Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

0

Compartir

Descargar para leer sin conexión

CONSUL o software livre para participação democrática escolhida por Porto Alegre

Descargar para leer sin conexión

Em junho de 2015, a Câmara Municipal de Madri, através da Área de Participação Cidadã, Transparência e Governo Aberto do Governo, estabeleceu como meta colocar a cidade de Madri na vanguarda das cidades mais avançadas em participação cidadã e transparência. Para conseguir isso, ele elaborou um plano ambicioso e de vanguarda que incluiu a adoção e implementação de uma bateria de medidas nesses assuntos.

Na segunda-feira, 7 de setembro de 2015, foi lançado o Decide Madrid (decide.madrid.es), um novo portal de participação cidadã que começou com a seção Debate. O sucesso da iniciativa Decide Madrid permitiu que o software em que se baseia, o Consul, que é open source (AGPL-3.0) e gratuito criado pela Câmara Municipal de Madrid, seja estendido a mais de 30 cidades em todo o mundo.

Em 2017 estive no ParticipaLab, o laboratório de inteligência coletiva para democracia em Madrid, onde junto com um time fizemos várias colaborações para o Consul, além de participar primeira conferência só sobre o uso do software, a ConsulCon, e também da conferência Ciudades Democráticas apresentando o Consul.

Esta palestra é apresentará o CONSUL, suas principais funcionalidades, a comunidade, e como colaborar com o projeto que foi escolhido pela prefeitura de Porto Alegre para ser o motor de uma futura plataforma de deliberação de democracia online, e potencialmente a de muitas outras cidades do país.

Audiolibros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo
  • Sé el primero en recomendar esto

CONSUL o software livre para participação democrática escolhida por Porto Alegre

  1. 1. o software livre para Vanessa Me Tonini - 12.07.2018 escolhida pela participação democrática CONSUL
  2. 2. Vanessa Me Tonini 
 Instrutora e desenvolvedora na Caelum Coordenadora na Marialab Hackerspace Contribuidora do CONSUL
  3. 3. O que é o CONSUL?
  4. 4. O que é o CONSUL? ● Software livre para participação cidadã
 ● Permite aos cidadãos a participação de processos desenvolvidos pelos próprios cidadãos ● Fácil de usar e adaptar para diferentes instituições ● Mais de 70 instituições pelo mundo já implementaram e contribuem para a plataforma, com melhores práticas, experiências e conhecimento. Assim fazendo- a ser melhorada continuamente.
  5. 5. Breve histórico
  6. 6. ● Em junho de 2015, a Câmara Municipal de Madri, através da Área de Participação Cidadã, Transparência e Governo Aberto do Governo, estabeleceu como meta colocar a cidade de Madri na vanguarda das cidades mais avançadas em participação cidadã e transparência.
 ● Dia 7 de setembro de 2015, foi lançado o Decide Madrid, um novo portal de participação cidadã que começou apenas com a seção para Debates.
  7. 7. ● Devido ao sucesso da iniciativa Decide Madrid, foi disponibilizado o código fonte do software em que se baseia, e assim surge o CONSUL. 
 ● Com isto, permitindo hoje que mais de 70 instalações feitas por cidades, organizações, movimentos sociais, pelo mundo usem para seus processos participativos.
  8. 8. United Nations Public Services Award Em junho de 2018, o portal Decide Madrid ganhou o prêmio de Serviços Públicos da ONU, sendo reconhecido pela importância de plataformas digitais para democracia como o CONSUL sendo utilizadas a nível mundial.
  9. 9. Uso do CONSUL mundo afora
  10. 10. Instituições que confiam e usam o CONSUL No Dossiê disponibilizado no site, citam mais de 50 instituições nacionais e internacionais que decidiram usar o CONSUL como sua ferramenta de participação.
  11. 11. CONSUL going worldwide
  12. 12. ParticipaLab 2017 Laboratório de Inteligência Coletiva para Democracia Medialab-Prado Madrid
  13. 13. CONSUL / MANUAL manual.consulproject.org CONSUL / COMMUNITY community.consulproject.org AUTOMATIC INSTALLATION
  14. 14. Principais funcionalidades
  15. 15. Debates Qualquer cidadão pode participar de uma discussão, e criar áreas para novos tópicos para serem debatidos.
  16. 16. Debates Qualquer cidadão pode participar de uma discussão, e criar áreas para novos tópicos para serem debatidos.
  17. 17. Propostas Qualquer cidadão pode submeter uma proposta para melhorar a cidade. 
 
 Outros podem manifestar suporte, e a proposta com um certo limite pode ser colocada a votação.
  18. 18. Votações Você pode ter votações para propostas de cidadão ou da instituição. E também pode adicionar as regiões geográficas de onde as votações vão se aplicar.
  19. 19. Votações Você pode ter votações para propostas de cidadão ou da instituição. E também pode adicionar as regiões geográficas de onde as votações vão se aplicar.
  20. 20. Votações Você pode ter votações para propostas de cidadão ou da instituição. E também pode adicionar as regiões geográficas de onde as votações vão se aplicar.
  21. 21. Votações Você pode ter votações para propostas de cidadão ou da instituição. E também pode adicionar as regiões geográficas de onde as votações vão se aplicar.
  22. 22. Legislação Colaborativa As pessoas podem ativamente participar no processo legislativo e planos de ação.
  23. 23. Legislação Colaborativa As pessoas podem ativamente participar no processo legislativo e planos de ação.
  24. 24. Orçamento participativo Cidadãos propõem e decidem como parte do orçamento administrativo é gasto. As propostas com mais votos poderão ser implementadas.
  25. 25. Orçamento participativo Cidadãos propõem e decidem como parte do orçamento administrativo é gasto. As propostas com mais votos poderão ser implementadas.
  26. 26. Autenticação A autenticação podem ser facilmente integrada com sistemas de identidade da instituição.
  27. 27. Interface administrativa Gerencie as funcionalidades, papéis dos usuários registrados, modere o conteúdo, customize a interface, consulte estatísticas etc
  28. 28. Como se comunicar com a comunidade?
  29. 29. Fórum aberto. Dedicado a todos os tipo de discussão Chat aberto dedicado para desenvolvedores Traduções, e discussões sobre traduções Suporte dedicado às instalações que já estão funcionando Comunicação geral, contato público Reportar problemas, colaborar com código e documentação CONSUL /COMMUNITY
  30. 30. Como instalar em meu computador?
  31. 31. ou
  32. 32. https://consul_docs.gitbooks.io/docs/
  33. 33. Como submeter mudanças de código?
  34. 34. README.md CONTRIBUTING.md CODE_OF_CONDUCT.md https://github.com/consul/consul/
  35. 35. Solucionando uma issue de código As issues marcadas com PRs-welcome , já estão bem definidas e prontas para serem implementadas, e abertas para colaboração. As issues marcada com Good first issue são mais simples e fáceis, ótimas para quem quer iniciar uma colaboração. Not-ready são as que não estão bem definidas ou ainda precisam passar por decisões. Portanto não escolha estas. 

  36. 36. Solucionando uma issue de código: 1. Adicione um comentário e mude a label para "In progress" para avisar que vai começar a trabalhar na tarefa (se uma issue já tem alguém assinalado, significa que aquela pessoas já está trabalhando nela).
 2. Faça um fork do projeto em sua conta. 
 3. Crie um branch a partir da master para realizar suas modificações.
 4. Siga as boas práticas de código (style guide) com Ruby on Rails
 5. Faça commits nesta branch até resolver a tarefa.
 6. Tenha certeza que os testes estão passando (e adicione testes se for o caso).
 7. Por fim, abra um pull request para o repositório principal citando a issue que você está resolvendo.
  37. 37. Como publicar em produção?
  38. 38. https://github.com/consul/installer CONSUL/INSTALLER
  39. 39. CONSUL +
  40. 40. http://consulcon.org/
  41. 41. https://twitter.com/participa_LAB/ Call for papers 18: https://t.co/hIFMemuKU8
  42. 42. Referências 1. http://consulproject.org/ 2. https://manual.consulproject.org/ 3. http://community.consulproject.org/ 4. https://decide.madrid.es 5. https://github.com/consul/consul 6. https://github.com/consul/installer 7. https://consul_docs.gitbooks.io/docs/ 8. https://github.com/consul/consul/blob/master/README.md 9. https://github.com/consul/consul/blob/master/CONTRIBUTING.md 10. https://github.com/consul/consul/blob/master/CODE_OF_CONDUCT.md 11. https://github.com/github/rubocop-github/blob/master/STYLEGUIDE.md 12. https://gitter.im/consul/consul 13. https://consul.slack.com 14. https://crowdin.com/project/consul/discussions 15. https://twitter.com/consul_dev 16. https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/05/politica/625251-porto-alegre-tera-sistema-de-participacao- on-line-no-op.html 17. https://prezi.com/view/Cq4y6hqWzZ4fuYJgL0NX/ 18. This slides: https://docs.google.com/presentation/d/1gOQyFoFERhLV5S8oflAylbrXF5DhuB5VHOVY7X1dAD0/ edit?usp=sharing
  43. 43. obrigada github.com/vanessametonini twitter.com/vanessametonini linkedin.com/in/vanessametonini

Em junho de 2015, a Câmara Municipal de Madri, através da Área de Participação Cidadã, Transparência e Governo Aberto do Governo, estabeleceu como meta colocar a cidade de Madri na vanguarda das cidades mais avançadas em participação cidadã e transparência. Para conseguir isso, ele elaborou um plano ambicioso e de vanguarda que incluiu a adoção e implementação de uma bateria de medidas nesses assuntos. Na segunda-feira, 7 de setembro de 2015, foi lançado o Decide Madrid (decide.madrid.es), um novo portal de participação cidadã que começou com a seção Debate. O sucesso da iniciativa Decide Madrid permitiu que o software em que se baseia, o Consul, que é open source (AGPL-3.0) e gratuito criado pela Câmara Municipal de Madrid, seja estendido a mais de 30 cidades em todo o mundo. Em 2017 estive no ParticipaLab, o laboratório de inteligência coletiva para democracia em Madrid, onde junto com um time fizemos várias colaborações para o Consul, além de participar primeira conferência só sobre o uso do software, a ConsulCon, e também da conferência Ciudades Democráticas apresentando o Consul. Esta palestra é apresentará o CONSUL, suas principais funcionalidades, a comunidade, e como colaborar com o projeto que foi escolhido pela prefeitura de Porto Alegre para ser o motor de uma futura plataforma de deliberação de democracia online, e potencialmente a de muitas outras cidades do país.

Vistas

Total de vistas

484

En Slideshare

0

De embebidos

0

Número de embebidos

17

Acciones

Descargas

5

Compartidos

0

Comentarios

0

Me gusta

0

×