Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Tutorial de postagem para aulas da Educopédia

303 visualizaciones

Publicado el

Este é um tutorial elaborado pela revisora de aulas de Língua Portuguesa Tânia Almeida para auxiliar produtoras no processo de postagem. Inicialmente, este tutorial era passado por e-mail, de forma individual, para ajudar as produtoras desta disciplina. Com o slideshare, é possível que novas produtoras acessem o conteúdo e que outros integrantes tirem suas dúvidas.

Publicado en: Educación

Tutorial de postagem para aulas da Educopédia

  1. 1. Tutorial de PostagemPlataforma Educopédia – pela Revisora Tânia Almeida
  2. 2. Postagem de aulas Este tutorial foi elaborado para ajudar asprodutoras de Língua Portuguesa daplataforma Educopédia no processo depostagem. Como os resultados foram bastantesatisfatórios, disponibilizo o tutorial para queoutras produtoras possam tirar suas dúvidas.
  3. 3. Postagem de aulas Após acessar www.educopedia.com.br e efetuar o login, selecione o ano da aula que será publicada Logo após, clique em "Língua Portuguesa" entre as demais opções que aparecerão na tela As aulas estão dividas de acordo com o bimestre, por isso localize a qual bimestre a aula pertence para poder abri-la
  4. 4. Postagem de aulas Quando a aula for localizada, se a sua intenção for de inserir os arquivosda aula, clique na setinha para baixo que aparece na coluna com o nomeArquivos. Assim que você clicar, você terá a opção de modificar o título daaula e de inserir os arquivos desde que estes estejam salvos em seucomputador. Para fazer a inserção, clique em escolher, selecione o arquivo docomputador, e clique em abrir. Quando a inserção dos dois arquivos for feita, ésó clicar em salvar - lembrando que o Plano corresponde à aula completa e aApresentação corresponde ao arquivo da aula sem os slides de orientaçãopara o professor. Se a sua intenção for começar a postagem, clique no título daaula no quadro do bimestre.
  5. 5. Postagem de aulas Quando você clicar no título, será aberta a página de Atividades.Caso sua aula já tenha atividades postadas, quando você entrar nestapágina, para alterá-las, de acordo com a sua aula, clique no desenho de lápisque aparece na coluna "Editar". Desta forma, será aberta a atividade para quevocê possa fazer suas adequações.Caso sua aula não tenha atividades postadas ou caso você queira inserir umanova atividade, clique no botão " + nova atividade" que aparece no final doquadro de Atividades.Assim que a atividade aparecer você se deparará com as informações:Nome da atividade, Ordem de disposição da atividade, Conteúdo,Questionário e Palavras - chave.
  6. 6. Postagem de aulasEm Nome da atividade, como o próprio nome sugere, coloque o título da mesma, conformeaparece nos arquivos de powerpoint.Em Ordem de disposição da atividade, coloque a ordem, a partir de 1, em que a atividade seráposicionada, ou seja, se ela deverá ser a primeira atividade a ser vista ou oitava, por exemplo.Em conteúdo, caso exista algo escrito, referente à outra aula que não seja a que você irá postar,apague do modo normal. Você encontrará a seguinte sequência de botões:Nesta sequência, os ítens se referem à: •Carinha feliz: Inserir um emoticon •Letra ômega: Inserir um caractere especial, como letras gregas, símbolos de moeda e percentagem, frações e etc. •B : Opção de tornar o texto que você selecionar negritado. •I : Colocar uma parte selecionada do texto em itálico •U : Sublinhar uma parte selecionada do texto •abc : Colocar uma parte selecionada do texto sob a forma tachada, ou seja, com um traço •A com palheta de cores: Permite mudar a cor do fragmento selecionado •A em caixa amarela: Permite destacar e alterar a cor do plano de fundo do trecho selecionado •O botão com os números 1, 2 e 3 permite a itenização enumerada •O botão com as bolinhas permite a itenização sem números, apenas tópicos •O primeiro e o segundo "x2" permitem a colocação de um índice, abaixo ou acima.
  7. 7. Postagem de aulasAinda com relação ao texto, você encontrará também a seguinte caixa:A primeira caixa permite que você ajuste o tamanho do pedaço de textoselecionado, de acordo com padrões.A segunda, permite que você adeque a fonte, que deve ser ArialA terceira permite que você ajuste o tamanho da fonte, que deve ser 16 parao corpo do texto e 18 para os títulos de atividadesO quarto botão diminui o recuo, ou seja o espaço entre a borda da caixaonde o texto está e ele mesmoO quinto botão faz o oposto.O sexto botão alinha o texto á esquerda, o sétimo centraliza, o oitavo alinhaà direita e o nono, justifica.O décimo botão, que contém uma lupa, permite que você visualize comoficará a postagem até o momento em que você escreveu.O décimo primeiro botão confere informações sobre o programa de texto.
  8. 8. Postagem de aulasVocê encontrará também a seguinte caixa:O primeiro botão permite a inclusão de atividades em flash player, um programa deexibição que pode ser utilizado com filmes e áudio. Mas caso você não tenha experiência,não recomendado que experiencie a introdução do uso apenas pela possibilidade que abreesta ferramenta.O segundo botão permite a inserção de um vídeo do youtube, através da url , ou seja, dosite completo que aparece quando estamos assistindo ao vídeo. Após inserirmos sua url,clicamos em ok. Para redimensionar o vídeo, caso não fique em um tamanho adequado,basta reabrir esta caixa e modificar a largura e a altura.O terceiro botão permite a inserção de uma imagem. Para adicionar uma imagem que vocêtenha arquivada em seu computador, clique em banco de imagens e em incluir novo arquivo.Clique em escolher arquivo para selecionar a imagem e, depois de selecionada, clique emcarregar e digite o nome do arquivo que você adicionou na barra ao lado de buscar e cliquenesta opção. A imagem que você queria aparecerá. Você clica sobre ela, e logo após, cliqueem ok. A imagem terá sido adicionada à sua atividade. Caso você queira introduzir umaimagem da web, é só colocar sua url, logo após clicar nesse botão.O quarto botão não costuma ser muito utilizado pois permite a introdução de um outroarquivo na aula
  9. 9. Postagem de aulasVocê encontrará esta caixa: • O primeiro botão permite a introdução de um hiperlink. Ou seja, você adicionou uma figura ou um texto e quer que eles direcionem o aluno à um site. Para isso, você seleciona a imagem ou o texto, clica neste botão e insere a url, ou seja, o site completo ao qual quer que o aluno seja direcionado. • O segundo botão desfaz o hiperlink. Para isso, basta selecionar a figura ou texto e clicar no botão. • O terceiro botão permite que você insira uma âncora • O quarto botão permite que você insira uma linha horizontal, dividindo a página da atividade
  10. 10. Postagem de aulasJá em questionário, ao selecionarmos esta opção, aparecerá um formatobem simples para a inserção do mesmo. Neste, deverá ser inserido, em ordem:o enunciado da questão, seguido pela primeira afirmativa e sua justificativa -como certa ou errada, contendo a explicação - e assim por diante. A afirmativaque for correta, deve possuir a opção correta que aparece logo após aafirmativa, assinalada. Em palavras-chave, devem ser selecionadas, de acordo com as categoriasmencionadas, o que contém a atividade.
  11. 11. Postagem de aulas Após tudo isso, você terá as seguintes opções: publicar, salvar comorascunho e cancelar. Você pode optar por salvar como rascunho caso tenha deixado algumapendência na atividade e não deseja que ela seja visualizada até suaalteração, porém o recomendado é que você opte por publicar já que, alémde possibilitar imediatamente a visualização, a atividade continuará podendoser editada ao longo de todo o processo. Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida, podem entrar em contato.

×