Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Propostas iluministas, despotismo esclarecido e ação de Marquês de Pombal história 8º ano

1.551 visualizaciones

Publicado el

História 8º ano

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Propostas iluministas, despotismo esclarecido e ação de Marquês de Pombal história 8º ano

  1. 1. As novas propostas iluministas para a organização política e para a sociedade. O Despotismo esclarecido e a ação modernizadora do Marquês de Pombal.
  2. 2. No século XVIII , teve origem em França espalhando-se para o resto da Europa, um novo movimento cultural que acreditava no valor da razão ,comparada à luz que guiava o homem. “ Existe algo que estamos facilmente de acordo, bons e maus , sábios e ignorantes: que o homem é um ser pensante que dispõe de razão. Diderot , enciclopédia artigo Direito natural Os defensores desta corrente de pensamento chamavam-se iluministas e em Portugal “ estrangeirados “
  3. 3. Na Europa as ideias Iluministas difundiram-se através dos seguintes meios : Salões e cafés – locais de reunião onde se expunham ideias e se transmitiam conhecimentos Enciclopédia - Em 28/33 Volumes , os seus artigos defendiam as ideias iluministas. Academias – instituições que agrupavam, por ramos de saber homens de letras e ciências
  4. 4. Alguns iluministas propunham mudanças políticas e sociais profundas : Montesquieu defendia um regime político em que o poder absoluto do rei fosse limitado pela lei , isto é por uma constituição em que estivessem divididos o poder legislativo, executivo e judicial. No Absolutismo O poder do rei era de origem divina e por isso não podia ser contestado ou desobedecido. O rei só tem de prestar contas do seu governo Deus. “ Não existe liberdade quando um governo abusa do seu poder. Para que os governos não possam cometer abusos, torna-se necessário através das leis que o poder controle o poder.” Montesquieu , o espírito das leis
  5. 5. Para Rousseau a soberania , isto é o direito de governar pertence ao povo que o delega nos seus representantes através do voto Para Voltaire estado deve respeitar os direitos naturais e praticar a tolerância e a igualdade “ ….Estes direitos são a inteira liberdade da sua pessoa e dos seus bens, poder falar à nação através da sua pena (…) não ser julgado senão nos termos da lei; professar em paz a religião que se quiser …” Voltaire, Ensaios (1756)
  6. 6. Outros iluministas aceitavam o absolutismo, desde que os reis absolutos governassem , segundo a razão isto é ,melhorando as condições de vida do terceiro estado, promovendo a educação , a tolerância religiosa e o progresso. Despotismo esclarecido ou iluminado Em Portugal o despotismo esclarecido ou iluminado foi aplicado no reinado de D. José I por intermédio do seu ministro: o Marquês de Pombal.
  7. 7. Propostas políticas e sociais do Iluminismo Separação de poderes; Respeito pelos direitos naturais que eram iguais em todos os Homens; Soberania popular . Tinham como objetivo transformar a sociedade Abolindo o Absolutismo Mantendo o Absolutismo Os reis absolutos deviam reinar segundo os princípios da razão para melhorar a condições de vida do Terceiro Estado e promover o progresso- através do Despotismo esclarecido.
  8. 8. Com a morte de D. João V, sobe ao poder D. José I ( 1750) que nomeia como ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal. Com a capacidade de decisão que mostrou após o terramoto de 1755, o Marquês de Pombal passou a ter a total confiança do rei.
  9. 9. O Marquês de Pombal é defensor do Despotismo Esclarecido, ideal político que o rei deve reforçar o seu poder e utilizar esse poder para modernizar e desenvolver o reino. Utilização do poder absoluto do rei para modernização do país. D. José I representante do Despotismo esclarecido
  10. 10. Modernização económica A Balança comercial portuguesa era desfavorável na segunda metade do século XVIII devido à diminuição das remessas de ouro do Brasil e à comercialização do vinho ser feita por comerciantes ingleses. política mercantilista do Marquês de Pombal 1º fase Desenvolvimento do comércio através da criação de Companhias comercias que exploravam o comércio triangular e de companhias que exploravam a pesca e o vinho. 2º fase criação de manufaturas Promoveu a criação de novas manufaturas ex: manufatura de vidro na Marinha Grande.
  11. 11. A política económica do Marquês de Pombal levou ao aparecimento de uma burguesia rica . Alguma desta burguesia vai ser nobilitada, isto é elevada através da concessão de títulos à categoria de nobre. A burguesia pombalina Jacome Ratton e a sua família Todas as pessoas….que entrarem com mais de dez mil acções para cima , nesta Companhia, gozarão do privilégio de nobre (…) Estatuto da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba

×