SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 56
Discursivas Biologia B Aula 01 2008
01. Em um experimento de longa duração, certa área de terra, anteriormente utilizada para agricultura e abandonada, foi deixada para que, naturalmente, ocorresse a sua ocupação por novas comunidades. Após muitos anos, considerou-se que a comunidade daquele local atingiu o clímax. Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique.
 
 
 
Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique. O número de espécies cresceria, uma vez que os pioneiros tornaram as condições ambientais melhores e criam condições para que organismos mais exigentes pudessem se desenvolver. A teia alimentar iria ficar cada vez mais complexa e diversificada, uma vez que o número de espécies estava crescendo.
02. A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de diferentes formas. Nos oceanos, um dos métodos usa garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração.
Produtividade primária biomassa fixada pelos produtores através da fotossíntese.
Produção líquida Prod . bruta Consumo = + Fotossíntese Respiração mitocondrial
[object Object],A produtividade primária diz respeito à quantidade de matéria orgânica produzida durante a fotossíntese. Uma vez que o oxigênio é um subproduto da fotossíntese, mede-se a produtividade primária a partir do oxigênio liberado pela fotossíntese, daí a importância da garrafa clara.
b) Explique por que é necessário realizar testes com os dois tipos de garrafas. A garrafa escura serve de controle de comparação para se avaliar a produção primária, uma vez que nela não ocorre fotossíntese devido a ausência de luz.
c) Quais os organismos presentes na água do mar são responsáveis pela produtividade primária? As algas e as cianobactérias.
03. Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO 2  e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO 2  consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO 2  é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO 2 . Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO 2  fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta.
a) Explique como as plantas retiram CO 2  da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO 2  fosse retirado da atmosfera. Por que elas dependem do CO 2  atmosférico como fonte de carbono para realizar a fotossíntese.  6CO 2 +12H 2 O C 6 H 12 O 6 +6H 2 O+6CO 2 Fotossíntese
b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO 2  para a atmosfera. CO 2  atmosférico
1  – Decomposição de matéria orgânica morta realizada por fungos e bactérias. Nesse processo as moléculas orgânicas são degradadas em sais minerais, água e  CO 2  que é liberado para a atmosfera. CO 2  atmosférico 1
2  – Queima de combustíveis fósseis, como gás natural, diesel, carvão mineral e outros, o que libera energia para as indústrias às custas de liberação de CO 2  para a atmosfera. CO 2  atmosférico 2
3  – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células da vaca. CO 2  atmosférico 3
4  – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células do vegetal. CO 2  atmosférico 4
CO 2  atmosférico 1 2 3 4 1 -  Decomposição 2 – Combustão 3 – Respiração 4 - Respiração
04. No contexto do ciclo biogeoquímico do carbono, afirmou-se que I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina. II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos. III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos.
a) As três afirmações estão corretas? Justifique.
I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina. I – Falsa. O carbono presente nas moléculas da gasolina estavam presentes nos organismos que deram origem ao material fóssil do petróleo.
II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos. II – Falsa. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos autótrofos. Os organismos heterótrofos, no entanto, retiram seu carbono a partir do alimento que consomem.
III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos. III – Verdadeira. Respiração celular, decomposição e combustão são os principais processos que devolvem o CO 2  para a atmosfera.
b) Considerando o ciclo biogeoquímico do carbono, cite uma vantagem na utilização do etanol como combustível em substituição à gasolina.
CO 2
A utilização de etanol reduz o aumento do efeito estufa, uma vez que o carbono liberado em sua queima será reabsorvido nas novas plantações. Já o carbono liberado pela combustão da gasolina faz aumentar a concentração geral de CO 2  global, o que aumenta o efeito estufa.
05. De acordo com Amabis e Martho (2004), “ a população humana é semelhante a qualquer população biológica e está sujeita aos mesmos fatores gerais que regulam e limitam o crescimento. Entretanto, a humanidade tem conseguido controlar alguns fatores ambientais, o que permite um formidável ritmo de crescimento”. Para se fazer previsões sobre o crescimento ou decréscimo populacional, análises da composição de idades podem ser expressas em gráficos conhecidos como pirâmides etárias. Abaixo estão representadas três dessas pirâmides.
 
Com base na análise dessas pirâmides, responda: a) Em qual situação se recomenda o controle de natalidade? Na pirâmide I.
b) Em qual situação deve ser dada atenção aos planos de saúde e à previdência social, em um intervalo de tempo de 10 anos? Na pirâmide número 2, uma vez que nessa população haverá um maior crescimento da população mais idosa.
06. "Embora sapiens  o Homo  parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo" (Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo. Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:
a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas:
Derrame de petróleo
 
 
Restinga ao longo do litoral
mangue
a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas: 1. Restinga na região litorânea. 2. Mangue.
b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:
Fatores Abióticos Elementos físico-químicos Água, luz, calor, pressão, oxigênio, CO 2 , gravidade
Fatores BIÓTICOS Comunidade de organismos Produtores, consumidores e decompositores
Fatores BIÓTICOS Fatores Abióticos + ECOSSISTEMA =
b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes: 1. Falta de luz. 2. Redução na taxa de oxigênio.
c) Qual o nível trófico mais baixo da pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo? O nível mais baixo atingido pela camada de petróleo é o nível dos produtores, uma vez que as algas morrem pela falta de luz provocada pelas manchas de óleo na superfície.
d) Cite a conseqüência grave que o derramamento de petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere dos riscos do ocorrido no mar. Contaminação dos mananciais hídricos de onde se retira a água para consumo humano.
7. O garoto gosta de biologia e, de pronto, identificou no quintal alguns exemplos de associações interespecíficas: as orquídeas, fixas ao tronco da árvore, apresentam raízes com micorrizas e, nesse mesmo tronco, são observados alguns liquens. Que associações interespecíficas são identificadas nesses exemplos? Justifique.
Orquídeas
Liquens
8. A quimiossíntese é um processo autotrófico restrito a certos tipos de bactérias. Descreva, sob a forma de equações simplificadas, os processos relativos às seguintes bactérias: a) sulfobactérias b) ferrobactérias c) nitrosomonas d) nitrobacter
a) sulfobactérias
b) ferrobactérias
c) nitrosomonas
d) nitrobacter
Tchau, nééé!!!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5joseeira
 
Treinamento proteína e vitaminas
Treinamento proteína e vitaminasTreinamento proteína e vitaminas
Treinamento proteína e vitaminasemanuel
 
Ficha de trabalho 11
Ficha de trabalho 11Ficha de trabalho 11
Ficha de trabalho 11joseeira
 
1º simulado ENEM - Humanas e Naturais
1º simulado ENEM - Humanas e Naturais1º simulado ENEM - Humanas e Naturais
1º simulado ENEM - Humanas e Naturaisemanuel
 
Ficha de trabalho 9
Ficha de trabalho 9Ficha de trabalho 9
Ficha de trabalho 9joseeira
 
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James MartinsLista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James MartinsJames Martins
 
Ficha de trabalho 4
Ficha de trabalho 4Ficha de trabalho 4
Ficha de trabalho 4joseeira
 
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...James Martins
 
Av1 de biologia,química e física
Av1 de biologia,química e física Av1 de biologia,química e física
Av1 de biologia,química e física emanuel
 
Treinamento digestório e respiratório
Treinamento digestório e respiratórioTreinamento digestório e respiratório
Treinamento digestório e respiratórioemanuel
 
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COC
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COCAV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COC
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COCemanuel
 
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_James
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_JamesRoteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_James
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_JamesJames Martins
 
Teste 1 versão ii
Teste 1 versão iiTeste 1 versão ii
Teste 1 versão iijoseeira
 
Lista de exercícios - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e Vagner
Lista de exercícios  - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e VagnerLista de exercícios  - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e Vagner
Lista de exercícios - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e VagnerJames Martins
 
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016James Martins
 
Lista de exercícios COM GABARITO Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...
Lista de exercícios COM GABARITO  Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...Lista de exercícios COM GABARITO  Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...
Lista de exercícios COM GABARITO Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...James Martins
 
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015 - Prof James Martins
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015  - Prof James MartinsLista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015  - Prof James Martins
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015 - Prof James MartinsJames Martins
 

Mais procurados (20)

Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5Ficha de trabalho 5
Ficha de trabalho 5
 
Treinamento proteína e vitaminas
Treinamento proteína e vitaminasTreinamento proteína e vitaminas
Treinamento proteína e vitaminas
 
Ficha de trabalho 11
Ficha de trabalho 11Ficha de trabalho 11
Ficha de trabalho 11
 
1º simulado ENEM - Humanas e Naturais
1º simulado ENEM - Humanas e Naturais1º simulado ENEM - Humanas e Naturais
1º simulado ENEM - Humanas e Naturais
 
Ficha de trabalho 9
Ficha de trabalho 9Ficha de trabalho 9
Ficha de trabalho 9
 
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James MartinsLista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
 
Ficha de trabalho 4
Ficha de trabalho 4Ficha de trabalho 4
Ficha de trabalho 4
 
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...
Lista de exercícios - BIOLOGIA frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - profos James e Ma...
 
Av1 de biologia,química e física
Av1 de biologia,química e física Av1 de biologia,química e física
Av1 de biologia,química e física
 
Treinamento digestório e respiratório
Treinamento digestório e respiratórioTreinamento digestório e respiratório
Treinamento digestório e respiratório
 
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COC
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COCAV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COC
AV1 de ciências humanas e naturais - Colégio Sartre COC
 
Teste 1
Teste 1Teste 1
Teste 1
 
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_James
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_JamesRoteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_James
Roteiro de R.O - 3ºbimestre/ Bio frente 1_James
 
Prova SSA 1 2º dia
Prova SSA 1   2º diaProva SSA 1   2º dia
Prova SSA 1 2º dia
 
Teste 1 versão ii
Teste 1 versão iiTeste 1 versão ii
Teste 1 versão ii
 
SSA_2_dia
SSA_2_diaSSA_2_dia
SSA_2_dia
 
Lista de exercícios - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e Vagner
Lista de exercícios  - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e VagnerLista de exercícios  - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e Vagner
Lista de exercícios - Bio frente 1 e 2 - 4º bim - Profo James e Vagner
 
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016
Lista de exercícios 2 - bio frente 1 e 2 - 1º bim - profs james e mariana 2016
 
Lista de exercícios COM GABARITO Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...
Lista de exercícios COM GABARITO  Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...Lista de exercícios COM GABARITO  Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...
Lista de exercícios COM GABARITO Bio frente 1 e 2 - 4º bim 2014 - Profos Jam...
 
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015 - Prof James Martins
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015  - Prof James MartinsLista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015  - Prof James Martins
Lista de exercícios 3 - Bio frente 1 - 2º bim 2015 - Prof James Martins
 

Semelhante a Comunidade Clímax Biologia

Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisadoelisamello
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007elisamello
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisadoelisamello
 
Exercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoExercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoIonara Urrutia Moura
 
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabarito
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabaritoBiologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabarito
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabaritoIonara Urrutia Moura
 
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicos
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicosProf. adão marcos ciclos biogeoquimicos
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicosADÃO Graciano
 
Exercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoExercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoIonara Urrutia Moura
 
Ciclos biogeoquimicos gabarito
Ciclos biogeoquimicos   gabaritoCiclos biogeoquimicos   gabarito
Ciclos biogeoquimicos gabaritoMarcia Moreira
 
Revisao de biologia para o enem
Revisao de biologia para o enemRevisao de biologia para o enem
Revisao de biologia para o enemEstude Mais
 
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)Kaires Braga
 
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdf
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdfBanco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdf
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdfIvoneSilva83
 
3 abril português_textofinal_ analisando a importância
3 abril  português_textofinal_ analisando a importância3 abril  português_textofinal_ analisando a importância
3 abril português_textofinal_ analisando a importânciaPetroleoecologia
 

Semelhante a Comunidade Clímax Biologia (20)

Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007 Revisado
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 01 2007
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 02 2007 Revisado
 
Exercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoExercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro ano
 
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabarito
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabaritoBiologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabarito
Biologia citologia respiracao_celular_exercicios_gabarito
 
Lista 1 s origem da vida
Lista 1 s origem da vidaLista 1 s origem da vida
Lista 1 s origem da vida
 
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicos
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicosProf. adão marcos ciclos biogeoquimicos
Prof. adão marcos ciclos biogeoquimicos
 
Ciclos biogeoquimicos
Ciclos biogeoquimicosCiclos biogeoquimicos
Ciclos biogeoquimicos
 
Exercicios biologia reino_fungi
Exercicios biologia reino_fungiExercicios biologia reino_fungi
Exercicios biologia reino_fungi
 
Exercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro anoExercicios fotossintese primeiro ano
Exercicios fotossintese primeiro ano
 
Educ amb-ciclos-biogeoquimicos
Educ amb-ciclos-biogeoquimicosEduc amb-ciclos-biogeoquimicos
Educ amb-ciclos-biogeoquimicos
 
Ciclos biogeoquimicos gabarito
Ciclos biogeoquimicos   gabaritoCiclos biogeoquimicos   gabarito
Ciclos biogeoquimicos gabarito
 
C iclo c carbono
C iclo c carbonoC iclo c carbono
C iclo c carbono
 
Revisao de biologia para o enem
Revisao de biologia para o enemRevisao de biologia para o enem
Revisao de biologia para o enem
 
Adr de-ciencias-9-ano
Adr de-ciencias-9-anoAdr de-ciencias-9-ano
Adr de-ciencias-9-ano
 
Simulado prova-goic3a1s-9c2ba-ano-cic3aancias1
Simulado prova-goic3a1s-9c2ba-ano-cic3aancias1Simulado prova-goic3a1s-9c2ba-ano-cic3aancias1
Simulado prova-goic3a1s-9c2ba-ano-cic3aancias1
 
C iclo c
C iclo cC iclo c
C iclo c
 
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)
Módulo 1 de Química Orgânica (ENEM)
 
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdf
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdfBanco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdf
Banco de questões_ Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas.pdf
 
3 abril português_textofinal_ analisando a importância
3 abril  português_textofinal_ analisando a importância3 abril  português_textofinal_ analisando a importância
3 abril português_textofinal_ analisando a importância
 

Comunidade Clímax Biologia

  • 1. Discursivas Biologia B Aula 01 2008
  • 2. 01. Em um experimento de longa duração, certa área de terra, anteriormente utilizada para agricultura e abandonada, foi deixada para que, naturalmente, ocorresse a sua ocupação por novas comunidades. Após muitos anos, considerou-se que a comunidade daquele local atingiu o clímax. Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique.
  • 3.  
  • 4.  
  • 5.  
  • 6. Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique. O número de espécies cresceria, uma vez que os pioneiros tornaram as condições ambientais melhores e criam condições para que organismos mais exigentes pudessem se desenvolver. A teia alimentar iria ficar cada vez mais complexa e diversificada, uma vez que o número de espécies estava crescendo.
  • 7. 02. A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de diferentes formas. Nos oceanos, um dos métodos usa garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração.
  • 8. Produtividade primária biomassa fixada pelos produtores através da fotossíntese.
  • 9. Produção líquida Prod . bruta Consumo = + Fotossíntese Respiração mitocondrial
  • 10.
  • 11. b) Explique por que é necessário realizar testes com os dois tipos de garrafas. A garrafa escura serve de controle de comparação para se avaliar a produção primária, uma vez que nela não ocorre fotossíntese devido a ausência de luz.
  • 12. c) Quais os organismos presentes na água do mar são responsáveis pela produtividade primária? As algas e as cianobactérias.
  • 13. 03. Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO 2 e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO 2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO 2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO 2 . Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO 2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta.
  • 14. a) Explique como as plantas retiram CO 2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO 2 fosse retirado da atmosfera. Por que elas dependem do CO 2 atmosférico como fonte de carbono para realizar a fotossíntese. 6CO 2 +12H 2 O C 6 H 12 O 6 +6H 2 O+6CO 2 Fotossíntese
  • 15. b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO 2 para a atmosfera. CO 2 atmosférico
  • 16. 1 – Decomposição de matéria orgânica morta realizada por fungos e bactérias. Nesse processo as moléculas orgânicas são degradadas em sais minerais, água e CO 2 que é liberado para a atmosfera. CO 2 atmosférico 1
  • 17. 2 – Queima de combustíveis fósseis, como gás natural, diesel, carvão mineral e outros, o que libera energia para as indústrias às custas de liberação de CO 2 para a atmosfera. CO 2 atmosférico 2
  • 18. 3 – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células da vaca. CO 2 atmosférico 3
  • 19. 4 – Respiração celular realizada pelas mitocôndrias a fim de liberar energia na forma de ATP para as células do vegetal. CO 2 atmosférico 4
  • 20. CO 2 atmosférico 1 2 3 4 1 - Decomposição 2 – Combustão 3 – Respiração 4 - Respiração
  • 21. 04. No contexto do ciclo biogeoquímico do carbono, afirmou-se que I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina. II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos. III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos.
  • 22. a) As três afirmações estão corretas? Justifique.
  • 23. I. O carbono liberado pela queima de bicombustíveis, como o etanol, já foi constituinte de um tecido vivo. O mesmo não é válido para o carbono liberado a partir da queima da gasolina. I – Falsa. O carbono presente nas moléculas da gasolina estavam presentes nos organismos que deram origem ao material fóssil do petróleo.
  • 24. II. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos e utilizado para a construção de seus tecidos. II – Falsa. A via fotossintética é o único processo pelo qual o carbono pode ser obtido pelos organismos autótrofos. Os organismos heterótrofos, no entanto, retiram seu carbono a partir do alimento que consomem.
  • 25. III. O reingresso do carbono na atmosfera dá-se basicamente através da respiração dos seres vivos, da ação decompositora de bactérias e fungos e da combustão de materiais orgânicos. III – Verdadeira. Respiração celular, decomposição e combustão são os principais processos que devolvem o CO 2 para a atmosfera.
  • 26. b) Considerando o ciclo biogeoquímico do carbono, cite uma vantagem na utilização do etanol como combustível em substituição à gasolina.
  • 27. CO 2
  • 28. A utilização de etanol reduz o aumento do efeito estufa, uma vez que o carbono liberado em sua queima será reabsorvido nas novas plantações. Já o carbono liberado pela combustão da gasolina faz aumentar a concentração geral de CO 2 global, o que aumenta o efeito estufa.
  • 29. 05. De acordo com Amabis e Martho (2004), “ a população humana é semelhante a qualquer população biológica e está sujeita aos mesmos fatores gerais que regulam e limitam o crescimento. Entretanto, a humanidade tem conseguido controlar alguns fatores ambientais, o que permite um formidável ritmo de crescimento”. Para se fazer previsões sobre o crescimento ou decréscimo populacional, análises da composição de idades podem ser expressas em gráficos conhecidos como pirâmides etárias. Abaixo estão representadas três dessas pirâmides.
  • 30.  
  • 31. Com base na análise dessas pirâmides, responda: a) Em qual situação se recomenda o controle de natalidade? Na pirâmide I.
  • 32. b) Em qual situação deve ser dada atenção aos planos de saúde e à previdência social, em um intervalo de tempo de 10 anos? Na pirâmide número 2, uma vez que nessa população haverá um maior crescimento da população mais idosa.
  • 33. 06. "Embora sapiens o Homo parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo" (Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo. Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:
  • 34. a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas:
  • 36.  
  • 37.  
  • 38. Restinga ao longo do litoral
  • 40. a) Cite duas regiões fitogeográficas diretamente afetadas: 1. Restinga na região litorânea. 2. Mangue.
  • 41. b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:
  • 42. Fatores Abióticos Elementos físico-químicos Água, luz, calor, pressão, oxigênio, CO 2 , gravidade
  • 43. Fatores BIÓTICOS Comunidade de organismos Produtores, consumidores e decompositores
  • 44. Fatores BIÓTICOS Fatores Abióticos + ECOSSISTEMA =
  • 45. b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes: 1. Falta de luz. 2. Redução na taxa de oxigênio.
  • 46. c) Qual o nível trófico mais baixo da pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo? O nível mais baixo atingido pela camada de petróleo é o nível dos produtores, uma vez que as algas morrem pela falta de luz provocada pelas manchas de óleo na superfície.
  • 47. d) Cite a conseqüência grave que o derramamento de petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere dos riscos do ocorrido no mar. Contaminação dos mananciais hídricos de onde se retira a água para consumo humano.
  • 48. 7. O garoto gosta de biologia e, de pronto, identificou no quintal alguns exemplos de associações interespecíficas: as orquídeas, fixas ao tronco da árvore, apresentam raízes com micorrizas e, nesse mesmo tronco, são observados alguns liquens. Que associações interespecíficas são identificadas nesses exemplos? Justifique.
  • 51. 8. A quimiossíntese é um processo autotrófico restrito a certos tipos de bactérias. Descreva, sob a forma de equações simplificadas, os processos relativos às seguintes bactérias: a) sulfobactérias b) ferrobactérias c) nitrosomonas d) nitrobacter