SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 18
caderno 10Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social
Objetivo Ampliar o debate em torno do princípio de igualdade e do desenvolvimento forcalizandoquestoes em torno da educação no cotidiano escolar a saber: Como combater a exclusão e a discriminação? Como promover um clima de acolhimento para crianças e jovens? Como reforçar a construção do projeto político-pedagógico considerando o entorno da escola e a comunidade local sem perder de vista a relação com o mundo? (p.13).
O ideal de igualdade Nos tempos atuais, no Brasil, o ideal da igualdade emerge no debate sobre as políticas públicas direcionadas ao atendimento da população em um país marcado pela injustiça e por desigualdades socioeconômicas (p.10). (...) “O debate sobre as políticas públicas são demarcado por posições conflitantes em relação à sociedade, ao mundo do trabalho, ao Estado e aos direitos do cidadão e que se manifestam com muita clareza nas lutas sociais (p.11).
O princípio da igualdade integra também: O ideário da “educação para todos”. (p.12). Segundo Cury, ao analisar o direito à educação, destaca que “o pressuposto do direito ao conhecimento é a igualdade. Essa igualdade pretende que todos os membros da sociedade tenham iguais condições de acesso aos bens trazidos pelo conhecimento, de tal maneira que possam participar em termos de escolhas ou mesmo de concorrência no que uma sociedade considera como significativo e onde tais membros possam ser bem-sucedidos e reconhecidos como iguais” (p. 12)
Nessa perspectiva é que se pode entender a importância em compreender e debater a vinculação entre o Conselho Escolar, a gestão da educação, os processos de ensino e aprendizagem e a busca de padrões de igualdade na relação entre educação e desenvolvimento social (p.12).
I – Desenvolvimento com igualdade social: de quê estamos falando? Concepção de desenvolvimento sustentável apontado por Deluiz e Novicki: 1- A relação de trabalho e meio ambiente está subordinada ao capital; 2- A sustentabilidade seria alcançada, por um lado, com a preservação e construção de comunidades sustentáveis “que desenvolvem relações tradicionais com o meio físico natural de que depende sua sobrevivência” 3- perspectiva democrática; supõe uma mudança na orientação do desenvolvimento econômico, contemplando a justiça social, a superação da desigualdade socioeconômica e os processos democráticos. (p.15).
Considerando a terceira concepção,a  consolidação de um projeto de desenvolvimento no Brasil requer: a) a articulação entre democracia participativa e democracia representativa; b) a inclusão social nos processos concernentes à ampliação das oportunidades produtivas e à melhoria da qualidade de vida;  c) a articulação institucional entre os entes e as diversas instâncias da Federação que seja expressa nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. (p.16).
O papel da educação 	Favorecer o domínio do conhecimento para alargar a compreensão dos processos históricos sociais e ampliar a capacidade de intervenção na sociedade tendo e vista a construção da justiça e da igualdade.
Indicadores que sinalizam exclusão e mudanças positivas na sociedade: O nível de ocupação das mulheres foi o mais alto desde 1992;  Mesmo não ocorrendo um crescimento na renda, outros fatores como o recuo da inflação e o aumento real do salário mínimo contribuíram para uma melhor distribuição da renda e do trabalho.  A participação na renda dos 50% mais pobres cresceu entre 2002 e 2004. A população brasileira está mais velha. Acréscimo de 1 milhão de novos estudantes entre 2002 e 2004. Cai a taxa de analfabetismo das pessoas acima de 15 anos. Aumentou o número de anos médio de estudo. (p.25-30). Diminui o número de empregos na faixa com ensino fundamental incompleto.
Objetivo do milênio  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;  2. Atingir o ensino básico universal;  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;  4. Reduzir a mortalidade infantil;  5. Melhorar a saúde materna;  6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;  7. Garantir a sustentabilidade ambiental;  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (p.32).
As políticas e a gestão da educação básica no cenário de desigualdades A educação, direito de todos e dever do Estado e  da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para  o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Em relação ao acesso à escola, a LDB, no art. 5º (incisos I, II, III), definir as responsabilidades das diversas instâncias e dos gestores da escola, a saber: I – recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; II – fazer-lhes a chamada pública; III – zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola; VII - informar os pais e responsáveis sobre a  freqüência e o rendimento dos alunos, bem como  sobre a execução de sua proposta pedagógica; VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município,  ao juiz competente da Comarca e ao respectivo  representante do Ministério Público a relação de  alunos que apresentem quantidade de faltas acima  de cinqüenta por cento do percentual permitido.
II – A garantia do acesso a uma escola de qualidade como uma das condições de desenvolvimento do país. A escola e o desenvolvimento local: a interação possível: Com as críticas crescentes à globalização neoliberal que aprofunda a desigualdade social e que se expressa na exclusão social, o desenvolvimento local passa a ser considerado uma saída para a questão da pobreza, das desigualdades pessoais e regionais e da própria questão da sustentabilidade (p.39). ,[object Object],A escola precisa debater os aspectos econômicos, políticos e sociais do local em que está inserida (p42.).
III – Conselho Escolar: incentivador da articulação escola/sociedade. O Conselho Escolar pode exercer um papel relevante na gestão escolar (pedagógico-administrativa) contribuindo para a construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola e para o alargamento do horizonte cultural dos estudantes.  contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagens dos estudantes, não só se fortalece como instância de controle social como também auxilia a escola pública no cumprimento de sua função social. (p. 45).
Conselho Escolar e a articulação com a comunidade (...) “escola pode propiciar a organização de situações que favoreçam ao estudante efetivar aprendizagens que o leve a valorizar a história do seu bairro, dos líderes populares do seu lugar, da sua raça, do seu gênero e da sua classe social. Incentivar no corpo discente o desenvolvimento de posturas solidárias, críticas e criativas e propiciar a organização de situações que induzam o estudante a lutar pelos seus sonhos são tarefas de uma escola comprometida com a formação cidadã”. (p.45)
A participação nos projetos comunitários a escola pode procurar interagir com os projetos comunitários, de natureza socioeducativa, que visem promover o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso dos estudantes na escola. ( p.47)
 considerações finais A criação do Conselho Escolar como mecanismo de manutenção da relação entre escola e desenvolvimento com igualdade social pode “incentivar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, de modo a assegurar a sua adesão e comprometimento com os ideais de renovação democrática dos espaços e das práticas escolares”(p.52).
Referências AGUIAR, M. Â. da Silva: Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social / elaboração  [et. al.]. –Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor aluno
Romes Heriberto
 
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIALFORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Janaina Silveira
 
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
Clarisse Bueno
 
Formação continuada de professores em exercício
Formação continuada de professores em exercícioFormação continuada de professores em exercício
Formação continuada de professores em exercício
Shirley Lauria
 
Tendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentoraTendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentora
Mara Salvucci
 
Formação continuada de professores
Formação continuada de professoresFormação continuada de professores
Formação continuada de professores
ditadoida
 

Mais procurados (20)

Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianosGestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
 
Slide orientação educacional
Slide orientação educacionalSlide orientação educacional
Slide orientação educacional
 
Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor aluno
 
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIALFORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
 
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol 3
 
Educação de Jovens e Adultos - Profª Dra Jaqueline Ventura
Educação de Jovens e Adultos - Profª Dra Jaqueline VenturaEducação de Jovens e Adultos - Profª Dra Jaqueline Ventura
Educação de Jovens e Adultos - Profª Dra Jaqueline Ventura
 
Gestão democrática participativa
Gestão democrática participativaGestão democrática participativa
Gestão democrática participativa
 
Resumo inclusão escolar pontos e contrapontos Mantoan
Resumo inclusão escolar  pontos e contrapontos   MantoanResumo inclusão escolar  pontos e contrapontos   Mantoan
Resumo inclusão escolar pontos e contrapontos Mantoan
 
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva Educação Inclusiva
Educação Inclusiva
 
9.resolução cne ceb nº 5 2009
9.resolução cne ceb nº 5 20099.resolução cne ceb nº 5 2009
9.resolução cne ceb nº 5 2009
 
Psicopedagogia institucional slides 04-para o blog
Psicopedagogia institucional  slides 04-para o blogPsicopedagogia institucional  slides 04-para o blog
Psicopedagogia institucional slides 04-para o blog
 
Conceitos sobre PPP
Conceitos sobre PPPConceitos sobre PPP
Conceitos sobre PPP
 
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - SIMULADO DIGITAL PARA CONCURSO PÚBLICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - SIMULADO DIGITAL PARA CONCURSO PÚBLICOENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - SIMULADO DIGITAL PARA CONCURSO PÚBLICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - SIMULADO DIGITAL PARA CONCURSO PÚBLICO
 
Avaliação institucional
Avaliação institucionalAvaliação institucional
Avaliação institucional
 
Formação continuada de professores em exercício
Formação continuada de professores em exercícioFormação continuada de professores em exercício
Formação continuada de professores em exercício
 
A crianca em desenvolvimento helen bee
A crianca em desenvolvimento   helen beeA crianca em desenvolvimento   helen bee
A crianca em desenvolvimento helen bee
 
Tendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentoraTendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentora
 
Mensagem para os pais
Mensagem para os paisMensagem para os pais
Mensagem para os pais
 
4. avaliação
4. avaliação4. avaliação
4. avaliação
 
Formação continuada de professores
Formação continuada de professoresFormação continuada de professores
Formação continuada de professores
 

Destaque

Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
Najara Nascimento
 
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campoCaderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
Najara Nascimento
 
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
Maria Pro Info
 
Para entender o financiamento da educação no brasil
Para entender o financiamento da educação no brasilPara entender o financiamento da educação no brasil
Para entender o financiamento da educação no brasil
AlessandroRubens
 
Slides conselho escolar
Slides conselho escolarSlides conselho escolar
Slides conselho escolar
cezarjeri
 
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
Miltinho Rodrigues
 
Relações Interpessoais: Trabalho em Equipe
Relações Interpessoais: Trabalho em EquipeRelações Interpessoais: Trabalho em Equipe
Relações Interpessoais: Trabalho em Equipe
Rosangella Bermanelly
 

Destaque (20)

Ce cad1
Ce cad1Ce cad1
Ce cad1
 
Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
Caderno 8 – a valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativ...
 
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campoCaderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
Caderno 9 – conselho escolar e a educação do campo
 
Conselho escolar como espaço de formação humana
Conselho escolar como espaço de formação humanaConselho escolar como espaço de formação humana
Conselho escolar como espaço de formação humana
 
Conselhos escolares, respeito e valorização do saber e da cultura do estudant...
Conselhos escolares, respeito e valorização do saber e da cultura do estudant...Conselhos escolares, respeito e valorização do saber e da cultura do estudant...
Conselhos escolares, respeito e valorização do saber e da cultura do estudant...
 
Parte I – A escola, o Conselho Escolar e o processo de formação humana
Parte I – A escola, o Conselho Escolar e o processo de formação humanaParte I – A escola, o Conselho Escolar e o processo de formação humana
Parte I – A escola, o Conselho Escolar e o processo de formação humana
 
LBA Lição 13 - O cultivo das relações interpessoais
LBA Lição 13 - O cultivo das relações interpessoaisLBA Lição 13 - O cultivo das relações interpessoais
LBA Lição 13 - O cultivo das relações interpessoais
 
Conselho escolar e o financiamento da educação no brasil
Conselho escolar e o financiamento da educação no brasilConselho escolar e o financiamento da educação no brasil
Conselho escolar e o financiamento da educação no brasil
 
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretorConselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor
 
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores...
 
Para entender o financiamento da educação no brasil
Para entender o financiamento da educação no brasilPara entender o financiamento da educação no brasil
Para entender o financiamento da educação no brasil
 
Slides conselho escolar
Slides conselho escolarSlides conselho escolar
Slides conselho escolar
 
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
GESTÃO DEMOCRÁTICA:desafios e possibilidades de mudanças na escola para uma e...
 
Questão Social no Brasil
Questão Social no BrasilQuestão Social no Brasil
Questão Social no Brasil
 
Diversidade na educação
Diversidade na educaçãoDiversidade na educação
Diversidade na educação
 
3. Gestão escolar democrática e gestão escolar participativa - Prof. Dr. Paul...
3. Gestão escolar democrática e gestão escolar participativa - Prof. Dr. Paul...3. Gestão escolar democrática e gestão escolar participativa - Prof. Dr. Paul...
3. Gestão escolar democrática e gestão escolar participativa - Prof. Dr. Paul...
 
PNAIC 2015 - Educação do campo
PNAIC 2015 - Educação do campoPNAIC 2015 - Educação do campo
PNAIC 2015 - Educação do campo
 
Diversidade na escola
Diversidade na escolaDiversidade na escola
Diversidade na escola
 
Relações Interpessoais: Trabalho em Equipe
Relações Interpessoais: Trabalho em EquipeRelações Interpessoais: Trabalho em Equipe
Relações Interpessoais: Trabalho em Equipe
 
Educacao e diversidade
Educacao e diversidadeEducacao e diversidade
Educacao e diversidade
 

Semelhante a Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social

Artigos sobre educação no campo
Artigos sobre educação no campoArtigos sobre educação no campo
Artigos sobre educação no campo
João Bet
 
Propostas Haddad SP Prefeitura
Propostas Haddad SP PrefeituraPropostas Haddad SP Prefeitura
Propostas Haddad SP Prefeitura
Danilo Cattani
 
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
Najara Nascimento
 
Perfil da educao especial e do atendimento educacional
Perfil da educao especial e do atendimento educacionalPerfil da educao especial e do atendimento educacional
Perfil da educao especial e do atendimento educacional
♥Marcinhatinelli♥
 
Cartilha eliezer final (1)
Cartilha eliezer final (1)Cartilha eliezer final (1)
Cartilha eliezer final (1)
tamyris24
 
UNCME Compromisso com a Criança
UNCME   Compromisso com a CriançaUNCME   Compromisso com a Criança
UNCME Compromisso com a Criança
uncmers
 
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticasCandau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
jessicabiopires
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
Rosyane Dutra
 

Semelhante a Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social (20)

Livro etica e_cidadania
Livro etica e_cidadaniaLivro etica e_cidadania
Livro etica e_cidadania
 
Etica e cidadania
Etica e cidadaniaEtica e cidadania
Etica e cidadania
 
Ética e Cidadania
Ética e CidadaniaÉtica e Cidadania
Ética e Cidadania
 
Artigos sobre educação no campo
Artigos sobre educação no campoArtigos sobre educação no campo
Artigos sobre educação no campo
 
Proposta haddad prefeitura sp 2012
Proposta haddad prefeitura sp 2012Proposta haddad prefeitura sp 2012
Proposta haddad prefeitura sp 2012
 
Propostas Haddad SP Prefeitura
Propostas Haddad SP PrefeituraPropostas Haddad SP Prefeitura
Propostas Haddad SP Prefeitura
 
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
Caderno 10 – conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento ...
 
Memorial_PGE.pdf
Memorial_PGE.pdfMemorial_PGE.pdf
Memorial_PGE.pdf
 
Artigo assistente scial na escola
Artigo assistente scial na escolaArtigo assistente scial na escola
Artigo assistente scial na escola
 
Perfil da educao especial e do atendimento educacional
Perfil da educao especial e do atendimento educacionalPerfil da educao especial e do atendimento educacional
Perfil da educao especial e do atendimento educacional
 
Cartilha eliezer final (1)
Cartilha eliezer final (1)Cartilha eliezer final (1)
Cartilha eliezer final (1)
 
UNCME Compromisso com a Criança
UNCME   Compromisso com a CriançaUNCME   Compromisso com a Criança
UNCME Compromisso com a Criança
 
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticasCandau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
Candau, vera didática entre saberes, sujeitos e práticas
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
 
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
2.1 curriculo educacao_infantil_zilma_moraes
 
Função social da escola
Função social da escolaFunção social da escola
Função social da escola
 
Manifesto pela educação
Manifesto pela educaçãoManifesto pela educação
Manifesto pela educação
 

Mais de UBIRAJARA COUTO LIMA

Folder - Os Pioneiros da Educação Nova
Folder - Os Pioneiros da Educação NovaFolder - Os Pioneiros da Educação Nova
Folder - Os Pioneiros da Educação Nova
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Folder final evento de Anisio Teixeira
Folder final   evento de Anisio TeixeiraFolder final   evento de Anisio Teixeira
Folder final evento de Anisio Teixeira
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Educação e Temas Contemporâneos II
Educação e Temas Contemporâneos IIEducação e Temas Contemporâneos II
Educação e Temas Contemporâneos II
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Financiamento da Educação - Evento PNE
Financiamento da Educação - Evento PNEFinanciamento da Educação - Evento PNE
Financiamento da Educação - Evento PNE
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNESistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNEEducação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
UBIRAJARA COUTO LIMA
 
Programação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
Programação dos Colóquio Política de Gestão da EducaçãoProgramação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
Programação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
UBIRAJARA COUTO LIMA
 

Mais de UBIRAJARA COUTO LIMA (20)

Aula de Campo/2013 - Planaltino-Bahia
Aula de Campo/2013 - Planaltino-BahiaAula de Campo/2013 - Planaltino-Bahia
Aula de Campo/2013 - Planaltino-Bahia
 
Folder - Os Pioneiros da Educação Nova
Folder - Os Pioneiros da Educação NovaFolder - Os Pioneiros da Educação Nova
Folder - Os Pioneiros da Educação Nova
 
Álbum - ENDIPE 2012
Álbum - ENDIPE 2012Álbum - ENDIPE 2012
Álbum - ENDIPE 2012
 
Gestão Escolar
Gestão EscolarGestão Escolar
Gestão Escolar
 
Gestão Colegiada
Gestão Colegiada Gestão Colegiada
Gestão Colegiada
 
PPP
PPPPPP
PPP
 
Folder final evento de Anisio Teixeira
Folder final   evento de Anisio TeixeiraFolder final   evento de Anisio Teixeira
Folder final evento de Anisio Teixeira
 
Educação e Temas Contemporâneos II
Educação e Temas Contemporâneos IIEducação e Temas Contemporâneos II
Educação e Temas Contemporâneos II
 
Plano de Curso - Estrutura II
Plano de Curso - Estrutura IIPlano de Curso - Estrutura II
Plano de Curso - Estrutura II
 
Plano de Curso - Estrutura I
Plano de Curso - Estrutura IPlano de Curso - Estrutura I
Plano de Curso - Estrutura I
 
ALBUM DE FOTOS - MESA REDONDA PNE
ALBUM DE FOTOS - MESA REDONDA PNEALBUM DE FOTOS - MESA REDONDA PNE
ALBUM DE FOTOS - MESA REDONDA PNE
 
Financiamento da Educação - Evento PNE
Financiamento da Educação - Evento PNEFinanciamento da Educação - Evento PNE
Financiamento da Educação - Evento PNE
 
Diversidade - Evento PNE
Diversidade - Evento PNEDiversidade - Evento PNE
Diversidade - Evento PNE
 
Ensino Superior - Evento PNE
Ensino Superior - Evento PNEEnsino Superior - Evento PNE
Ensino Superior - Evento PNE
 
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNESistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
Sistemas de Monitoramento e Avaliação - Evento PNE
 
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNEEducação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
Educação Tecnológica e Profissional - Evento PNE
 
EJA - EVENTO PNE
EJA - EVENTO PNEEJA - EVENTO PNE
EJA - EVENTO PNE
 
Ead - Evento PNE
Ead - Evento PNEEad - Evento PNE
Ead - Evento PNE
 
Programação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
Programação dos Colóquio Política de Gestão da EducaçãoProgramação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
Programação dos Colóquio Política de Gestão da Educação
 
A participação da comunidade na gestão escolar dádiva ou conquista
A participação da comunidade na gestão escolar   dádiva ou conquistaA participação da comunidade na gestão escolar   dádiva ou conquista
A participação da comunidade na gestão escolar dádiva ou conquista
 

Último

Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
lenapinto
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
tatianehilda
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
Autonoma
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
marlene54545
 

Último (20)

M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptxPoesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
 
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
 
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptxCópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
Cópia de AULA 2- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA.pptx
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 

Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social

  • 1. caderno 10Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social
  • 2. Objetivo Ampliar o debate em torno do princípio de igualdade e do desenvolvimento forcalizandoquestoes em torno da educação no cotidiano escolar a saber: Como combater a exclusão e a discriminação? Como promover um clima de acolhimento para crianças e jovens? Como reforçar a construção do projeto político-pedagógico considerando o entorno da escola e a comunidade local sem perder de vista a relação com o mundo? (p.13).
  • 3. O ideal de igualdade Nos tempos atuais, no Brasil, o ideal da igualdade emerge no debate sobre as políticas públicas direcionadas ao atendimento da população em um país marcado pela injustiça e por desigualdades socioeconômicas (p.10). (...) “O debate sobre as políticas públicas são demarcado por posições conflitantes em relação à sociedade, ao mundo do trabalho, ao Estado e aos direitos do cidadão e que se manifestam com muita clareza nas lutas sociais (p.11).
  • 4. O princípio da igualdade integra também: O ideário da “educação para todos”. (p.12). Segundo Cury, ao analisar o direito à educação, destaca que “o pressuposto do direito ao conhecimento é a igualdade. Essa igualdade pretende que todos os membros da sociedade tenham iguais condições de acesso aos bens trazidos pelo conhecimento, de tal maneira que possam participar em termos de escolhas ou mesmo de concorrência no que uma sociedade considera como significativo e onde tais membros possam ser bem-sucedidos e reconhecidos como iguais” (p. 12)
  • 5. Nessa perspectiva é que se pode entender a importância em compreender e debater a vinculação entre o Conselho Escolar, a gestão da educação, os processos de ensino e aprendizagem e a busca de padrões de igualdade na relação entre educação e desenvolvimento social (p.12).
  • 6. I – Desenvolvimento com igualdade social: de quê estamos falando? Concepção de desenvolvimento sustentável apontado por Deluiz e Novicki: 1- A relação de trabalho e meio ambiente está subordinada ao capital; 2- A sustentabilidade seria alcançada, por um lado, com a preservação e construção de comunidades sustentáveis “que desenvolvem relações tradicionais com o meio físico natural de que depende sua sobrevivência” 3- perspectiva democrática; supõe uma mudança na orientação do desenvolvimento econômico, contemplando a justiça social, a superação da desigualdade socioeconômica e os processos democráticos. (p.15).
  • 7. Considerando a terceira concepção,a consolidação de um projeto de desenvolvimento no Brasil requer: a) a articulação entre democracia participativa e democracia representativa; b) a inclusão social nos processos concernentes à ampliação das oportunidades produtivas e à melhoria da qualidade de vida; c) a articulação institucional entre os entes e as diversas instâncias da Federação que seja expressa nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. (p.16).
  • 8. O papel da educação Favorecer o domínio do conhecimento para alargar a compreensão dos processos históricos sociais e ampliar a capacidade de intervenção na sociedade tendo e vista a construção da justiça e da igualdade.
  • 9. Indicadores que sinalizam exclusão e mudanças positivas na sociedade: O nível de ocupação das mulheres foi o mais alto desde 1992; Mesmo não ocorrendo um crescimento na renda, outros fatores como o recuo da inflação e o aumento real do salário mínimo contribuíram para uma melhor distribuição da renda e do trabalho. A participação na renda dos 50% mais pobres cresceu entre 2002 e 2004. A população brasileira está mais velha. Acréscimo de 1 milhão de novos estudantes entre 2002 e 2004. Cai a taxa de analfabetismo das pessoas acima de 15 anos. Aumentou o número de anos médio de estudo. (p.25-30). Diminui o número de empregos na faixa com ensino fundamental incompleto.
  • 10. Objetivo do milênio 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir o ensino básico universal; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (p.32).
  • 11. As políticas e a gestão da educação básica no cenário de desigualdades A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • 12. Em relação ao acesso à escola, a LDB, no art. 5º (incisos I, II, III), definir as responsabilidades das diversas instâncias e dos gestores da escola, a saber: I – recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; II – fazer-lhes a chamada pública; III – zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola; VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica; VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação de alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido.
  • 13.
  • 14. III – Conselho Escolar: incentivador da articulação escola/sociedade. O Conselho Escolar pode exercer um papel relevante na gestão escolar (pedagógico-administrativa) contribuindo para a construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola e para o alargamento do horizonte cultural dos estudantes. contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagens dos estudantes, não só se fortalece como instância de controle social como também auxilia a escola pública no cumprimento de sua função social. (p. 45).
  • 15. Conselho Escolar e a articulação com a comunidade (...) “escola pode propiciar a organização de situações que favoreçam ao estudante efetivar aprendizagens que o leve a valorizar a história do seu bairro, dos líderes populares do seu lugar, da sua raça, do seu gênero e da sua classe social. Incentivar no corpo discente o desenvolvimento de posturas solidárias, críticas e criativas e propiciar a organização de situações que induzam o estudante a lutar pelos seus sonhos são tarefas de uma escola comprometida com a formação cidadã”. (p.45)
  • 16. A participação nos projetos comunitários a escola pode procurar interagir com os projetos comunitários, de natureza socioeducativa, que visem promover o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso dos estudantes na escola. ( p.47)
  • 17. considerações finais A criação do Conselho Escolar como mecanismo de manutenção da relação entre escola e desenvolvimento com igualdade social pode “incentivar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, de modo a assegurar a sua adesão e comprometimento com os ideais de renovação democrática dos espaços e das práticas escolares”(p.52).
  • 18. Referências AGUIAR, M. Â. da Silva: Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social / elaboração [et. al.]. –Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.