Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Próximo SlideShare
Gripe
Gripe
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 20 Anuncio

Más Contenido Relacionado

Anuncio

Más reciente (20)

Gripe

  1. 1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO UNICEUMA CURSO DE ENFERMAGEM CAMPUS III Claudia Silva Costa Daniele Andrade Ruanny Ferreira Vicentina Gomes Ribeiro Disciplina: Mecanismo de Agressão e Defesa
  2. 2. GRIPE
  3. 3. DEFINIÇÃO A gripe é uma doença infecciosa aguda, que afeta aves e mamíferos
  4. 4. O VÍRUS A gripe é causada por um vírus específico, chamado vírus influenza: "Myxovirus influenzae".
  5. 5. TIPOS DE VÍRUS O vírus tipo A infecta um vasto leque de hospedeiros, sendo os principais os seres humanos, os suínos, os cavalos e, especialmente, as aves.  O tipo B infecta principalmente os seres humanos, mas recentemente também foi isolado em cães, gatos e suínos.  O tipo C infecta predominantemente os seres humanos, mas não provoca doença clinicamente relevante. 
  6. 6. AGRESSÃO  A gripe pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera. Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza - da gripe, se dissemina, principalmente, pelo ar.
  7. 7. MODO DE TRANSMISSÃO  - Existem dois modos de transmissão: Transmissão direta Transmissão indireta
  8. 8. TRANSMISSÃO DIRETA  Menos freqüentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente em objetos ou na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina.
  9. 9. TRANSMISSÃO INDIRETA  Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.
  10. 10. SINTOMATOLOGIA • Febre elevada • Arrepios • Dor de cabeça • Dor muscular • Garganta inflamada • Nariz entupido • Tosse seca
  11. 11. PRINCIPAL COMPLICAÇÃO • Pneumonia
  12. 12. DIAGNOSTICO
  13. 13. TRATAMENTO  Habitualmente, a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc).
  14. 14.  Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral mas podem ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe. Existem actualmente medicamentos inibidores da neuraminidase, que bloqueiam a multiplicação dos vírus responsáveis pela gripe. Desta forma consegue-se suspender a rápida proliferação do vírus e controlar a doença.
  15. 15. PREVENÇÃO  A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos).

×