Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
DIFICULDADES DE 
APRENDIZAGEM
DISLEXIA
DISLEXIA 
Definição: 
É uma dificuldade de aprendizagem neurológica. 
Característica: 
Dificuldade de aprendizado da Lin...
CAÇA-RIMAS
 CAÇA - RIMAS 
 Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar 
corretamente mais figuras cujas palavras rimam com 
os nomes ...
DISORTOGRAFIA
DISORTOGRAFIA 
Definição: 
Conjunto de erros da escrita que afeta palavras, mas 
não seu traçado ou grafia. 
Característi...
TROCA LETRAS
TROCA LETRAS 
 Meta do jogo: Ganha o jogo quem acertar o maior 
quantidade de palavras formadas a partir da troca de 
let...
DISGRAFIA
DISGRAFIA 
Definição: 
Chamado de letra feia, uma deficiência na habilidade 
de escrever. 
Característica: 
Lentidão na ...
JOGO DA CAIXA DE AREIA 
 Meta do jogo: Ganha o jogo quem escrever o mais 
semelhante dos nomes das figuras e em maior 
q...
DISLALIA
DISLALIA 
Definição: 
Distúrbio da fala. 
Característica: 
Dificuldade em articular as palavras e falhas na 
articulação...
TRAVA-LÍNGUAS
TRAVA - LÍNGUAS 
 Meta do jogo: Ganha o jogo quem falar mais rápido 
e o maior número de trava-línguas; 
 Jogadores: 2 ...
DISCALCULIA
VÍDEO “URSINHO POOH 1, 2, 3”
DISCALCULIA 
Definição: 
Distúrbio que interfere na compreensão da 
matemática. 
Característica: 
Dificuldade em utiliza...
TTRRIILLHHAA DDAA CCEENNTTOOPPEEIIAA
TRILHA DA CENTOPEIA 
 Meta do jogo: Ganha o jogo que chegar no final 
primeiro; 
 Jogadores: 2 jogadores. 
 Componente...
TDAH
TDAH 
Definição: 
Distúrbio neurobiológico de sintomas de conduta 
excessiva. 
Característica: 
Desatenção, hiperativida...
JOGO DE DAMA
DAMA 
 Meta do jogo: Ganha o jogo que capturar todas as 
pedras do seu oponente e deixá-lo impossibilitado 
de mover; 
...
JOGO DA MEMÓRIA 
 Meta do jogo: Ganha o jogo quem acertar o maior 
número de pares de figuras; 
 Jogadores: 2 ou 4 dupl...
Dificuldades de Aprendizagem - Material usado Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem - Material usado Psicopedagogia
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Dificuldades de Aprendizagem - Material usado Psicopedagogia

16.767 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

Dificuldades de Aprendizagem - Material usado Psicopedagogia

  1. 1. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  2. 2. DISLEXIA
  3. 3. DISLEXIA Definição: É uma dificuldade de aprendizagem neurológica. Característica: Dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Ação pedagógica: Usar materiais visuais: imagens, gráficos, mapas, ilustrações para acompanhar textos impressos, diminuir deveres de casa envolvendo leitura e escrita. Encaminhamentos: Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Neuropediatra.
  4. 4. CAÇA-RIMAS
  5. 5.  CAÇA - RIMAS  Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela;  Jogadores: 4 jogadores ou duplas  Componentes: 4 cartelas iguais com 20 figuras e 20 fichas pequenas com uma figura em cada.  Regras: Cada jogador recebe uma cartela, as fichas de figuras são distribuídas igualmente entre eles. Dado o início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela. Quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas que recebeu ele grita: “parou”, e todos devem contar quantas figuras foram colocadas corretamente.
  6. 6. DISORTOGRAFIA
  7. 7. DISORTOGRAFIA Definição: Conjunto de erros da escrita que afeta palavras, mas não seu traçado ou grafia. Característica: Troca de grafemas, fonemas, omissão de letras, inversão de letras, não perceber parágrafos, acentuação e pontuação. Ação pedagógica: Estimular a memória visual, através de quadro com letras do alfabeto, números e famílias silábicas. Encaminhamentos: Fonoaudiólogo.
  8. 8. TROCA LETRAS
  9. 9. TROCA LETRAS  Meta do jogo: Ganha o jogo quem acertar o maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras;  Jogadores: 2, 3 ou 4  Componentes: 1 quadro de pregas, 20 fichas com figuras e 20 fichas de letras;  Regras: Decide-se quem começa o jogo, o desafiador coloca no quadro de pregas 5 fichas de figuras e ao lado com as fichas das letras o nome das figuras, deixando o restante das fichas na mesa. Coloca em cima da 1ª figura uma outras cujo nome é semelhante e faz o desafio para que a criança ou adolescente que estiver na vez de jogar, faça a troca de letra necessária para formar o nome dessa próxima figura se o jogador acertar ganha 5 pontos e passa a vez.
  10. 10. DISGRAFIA
  11. 11. DISGRAFIA Definição: Chamado de letra feia, uma deficiência na habilidade de escrever. Característica: Lentidão na escrita, letra ilegível, escrita desorganizada e traços irregulares, e ainda dificuldade na leitura do que escreveu. Ação pedagógica: Reforçar a criança ou adolescente de forma positiva, da mais ênfase a expressão oral e evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas. Encaminhamentos: Fonoaudiólogo.
  12. 12. JOGO DA CAIXA DE AREIA  Meta do jogo: Ganha o jogo quem escrever o mais semelhante dos nomes das figuras e em maior quantidade;  Jogadores: 2 ou 4 duplas  Componentes: 1 caixa com areia para cada dupla; fichas contendo figuras e os nomes da figuras.  Regras: Os componentes iniciam igualmente, a cada figura que sua dupla mostrar o jogador terá que escrever seu nome vagarosamente para ficar o mais aproximado da palavras escrita do nome da figura.
  13. 13. DISLALIA
  14. 14. DISLALIA Definição: Distúrbio da fala. Característica: Dificuldade em articular as palavras e falhas na articulação de fonemas. Ação pedagógica: Terapia usando meios lúdicos para ampliar a possibilidade de utilização dos sons. Encaminhamentos: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo e Dentista, .
  15. 15. TRAVA-LÍNGUAS
  16. 16. TRAVA - LÍNGUAS  Meta do jogo: Ganha o jogo quem falar mais rápido e o maior número de trava-línguas;  Jogadores: 2 ou 4 duplas  Componentes: Diversas trava-línguas em fichas.  Regras: O desafiador fala um trava - línguas e o jogador deve repeti - lá diversas vezes tentando não errar e cada vez mais rápido. O desafio é falar cada vez mais rápido até a língua travar.
  17. 17. DISCALCULIA
  18. 18. VÍDEO “URSINHO POOH 1, 2, 3”
  19. 19. DISCALCULIA Definição: Distúrbio que interfere na compreensão da matemática. Característica: Dificuldade em utilizar símbolos matemáticos, nomear quantidades, números, termos e fazer relações. Ação pedagógica: Trabalhar com jogos matemáticos, utilizando elementos concretos para estimular sua motivação. Encaminhamentos: Psicólogo, Pedagogo e Neuropediatra.
  20. 20. TTRRIILLHHAA DDAA CCEENNTTOOPPEEIIAA
  21. 21. TRILHA DA CENTOPEIA  Meta do jogo: Ganha o jogo que chegar no final primeiro;  Jogadores: 2 jogadores.  Componentes: Uma centopeia numerada de 0 à 20, duas tampas de garrafa pet e dois dados.  Regras: Decide-se quem inicia o jogo, cada jogador na sua vez, joga o dado e anda a quantidade de casa da soma do dado.
  22. 22. TDAH
  23. 23. TDAH Definição: Distúrbio neurobiológico de sintomas de conduta excessiva. Característica: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ação pedagógica: Intervenção médica, cognitiva e de acompanhamento. Informações, recursos psicoterapêuticos e participação da família, escola e da própria criança ou adolescente. Encaminhamentos: Equipe multidisciplinar formado por Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Pedagogo e Neuropediatra.
  24. 24. JOGO DE DAMA
  25. 25. DAMA  Meta do jogo: Ganha o jogo que capturar todas as pedras do seu oponente e deixá-lo impossibilitado de mover;  Jogadores: 2  Componentes: 1 tabuleiro de 64 casas metade clara e a outra metade escura, 24 peças (12 pretas e 12 vermelhas) .  Regras: É distribuído 12 peças da mesma cor para cada jogador, decide-se quem joga primeiro e esse jogador desloca uma peça, seu oponente vai tentar capturá-la passando sua peça por cima até chegar em uma de suas casas, e assim sucessivamente até um dos jogadores não possa mais mover nenhuma pedra.
  26. 26. JOGO DA MEMÓRIA  Meta do jogo: Ganha o jogo quem acertar o maior número de pares de figuras;  Jogadores: 2 ou 4 duplas  Componentes: Diversas fichas com figuras e seus respectivos nomes.  Regras: Todas as fichas devem estar viradas, dado o início do jogo, decide-se quem inicia, o jogador ao iniciar levanta duas fichas ao mesmo tempo e se fizer par, ele marca 5 pontos, e continua. Deverá passar a vez quando pegar fichas diferentes.

×