Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Correção de avaliação 1º ano

15.311 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

Correção de avaliação 1º ano

  1. 1. CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO1) Unifor-CE Um material que pode ser considerado substância pura é:a) o petróleo; d) o carbono diamante;b) o querosene; e) o ar atmosférico.c) a água do mar;COMENTÁRIO: Todas as outras alternativas são misturas.2) Unifor-CE Uma amostra de material apresenta as seguintes características:• temperatura de ebulição constante à pressão atmosférica;• composição química constante;• é formada por moléculas idênticas entre si;• é formada por dois elementos químicos diferentes.Logo, tal material pode ser classificado como:a) mistura homogênea, monofásica; d) substância pura, composta;b) substância pura, simples; e) mistura heterogênea, trifásica.c) mistura heterogênea, bifásica;COMENTÁRIO: Não pode ser uma mistura uma substância que apresenta temperatura de ebulição constante àpressão atmosférica e não pode ser simples uma substância formada por dois elementos químicos diferentes.3) UEMS Aço, gás ozônio e gás carbônico são respectivamente exemplos de:a) Mistura, substância simples e substância composta.b) Mistura, substância composta e substância composta.c) Substância simples, substância simples e substância composta.d) Substância composta, mistura e substância simples.e) Mistura, substância simples e mistura.COMENTÁRIO: O aço é uma mistura de carbono e ferro – Gás ozônio é formado por um único tipo de átomo –Gás carbônico é formado por mais de um tipo de átomo.4) U.E. Londrina-PR Um termo químico, principalmente na linguagem cotidiana, pode ter significados diversos,dependendo do contexto em que se encontra. Considere as seguintes frases: I. A água é composta de hidrogênio e oxigênio; II. O hidrogênio é uma substância simples; III. O ozônio é uma das formas alotrópicas do oxigênio; IV. O gás hidrogênio reage com o gás oxigênio para formar água. V. A água é constituída por dois hidrogênios e um oxigênio;Com relação ao significado dos termos sublinhados, é incorreto afirmar:a) Água significa substância química em I e molécula de água em V;b) Hidrogênio em II significa substância química;c) Hidrogênio em IV significa substância química, e em V, átomos de hidrogênio;d) O significado de oxigênio em III e IV é o mesmo;e) Oxigênio em V significa átomo de oxigênio;COMENTÁRIO: Em III o oxigênio represesenta o elemento químico e em V representa o átomo.5) Analise a tabela abaixo: SUBSTÂNCIA PF ( °C) PE( °C) I Clorofórmio -63 61 II Éter etílico -116 34 III Etanol -117 78 IV Fenol 41 182 V Pentano -130 36Com relação ao estado de agregação (sólido, líquido, gasoso) das substâncias da tabela quando se encontramem um ambiente a 40 ° e na pressão a 1atm, a alter nativa verdadeira é: C
  2. 2. a) IV, II e III são sólidos c) II e V são vaporesb) I II e V são líquidos d) I, II, III e V são gasesCOMENTÁRIO:Qualquer temperatura abaixo do PF indica que a substância é sólida;Qualquer temperatura entre o PF e o PE indica que a substância é líquida;Qualquer temperatura acima do PE indica que a substância é gasosa.6) Unioeste-PR(modificada) As transformações da matéria podem ser classificadas em processos químicos oufísicos.Em relação a estes processos, dizemos:01. A obtenção de serragem é um exemplo de processo químico de transformação da madeira;02. Toda reação química é um processo químico;04. O derretimento do gelo, a fusão do chumbo e a queima do papel são exemplos de processos físicos;08. A equação química é uma maneira de representar um processo químico;16. O amadurecimento de uma fruta é um exemplo de processo físico, pois não há formação de novassubstâncias;32. Todos os processos de mudanças de estado físico são processos físicos;64. Apenas os materiais sintéticos são passíveis de realizar processos químicos;A soma das afirmativas corretas é igual 02 + 08 + 32 = 42COMENTÁRIO: Para ser considerada uma reação, deve haver transformação química. A serragerm não deixou deser madeira; a queima do papel é um processo químico (toda queima é um processo químico); o amadurecimentode uma fruta apresenta vários indícios de processos químicos (mudança de cor, aroma, densidade); Todos osmateriais, sintéticos ou não, são passíveis de realizar processos químicos.7) Observe os sistemas abaixo:A quantidade de átomos, tipos de elementos e tipos de substâncias são respectivamente:a) 10, 23 e 04; d) 03, 10 e 23;b) 23, 04 e 04; e) 04, 04 e 23;c) 23, 10 e 4;COMENTÁRIO: Suponha que branco é hidrogênio (H), preto e oxigênio (O), azul é sódio (Na) e vermelho énitrogênio (N). Somamos então o total de elementos químicos envolvidos, a quantidade de tipos (variedades) deátomos e os tipos de substâncias:23 no total;04 tipos de elementos: H, O, Na e N;04 tipos de substâncias:8) A Química é uma ciência experimental de grande importância para a humanidade. Responda com poucaspalavras e com coerência a seguinte pergunta:PARA QUÊ ESTUDAR QUÍMICA?Na área de medicina, por exemplo:Para se realizar um exame de sangue em um laboratório de análises clínicas eram necessários três dias.Hoje, o mesmo exame é realizado em três horas.Um teste de gravidez demorava um dia para ser feito. Hoje o resultado de teste sai em cinco minutos. Ealém de mais rápidas, as análises feitas hoje dão resultados mais confiáveis.O avanço dos meios de comunicação, a informática, os objetos de uso diário dentro de nossas casas quetambém são fruto do desenvolvimento tecnológico... Nossa vida está cheia de tecnologia.Tudo isso só se tornou possível porque foram usados novos materiais.E é aí que entra a química.Tudo que está ao nosso redor é feito de substâncias. A Química é a ciência que estuda e observa assubstâncias. E é justamente por isso que a Química é muito importante.

×