SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 18
 
Handebol  feminino
O jogo de Handebol O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 min. Com intervalo de 10 min. O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45 metros que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra antes que outro entre em seu lugar,  uma substituição incorrecta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E então o jogador que cometeu a infracção recebe uma punição de 2 min.
O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola  hábil  e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre.    é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar passes inesperados  para atingir o gol.
Handebol  masculino
História no mundo Após a segunda guerra mundial, os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling. O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).
Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos – CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina. Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB’s/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB ’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas. A atual Confederação Brasileira de Handebol –  CBHB foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.
A bola  de handebol
História no brasil O Handebol não foi criado ou inventado A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de “Urânia”, praticado na antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galeno (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, o “Harpastum”. Mesmo durante a idade média, eram os jogos com bola praticados como lazer por rapazes e moças. Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (esprés jouaiant â la balle, à la paume). Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haandbold”, determinando suas regras. Na mesma época, os Tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda e no “El Balon” do uruguaio Gualberto Valetta, como precursores do handebol.
Todavia o Handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como “Raftball”. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação lnternacional de Futebol. O período da I Grande Guerra (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando um professor de ginástica, o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball”, e quando os homens começaram a praticá-lo, o campo foi aumentado para as medidas do futebol. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo como competitivo para a Áustria, Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo desporto oficial.
A divulgação na Europa deste novo desporto não foi difícil, visto que Karl Schelenz era professor na então famosa Universidade de Berlim onde seus alunos, principalmente os estrangeiros, difundiram as regras então propostas para vários países. Por sua vez, existia na Tchecoslováquia desde 1892 um jogo praticado num campo de 45x30m e com 7 jogadores que também era jogado com as mãos e o gol era feito em balizas de 3x2m. Este jogo, o “Hazena”, segundo os livros, foi regulamentado pelo Professor Kristof Antonin, porém, somente em 1921 suas regras foram publicadas e divulgadas por toda a Europa. Mas, foi o Handebol jogado no campo de futebol, que chamamos de “Handebol de Campo”, que teve maior popularização, tanto que foi incluído nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim em 1936. Com o grande crescimento do futebol com quem dividia o espaço de jogo, com as dificuldades do rigoroso inverno, muitos meses de frio e neve, o Handebol de Campo foi paulatinamente sendo substituído pelo Hazena que passou a ser o “Handebol a 7″, chamado de “Handebol de Salão”, que mostrou-se mais veloz e atrativo. Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique Alemanha, o Handebol (não mais era necessário o complemento “de salão”) foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal Canadá em 1976 (masculino e feminino) e não mais parou de crescer.
A quadra de handebol
Principais campeonatos brasileiros  Os principais campeonatos disputados no mundo entre seleções de handebol são as Olimpíadas e o Campeonato Mundial de Handebol.   Os principais técnicos brasileiros são: Sérgio Luiz Graciano(técnico da selecção brasileira de handebol) e Jordi Ribera. Principais jogadores: Ale- goleiro  Helinho- ponta esquerda Jaqson- armador esquerdo Leo- central Sidney- armador direito Tupan- ponta direita SB- pivô
Handebol  de  área
Principais campeonatos estaduais Escola vai representar Alagoas nas Olimpíadas Escolares no infantil e no juvenil Na manhã chuvosa deste domingo (30), em jogo transferido para o ginásio do CDR/Cepa, a equipe de handebol juvenil masculino da Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, mais uma vez mostrou garra e determinação e sacrou-se a campeã nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), ao vencer por 30 a 28 o Colégio Madalena Sofia, de Maceió, bi-campeão das escolas particulares. “ Entramos em quadra conscientes de que íamos disputar o ouro com o favorito, uma equipe experiente e bem treinada, mas também estávamos preparados para o bom combate, e venceu a melhor, uma equipe determinada que vem numa ascendência incrível”, disse Eduardo Proffa, professor e técnico do Margarez, também campeã do handebol masculino infantil. Após a partida tudo torcedores, jogadores, amigos e parentes fizeram a maior comemoração na quadra do CDR. Alunos/atletas do Margarez estão confiantes que vão para as Olimpíadas Escolares para brigar por medalhas. “Vamos de novo, e dessa vez queremos representar as escolas públicas de Alagoas com muito mais empenho”, disse Diego, artilheiro campeão com oito gols.
 
municípios onde existe um grupo de handebol  A equipe de Handebol Juvenil Masculina de Guaratuba consagrou-se campeã nos 24º Jogos da Juventude da Paraná – fase regional em Campo Largo no dia 23/09 contra a equipe de São José dos Pinhais garantindo assim a vaga para disputarem a grande final dos jogos que será na cidade de Foz do Iguaçu no período de 19 à 28/11 . Quando na oportunidade estarão jogando as 16 melhores equipes de Handebol do Paraná. A Secretaria de Esportes em nome do professor Robson Junior Martins agradece aos pais e aos atletas pela confiança e empenho durante os treinamentos e espera para essa nova etapa a mesma dedicação.  A Prefeita Evani Justus foi pessoalmente à noite da ultima segunda-feira (27/09) abraçar e agradecer a todos os atletas e ao professor Robson pela dedicação e empenho que estão representando a cidade de Guaratuba.
 

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Desporto.Andreiappt
Desporto.AndreiapptDesporto.Andreiappt
Desporto.Andreiapptguestb20a74
 
História do futsal
História do futsalHistória do futsal
História do futsalVitor Dantas
 
O Futebol E Futsal
O Futebol E FutsalO Futebol E Futsal
O Futebol E FutsalCarlos Super
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebolnarped
 
História oficial do basquetebol
História oficial do basquetebolHistória oficial do basquetebol
História oficial do basquetebolGlauco Lacerda
 
Basquetebol material de basquetebol (1)
Basquetebol   material de basquetebol (1)Basquetebol   material de basquetebol (1)
Basquetebol material de basquetebol (1)Andre Souza
 
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º Bimestre
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º BimestreSlide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º Bimestre
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º BimestreFelipe Braga
 
Apostila educação física escolar
Apostila educação física escolar Apostila educação física escolar
Apostila educação física escolar Paulo MF
 
Futebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFutebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFelipe Mago
 
Apresentacao1
Apresentacao1Apresentacao1
Apresentacao1elmachon
 
Apresentação do basquetebol aula teste
Apresentação do basquetebol   aula testeApresentação do basquetebol   aula teste
Apresentação do basquetebol aula testeCarlosAirtonMoraesSa
 

Mais procurados (20)

Futebol futsal1
Futebol futsal1Futebol futsal1
Futebol futsal1
 
Desporto.Andreiappt
Desporto.AndreiapptDesporto.Andreiappt
Desporto.Andreiappt
 
Baseball
BaseballBaseball
Baseball
 
História do futsal
História do futsalHistória do futsal
História do futsal
 
O Futebol E Futsal
O Futebol E FutsalO Futebol E Futsal
O Futebol E Futsal
 
Basquete 2
Basquete 2Basquete 2
Basquete 2
 
Futsal
FutsalFutsal
Futsal
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebol
 
História oficial do basquetebol
História oficial do basquetebolHistória oficial do basquetebol
História oficial do basquetebol
 
Bgrp3
Bgrp3Bgrp3
Bgrp3
 
Basquetebol material de basquetebol (1)
Basquetebol   material de basquetebol (1)Basquetebol   material de basquetebol (1)
Basquetebol material de basquetebol (1)
 
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º Bimestre
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º BimestreSlide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º Bimestre
Slide Educação Física - Futebol Estudo prova Parcial 3º Bimestre
 
Educação física futebol
Educação física   futebolEducação física   futebol
Educação física futebol
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Apostila educação física escolar
Apostila educação física escolar Apostila educação física escolar
Apostila educação física escolar
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Futebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFutebol 1ª aula
Futebol 1ª aula
 
Apresentacao1
Apresentacao1Apresentacao1
Apresentacao1
 
Apresentação do basquetebol aula teste
Apresentação do basquetebol   aula testeApresentação do basquetebol   aula teste
Apresentação do basquetebol aula teste
 

Destaque (20)

Handebol teórica
Handebol   teóricaHandebol   teórica
Handebol teórica
 
Handebol
HandebolHandebol
Handebol
 
Slide handebol
Slide handebolSlide handebol
Slide handebol
 
Regras simplificadas do handebol
Regras simplificadas do handebolRegras simplificadas do handebol
Regras simplificadas do handebol
 
Apostila de handebol
Apostila de handebolApostila de handebol
Apostila de handebol
 
Regras básicas do handebol
Regras básicas do handebolRegras básicas do handebol
Regras básicas do handebol
 
Treinamento de handebol
Treinamento de handebolTreinamento de handebol
Treinamento de handebol
 
Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
Handebol Aula
Handebol  AulaHandebol  Aula
Handebol Aula
 
Handebol
HandebolHandebol
Handebol
 
Iniciación
IniciaciónIniciación
Iniciación
 
Handebol 2010
Handebol 2010Handebol 2010
Handebol 2010
 
Handebol na escola
Handebol na escolaHandebol na escola
Handebol na escola
 
T3001 Larissa
T3001 LarissaT3001 Larissa
T3001 Larissa
 
Handebol jogadas
Handebol jogadasHandebol jogadas
Handebol jogadas
 
Handebol
HandebolHandebol
Handebol
 
HANDEBOL
HANDEBOLHANDEBOL
HANDEBOL
 
QUIZ DE HANDEBOL
QUIZ DE HANDEBOLQUIZ DE HANDEBOL
QUIZ DE HANDEBOL
 
Sesi questões sobre handebol
Sesi questões sobre handebolSesi questões sobre handebol
Sesi questões sobre handebol
 
Cap hab mec
Cap hab mecCap hab mec
Cap hab mec
 

Semelhante a Uma Carreira Com a Bola na Frente - Zélia - Classemate

Semelhante a Uma Carreira Com a Bola na Frente - Zélia - Classemate (20)

Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
Andebol educação física
Andebol educação físicaAndebol educação física
Andebol educação física
 
Handebol
HandebolHandebol
Handebol
 
Handebol.pptx
Handebol.pptxHandebol.pptx
Handebol.pptx
 
Handebol informática
Handebol informáticaHandebol informática
Handebol informática
 
Trabalho educação fisica
Trabalho educação fisicaTrabalho educação fisica
Trabalho educação fisica
 
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
Metodologia dos esportes coletivos i e ii –
 
HistóRia Do Futebol
HistóRia Do FutebolHistóRia Do Futebol
HistóRia Do Futebol
 
Futsal
FutsalFutsal
Futsal
 
Trabalho de educação fisica trabalho
Trabalho de educação fisica  trabalhoTrabalho de educação fisica  trabalho
Trabalho de educação fisica trabalho
 
ApresentaçãoHANDEBOL.pptx
ApresentaçãoHANDEBOL.pptxApresentaçãoHANDEBOL.pptx
ApresentaçãoHANDEBOL.pptx
 
Ensino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsalEnsino do futebol e futsal
Ensino do futebol e futsal
 
Basquetebol
BasquetebolBasquetebol
Basquetebol
 
Handeboldeareia histrico-091013170843-phpapp01
Handeboldeareia histrico-091013170843-phpapp01Handeboldeareia histrico-091013170843-phpapp01
Handeboldeareia histrico-091013170843-phpapp01
 
Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 V...
Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 V...Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 V...
Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 V...
 
histria do futebol
histria do futebolhistria do futebol
histria do futebol
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Futebol 1ª aula
Futebol 1ª aulaFutebol 1ª aula
Futebol 1ª aula
 
Futsal (Futebol)
Futsal (Futebol)Futsal (Futebol)
Futsal (Futebol)
 
O Voleibol
O VoleibolO Voleibol
O Voleibol
 

Último

Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfLuizaAbaAba
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 

Último (20)

Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdfatividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
atividades_reforço_4°ano_231206_132728.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 

Uma Carreira Com a Bola na Frente - Zélia - Classemate

  • 1.  
  • 3. O jogo de Handebol O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 min. Com intervalo de 10 min. O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45 metros que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra antes que outro entre em seu lugar, uma substituição incorrecta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E então o jogador que cometeu a infracção recebe uma punição de 2 min.
  • 4. O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar passes inesperados para atingir o gol.
  • 6. História no mundo Após a segunda guerra mundial, os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling. O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).
  • 7. Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos – CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina. Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB’s/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB ’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas. A atual Confederação Brasileira de Handebol – CBHB foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.
  • 8. A bola de handebol
  • 9. História no brasil O Handebol não foi criado ou inventado A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de “Urânia”, praticado na antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galeno (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, o “Harpastum”. Mesmo durante a idade média, eram os jogos com bola praticados como lazer por rapazes e moças. Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (esprés jouaiant â la balle, à la paume). Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haandbold”, determinando suas regras. Na mesma época, os Tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda e no “El Balon” do uruguaio Gualberto Valetta, como precursores do handebol.
  • 10. Todavia o Handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como “Raftball”. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação lnternacional de Futebol. O período da I Grande Guerra (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando um professor de ginástica, o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball”, e quando os homens começaram a praticá-lo, o campo foi aumentado para as medidas do futebol. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo como competitivo para a Áustria, Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo desporto oficial.
  • 11. A divulgação na Europa deste novo desporto não foi difícil, visto que Karl Schelenz era professor na então famosa Universidade de Berlim onde seus alunos, principalmente os estrangeiros, difundiram as regras então propostas para vários países. Por sua vez, existia na Tchecoslováquia desde 1892 um jogo praticado num campo de 45x30m e com 7 jogadores que também era jogado com as mãos e o gol era feito em balizas de 3x2m. Este jogo, o “Hazena”, segundo os livros, foi regulamentado pelo Professor Kristof Antonin, porém, somente em 1921 suas regras foram publicadas e divulgadas por toda a Europa. Mas, foi o Handebol jogado no campo de futebol, que chamamos de “Handebol de Campo”, que teve maior popularização, tanto que foi incluído nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim em 1936. Com o grande crescimento do futebol com quem dividia o espaço de jogo, com as dificuldades do rigoroso inverno, muitos meses de frio e neve, o Handebol de Campo foi paulatinamente sendo substituído pelo Hazena que passou a ser o “Handebol a 7″, chamado de “Handebol de Salão”, que mostrou-se mais veloz e atrativo. Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique Alemanha, o Handebol (não mais era necessário o complemento “de salão”) foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal Canadá em 1976 (masculino e feminino) e não mais parou de crescer.
  • 12. A quadra de handebol
  • 13. Principais campeonatos brasileiros Os principais campeonatos disputados no mundo entre seleções de handebol são as Olimpíadas e o Campeonato Mundial de Handebol. Os principais técnicos brasileiros são: Sérgio Luiz Graciano(técnico da selecção brasileira de handebol) e Jordi Ribera. Principais jogadores: Ale- goleiro Helinho- ponta esquerda Jaqson- armador esquerdo Leo- central Sidney- armador direito Tupan- ponta direita SB- pivô
  • 14. Handebol de área
  • 15. Principais campeonatos estaduais Escola vai representar Alagoas nas Olimpíadas Escolares no infantil e no juvenil Na manhã chuvosa deste domingo (30), em jogo transferido para o ginásio do CDR/Cepa, a equipe de handebol juvenil masculino da Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, mais uma vez mostrou garra e determinação e sacrou-se a campeã nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), ao vencer por 30 a 28 o Colégio Madalena Sofia, de Maceió, bi-campeão das escolas particulares. “ Entramos em quadra conscientes de que íamos disputar o ouro com o favorito, uma equipe experiente e bem treinada, mas também estávamos preparados para o bom combate, e venceu a melhor, uma equipe determinada que vem numa ascendência incrível”, disse Eduardo Proffa, professor e técnico do Margarez, também campeã do handebol masculino infantil. Após a partida tudo torcedores, jogadores, amigos e parentes fizeram a maior comemoração na quadra do CDR. Alunos/atletas do Margarez estão confiantes que vão para as Olimpíadas Escolares para brigar por medalhas. “Vamos de novo, e dessa vez queremos representar as escolas públicas de Alagoas com muito mais empenho”, disse Diego, artilheiro campeão com oito gols.
  • 16.  
  • 17. municípios onde existe um grupo de handebol A equipe de Handebol Juvenil Masculina de Guaratuba consagrou-se campeã nos 24º Jogos da Juventude da Paraná – fase regional em Campo Largo no dia 23/09 contra a equipe de São José dos Pinhais garantindo assim a vaga para disputarem a grande final dos jogos que será na cidade de Foz do Iguaçu no período de 19 à 28/11 . Quando na oportunidade estarão jogando as 16 melhores equipes de Handebol do Paraná. A Secretaria de Esportes em nome do professor Robson Junior Martins agradece aos pais e aos atletas pela confiança e empenho durante os treinamentos e espera para essa nova etapa a mesma dedicação. A Prefeita Evani Justus foi pessoalmente à noite da ultima segunda-feira (27/09) abraçar e agradecer a todos os atletas e ao professor Robson pela dedicação e empenho que estão representando a cidade de Guaratuba.
  • 18.