SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 32
Curso: Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 horas 2011. Cursista: Adão Carlos Costa Moraes. Formador: Irenice Araújo Pereira Camargo.
Primeiro Encontro: 31/03/2011   Recepção e apresentação das formadoras e cursistas; Atividade: exercitando o cérebro; Atividade de leitura e reflexão; Apresentação do site do NTM-Itapeva/SP Vídeo: Tecnologia ou metodologia? Instrução para realização da primeira atividade à distância.
Minhas Impressões O Primeiro encontro foi excelente para conhecer a turma do curso, a formadora e a metodologia a ser utilizada. Além disso também ocorreu discussões interessantes sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula. A atividade realizada à distância foi muito proveitosa, pois todos os cursistas participaram do fórum tornando o debate muito agradável.
Segundo Encontro: 07/04/2011   Vídeo: Debate com os especialistas Alberto Tornagli, Maria Elizabeth B. De Almeida e Maria Elisabete Prado. Criação do Portfólio do Curso.
Minhas Impressões O vídeo foi muito interessante, pois se trata de uma conversa entre especialistas na área relação entre educação e as novas tecnologias. A criação do portfólio proporcionou a revisão dos assuntos tratados no primeiro encontro e nos permitiu deixar um documento iniciado que será utilizado em todos os encontros como uma forma de registro do curso.
Terceiro Encontro: 14/04/2011   Devolutiva: expectativas do grupo; Atualização do portfólio; Leitura compartilhada do texto Contextualização (pág. 36 e 37); Atividade de reflexão; Acessar o site Nova Escola; Fichamento.
Atividade de reflexão Contextualização Como professor, você já parou para refletir como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na última década no sentido de atender a essas demandas? Como se sente diante desse desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?
Texto reflexivo Contextualização A escola está procurando a cada dia se adequar da melhor forma possível aos novos paradigmas da educação atual, tendo como base a sociedade da informação. Nunca se tinha visto uma década de mudanças tão rápidas como foi a última. Entre o ano 2000 e 2010 as mudanças que ocorreram atingiram de forma significativa todas as pessoas e de forma especial os nossos alunos, pois estes já nasceram em uma sociedade informatizada, sendo assim, estão acostumados com essas novidades que surgem a cada dia que passa. Diante disso cabe aos professores estar sempre se atualizando e incluindo em sua prática docente essas novidades tecnológicas.
Texto reflexivo Contextualização Particularmente, sempre que possível utilizo as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola, como multimídia, retroprojetor (data show), TV/DVD e sempre peço aos alunos que pesquisem na internet matérias relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula. Porém, na minha opinião, as escolas ainda precisam de melhorias para dar mais condições aos professores  de se adaptar e utilizar essas novas tecnologias. Lousa digital com internet na sala de aula seria o ideal. Isso seria improvável há alguns anos, mas hoje já é realidade em algumas redes de ensino e espero que muito breve possamos desfrutar dessa ferramenta em nossas salas.
Fichamento Tema: Um guia sobre o uso das tecnologias em sala de aula.
História A História local dos afro-descendentes: Entrevistas e produção da História oral, escrita e visual dos afro-descendentes da localidade em que a escola está inserida. Recursos: gravadores, câmeras fotográficas e computador com acesso à internet.
Ideia do autor O autor sugere que a sala seja dividida em grupos e que esses grupos realizem entrevistas com os moradores afro-descendentes da localidade e que  o resultado dessas entrevistas seja disponibilizado em um blog.
Comentário A ideia de trabalho de pesquisa que o autor propõe é muito interessante, uma vez que ela valoriza a história local dos afro-descendentes. O trabalho a ser realizado é muito proveitoso e a utilização dos recursos tecnológicos se faz indispensável na realização das pesquisas. Despertar o interesse dos alunos para a História local, unindo pesquisa e tecnologia da informação através da criação do blog, esse é o objetivo.
Referência NOVA ESCOLA.  A história local dos afro-descendentes.  Disponível em  www.novaescola.com.br . Acesso em 14 de abril de 2011.
Minhas impressões O trabalho de pesquisa no site da nova escola foi de excelente proveito. A análise e fichamento do trabalho de pesquisa proposto no site deixou uma ótima sugestão para o uso das tecnologias da informação em sala de aula.
Quarto encontro Ausente
Quinto Encontro: 05/05/2011 Atualização do Portfólio; Portal do Professor (apresentação).
Minhas impressões Conhecer o portal do professor foi uma coisa muito gratificante pelo grande número de materiais postados que podem ser de grande ajuda em nosso trabalho diário. Conteúdos, links, aulas preparadas e outros recursos que são de grande valia para o nosso dia a dia em sala de aula estão presentes no portal. Excelente fonte de pesquisa.
Sexto Encontro: 26/05/2011 ,[object Object],[object Object],[object Object]
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA  COMUNICAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA  INFORMAÇÃO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADA A  EDUCAÇÃO.
Minhas impressões Criar slides utilizando o sistema de hiperlink faz com que possamos utilizar diversos recursos em nossa apresentação sem que ela seja prejudicada pelo corte e pela procura desses recursos, uma vez que os mesmos já estarão lincados ao conteúdo. Assim torna-se mais fácil e prático o uso das mais diversas ferramentas.
Sétimo encontro 02/06/2001 Atualização do portfólio Ferramentas virtuais de comunicação:  Chat e fórum.
Minhas impressões E muito interessante como estar conectados nos torna pessoas inclusas no mundo digital. Hoje mesmo não tendo muita afinidade com os colegas de curso a conversa pelo chat foi super legal, mostrando q através da tela do computador as pessoas se soltam e são mais extrovertidas.
Oitavo encontro 09/06/2001 “ A internet como espaço de autoria” Slide Share. Criar uma apresentação de slides; Publicar no slideshare.net
Minhas impressões Foi realizado uma atividade em dupla na qual criamos uma apresentação de slides sobre a  Mesopotâmia. Essa apresentação foi publicada no site slideshare.net. Foi possível familiarizar com essa nova ferramenta  de pesquisa e o fato de publicar nosso trabalho nos torna sujeitos atuantes no mundo digital. Passamos de meros espectadores a participantes ativos desse meio, uma vez que nosso trabalho estará disponívle para a consulta de todos que tem acesso ao mundo digital.
Nono encontro  16/06/2011 Plano de aula: Roteiro e pesquisa.
Minhas impressões Criar um plano de aula fazendo uso das TICs é sempre muito importante, pois como professor você pode mostrar que está conectado ao mundo informatizado. Já utilizo as mídias digitais em minhas aulas desde o início de minha carreira como professor em 2010, porém com os novos conhecimentos adquiridos no curso PROINFO cada vez mais poderei aperfeiçoar minha forma de trabalho.
Décimo encontro. Conclusão do portfólio; Impressões finais do curso;
Impressões finais do curso: O curso PROINFO serviu para mostrar que como professores modernos devemos estar sempre nos aperfeiçoando e nos atualizando. Uma vez que estamos na era digital e nossos alunos acompanham essas inovações, nós professores também devemos estar cada dia mais preparados para atender esses alunos. Para isso devemos estar atualizados com o mundo digital. O curso nos aproximou mais dessa nova realidade.  Professor Adão Carlos Costa Moraes.
Curso: Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 horas 2011. Cursista: Adão Carlos Costa Moraes. Formador: Irenice Araújo Pereira Camargo.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0 2012
Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0   2012Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0   2012
Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0 2012Delziene Jesus
 
Rosenilson Portfólio
Rosenilson PortfólioRosenilson Portfólio
Rosenilson PortfólioNilson
 
Reflexão Final - Inês
Reflexão Final - InêsReflexão Final - Inês
Reflexão Final - Inês'Ines Tavares
 
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0marciardaia
 
Blog em sala de aula língua inglesa
Blog em sala de aula língua inglesaBlog em sala de aula língua inglesa
Blog em sala de aula língua inglesaLUIZA MARIA DA SILVA
 
Slider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxSlider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxciceros10
 
Tecnologia e Educação
Tecnologia e EducaçãoTecnologia e Educação
Tecnologia e EducaçãoMônix Sousa
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digitalciceros10
 

La actualidad más candente (15)

Informática educativa
Informática educativaInformática educativa
Informática educativa
 
Tic na educação
Tic na educaçãoTic na educação
Tic na educação
 
Informática educativa 2
Informática educativa 2Informática educativa 2
Informática educativa 2
 
Oficina relatório
Oficina relatórioOficina relatório
Oficina relatório
 
Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0 2012
Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0   2012Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0   2012
Proposta de oficina by delziene perdoncini com recursos da web 2.0 2012
 
Uca campo limpo junho 2011
Uca campo limpo junho 2011Uca campo limpo junho 2011
Uca campo limpo junho 2011
 
Rosenilson Portfólio
Rosenilson PortfólioRosenilson Portfólio
Rosenilson Portfólio
 
Reflexão Final - Inês
Reflexão Final - InêsReflexão Final - Inês
Reflexão Final - Inês
 
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0
A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0
 
Blog em sala de aula língua inglesa
Blog em sala de aula língua inglesaBlog em sala de aula língua inglesa
Blog em sala de aula língua inglesa
 
Portifólio
PortifólioPortifólio
Portifólio
 
Slider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxSlider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linux
 
Tecnologia e Educação
Tecnologia e EducaçãoTecnologia e Educação
Tecnologia e Educação
 
Aline proinfo 2
Aline proinfo 2Aline proinfo 2
Aline proinfo 2
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digital
 

Destacado

Apresentação case mobile
Apresentação case mobileApresentação case mobile
Apresentação case mobileDirceu Belém
 
Pe m procedimiento evaluacion interna
Pe m procedimiento evaluacion internaPe m procedimiento evaluacion interna
Pe m procedimiento evaluacion internacpgf
 
Como Funciona Un S.O
Como Funciona Un S.OComo Funciona Un S.O
Como Funciona Un S.Oadjaes
 
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrez
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana GutiérrezVisibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrez
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrezroxana_gutierrez
 
Tutorial como subir una presentación de power point
Tutorial como subir una presentación de power pointTutorial como subir una presentación de power point
Tutorial como subir una presentación de power pointGiovass Gonzales
 
Certificates
CertificatesCertificates
Certificatesrmoral1
 
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3fm2008
 
Industria estepeña y andaluza
Industria estepeña y andaluzaIndustria estepeña y andaluza
Industria estepeña y andaluzaaguadulceosalada
 
κουρέματα στους κήπους
κουρέματα στους κήπουςκουρέματα στους κήπους
κουρέματα στους κήπουςdimgaloutzis61
 

Destacado (20)

El etiquetado
El etiquetadoEl etiquetado
El etiquetado
 
Apresentação case mobile
Apresentação case mobileApresentação case mobile
Apresentação case mobile
 
Pe m procedimiento evaluacion interna
Pe m procedimiento evaluacion internaPe m procedimiento evaluacion interna
Pe m procedimiento evaluacion interna
 
Como Funciona Un S.O
Como Funciona Un S.OComo Funciona Un S.O
Como Funciona Un S.O
 
Agenda digital
Agenda digitalAgenda digital
Agenda digital
 
Aruc international
Aruc internationalAruc international
Aruc international
 
Como solicitar financiacion de matricula
Como solicitar financiacion de matriculaComo solicitar financiacion de matricula
Como solicitar financiacion de matricula
 
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrez
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana GutiérrezVisibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrez
Visibilidad y diseminación abierta del conocimiento por Roxana Gutiérrez
 
Tutorial como subir una presentación de power point
Tutorial como subir una presentación de power pointTutorial como subir una presentación de power point
Tutorial como subir una presentación de power point
 
My portfolio
My portfolioMy portfolio
My portfolio
 
Curso de blog
Curso de blogCurso de blog
Curso de blog
 
Certificates
CertificatesCertificates
Certificates
 
Fidenetwork
FidenetworkFidenetwork
Fidenetwork
 
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3
Itsm+manager资格认证课程比较 v0.3
 
Numeros incrivel
Numeros incrivelNumeros incrivel
Numeros incrivel
 
Industria estepeña y andaluza
Industria estepeña y andaluzaIndustria estepeña y andaluza
Industria estepeña y andaluza
 
Web
WebWeb
Web
 
κουρέματα στους κήπους
κουρέματα στους κήπουςκουρέματα στους κήπους
κουρέματα στους κήπους
 
Lastfm co
Lastfm coLastfm co
Lastfm co
 
Residencial Gran Lourenzzo
Residencial Gran LourenzzoResidencial Gran Lourenzzo
Residencial Gran Lourenzzo
 

Similar a Portfolio de curso adão

Tecnologia na educação proinfo itapeva
Tecnologia na educação proinfo itapevaTecnologia na educação proinfo itapeva
Tecnologia na educação proinfo itapevajanemiranda
 
Portfólio leni inêz
Portfólio leni inêzPortfólio leni inêz
Portfólio leni inêzleniproinfo
 
Proinfo integrado
Proinfo integradoProinfo integrado
Proinfo integradorecamp_cav
 
Portifólio
PortifólioPortifólio
PortifólioIraSilva
 
Oficina diário linux educacional 2014 nazira anache
Oficina diário   linux educacional 2014 nazira anacheOficina diário   linux educacional 2014 nazira anache
Oficina diário linux educacional 2014 nazira anacheDelziene Jesus
 
Apresentaçao do portal do professor
Apresentaçao do portal do professorApresentaçao do portal do professor
Apresentaçao do portal do professorZaira Siqueira
 
Portfólio Jocimara
Portfólio JocimaraPortfólio Jocimara
Portfólio Jocimarajoplm
 
Portifólio proinfo
Portifólio proinfoPortifólio proinfo
Portifólio proinfoitapevamarco
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfoitapevamarco
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfoitapevamarco
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfoitapevamarco
 
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -Leo Macena
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogoDavid Crabbe Teixeira
 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e Informações
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e InformaçõesMÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e Informações
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e InformaçõesJairo Felipe
 
ReflexãO Individual Lptic- ines
ReflexãO Individual Lptic- inesReflexãO Individual Lptic- ines
ReflexãO Individual Lptic- inesanainesbg
 
Portifolio denise
Portifolio denisePortifolio denise
Portifolio deniseDEMAGU
 
ReflexãO Individual Lptic---Ines
ReflexãO Individual Lptic---InesReflexãO Individual Lptic---Ines
ReflexãO Individual Lptic---Inesanainesbg
 

Similar a Portfolio de curso adão (20)

Tecnologia na educação proinfo itapeva
Tecnologia na educação proinfo itapevaTecnologia na educação proinfo itapeva
Tecnologia na educação proinfo itapeva
 
Portfólio leni inêz
Portfólio leni inêzPortfólio leni inêz
Portfólio leni inêz
 
Proinfo integrado
Proinfo integradoProinfo integrado
Proinfo integrado
 
Portifólio
PortifólioPortifólio
Portifólio
 
Oficina diário linux educacional 2014 nazira anache
Oficina diário   linux educacional 2014 nazira anacheOficina diário   linux educacional 2014 nazira anache
Oficina diário linux educacional 2014 nazira anache
 
Dr douglas oliveira
Dr douglas oliveiraDr douglas oliveira
Dr douglas oliveira
 
Apresentaçao do portal do professor
Apresentaçao do portal do professorApresentaçao do portal do professor
Apresentaçao do portal do professor
 
Portfólio Jocimara
Portfólio JocimaraPortfólio Jocimara
Portfólio Jocimara
 
Portifólio proinfo
Portifólio proinfoPortifólio proinfo
Portifólio proinfo
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfo
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfo
 
Portifólio Proinfo
Portifólio ProinfoPortifólio Proinfo
Portifólio Proinfo
 
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -
Leonardomacena unid04 ativ42producaodehipertexto -
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
 
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e Informações
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e InformaçõesMÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e Informações
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: Um Mar de Possibilidades e Informações
 
Portfolio 2
Portfolio 2Portfolio 2
Portfolio 2
 
ReflexãO Individual Lptic- ines
ReflexãO Individual Lptic- inesReflexãO Individual Lptic- ines
ReflexãO Individual Lptic- ines
 
Portifolio denise
Portifolio denisePortifolio denise
Portifolio denise
 
Webquest slide TIC
Webquest slide TICWebquest slide TIC
Webquest slide TIC
 
ReflexãO Individual Lptic---Ines
ReflexãO Individual Lptic---InesReflexãO Individual Lptic---Ines
ReflexãO Individual Lptic---Ines
 

Último

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 

Último (20)

Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 

Portfolio de curso adão

  • 1. Curso: Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 horas 2011. Cursista: Adão Carlos Costa Moraes. Formador: Irenice Araújo Pereira Camargo.
  • 2. Primeiro Encontro: 31/03/2011 Recepção e apresentação das formadoras e cursistas; Atividade: exercitando o cérebro; Atividade de leitura e reflexão; Apresentação do site do NTM-Itapeva/SP Vídeo: Tecnologia ou metodologia? Instrução para realização da primeira atividade à distância.
  • 3. Minhas Impressões O Primeiro encontro foi excelente para conhecer a turma do curso, a formadora e a metodologia a ser utilizada. Além disso também ocorreu discussões interessantes sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula. A atividade realizada à distância foi muito proveitosa, pois todos os cursistas participaram do fórum tornando o debate muito agradável.
  • 4. Segundo Encontro: 07/04/2011 Vídeo: Debate com os especialistas Alberto Tornagli, Maria Elizabeth B. De Almeida e Maria Elisabete Prado. Criação do Portfólio do Curso.
  • 5. Minhas Impressões O vídeo foi muito interessante, pois se trata de uma conversa entre especialistas na área relação entre educação e as novas tecnologias. A criação do portfólio proporcionou a revisão dos assuntos tratados no primeiro encontro e nos permitiu deixar um documento iniciado que será utilizado em todos os encontros como uma forma de registro do curso.
  • 6. Terceiro Encontro: 14/04/2011 Devolutiva: expectativas do grupo; Atualização do portfólio; Leitura compartilhada do texto Contextualização (pág. 36 e 37); Atividade de reflexão; Acessar o site Nova Escola; Fichamento.
  • 7. Atividade de reflexão Contextualização Como professor, você já parou para refletir como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na última década no sentido de atender a essas demandas? Como se sente diante desse desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?
  • 8. Texto reflexivo Contextualização A escola está procurando a cada dia se adequar da melhor forma possível aos novos paradigmas da educação atual, tendo como base a sociedade da informação. Nunca se tinha visto uma década de mudanças tão rápidas como foi a última. Entre o ano 2000 e 2010 as mudanças que ocorreram atingiram de forma significativa todas as pessoas e de forma especial os nossos alunos, pois estes já nasceram em uma sociedade informatizada, sendo assim, estão acostumados com essas novidades que surgem a cada dia que passa. Diante disso cabe aos professores estar sempre se atualizando e incluindo em sua prática docente essas novidades tecnológicas.
  • 9. Texto reflexivo Contextualização Particularmente, sempre que possível utilizo as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola, como multimídia, retroprojetor (data show), TV/DVD e sempre peço aos alunos que pesquisem na internet matérias relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula. Porém, na minha opinião, as escolas ainda precisam de melhorias para dar mais condições aos professores de se adaptar e utilizar essas novas tecnologias. Lousa digital com internet na sala de aula seria o ideal. Isso seria improvável há alguns anos, mas hoje já é realidade em algumas redes de ensino e espero que muito breve possamos desfrutar dessa ferramenta em nossas salas.
  • 10. Fichamento Tema: Um guia sobre o uso das tecnologias em sala de aula.
  • 11. História A História local dos afro-descendentes: Entrevistas e produção da História oral, escrita e visual dos afro-descendentes da localidade em que a escola está inserida. Recursos: gravadores, câmeras fotográficas e computador com acesso à internet.
  • 12. Ideia do autor O autor sugere que a sala seja dividida em grupos e que esses grupos realizem entrevistas com os moradores afro-descendentes da localidade e que o resultado dessas entrevistas seja disponibilizado em um blog.
  • 13. Comentário A ideia de trabalho de pesquisa que o autor propõe é muito interessante, uma vez que ela valoriza a história local dos afro-descendentes. O trabalho a ser realizado é muito proveitoso e a utilização dos recursos tecnológicos se faz indispensável na realização das pesquisas. Despertar o interesse dos alunos para a História local, unindo pesquisa e tecnologia da informação através da criação do blog, esse é o objetivo.
  • 14. Referência NOVA ESCOLA. A história local dos afro-descendentes. Disponível em www.novaescola.com.br . Acesso em 14 de abril de 2011.
  • 15. Minhas impressões O trabalho de pesquisa no site da nova escola foi de excelente proveito. A análise e fichamento do trabalho de pesquisa proposto no site deixou uma ótima sugestão para o uso das tecnologias da informação em sala de aula.
  • 17. Quinto Encontro: 05/05/2011 Atualização do Portfólio; Portal do Professor (apresentação).
  • 18. Minhas impressões Conhecer o portal do professor foi uma coisa muito gratificante pelo grande número de materiais postados que podem ser de grande ajuda em nosso trabalho diário. Conteúdos, links, aulas preparadas e outros recursos que são de grande valia para o nosso dia a dia em sala de aula estão presentes no portal. Excelente fonte de pesquisa.
  • 19.
  • 20. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
  • 21. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
  • 22. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO.
  • 23. Minhas impressões Criar slides utilizando o sistema de hiperlink faz com que possamos utilizar diversos recursos em nossa apresentação sem que ela seja prejudicada pelo corte e pela procura desses recursos, uma vez que os mesmos já estarão lincados ao conteúdo. Assim torna-se mais fácil e prático o uso das mais diversas ferramentas.
  • 24. Sétimo encontro 02/06/2001 Atualização do portfólio Ferramentas virtuais de comunicação: Chat e fórum.
  • 25. Minhas impressões E muito interessante como estar conectados nos torna pessoas inclusas no mundo digital. Hoje mesmo não tendo muita afinidade com os colegas de curso a conversa pelo chat foi super legal, mostrando q através da tela do computador as pessoas se soltam e são mais extrovertidas.
  • 26. Oitavo encontro 09/06/2001 “ A internet como espaço de autoria” Slide Share. Criar uma apresentação de slides; Publicar no slideshare.net
  • 27. Minhas impressões Foi realizado uma atividade em dupla na qual criamos uma apresentação de slides sobre a Mesopotâmia. Essa apresentação foi publicada no site slideshare.net. Foi possível familiarizar com essa nova ferramenta de pesquisa e o fato de publicar nosso trabalho nos torna sujeitos atuantes no mundo digital. Passamos de meros espectadores a participantes ativos desse meio, uma vez que nosso trabalho estará disponívle para a consulta de todos que tem acesso ao mundo digital.
  • 28. Nono encontro 16/06/2011 Plano de aula: Roteiro e pesquisa.
  • 29. Minhas impressões Criar um plano de aula fazendo uso das TICs é sempre muito importante, pois como professor você pode mostrar que está conectado ao mundo informatizado. Já utilizo as mídias digitais em minhas aulas desde o início de minha carreira como professor em 2010, porém com os novos conhecimentos adquiridos no curso PROINFO cada vez mais poderei aperfeiçoar minha forma de trabalho.
  • 30. Décimo encontro. Conclusão do portfólio; Impressões finais do curso;
  • 31. Impressões finais do curso: O curso PROINFO serviu para mostrar que como professores modernos devemos estar sempre nos aperfeiçoando e nos atualizando. Uma vez que estamos na era digital e nossos alunos acompanham essas inovações, nós professores também devemos estar cada dia mais preparados para atender esses alunos. Para isso devemos estar atualizados com o mundo digital. O curso nos aproximou mais dessa nova realidade. Professor Adão Carlos Costa Moraes.
  • 32. Curso: Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 horas 2011. Cursista: Adão Carlos Costa Moraes. Formador: Irenice Araújo Pereira Camargo.