Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
ÍNDIOS
GUARANIS
LOCALIZAÇÃO:
A tribo Guarani vive
na região atualmente
no sul do Mato Grosso
do Sul, oeste de São
Paulo, Paraná, Santa
Cat...
Nos séculos XVII e XVIII, grande parte desses territórios era de domínio dos
espanhóis onde foram instaladas missões de je...
O povo guarani
foi um dos
primeiros a
serem contatados
após a chegada
dos europeus na
América do Sul
cerca de 500 anos atr...
O povo Guarani é profundamente
espiritual. A maioria das comunidades
possuem um espaço para oração, e
um líder religioso, ...
ATIVIDADES ECONÔMICAS:
A agricultura é a principal atividade econômica guarani, mas apreciam a caça e a pesca praticando
s...
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos tem os
mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento...
O trabalho na tribo é realizado por todos, porem possui uma
divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela
co...
A formação social era bastante simples, as
aldeias não tinham grandes concentrações
populacionais e as atividades eram exe...
A coletividade era uma das características marcante entre os índios. Suas cabanas eram
divididas entre vários casais e seu...
ARTESANATOS
Confeccionavam objetos de cerâmicas abundantes e de tamanhos grandes, feitos pelas
mulheres, e eram utilizados...
LINGUAGEM:
• O guarani é uma língua indígena do Sul da América do Sul, falada originalmente pelos
povos da etnia guarani, ...
Professora: Thais
Alunas: Ana Luíza
Barbara
Luciana
turma:61
Serie:6° ano
Escola :Francisco Andrighetto
Lugar especial ,de...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

íNdios guaranis

  • Inicia sesión para ver los comentarios

íNdios guaranis

  1. 1. ÍNDIOS GUARANIS
  2. 2. LOCALIZAÇÃO: A tribo Guarani vive na região atualmente no sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Uruguai.
  3. 3. Nos séculos XVII e XVIII, grande parte desses territórios era de domínio dos espanhóis onde foram instaladas missões de jesuítas ligadas as províncias espanholas da campanha de jesus. Os jesuítas estudaram e documentaram fartamente a língua guarani desde 1625.
  4. 4. O povo guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul cerca de 500 anos atrás. No Brasil vivem atualmente cerca de 51 mil índios Guaranis.
  5. 5. O povo Guarani é profundamente espiritual. A maioria das comunidades possuem um espaço para oração, e um líder religioso, cuja autoridade é baseada em prestigio, em vez de poder formal.
  6. 6. ATIVIDADES ECONÔMICAS: A agricultura é a principal atividade econômica guarani, mas apreciam a caça e a pesca praticando sempre que é possível, realizam uma economia de substancia marcada pela distribuição e redistribuição dos bens produzidos, e na qual relação de produção econômica, seja qual for a atividade.
  7. 7. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos tem os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machados, arcos, flechas, arpoes) são propriedades individuais.
  8. 8. O trabalho na tribo é realizado por todos, porem possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheitas e plantios. Já os homens da tribo ficam encarregados pelos trabalhos mais pesados como caça, pesca, guerras e derrubadas de arvores.
  9. 9. A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercitadas de forma coletiva. O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros.
  10. 10. A coletividade era uma das características marcante entre os índios. Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos, como não a havia classes sociais até mesmo o chefe da tribo dividia seus alimentos com os outros.
  11. 11. ARTESANATOS Confeccionavam objetos de cerâmicas abundantes e de tamanhos grandes, feitos pelas mulheres, e eram utilizados na cozinha, nas despensas e para enterrar os mortos (urnas fúnebres). Faziam também cachimbos de barro. O meio em que viviam os tornou hábeis canoeiros. Armas e utensílios: arcos, flechas, conheciam as baloeiras. Empregavam instrumentos de pedra lascada, pedra polida, bem como facas de bambu (cestarias)
  12. 12. LINGUAGEM: • O guarani é uma língua indígena do Sul da América do Sul, falada originalmente pelos povos da etnia guarani, mas que, atualmente é falada também pelos paraguaios, que ligaram alguns vocábulos ao português brasileiro.
  13. 13. Professora: Thais Alunas: Ana Luíza Barbara Luciana turma:61 Serie:6° ano Escola :Francisco Andrighetto Lugar especial ,de educação essencial!!

×