. Se o coeficiente dessa interação for negativo e significante, então os transbordamentos maléficos da violência são maiores em turmas mais numerosas, ampliando a correlação negativa.
Na escolas particulares, por exemplo é comum uma matéria ser ministrada por mais de um professor: um exemplo é a disciplina de língua portuguesa que pode ser lecionada por três professores – um de gramática, um de literatura, e outro de redação. Tendo feita essa considerações, construímos uma variável dependente categorizada da seguinte forma: 	- 0 se turma não teve professor durante o ano letivo; 	- 1 se a turma teve um único professor durante o ano letivo (condições normais) e; 	- Se a turma teve mais que um professor durante o ano letivo  (rotatividade).
Utilizamos modelo multinominal logístico para estimar como os indicadores de violência estão associados as probabilidades de uma turma ter nenhum, ou um ou dois ou mais professores  durante o ano letivo. 	Calculamos o impacto de mudanças marginais nas variáveis  de violência sobre as probabilidades. Os efeitos marginais (as variações percentuais da probabilidade do evento ocorrer quando uma determinada variável independente é modificada) são calculados a partir dos coeficientes estimados.
Considerações Finais : Frequentemente, a mídia nos relata a ocorrência de diversos episódios nas dependências internas e externas da escola. Será que há uma relação direta entre a violência nesses colégios e um pior desempenho de seus alunos, controlando por características do corpo discente e docente e da infraestrutura dessas escolas? Mais ainda será que há alguma associação indireta entre violência nas escolas e performance dos alunos, que passa pela distorção de incentivos dos professores?  	De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade das turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade dessas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.
Assim, aliar investimento em educação com investimento em programas de combate à violência pode ser uma maneira eficaz  de promover a inclusão social e a redução da desigualdade.
Apendice Tabela1: Estatísticas descritivas (proficiência) Alunos
Tabela 2: Estatísticas Descritivas (proficiência) – Professores
Referências BiBliogrficas Estatística Básica Simplificada, Sergio Carvalho Weber Campos, Ed. Elsevier Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade; Jhon E. Freund, Ed. Bookman. Web.

Más contenido relacionado

Similar a A influência da violência escolar no aprendizado

Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010catherineee
 
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010catherineee
 
6 e artigo_bullying
6 e artigo_bullying6 e artigo_bullying
6 e artigo_bullyingjanybf
 
Monografia conflitos na escola e a mediação
Monografia  conflitos na escola e a mediaçãoMonografia  conflitos na escola e a mediação
Monografia conflitos na escola e a mediaçãoElvys Marinho
 
O combate à violência na escola
O combate à violência na escola O combate à violência na escola
O combate à violência na escola cefaprodematupa
 
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLA
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLATCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLA
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLAregina luzia barros
 
ARTIGO BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB...
ARTIGO BULLYING  E  O  CYBERBULLYING  NO  CONTEXTO ESCOLAR:   REFLEXÕES   SOB...ARTIGO BULLYING  E  O  CYBERBULLYING  NO  CONTEXTO ESCOLAR:   REFLEXÕES   SOB...
ARTIGO BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB...Elison Davi Crispim Ramos
 
Psicologia da educação
Psicologia da educação Psicologia da educação
Psicologia da educação DINODIAS1963
 
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdf
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdfVer e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdf
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdfJoana Faria
 
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdf
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdfTacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdf
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdfThainJaine1
 
Curso de Capacitacao em Bullying
Curso de Capacitacao em BullyingCurso de Capacitacao em Bullying
Curso de Capacitacao em BullyingGrupo Treinar
 
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em Bullying
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em BullyingWebcast Interativo sobre como se Capacitar em Bullying
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em BullyingGrupo Treinar
 
Trabalho seminário temático i
Trabalho seminário temático iTrabalho seminário temático i
Trabalho seminário temático iDeyse da Silva
 
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”O relatório “Ataques às escolas no Brasil”
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”Pedro Zambarda de Araújo
 
Discriminação uma face da violência nas escolas linha direta junho 2009 (1)
Discriminação uma face da violência nas escolas  linha direta junho 2009 (1)Discriminação uma face da violência nas escolas  linha direta junho 2009 (1)
Discriminação uma face da violência nas escolas linha direta junho 2009 (1)bbetocosta77
 
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docente
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docenteA violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docente
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docenteAmorim Albert
 

Similar a A influência da violência escolar no aprendizado (20)

Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
 
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
Trabalho Edu Comparada 23 01 2010
 
6 e artigo_bullying
6 e artigo_bullying6 e artigo_bullying
6 e artigo_bullying
 
Violência Escolar
Violência Escolar Violência Escolar
Violência Escolar
 
Monografia conflitos na escola e a mediação
Monografia  conflitos na escola e a mediaçãoMonografia  conflitos na escola e a mediação
Monografia conflitos na escola e a mediação
 
O combate à violência na escola
O combate à violência na escola O combate à violência na escola
O combate à violência na escola
 
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLA
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLATCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLA
TCC 2011-PEDAGOGIA Sobre VIOLÊNCIA NA ESCOLA
 
ARTIGO BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB...
ARTIGO BULLYING  E  O  CYBERBULLYING  NO  CONTEXTO ESCOLAR:   REFLEXÕES   SOB...ARTIGO BULLYING  E  O  CYBERBULLYING  NO  CONTEXTO ESCOLAR:   REFLEXÕES   SOB...
ARTIGO BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB...
 
Psicologia da educação
Psicologia da educação Psicologia da educação
Psicologia da educação
 
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdf
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdfVer e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdf
Ver e Viver Indisciplina _MariaCéuRibeiro.pdf
 
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdf
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdfTacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdf
Tacca e Branco%2c 2008_Processos de significação relação professores-alunos.pdf
 
artigo educação
artigo educaçãoartigo educação
artigo educação
 
Curso de Capacitacao em Bullying
Curso de Capacitacao em BullyingCurso de Capacitacao em Bullying
Curso de Capacitacao em Bullying
 
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em Bullying
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em BullyingWebcast Interativo sobre como se Capacitar em Bullying
Webcast Interativo sobre como se Capacitar em Bullying
 
Trabalho seminário temático i
Trabalho seminário temático iTrabalho seminário temático i
Trabalho seminário temático i
 
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”O relatório “Ataques às escolas no Brasil”
O relatório “Ataques às escolas no Brasil”
 
Discriminação uma face da violência nas escolas linha direta junho 2009 (1)
Discriminação uma face da violência nas escolas  linha direta junho 2009 (1)Discriminação uma face da violência nas escolas  linha direta junho 2009 (1)
Discriminação uma face da violência nas escolas linha direta junho 2009 (1)
 
Bullying na Escola
Bullying na EscolaBullying na Escola
Bullying na Escola
 
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docente
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docenteA violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docente
A violencia escolar_e_a_crise_da_autoridade_docente
 
Cópia de projeto bullying na escola em rede
Cópia de projeto bullying na escola em redeCópia de projeto bullying na escola em rede
Cópia de projeto bullying na escola em rede
 

Último

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 

Último (20)

Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 

A influência da violência escolar no aprendizado

  • 1. A violência dentro da Escola A influência da Violência no aprendizado dos alunos, e no desenvolvimento profissional dos professores. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Rafael Moreira de Cerqueira matrícula: 2009016317. Renato Pereira Lopes
  • 2. Objetivo: O presente artigo discute a problemática da violência no meio escolar e sua influência no aprendizado de alunos e do desenvolvimento profissional de professores no ensino fundamental e médio. Tendo como objetivo aferir sua intensidade, suas diferentes formas de manifestação e seus reflexos nas instituições de ensino. O estudo busca apresentar um diagnóstico geral que possa servir de subsídio para possíveis projetos de intervenção e prevenção desse fenomêno.
  • 3. A importância da pesquisa se pauta na observação do aumento da agressão física e/ou moral (no caso do bulinyng), no interior das unidades escolares. Verificou-se que os tipos de violência que mais ameaçam o sistema de ensino, pertencem a um conjunto extremamente diverso de ações classificadas pelos pesquisadores da área como “microviolências” ou incivilidades
  • 4. Introdução: Nota-se recentemente que educadores, pais, alunos e formuladores de políticas públicas estão bastante preocupados com a questão da violência nas escolas. O fenômeno da violência no meio escolar vem sendo discutido em todo mundo preocupando políticos, órgãos policiais e a sociedade como um todo. A preocupação é legítima, haja vista que as manifestações da violência induzem comportamentos nos agentes da educação que se contrapõem às metas de melhoria da qualidade de ensino e aumento da permanência na escola. Por um lado, a falta de segurança força os diretores e professores a reduzirem as exigências no processo de ensino-aprendizagem. Por outro os alunos, os alunos podem ter dificuldades de concentração nas aulas e, no limite, evadirem-se da escola.
  • 5. Academicamente, o tema tem ganhado importância e acreditamos poder falar, não sem questões ainda polêmicas e pontos de divergência, na constituição de uma comunidade científica, preocupada com a questão. Diante desta realidade, perguntamos, quais as principais categorias de violência identificadas pelas escolas? Quais são seus principais atores e suas principais vítimas? Quais os reflexos da violência no cotidiano escolas? Apesar desse fatores se relacionarem diretamente com a acumulação de capital humano, quase não tem sido abordados na literatura econômica. Tento em vista a relevância social do problema, este trabalho procurou evidenciar a relação direta entre a violência no ambiente escolar e no entorno das escolas e a proficiência dos alunos e uma relação indireta entre essas variáveis que parece operar por meio da rotatividade de professores.
  • 6. Base de dados : Essa base de dados contém informações de uma amostra de estudantes de escolas públicas e privadas. Cada aluno selecionado faz prova de uma única disciplina- Língua Portuguesa ou Matemática – e responde um questionário sobre seus hábitos de estudo e suas caracteristicas sócio-culturais. Metodologia: O objetivo deste estudo foi avaliar como a violência dentro e no entorno das escolas esta relacionada a proficiência dos alunos. Assim a variável dependente é a proficiência do estudante. Evidentemente, controlamos para diversas características dos alunos, dos professores, das turmas e das escolas, que são apresentadas nas tabelas das estatísticas descritivas
  • 7. Como queríamos mostrar, a associação existente entre a violência na escola e a proficiência dos alunos e como alguns regressores de interesse interagiam com a violência, a equação que estimamos foi: (1) ln(Y ) = X ' .a +b .V + I ' .g +d .(V * I ) +e. Em que in(y) é o logaritmo da proficiência do aluno i da turma t e da escola e. Considere, por exemplo, a interação do numero de alunos em uma turma com a violência. Se o coeficiente dessa interação for negativo e significante, então os transbordamentos maléficos da violência são maiores em turmas mais numerosas, ampliando a correlação negativa.
  • 8. Na escolas particulares, por exemplo é comum uma matéria ser ministrada por mais de um professor: um exemplo é a disciplina de língua portuguesa que pode ser lecionada por três professores – um de gramática, um de literatura, e outro de redação. Tendo feita essa considerações, construímos uma variável dependente categorizada da seguinte forma: - 0 se turma não teve professor durante o ano letivo; - 1 se a turma teve um único professor durante o ano letivo (condições normais) e; - Se a turma teve mais que um professor durante o ano letivo (rotatividade).
  • 9. Utilizamos modelo multinominal logístico para estimar como os indicadores de violência estão associados as probabilidades de uma turma ter nenhum, ou um ou dois ou mais professores durante o ano letivo. Calculamos o impacto de mudanças marginais nas variáveis de violência sobre as probabilidades. Os efeitos marginais (as variações percentuais da probabilidade do evento ocorrer quando uma determinada variável independente é modificada) são calculados a partir dos coeficientes estimados.
  • 10. Considerações Finais : Frequentemente, a mídia nos relata a ocorrência de diversos episódios nas dependências internas e externas da escola. Será que há uma relação direta entre a violência nesses colégios e um pior desempenho de seus alunos, controlando por características do corpo discente e docente e da infraestrutura dessas escolas? Mais ainda será que há alguma associação indireta entre violência nas escolas e performance dos alunos, que passa pela distorção de incentivos dos professores? De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade das turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade dessas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.
  • 11. Assim, aliar investimento em educação com investimento em programas de combate à violência pode ser uma maneira eficaz de promover a inclusão social e a redução da desigualdade.
  • 12. Apendice Tabela1: Estatísticas descritivas (proficiência) Alunos
  • 13. Tabela 2: Estatísticas Descritivas (proficiência) – Professores
  • 14. Referências BiBliogrficas Estatística Básica Simplificada, Sergio Carvalho Weber Campos, Ed. Elsevier Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade; Jhon E. Freund, Ed. Bookman. Web.