SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 67
 
Concordância Nominal Adjetivo (gênero e número) Pronome Sujeito e predicativo do sujeito Verbo  Numeral
 
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito simples verbo  verbo  sujeito simples
Concordância verba Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa
[object Object],[object Object],sujeito  composto verbo
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância nominal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda  em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo  irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda  em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo  irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.  Verbo ficará no singular sempre que houver ideia de exclusão. Com núcleos do  sujeito  ligados por ou Verbo ficará no plural se não houver ideia de exclusão..
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito verbo  transitivo direto
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito.
[object Object],[object Object],verbo  transitivo indireto objeto indireto
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito.
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito
[object Object],[object Object],sujeito
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],verbo auxiliar
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],sujeito predicativo
[object Object],[object Object],Pronome pessoal - sujeito
[object Object],[object Object],predicativo sujeito
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
Concordância do verbo ser  O verbo ser ora concorda com o sujeito, ora como predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) for pronome pessoal, o verbo concordará com ele. Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, o, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Se um dos elementos  (sujeito ou predicativo) referir-se a pessoa, o verbo concordará com ela. Se o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, o verbo ser fica no singular.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.  varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do  verbo parecer
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.  varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do  verbo parecer A expressão fica invariável. O verbo haver pode variar. Concordância com a expressão HAJA VISTA
[object Object],[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia CraseFernando Vieira
 
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância NominalLucia Silveira
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbalSeduc/AM
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)Marcos Emídio
 
Concordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e NominalConcordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e NominalDaniele Silva
 
Concordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adrianaConcordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adrianaLucilene Barcelos
 
Aula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentaçãoAula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentaçãoAline Alves
 
Concordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certoConcordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certoAna Paula Dos Santos
 
Concordância nominal
Concordância nominalConcordância nominal
Concordância nominalIsabel Sousa
 
Concordância Nominal
Concordância NominalConcordância Nominal
Concordância NominalAngela Santos
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbalRita Cunha
 
Gramática concordância
Gramática concordânciaGramática concordância
Gramática concordânciaWalter Mendes
 

La actualidad más candente (20)

[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia Crase
 
Concordancia verbal[1]
Concordancia verbal[1]Concordancia verbal[1]
Concordancia verbal[1]
 
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância Nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINALCONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
 
Concordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e NominalConcordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e Nominal
 
Concordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adrianaConcordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adriana
 
Concordância Verbal
Concordância Verbal Concordância Verbal
Concordância Verbal
 
Concordância nominal slides
Concordância nominal slidesConcordância nominal slides
Concordância nominal slides
 
Concordancia verbal
Concordancia verbalConcordancia verbal
Concordancia verbal
 
Aula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentaçãoAula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentação
 
Concordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certoConcordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certo
 
Concordância nominal
Concordância nominalConcordância nominal
Concordância nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância Nominal
Concordância NominalConcordância Nominal
Concordância Nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Gramática concordância
Gramática concordânciaGramática concordância
Gramática concordância
 
Concordância verbal 9º ano
Concordância verbal   9º anoConcordância verbal   9º ano
Concordância verbal 9º ano
 

Similar a Concordância Verbal: Regras de Concordância entre Verbos e Sujeitos

www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbalwww.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância VerbalAulasParticularesInfo
 
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominalwww.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância NominalVideoaulas De Português Apoio
 
Concordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptxConcordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptxAnaCarolina853021
 
Concordância nominal e verbal regras gerais
Concordância nominal e verbal   regras geraisConcordância nominal e verbal   regras gerais
Concordância nominal e verbal regras geraisCamila Rodrigues
 
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância NominalEnsinoFundamental
 
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominalwww.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância NominalAnna Paula
 
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...Fladimy Rocha
 
Concordância verbal 1
Concordância verbal 1Concordância verbal 1
Concordância verbal 1Vera Pinho
 
Concordancia verbal
Concordancia verbalConcordancia verbal
Concordancia verbalPreOnline
 

Similar a Concordância Verbal: Regras de Concordância entre Verbos e Sujeitos (20)

www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbalwww.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância Verbal
 
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominalwww.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância Nominal
 
Concordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptxConcordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptx
 
Concordância nominal e verbal regras gerais
Concordância nominal e verbal   regras geraisConcordância nominal e verbal   regras gerais
Concordância nominal e verbal regras gerais
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância (tudo)
Concordância (tudo)Concordância (tudo)
Concordância (tudo)
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância Nominal
 
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominalwww.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância Nominal
 
Concordancia verbal 2015
Concordancia verbal 2015Concordancia verbal 2015
Concordancia verbal 2015
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBALCONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL
 
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
 
Concordância verbal 1
Concordância verbal 1Concordância verbal 1
Concordância verbal 1
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
Concordancia verbal
Concordancia verbalConcordancia verbal
Concordancia verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 

Más de Vídeo Aulas Apoio

Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Vídeo Aulas Apoio
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaVídeo Aulas Apoio
 

Más de Vídeo Aulas Apoio (20)

Física - Analise Dimensional
Física - Analise DimensionalFísica - Analise Dimensional
Física - Analise Dimensional
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Trabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énicaTrabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énica
 
Dinâmica apostila 2
Dinâmica   apostila 2Dinâmica   apostila 2
Dinâmica apostila 2
 
Gravitação universal
Gravitação universalGravitação universal
Gravitação universal
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmica
 
Exercícios complementares
Exercícios complementaresExercícios complementares
Exercícios complementares
 

Último

Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamentalAntônia marta Silvestre da Silva
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOAulasgravadas3
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFtimaMoreira35
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfMarianaMoraesMathias
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESEduardaReis50
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 

Último (20)

Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 

Concordância Verbal: Regras de Concordância entre Verbos e Sujeitos

  • 1.  
  • 2. Concordância Nominal Adjetivo (gênero e número) Pronome Sujeito e predicativo do sujeito Verbo Numeral
  • 3.  
  • 4.
  • 5. Concordância verba Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
  • 12.
  • 13. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
  • 14.
  • 15. Concordância nominal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.
  • 16.
  • 17.
  • 18. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância.
  • 19.
  • 20. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
  • 21.
  • 22.
  • 23. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
  • 24.
  • 25.
  • 26. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural. Verbo ficará no singular sempre que houver ideia de exclusão. Com núcleos do sujeito ligados por ou Verbo ficará no plural se não houver ideia de exclusão..
  • 30.
  • 31. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural.
  • 32.
  • 33. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito.
  • 34.
  • 35. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular.
  • 40.
  • 41.
  • 42. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual
  • 43.
  • 44. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito.
  • 45.
  • 46.
  • 47. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito.
  • 48.
  • 49.
  • 50.
  • 51. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
  • 52.
  • 53.
  • 54.
  • 55.
  • 56.
  • 57.
  • 58.
  • 59.
  • 60. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
  • 61. Concordância do verbo ser O verbo ser ora concorda com o sujeito, ora como predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) for pronome pessoal, o verbo concordará com ele. Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, o, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) referir-se a pessoa, o verbo concordará com ela. Se o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, o verbo ser fica no singular.
  • 62.
  • 63. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular. varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do verbo parecer
  • 64.
  • 65.
  • 66. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular. varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do verbo parecer A expressão fica invariável. O verbo haver pode variar. Concordância com a expressão HAJA VISTA
  • 67.