Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Santo de Casa - Pernambucanas Workplace

Case de Endomarketing para Pernambucanas, Campanha Workplace por Santo de Casa Endomarketing

  • Sé el primero en comentar

Santo de Casa - Pernambucanas Workplace

  1. 1. RESUMO DO CASE
  2. 2. A necessidade de comunicar a estratégia da empresa e criar vínculos com cerca de 10 MIL COLABORADORES, dando voz a todos, foi adotada pela Pernambucanas por meio da rede social digital interna Workplace. A proposta ajudou a eliminar a hierarquia no processo de comunicação, que antes ocorria nos canais tradicionais e em formato de “cascateamento”.
  3. 3. Com isso, os colaboradores não só recebem as informações necessárias para atingir os objetivos corporativos como sentem-se importantes e ganham visibilidade, pois são protagonistas em um ambiente colaborativo aberto para o diálogo, o compartilhamento de ideias, opiniões, resultados e reconhecimentos.
  4. 4. Tal engajamento fortalece as relações e o orgulho de pertencer a uma organização com 110 anos, sendo a Pernambucanas pioneira no Brasil em implementar uma rede social como ferramenta diária de trabalho, em abril de 2017.
  5. 5. CLIENTE, MERCADO E PROBLEMA
  6. 6. A Pernambucanas, marca varejista nacional presente em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 330 lojas, completou 110 anos em 2018. Atua nos segmentos vestuário, artigos para casa, telefonia e eletroportáteis, além de oferecer produtos e serviços financeiros, como concessão de crédito de forma 100% digital, em até 7 minutos para cartões da loja e, em até 10 minutos, para os cartões da bandeira ELO – a chamada emissão instantânea.
  7. 7. Reconhecida como a empresa mais digital do varejo, passava pela necessidade de que tal comunicação com os seus 10 mil colaboradores também fossem baseadas em práticas contemporâneas que usam a tecnologia digital como recurso estratégico.
  8. 8. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E SEUS OBJETIVOS
  9. 9. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Em março de 2017, a Pernambucanas apresentou aos seus líderes (gerentes de loja) o plano estratégico para todo o ano, com o compromisso de disseminar o plano a 100% das pessoas das 330 lojas usando a frase da campanha com hashtag “semana #tamojunto”.
  10. 10. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos A “semana #tamojunto” contou com participação de toda a diretoria, que percorreu mais de 21 mil km, visitando as lojas, com o objetivo de comunicar o plano estratégico a 100% dos colaboradores. E a celebração do lançamento do Workplace aconteceu em abril de 2017, durante a “semana #tamojunto”, junto aos cerca de 10 mil colaboradores distribuídos nas unidades: Escritório Central, Centro de Distribuição e Lojas.
  11. 11. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Como marco do lançamento, os colaboradores foram incentivados a baixarem o aplicativo do Workplace em seus smartphones e postarem imediatamente fotos e vídeos do acontecimento.
  12. 12. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Por meio do Workplace, a Pernambucanas criou um grupo aberto, denominado “Colaboradores Pernambucanas”, para que os usuários pudessem postar notícias, publicar fotos, textos e vídeos, comentar, curtir publicações de colegas, sem ter um moderador ou passar por aprovação.
  13. 13. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos A primeira campanha desenvolvida dentro do aplicativo foi a #MaratonaDigital. Um grupo criado com o objetivo de fomentar o uso do aplicativo Pernambucanas (Cartões e APP Varejo), além de gerar engajamento digital junto a todos os colaboradores. Foi criada uma gincana entre lojas e Departamentos do Escritório Central, com diferentes missões a serem cumpridas durante uma semana, divulgadas por meio de vídeos de diretores da empresa. A meta de baixar 6 mil aplicativos foi superada, chegando ao número de 50 mil.
  14. 14. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Entre as postagens que são realizadas de forma frequente estão a transmissão ao vivo do CEO para comunicar resultados do semestre. Além disso, há o envolvimento dos colaboradores para votar na escolha de modelos e cores de produtos a serem comercializados.
  15. 15. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos No primeiro semestre de 2018, os usuários puderam sugerir nomes para a assistente virtual do aplicativo do cartão Pernambucanas. Foram mais de 170 nomes sugeridos, 458 comentários e mais de 3.100 visualizações, tendo como nome definido Ana, para humanizar o atendimento virtual aos clientes.
  16. 16. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Pelo Workplace também é disponibilizado o roteiro dos Dias de Loja, visitas às lojas da empresa para colaboradores de outros setores conhecerem estratégias de vendas em datas marcantes do Varejo, além de divulgação da Pesquisa de Clima, para medir a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.
  17. 17. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos No segundo semestre de 2017, todos os colaboradores foram convidados a contribuir na construção dos novos Valores e Propósito da Pernambucanas. O processo aconteceu por etapas, sendo que a participação deles se deu por meio de comentários, curtidas, respostas a enquetes e escrever o propósito com colegas. Neste processo, mais de 3.300 participantes responderam a seguinte pergunta: “Qual palavra conecta você e nossos clientes à Pernambucanas?”.
  18. 18. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos Na etapa seguinte, os participantes criaram 335 frases sobre o propósito, o que levou para uma terceira fase, com 70 colaboradores, os quais participaram de um workshop na Universidade Corporativa para selecionar e construir 10 frases do propósito e os 10 valores da empresa. Em seguida, essas frases e valores foram votadas via Workplace pelos colaboradores. Com o resultado, foi feito um trabalho envolvendo colaboradores, a agência de marketing e a consultoria do projeto (Santo de Casa), que foi apresentado à diretoria, chegando a três frases finalistas, com nova votação de todos colaboradores pelo Workplace.
  19. 19. Lançamento Atividades dentro do Workplace Projeto Construção do Propósito e Valores Corporativos PROPÓSITO: A marca que evolui com a família brasileira. VALORES: Respeito, Confiança, Diversidade, Inovação e Simplicidade.
  20. 20. DESTAQUES
  21. 21. Um dos grandes incentivadores do Workplace foi o CEO da Pernambucanas, Sérgio Borriello, que regularmente motiva os colaboradores a interagirem na plataforma, realizando transmissões ao vivo, postagens semanais e presença ativa nos chats, para falar sobre estratégias, entregas e novidades da empresa.
  22. 22. De acordo com o próprio Facebook Brasil, este novo canal de comunicação se tornou relevante para a transformação do varejo, não apenas pelo tempo recorde de implementação - 3 dias, mas principalmente pelo impacto que a ferramenta tem no dia a dia de trabalho.
  23. 23. RESULTADOS
  24. 24. Consolidada como uma ferramenta de trabalho diária e um meio de comunicação interno, o Workplace fortalece e mantém viva uma atmosfera social que reforça o senso de pertencimento, a colaboração e o engajamento em prol dos objetivos corporativos.
  25. 25. Após um ano de lançamento, mais de 9.200colaboradores com contas criadas + de 6 milcolaboradores ativos semanalmente e + de 7 milusuários ativos de forma mobile mensalmente. Em um mês de implantação, já havia mais de 80%de usuários ativos Hoje são cerca de 85%dos colaboradores ativos. Média de 3.500 a 4.000 acessos diários.
  26. 26. Ajudou a perpetuar o DNA da empresa: relacionamento, integração e proximidade. Colaboradores ajudaram na construção dos novos princípios e valores da empresa. Aproximou e humanizou as relações de trabalho, com destaque para colaboradores de loja, Escritório Central e Centro de Distribuição. Estimulou maior participação dos colaboradores em campanhas de vendas e na conquista de melhores resultados.

×