Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
1
Estruturas de SeleçãoEstruturas de Seleção
Programação I
ALG
2
Estruturas de Seleção
Existem situações em que desejamos ...
2
7
Comando SE
Solução (cont.)
O algoritmo fica assim:
Variáveis
idade : inteiro;
Início
escreva(“Forneça a idade: “);
lei...
3
13
Comando SE
Exemplo 3:
Ler um número inteiro e dizer se ele é par ou ímpar.
Solução
var
numero : inteiro
inicio
escrev...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Alg aula 04-1 - estruturas de-selecao tp1 (se)

Libros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo

Audiolibros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo
  • Sé el primero en comentar

Alg aula 04-1 - estruturas de-selecao tp1 (se)

  1. 1. 1 Estruturas de SeleçãoEstruturas de Seleção Programação I ALG 2 Estruturas de Seleção Existem situações em que desejamos que nem todos os comandos incluídos em um algoritmo sejam executados. Nestas situações, ensinamos o computador a tomar decisões, optando ou não por executar determinados comandos. Como os computadores não tomam decisões sozinhos, devemos instruí-lo a seguir um determinado caminho no algoritmo. Para isto é necessário o teste do resultado de uma expressão lógica. 3 Comando SE Estrutura de decisão básica em algoritmos Sintaxe: se <expr_lógica> então <comandoV>; se <expr_lógica> então <comandoV> senão <comandoF>; ou Apenas um dos dois comandos é executado ComandoV é executado se expr_lógica avaliar para Verdadeiro 4 Comando SE em VisuAlg sese <expressão<expressão--lógica>lógica> entaoentao <<seqüênciaseqüência--dede--comandoscomandos--V>V> fimsefimse sese <expressão<expressão--lógica>lógica> entaoentao <<seqüênciaseqüência--dede--comandoscomandos--V>V> senaosenao <<seqüênciaseqüência--dede--comandoscomandos--F>F> fimsefimse 5 Exemplo SE: sese x >= yx >= y entaoentao escrevaLescrevaL(“X é maior ou igual a Y.”)(“X é maior ou igual a Y.”) senaosenao escrevaLescrevaL(“X é menor que Y.”)(“X é menor que Y.”) fimsefimse 6 Comando SE Exemplo: Ler a idade de uma pessoa e imprimir a mensagem “Você é maior de idade” se ela tiver 18 anos ou mais. Solução Aplicação simples do comando SE. Única entrada é a idade de uma pessoa, que será armazenada numa variável inteira. Não é possível resolver este problema utilizando apenas seqüenciação.
  2. 2. 2 7 Comando SE Solução (cont.) O algoritmo fica assim: Variáveis idade : inteiro; Início escreva(“Forneça a idade: “); leia (idade); se idade >= 18 então escreva (“Você é maior de idade”); Fim 8 Exemplo SE em VisuAlg var idade : inteiro inicio escreva("Forneça a idade: ") leia (idade) se idade >= 18 entao escreva ("Você é maior de idade") fimse fimalgoritmo 9 Comando SE com SENÃO Modifique o programa anterior. Ele agora deverá: Ler a idade de uma pessoa e imprimir a mensagem “Você é maior de idade” se ela tiver 18 anos ou mais, ou “Você é menor de idade” caso contrário. 10 Comando SE Solução (cont.) O algoritmo fica assim: Variáveis idade : inteiro; Início escreva(“Forneça a idade: “); leia (idade); se idade >= 18 então escreva (“Você é maior de idade”) senão escreva (“Você é menor de idade”); Fim 11 Exemplo SE com SENÃO em VisuAlg var idade : inteiro inicio escreva("Forneça a idade: ") leia (idade) se idade >= 18 entao escreva ("Você é maior de idade") senao escreva ("Você é menor de idade") fimse fimalgoritmo 12 Comando SE Exercício: Faça um algoritmo que leia um número inteiro informado pelo usuário e diga se ele é par ou ímpar. Sugestão: Use o % (resto da divisão inteira) para saber se o número é par ou ímpar.
  3. 3. 3 13 Comando SE Exemplo 3: Ler um número inteiro e dizer se ele é par ou ímpar. Solução var numero : inteiro inicio escreva("Forneça o número: ") leia (numero) se numero%2 = 0 entao escreva ("O número é par") senao escreva ("O número é ímpar") fimse fimalgoritmo

×