SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 35
Desenvolvimento interpessoal 2010
Profª Sandra Godoi A Comunicação Interpessoal  Dar e Receber Feedback
Profª Sandra Godoi Um bom exemplo é a Janela de Johari  - idealizada por Joseph Luft e Harry Ingham em 1961 que representa as áreas da personalidade, percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros. Ilustra as relações interpessoais e os processos de aprendizagem em grupo
Profª Sandra Godoi
Profª Sandra Godoi Conhecido pelo EU Não conhecido pelo EU  Conhecido pelos outros Eu aberto Eu cego  Não conhecido pelos outros Eu secreto Eu desconhecido
Profª Sandra Godoi "Eu Aberto"  - nosso comportamento mais comum, é conhecido por nós e por qualquer um que nos observe. Ex, nossas características, maneira de falar, atitude geral, habilidades, etc.
Profª Sandra Godoi "Eu Cego"  - são características que geralmente não estamos cientes e que são percebidas facilmente pelas outras pessoas.
Profª Sandra Godoi "Eu Secreto"  - são as coisas referente a nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos outros - podem ser de grande importância ou mesmo assuntos irrelevantes
Profª Sandra Godoi "Eu desconhecido"  - são coisas que não temos consciência e nem os outros tem conhecimento.
Profª Sandra Godoi No  "Eu secreto"  e no  "Eu cego"  que podem  haver modificações quando de indivíduos  trabalhando juntos, experimentalmente ,  com espírito de cooperação e compreensão.
Profª Sandra Godoi OBS. Qualquer modificação em  um dos  quadrantes provoca mudanças em todos os demais. A insegurança diminui a lucidez e a  confiança recíproca  faz aumentá-la.
Profª Sandra Godoi Há dois fatores que regulam o fluxo interpessoal que determinam o tamanho de cada quadrante na Janela de Johari
Profª Sandra Godoi ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Profª Sandra Godoi ,[object Object],[object Object]
Profª Sandra Godoi b) Auto-exposição - significa dar feedback aos outros,revelando seus próprios pensamentos,  percepções e sentimentos de como o comportamento dos outros o está afetando.
Profª Sandra Godoi O desequilíbrio da Janela de Johari pode apresentar-se no sentido vertical ou no sentido horizontal, quando um deles é preferido  em detrimento do outro haverá  conseqüências prováveis em termos de reações emocionais negativas  e disfuncionalidade da dinâmica interpessoal.
Profª Sandra Godoi a)  Estilo Interpessoal I  - "Eu desconhecido" - predomínio da área desconhecida, criatividade reprimida  - relacionamento praticamente impessoal. A pessoa parece ter uma carapaça exibindo comportamentos rígidos, ficando retraída e observando mais do que participando. Este estilo parece estar relacionado a sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurança. Este estilo tende a gerar hostilidade nos outros, pois a falta de relacionamento é, geralmente interpretada em função das necessidades das outras pessoas. Normalmente este estilo é encontrado nas organizações burocráticas, onde é até conveniente evitar abertura e envolvimento. ESTILOS INTERPESSOAL
Profª Sandra Godoi b)  Estilo Interpessoal II - "Eu secreto"  - Sua característica principal é perguntar muito sobre si mesmo, como as outras pessoas o percebem, o que acham de suas idéias e atos, tem muita necessidade de receber feedback. Porém ao mesmo tempo indica pouco desejo de expor-se. Sua diferença principal em relação ao estilo I é a vontade expressa de manter relações com nível razoável de participação no grupo, através de pedidos freqüentes de feedback. Quanto mais utilizado o processo de solicitar feedback e menos o de auto-exposição, mais aumenta e se consolida o eu secreto - neste estilo a pessoa pode ser vista como superficial e distante.
Profª Sandra Godoi Entre as inúmeras razões para isto, está a concepção de julgamento negativo de sua pessoa. No trabalho pode ocorrer um clima de permissividade indevida ou excessiva, em que todos opinam e dão feedback ao superior, sem que este complemente o processo com auto-exposição, o que tende a ser disfuncional da comunicação, gerando tensões e sentimentos negativos.
Profª Sandra Godoi c) Estilo Interpessoal III -  "Eu cego" - O indivíduo utiliza intensamente o processo de auto-exposição e muito pouco o de solicitar feedback. Sua participação no grupo é atuante, dando informações mas solicitando pouco. Pode ser percebido como egocêntrico, com exagerada confiança nas próprias opiniões e valorizando sua autoridade. Este estilo acaba por ampliar o "eu cego", pois os outros passam a sonegar informações importantes.
Profª Sandra Godoi No trabalho este estilo prejudica a produtividade pelos ressentimentos, hostilidades, e finalmente apatia decorrentes do processo, afastando a confiança mútua e a criatividade. As razões para a não solicitação de feedback está no receio de conhecer sua imagem pelos outros, necessidade de não perder poder, autoritarismo, etc.
Profª Sandra Godoi d) Estilos Interpessoal IV - "Eu aberto"  - Caracteriza-se pelo equilíbrio de busca de feedback e de auto-exposição, O comportamento da pessoa é claro e aberto para o grupo, provocando assim menos erros de interpretação por parte dos outros. O objetivo principal dos processos de busca de feedback e auto-exposição consiste em movimentar informações das áreas cega e secreta para a área livre, onde serão úteis a todos.
Profª Sandra Godoi IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK  NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Profª Sandra Godoi No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, feedback é um  processo de ajuda para mudança de comportamento,é comunicação a uma pessoa ou grupo,no sentido de fornecer-lhe informações sobre com sua atuação está afetando outras pessoas.  Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo)  a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.
Profª Sandra Godoi O Feedback precisa ser:
Profª Sandra Godoi ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Profª Sandra Godoi -  Compatível com as necessidades  - de ambos, comunicador e receptor, pode ser altamente destrutivo quando satisfaz somente às necessidades do comunicador sem levar em conta as necessidades do receptor. -  Dirigido  - para comportamentos que o receptor possa modificar, pois em caso contrário a frustração será apenas incrementada se o receptor reconhecer falhas naquilo que não está sob seu controle mudar.
Profª Sandra Godoi -  Solicitado ao invés de imposto  - será mais útil quando o receptor tiver formulado perguntas que os que o observam possam responder. -  Oportuno  - em geral o feedback é mais útil o mais próximo possível após o comportamento em questão, dependendo naturalmente do clima emocional, etc.
Profª Sandra Godoi -  Esclarecido para assegurar comunicação precisa  - um modo de proceder é fazer com que o receptor repita o feedback recebido pra ver se corresponde ao que o comunicador quis dizer.
Profª Sandra Godoi Os insucessos freqüentes na comunicação interpessoal tem indicado, entretanto, que estes requisitos, embora compreendidos e aceitos intelectualmente, não são fáceis de serem seguidos, tanto no processo de dar feedback quanto no de receber feedback.
Profª Sandra Godoi Porque é difícil receber feedback?
Profª Sandra Godoi É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros publicamente. O receio do que a outra pessoa pensa a nosso respeito, o que isto poderá afetar nosso status ou imagem. Podemos também ter reações defensivas.
Profª Sandra Godoi Porque é difícil dar feedback?
Profª Sandra Godoi Gostamos de dar conselhos e com isso sentimo-nos competentes e importantes. Daí o perigo de pensar no feedback como forma de demonstrar nossa inteligência e habilidade, ao invés de penar na sua utilidade para o receptor e seus objetivos. Podemos reagir somente a um aspecto do que vemos no comportamento do outro, dependendo de nossas próprias motivações, e com isto tornamo-nos parciais e avaliativos, servindo o processo de feedback como desabafo nosso ou agressão, velada ou manifesta.
Profª Sandra Godoi BIBLIOGRAFIA: Moscovici,Fela - Desenvolvimento interpessoal:treinamento em grupo- 17ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio,2008

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

1202661643 janine kieling_monteiro
1202661643 janine kieling_monteiro1202661643 janine kieling_monteiro
1202661643 janine kieling_monteirocleusa_1968
 
Comunicação Assertiva Mauricio Franca
Comunicação Assertiva Mauricio FrancaComunicação Assertiva Mauricio Franca
Comunicação Assertiva Mauricio FrancaMauricio França
 
ASSEINFO - 2014 - Janela de Johari
ASSEINFO - 2014 - Janela de JohariASSEINFO - 2014 - Janela de Johari
ASSEINFO - 2014 - Janela de JohariCezinha Anjos
 
Rit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisRit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisPaulo Ramos
 
Workshop de coaching
Workshop de coachingWorkshop de coaching
Workshop de coachingDiogo Hudson
 
Janela johari e o autoconhecimento
Janela johari e o autoconhecimentoJanela johari e o autoconhecimento
Janela johari e o autoconhecimentojazanias nascimento
 
Gestao de conflitos.ppt
Gestao de conflitos.pptGestao de conflitos.ppt
Gestao de conflitos.pptFtfmatta
 
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...Jamile Coelho
 
Aula 26 assertividade
Aula 26   assertividadeAula 26   assertividade
Aula 26 assertividadeLuiz Siles
 
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoalDicas para melhorar o relacionamento interpessoal
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoalKarol Oliveira
 
Estilos de Comunicação
Estilos de ComunicaçãoEstilos de Comunicação
Estilos de ComunicaçãoMickael Xavier
 
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoal
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoalAula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoal
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoalRenata Conversani
 
gestão de comunicação
gestão de comunicaçãogestão de comunicação
gestão de comunicaçãoSergio Padua
 

La actualidad más candente (20)

Ri - Aula 8
Ri - Aula 8Ri - Aula 8
Ri - Aula 8
 
1202661643 janine kieling_monteiro
1202661643 janine kieling_monteiro1202661643 janine kieling_monteiro
1202661643 janine kieling_monteiro
 
Comunicação Assertiva Mauricio Franca
Comunicação Assertiva Mauricio FrancaComunicação Assertiva Mauricio Franca
Comunicação Assertiva Mauricio Franca
 
50638172 auto-conhecimento
50638172 auto-conhecimento50638172 auto-conhecimento
50638172 auto-conhecimento
 
ASSEINFO - 2014 - Janela de Johari
ASSEINFO - 2014 - Janela de JohariASSEINFO - 2014 - Janela de Johari
ASSEINFO - 2014 - Janela de Johari
 
Rit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisRit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoais
 
Workshop de coaching
Workshop de coachingWorkshop de coaching
Workshop de coaching
 
Assertividade
AssertividadeAssertividade
Assertividade
 
A janela de johari
A janela de johariA janela de johari
A janela de johari
 
Janela johari e o autoconhecimento
Janela johari e o autoconhecimentoJanela johari e o autoconhecimento
Janela johari e o autoconhecimento
 
Gestao de conflitos.ppt
Gestao de conflitos.pptGestao de conflitos.ppt
Gestao de conflitos.ppt
 
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...
Palestra : Relacionamentos interpessoais na gestão de conflitos: O que uma ge...
 
Aula 26 assertividade
Aula 26   assertividadeAula 26   assertividade
Aula 26 assertividade
 
Assertividade
AssertividadeAssertividade
Assertividade
 
Powerpoint assertividade
Powerpoint assertividade  Powerpoint assertividade
Powerpoint assertividade
 
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoalDicas para melhorar o relacionamento interpessoal
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal
 
Estilos de Comunicação
Estilos de ComunicaçãoEstilos de Comunicação
Estilos de Comunicação
 
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoal
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoalAula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoal
Aula 3 - Comunicação, linguagem e relacionamento interpessoal
 
Apostila aux administrativo
Apostila aux administrativoApostila aux administrativo
Apostila aux administrativo
 
gestão de comunicação
gestão de comunicaçãogestão de comunicação
gestão de comunicação
 

Destacado

Destacado (17)

บทที่ 4
บทที่ 4บทที่ 4
บทที่ 4
 
27^ Giornata Fantacalcio Camel Challenge 2011-12
27^ Giornata Fantacalcio Camel Challenge 2011-1227^ Giornata Fantacalcio Camel Challenge 2011-12
27^ Giornata Fantacalcio Camel Challenge 2011-12
 
Emprendimiento 1
Emprendimiento 1Emprendimiento 1
Emprendimiento 1
 
Falten Programa
Falten ProgramaFalten Programa
Falten Programa
 
Jb
JbJb
Jb
 
Informe de proyectos aprender
Informe de proyectos aprenderInforme de proyectos aprender
Informe de proyectos aprender
 
Imagenes
ImagenesImagenes
Imagenes
 
01 Aussprache Umlaut
01 Aussprache Umlaut01 Aussprache Umlaut
01 Aussprache Umlaut
 
Référencement sur Google adwords janv 2012
Référencement sur Google adwords janv 2012Référencement sur Google adwords janv 2012
Référencement sur Google adwords janv 2012
 
Colours
ColoursColours
Colours
 
Boletim n 032 26 02-2012
Boletim n 032 26 02-2012Boletim n 032 26 02-2012
Boletim n 032 26 02-2012
 
Alkohol baru
Alkohol baruAlkohol baru
Alkohol baru
 
Contrato y mapa
Contrato y mapaContrato y mapa
Contrato y mapa
 
Agenda 21 na escola
Agenda 21 na escolaAgenda 21 na escola
Agenda 21 na escola
 
841
841841
841
 
Alma 32 21
Alma 32 21Alma 32 21
Alma 32 21
 
Marco antonio benitez muñoz
Marco antonio benitez muñozMarco antonio benitez muñoz
Marco antonio benitez muñoz
 

Similar a Janela de Johari e Importância do Feedback nas Relações Interpessoais

Rit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisRit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisPaulo Ramos
 
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdf
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdfRelações Humanas no Trabalho - Sônia.pdf
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdfKevinFontelles2
 
Faeead aula 5 - Relações Intragrupais
Faeead   aula 5 - Relações IntragrupaisFaeead   aula 5 - Relações Intragrupais
Faeead aula 5 - Relações Intragrupaiszeusi9iuto
 
Relacionamento Interpessoal
Relacionamento Interpessoal Relacionamento Interpessoal
Relacionamento Interpessoal Carmen Pinto
 
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptx
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptxrelacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptx
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptxIngridSantos292767
 
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docxhealth84
 
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativoEraldo Costa
 
Convensão agosto 26. 2014
Convensão agosto 26.  2014Convensão agosto 26.  2014
Convensão agosto 26. 2014Cristina Kadoch
 
Relacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalRelacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalLeandro Lopes
 
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Taller Negócio Digitais
 
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Mariana Graf
 
Fomentar a Cultura feedback
Fomentar a Cultura feedbackFomentar a Cultura feedback
Fomentar a Cultura feedbackMayra de Souza
 
O relacionamento e a comunicação nas áreas de
O relacionamento e a comunicação nas áreas deO relacionamento e a comunicação nas áreas de
O relacionamento e a comunicação nas áreas deLuciano Garcia de Sousa
 
Revisões teste teca 1ºa no 2º periodo -1º teste
Revisões teste teca 1ºa no  2º periodo -1º testeRevisões teste teca 1ºa no  2º periodo -1º teste
Revisões teste teca 1ºa no 2º periodo -1º testeLeonor Alves
 

Similar a Janela de Johari e Importância do Feedback nas Relações Interpessoais (20)

Rit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoaisRit relaçoes interpessoais
Rit relaçoes interpessoais
 
Comunicacao e feedback
Comunicacao e feedbackComunicacao e feedback
Comunicacao e feedback
 
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdf
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdfRelações Humanas no Trabalho - Sônia.pdf
Relações Humanas no Trabalho - Sônia.pdf
 
Faeead aula 5 - Relações Intragrupais
Faeead   aula 5 - Relações IntragrupaisFaeead   aula 5 - Relações Intragrupais
Faeead aula 5 - Relações Intragrupais
 
Relacionamento Interpessoal
Relacionamento Interpessoal Relacionamento Interpessoal
Relacionamento Interpessoal
 
A eficácia da comunicação
A eficácia da comunicaçãoA eficácia da comunicação
A eficácia da comunicação
 
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptx
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptxrelacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptx
relacionamento interpessoal - Planejamento e Organização do Trabalho.pptx
 
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx
13 razões pelas quais nos calamos em diferentes situações.docx
 
Inteligência emocional
Inteligência emocionalInteligência emocional
Inteligência emocional
 
Técnicas de Relacionamentos Interpessoais.pptx
Técnicas de Relacionamentos Interpessoais.pptxTécnicas de Relacionamentos Interpessoais.pptx
Técnicas de Relacionamentos Interpessoais.pptx
 
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
 
Convensão agosto 26. 2014
Convensão agosto 26.  2014Convensão agosto 26.  2014
Convensão agosto 26. 2014
 
Relacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalRelacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoal
 
Feedback
FeedbackFeedback
Feedback
 
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
 
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
Trabalhando a cultura do feedback. Por onde começar?
 
Cultura feedback
Cultura feedbackCultura feedback
Cultura feedback
 
Fomentar a Cultura feedback
Fomentar a Cultura feedbackFomentar a Cultura feedback
Fomentar a Cultura feedback
 
O relacionamento e a comunicação nas áreas de
O relacionamento e a comunicação nas áreas deO relacionamento e a comunicação nas áreas de
O relacionamento e a comunicação nas áreas de
 
Revisões teste teca 1ºa no 2º periodo -1º teste
Revisões teste teca 1ºa no  2º periodo -1º testeRevisões teste teca 1ºa no  2º periodo -1º teste
Revisões teste teca 1ºa no 2º periodo -1º teste
 

Janela de Johari e Importância do Feedback nas Relações Interpessoais

  • 2. Profª Sandra Godoi A Comunicação Interpessoal Dar e Receber Feedback
  • 3. Profª Sandra Godoi Um bom exemplo é a Janela de Johari - idealizada por Joseph Luft e Harry Ingham em 1961 que representa as áreas da personalidade, percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros. Ilustra as relações interpessoais e os processos de aprendizagem em grupo
  • 5. Profª Sandra Godoi Conhecido pelo EU Não conhecido pelo EU Conhecido pelos outros Eu aberto Eu cego Não conhecido pelos outros Eu secreto Eu desconhecido
  • 6. Profª Sandra Godoi "Eu Aberto" - nosso comportamento mais comum, é conhecido por nós e por qualquer um que nos observe. Ex, nossas características, maneira de falar, atitude geral, habilidades, etc.
  • 7. Profª Sandra Godoi "Eu Cego" - são características que geralmente não estamos cientes e que são percebidas facilmente pelas outras pessoas.
  • 8. Profª Sandra Godoi "Eu Secreto" - são as coisas referente a nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos outros - podem ser de grande importância ou mesmo assuntos irrelevantes
  • 9. Profª Sandra Godoi "Eu desconhecido" - são coisas que não temos consciência e nem os outros tem conhecimento.
  • 10. Profª Sandra Godoi No "Eu secreto" e no "Eu cego" que podem haver modificações quando de indivíduos trabalhando juntos, experimentalmente , com espírito de cooperação e compreensão.
  • 11. Profª Sandra Godoi OBS. Qualquer modificação em um dos quadrantes provoca mudanças em todos os demais. A insegurança diminui a lucidez e a confiança recíproca faz aumentá-la.
  • 12. Profª Sandra Godoi Há dois fatores que regulam o fluxo interpessoal que determinam o tamanho de cada quadrante na Janela de Johari
  • 13.
  • 14.
  • 15. Profª Sandra Godoi b) Auto-exposição - significa dar feedback aos outros,revelando seus próprios pensamentos, percepções e sentimentos de como o comportamento dos outros o está afetando.
  • 16. Profª Sandra Godoi O desequilíbrio da Janela de Johari pode apresentar-se no sentido vertical ou no sentido horizontal, quando um deles é preferido em detrimento do outro haverá conseqüências prováveis em termos de reações emocionais negativas e disfuncionalidade da dinâmica interpessoal.
  • 17. Profª Sandra Godoi a) Estilo Interpessoal I - "Eu desconhecido" - predomínio da área desconhecida, criatividade reprimida - relacionamento praticamente impessoal. A pessoa parece ter uma carapaça exibindo comportamentos rígidos, ficando retraída e observando mais do que participando. Este estilo parece estar relacionado a sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurança. Este estilo tende a gerar hostilidade nos outros, pois a falta de relacionamento é, geralmente interpretada em função das necessidades das outras pessoas. Normalmente este estilo é encontrado nas organizações burocráticas, onde é até conveniente evitar abertura e envolvimento. ESTILOS INTERPESSOAL
  • 18. Profª Sandra Godoi b) Estilo Interpessoal II - "Eu secreto" - Sua característica principal é perguntar muito sobre si mesmo, como as outras pessoas o percebem, o que acham de suas idéias e atos, tem muita necessidade de receber feedback. Porém ao mesmo tempo indica pouco desejo de expor-se. Sua diferença principal em relação ao estilo I é a vontade expressa de manter relações com nível razoável de participação no grupo, através de pedidos freqüentes de feedback. Quanto mais utilizado o processo de solicitar feedback e menos o de auto-exposição, mais aumenta e se consolida o eu secreto - neste estilo a pessoa pode ser vista como superficial e distante.
  • 19. Profª Sandra Godoi Entre as inúmeras razões para isto, está a concepção de julgamento negativo de sua pessoa. No trabalho pode ocorrer um clima de permissividade indevida ou excessiva, em que todos opinam e dão feedback ao superior, sem que este complemente o processo com auto-exposição, o que tende a ser disfuncional da comunicação, gerando tensões e sentimentos negativos.
  • 20. Profª Sandra Godoi c) Estilo Interpessoal III - "Eu cego" - O indivíduo utiliza intensamente o processo de auto-exposição e muito pouco o de solicitar feedback. Sua participação no grupo é atuante, dando informações mas solicitando pouco. Pode ser percebido como egocêntrico, com exagerada confiança nas próprias opiniões e valorizando sua autoridade. Este estilo acaba por ampliar o "eu cego", pois os outros passam a sonegar informações importantes.
  • 21. Profª Sandra Godoi No trabalho este estilo prejudica a produtividade pelos ressentimentos, hostilidades, e finalmente apatia decorrentes do processo, afastando a confiança mútua e a criatividade. As razões para a não solicitação de feedback está no receio de conhecer sua imagem pelos outros, necessidade de não perder poder, autoritarismo, etc.
  • 22. Profª Sandra Godoi d) Estilos Interpessoal IV - "Eu aberto" - Caracteriza-se pelo equilíbrio de busca de feedback e de auto-exposição, O comportamento da pessoa é claro e aberto para o grupo, provocando assim menos erros de interpretação por parte dos outros. O objetivo principal dos processos de busca de feedback e auto-exposição consiste em movimentar informações das áreas cega e secreta para a área livre, onde serão úteis a todos.
  • 23. Profª Sandra Godoi IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • 24. Profª Sandra Godoi No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento,é comunicação a uma pessoa ou grupo,no sentido de fornecer-lhe informações sobre com sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.
  • 25. Profª Sandra Godoi O Feedback precisa ser:
  • 26.
  • 27. Profª Sandra Godoi - Compatível com as necessidades - de ambos, comunicador e receptor, pode ser altamente destrutivo quando satisfaz somente às necessidades do comunicador sem levar em conta as necessidades do receptor. - Dirigido - para comportamentos que o receptor possa modificar, pois em caso contrário a frustração será apenas incrementada se o receptor reconhecer falhas naquilo que não está sob seu controle mudar.
  • 28. Profª Sandra Godoi - Solicitado ao invés de imposto - será mais útil quando o receptor tiver formulado perguntas que os que o observam possam responder. - Oportuno - em geral o feedback é mais útil o mais próximo possível após o comportamento em questão, dependendo naturalmente do clima emocional, etc.
  • 29. Profª Sandra Godoi - Esclarecido para assegurar comunicação precisa - um modo de proceder é fazer com que o receptor repita o feedback recebido pra ver se corresponde ao que o comunicador quis dizer.
  • 30. Profª Sandra Godoi Os insucessos freqüentes na comunicação interpessoal tem indicado, entretanto, que estes requisitos, embora compreendidos e aceitos intelectualmente, não são fáceis de serem seguidos, tanto no processo de dar feedback quanto no de receber feedback.
  • 31. Profª Sandra Godoi Porque é difícil receber feedback?
  • 32. Profª Sandra Godoi É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros publicamente. O receio do que a outra pessoa pensa a nosso respeito, o que isto poderá afetar nosso status ou imagem. Podemos também ter reações defensivas.
  • 33. Profª Sandra Godoi Porque é difícil dar feedback?
  • 34. Profª Sandra Godoi Gostamos de dar conselhos e com isso sentimo-nos competentes e importantes. Daí o perigo de pensar no feedback como forma de demonstrar nossa inteligência e habilidade, ao invés de penar na sua utilidade para o receptor e seus objetivos. Podemos reagir somente a um aspecto do que vemos no comportamento do outro, dependendo de nossas próprias motivações, e com isto tornamo-nos parciais e avaliativos, servindo o processo de feedback como desabafo nosso ou agressão, velada ou manifesta.
  • 35. Profª Sandra Godoi BIBLIOGRAFIA: Moscovici,Fela - Desenvolvimento interpessoal:treinamento em grupo- 17ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio,2008